A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Verônica 19/04/2020

Maravilhoso
Com certeza entrou para meus preferidos, livro emocionante, real, triste... Não deixem de ler... Super recomendo

Giselaine 18/06/2021

Doloroso e sensível
Que livro incrível! A escrita tem uma sensibilidade quase sobrehumana. Se você não se emocionar nesse livro, nem sei com qual irá. Recomendo a leitura.

Mariana_ 06/03/2020

Triste e real
Uma história triste! Interessante, mas triste...

belaquilodran 28/06/2020

Incrível porém...
Esse livro foi necessário, especialmente em plena pandemia. Mas como é possível que editoras aceitem publicar um livro que parece ter sido feito às pressas e com um final que definitivamente não foi digno de todo o conteúdo que tem.
A história de Lina é avassaladora, todas as atrocidades que aconteceram aos lituanos e aos que habitavam os países bálticos foi terrível, o pior é que poucos sabem disso.
Me peguei sentindo todas as emoções possíveis, amor, esperança, raiva e ranço. Amava a história do Andrius e quanto mais perto chegava do final, mais eu me empolgava, cheia de esperança, com o rumo que a história ia dar. Mas cada página virada próximo do fim se tornou decepção. Tudo que a Ruta escreveu com tanto cuidado e sentimento pareceu ter sido jogado pro alto só pra cumprir um prazo de entrega, o final deixou muito a desejar e também deixou várias questões em aberto. Mesmo assim recomendo a leitura para que essa parte da história seja sempre lembrada é que suas atrocidades não voltem nunca a acontecer, em lugar nenhum no mundo!
Deise 20/08/2020minha estante
Concordo com vc que esperava mais do fim dessa história tão triste e tão real pra mim...

Amanda 01/09/2021

Eu adorei esse livro, teve varias cenas que eu fiquem com do, eu so queria mais do final...

É um livro um pouco forte, quem gosta da temática vai adora o livro

Gilvania4 04/07/2020

Em prantos!
Nossa estou sentindo a dor dos personagens desse livro.

Cinzas na neve conta a história de Lina, uma garota talentosa que é deportada de sua casa e levada a gulags na Sibéria, forçada a trabalhar em um regime escravocrata, sem o mínimo para sobrevivência: um teto, roupas, água e comida restritos, o mínimo para não sucumbir a morte. Lá ela descobre o ódio, a caridade e a pena.
Este livro traz um passado de genocídio, maus-tratos e o quanto o homem é capaz de suportar para permanecer existindo. Eu sofri muito com esse livro, recomendo. As pessoas precisam saber o que Stalin fez ao povo da Lituânia, Letônia e Estônia.

Patty 29/06/2020

Cinzas Na Neve

"Era a primeira vez que eu via os outros passageiros. Havia milhares de pessoas. Será que o nosso aspecto era tão lamentável quanto o deles? Uma horda de lituanos com malas rotas e bolsas estufadas foi sendo despejada no vale, pessoas sujas, com roupas imundas, que pareciam ter passado anos dentro de um esgoto. Todos se moviam em câmera lenta, alguns fracos demais até para carregar seus pertences." ( Lina Vilkas).

O livro conta a história da opressão, do terror inimaginável causada por Stalin na Lituânia. É narrado por Lina Vilkas, que mostra a trajetória de sua família, na luta pela sobrevivência, durante esse período tão devastador. O livro é impactante, incrívelmente maravilhoso, profundo, devastadoramente triste, o sofrimento é tão palpável, que necessitei parar por diversas vezes, chorei copiosamente, não é um livro fácil, de se digerir, mas é necessário para que possamos evoluir como seres humanos, para que possamos sermos mais empáticos.

