A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Bruna.Cristia 23/08/2020

Leitura necessária
Um livro impactante, Ruta Sepetys soube passar com maestria através de suas pesquisas as histórias cruéis pelos quais essas pessoas passaram quando estavam diante do poder de Stalin no qual tiveram que suportar humilhações, violência, miséria e apesar de serem subjugados a atos horríveis pelos agentes da NKVD não perderam a esperança que o mantinham firmes de que um dia seriam livres. Enfim, um livro emocionante.

Nordeste Literário 30/07/2020

No livro cinzas na neve vamos conhecer a história de Lina e sua família, que em uma determinada noite tiveram suas vidas transformadas. A trama desenvolvida neste livro ocorre especificamente em 1941e, como é sugerido pela autora ao final do livro, busquei realizar uma pesquisa sobre os acontecimentos daquele periódico histórico. 🌵
🌵
Em 1941 a união soviética se anexa aos paises bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) e desde então os anti- soviético e Judeus sofreram as maiores atrocidades, as situações descritas ao longo do livro são reais e foram obtidas pela autora ao viajar para esses países. Acredito que mesmo com toda maldade sofrida pelos personagens no livro o sofrimento daquele povo atingiu um nível ainda maior e são fortes o suficiente para terem sido amenizados no decorrer da trama.
🌵
Os personagens foram deportados em carros que transportavam animais, pessoas morreram antes de chegar ao destino.Debilitadas, com fome , sede e separados de seus familiares. As situações vividas por essas pessoas na Sibéria retratam a maldade humana em um nível assustador.
🌵

Esse não é um livro apenas de relatos históricos, temos personagens e diálogos , a autora apenas se apropriou da historia real dessas pessoas e transformou nesse livro incrível. Passando para o lado vocês poderam observar algumas ilustrações dos transportes utilizados para deportar as pessoas e as trouxas de roupa que foram os únicos pertences que conseguiram levar quando tiveram suas casas invadidas .

Milena Tramontin 03/06/2022

Já sabemos que a 2° Grande Guerra foi um extermínio de pessoas, mas sempre eu leio mais um livro sobre o que aconteceu percebo que ainda não sabemos de quase nada. É sempre surpreendente o que um ser humano faz com o outro.

@elaqueamalivros 14/07/2022

Todo meu carinho aos povos bálticos!
Terminei a leitura agora com um nó imenso na garganta. Que epílogo! Mas não consigo trazer uma resenha à altura do que o livro merece. Depois eu volto! Vou chorar em posição fetal agora. ?

Tâmara Moya 28/04/2014

Uma lição de amor, compaixão, perseverança e coragem!
Confesso que nunca me interessei por leituras sobre guerras. Nunca gostei de me aprofundar nas dores e sofrimentos dos povos que passaram por isso. Foi então que vi muitos leitores comentando e indicando a leitura deste livro. Logo resolvi dar uma chance a obra. Já nas primeiras páginas Ruta Sepetys me ganhou com sua narrativa fluida e simples.
A autora nos leva a conhecer uma história tocante, comovente, arrebatadora que transcende a ficção. Não encontro palavras para expor a dor e a beleza que essa obra carrega. É impossível não se emocionar com a leitura.

[...] Em plena noite polar, nosso único sol tinha se escondido atrás de uma nuvem. [...] pág. 226

A vida em tons de Cinza nos desperta para uma reflexão profunda sobre o amor, a compaixão, a perseverança e a coragem.

[...] o mal irá governar o mundo até o dia em que os homens e mulheres bons decidirem agir [...] pág. 236

Leitura recomendadíssima!

Biju 22/05/2014

Um livro sobre o amor.
Não sou muito de falar a frase: "Toda pessoa deveria ler esse livro." Acho que cada pessoa deve ler o que bem entender e as vezes o livro que foi perfeito para mim pode não ser bom o bastante para alguém.

Maaaaas, quando li a última página de A Vida em Tons de Cinza essa frase foi a primeira coisa que veio em minha cabeça. Toda pessoa deveria sim ler esse livro simplesmente para saber o quanto os países Bálticos sofreram com a loucura (sim, aquilo só poderia ser loucura) de Stalin.

Todos nós sabemos o quanto Hitler foi ruim. Todos nós sabemos como ele acabou com a vida de muitas pessoas. Mas pelo menos eu nunca tinha me aprofundado sobre tudo que o Stalin foi capaz de fazer.

Há registros mostrando que ele matou 20 milhões de pessoas. Ele destruiu 20