Cinzas na neve é realista, doloroso, sensível, despedaça em cada virar de páginas, com maestria a autora nos transporta para fria, solitária e angustiante Sibéria. Presenciamos Lina amadurecer, diante dos terrores, das dores, o que torna a leitura um tanto quanto dura. A dilacerante realidade dos campos de trabalho forçados, as pessoas morrendo, tudo com uma riqueza de detalhes impressionantes.

A sensação que ficou... Um nó gigantesco na garganta, um vazio imenso no peito, reviver tantas injustiças, tão grande crueldade, ocasionada pelo egoísmo do homem. Confesso que senti tanta repulsa de Stalin.

Os personagens são bem construídos, marcantes,os secundários são impecáveis, são tal reais, com um brilho inesquecível.

Cinzas na Neve na minha humilde opinião, foi um dos melhores livros históricos que já li. Com uma história impecávelmente linda comovente, inesquecível...

A sua escrita fluída, não se torna em nenhum momento massante, um livro importante e bastante necessário, para não esquecermos um dos momento mais sombrios da Segunda Guerra. Um livro que nos faz sermos mais gratos, pelo o dom da vida, pelo o alimento em nossas mesas, que nos faz valorizar o valor inigualável da liberdade e do amor.

Não recomendo, para quem se encontra muito sensível nesse momento tão atípico.

Rêh 24/10/2021

Perfeitamente emocionante
Um dos melhores que eu já li, sem dúvidas, é muito lindo o jeito que a Ruta trouxe esses relatos reais de pessoas que viveram esse pesadelo, com muito respeito. Lindo e triste, impossível não se emocionar, principalmente nos capítulos finais. Histórias que não podem ser apagadas e esquecidas, para não se repetir!!

Eliziane Barbosa 14/09/2020

Simplesmente Impactante, leitura necessária.
Eu estava mega ansiosa para essa leitura. Logo que comecei, já me deparei com os impactos da história de Lina, Jonas, Elena e todos os personagens que são mencionados no enrredo.
Momentos de causar revolta e tristeza.
Uma falta de respeito e amor ao próximo tudo por causa de poder.
A Gerra trás consequências inrreparaveis e as marcas não eternas.
A autora tem uma escrita maravilhosa, cheia de detalhes. Uma fluidez que faz você ler o livro em apenas um dia.
A menos que seu piscológico não deixe pois possui descrições bem chocantes.
Leitura necessária.

Nordeste Literário 30/07/2020

No livro cinzas na neve vamos conhecer a história de Lina e sua família, que em uma determinada noite tiveram suas vidas transformadas. A trama desenvolvida neste livro ocorre especificamente em 1941e, como é sugerido pela autora ao final do livro, busquei realizar uma pesquisa sobre os acontecimentos daquele periódico histórico. 🌵
🌵
Em 1941 a união soviética se anexa aos paises bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) e desde então os anti- soviético e Judeus sofreram as maiores atrocidades, as situações descritas ao longo do livro são reais e foram obtidas pela autora ao viajar para esses países. Acredito que mesmo com toda maldade sofrida pelos personagens no livro o sofrimento daquele povo atingiu um nível ainda maior e são fortes o suficiente para terem sido amenizados no decorrer da trama.
🌵
Os personagens foram deportados em carros que transportavam animais, pessoas morreram antes de chegar ao destino.Debilitadas, com fome , sede e separados de seus familiares. As situações vividas por essas pessoas na Sibéria retratam a maldade humana em um nível assustador.
🌵

Esse não é um livro apenas de relatos históricos, temos personagens e diálogos , a autora apenas se apropriou da historia real dessas pessoas e transformou nesse livro incrível. Passando para o lado vocês poderam observar algumas ilustrações dos transportes utilizados para deportar as pessoas e as trouxas de roupa que foram os únicos pertences que conseguiram levar quando tiveram suas casas invadidas .

@mlorranereis 25/04/2022

Forte
Que livro forte, triste e inacreditável.
É o tipo de história que você gostaria muito que ficasse só na ficção mas que infelizmente retrata a maldade que diversas pessoas tiveram que enfrentar.
Sem ler a sinopse, pensei que seria um livro de terror só pela capa, encontrei uma história pesada com personagem que carregam amor, fé e esperança.

Tâmara Moya 28/04/2014

Uma lição de amor, compaixão, perseverança e coragem!
Confesso que nunca me interessei por leituras sobre guerras. Nunca gostei de me aprofundar nas dores e sofrimentos dos povos que passaram por isso. Foi então que vi muitos leitores comentando e indicando a leitura deste livro. Logo resolvi dar uma chance a obra. Já nas primeiras páginas Ruta Sepetys me ganhou com sua narrativa fluida e simples.
A autora nos leva a conhecer uma história tocante, comovente, arrebatadora que transcende a ficção. Não encontro palavras para expor a dor e a beleza que essa obra carrega. É impossível não se emocionar com a leitura.

[...] Em plena noite polar, nosso único sol tinha se escondido atrás de uma nuvem. [...] pág. 226

A vida em tons de Cinza nos desperta para uma reflexão profunda sobre o amor, a compaixão, a perseverança e a coragem.

[...] o mal irá governar o mundo até o dia em que os homens e mulheres bons decidirem agir [...] pág. 236

Leitura recomendadíssima!

Biju 22/05/2014

Um livro sobre o amor.
Não sou muito de falar a frase: "Toda pessoa deveria ler esse livro." Acho que cada pessoa deve ler o que bem entender e as vezes o livro que foi perfeito para mim pode não ser bom o bastante para alguém.

Maaaaas, quando li a última página de A Vida em Tons de Cinza essa frase foi a primeira coisa que veio em minha cabeça. Toda pessoa deveria sim ler esse livro simplesmente para saber o quanto os países Bálticos sofreram com a loucura (sim, aquilo só poderia ser loucura) de Stalin.

Todos nós sabemos o quanto Hitler foi ruim. Todos nós sabemos como ele acabou com a vida de muitas pessoas. Mas pelo menos eu nunca tinha me aprofundado sobre tudo que o Stalin foi capaz de fazer.

Há registros mostrando que ele matou 20 milhões de pessoas. Ele destruiu 20 milhões de sonhos. Destruiu milhões de famílias. Dá pra imaginar isso? Eu não conseguia. E esse livro me mostrou.

Mas o mais legal desse livro é que ele não nos mostra apenas uma estória de guerra, de desespero, de destruição. Ele nos mostra como cultivar uma pontinha de esperança mesmo quando não existem motivos para acreditar em nada. Ele nos mostra como as lembranças boas podem ajudar em momentos difíceis. E ele nos mostra também a força do amor em meio ao caos. O amor de verdade. O amor ao próximo. Puro e sem esperar nada em troca.

"É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa."
Manuella 22/05/2014minha estante
Que resenha linda Ju. Se antes estava com dúvidas de ler agora com certeza não tenho mais nenhuma. Parabéns ! ;)

Biju 22/05/2014minha estante
Que bom que gostou Manuella! O livro é lindo. Espero que você goste dele tanto quanto eu. :)

Sabrine Borges 27/07/2014

Incrível
O livro mostra uma história muitas vezes esquecidas por nós. O dominio de Stalin e a quantidade de pessoas deportadas para campos de concentração onde trabalhavam forçados. Gostei muito da história de Lina, uma artista que desenhava muito bem e que tinha um futuro brilhante pela frente.
Ela era filha de um professor universitário e sua mãe sabia russo, o que ajudou a ter um diálogo com todos lá.
Lina viu seus sonhos serem posto de lado quando ela e sua família foram deportados para um campo de concentração. Lá passaram muitos necessidades, era obrigadas a roubar para ter o pouco que tinham. Nessa parte pensei sobre minha vida e o tanto de comida que tenho e às vezes deixo de comer só para manter o peso. Também pensei que sempre há uma luz no fim do tunel, pois mesmo com todas as necessidades que passavam, Lina comemorou seu aniversário de seu jeito, diferentes dos outros, mas mesmo assim merecido.
É um livro intrigante, que te faz reviver os momentos ruins e os poucos felizes.
Recomendo muito!

Rosália 22/08/2014

[Resenha] A Vida em Tons de Cinza, por Ruta Sepetys
Para mim é muito mais fácil fazer uma resenha de um livro que não gostei do que de um gostei. Eu fico com vontade de contar a história toda, e acabar dando spoiler. Eu não me contenho. Então fica a dica: Se você me perguntar sobre um livro que eu li, se eu gostar dele, não façam perguntas, ou acabarei contando a história toda!
O livro apresenta o dia a dia de Lina Vilkas, uma lituânia que foi deportada junto com sua família para a Sibéria.
Com um grande talento para desenho, com traços precisos e realistas, Lina estava prestes a realizar um sonho: estudar em uma das escolas de artes mais aclamadas. Mas isso não pôde acontecer. Soldados da Polícia Secreta Soviética(NKVD) invadiram sua casa, dando-lhes apanas 20 minutos para pegar apenas o essencial e colocar em uma pequena mala.
Lina ainda não sabia ao certo o que estava acontecendo, não sabia o que fizera para estar sendo deportada junto com a mãe e o irmão mais novo. Tendo que passar dias e mais dias dentro de um vagão de trem em condições desumanas.
Isso não era nada se comparado ao que estava a espera de Lina, sua mãe, o irmão e todos os outros deportados. Que também são figuras indispensáveis na história. Os pobres lituanos são obrigados a trabalhar como escravos e só recebendo de comer ração de pão, e arriscando a vida para conseguir comer beterrabas e batatas.
Lina conhece Andrius Arvydas ? (suspiros), que também foi deportado junto com a mãe, que arriscou a vida mentido para os soldados da NKVD para manter o filho vivo. Ao longo da história eles vão se conhecendo melhor, e logo você sente a química entre os dois. Além de Andrius se tornar um grande amigo de Jonas, o irmão mais novo de Lina.
Além de obriga-los a trabalhar até a exaustão, os sodados usam a manipulação sentimental a urgência das famílias em saber como estão seus parentes e maridos. Lina também esta lutando para tentar se comunicar com seu pai. Que assim como os maridos de outras mulheres, foram deportados e levados para a cadeia. Lina e o pai tem um "código secreto" em que podem se comunicar sem dedurar ninguém. Mas para isso ela terá que ir a aldeia. Porém isso só será possível se ela aceita a proposta da Polícia Secreta Soviética.
Apesar de serem mal-tratados, humilhados, viverem em condições precárias, eles continuam a acreditar que a vida será como antes. Que voltarão a viver sua vida, e que sonhos serão realizados.

Nunca tenho certeza de que um livro possa ser meu favorito,("Sempre acho que tenho um livro favorito até ler outro") mas A Vida em Tons de Cinza, sem dúvida, é o melhor do ano! Amei, Amei, Amei!
Esse livro me foi indicado por uma garota da minha sala. Ela disse que tinha na biblioteca da escola. E lá fui eu pegar o livro. Me deu até uma dorzinha no coração no dia em que tive que devolver o livro. Mas agora pretendo compra-lo. Quero ele só para mim. E não irei emprestar. Nem adiante choramingar. Hahaha.
Gente, leia esse livro. Sério. É uma grande lição de vida. E o mais incrível é que, não me lembro se foram todas, mas as histórias vividas por Lina e os outros deportados são verdadeiras. E pesquisem sobre os países Estônia, Letônia e Lituânia, que chagam a serem cortados do mapa, e só foram conseguir a liberdade, a independência, praticamente agora, em 1991! Durante esse tempo todo eles foram vítimas do reino de terror de Josef Stalin.

site: http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/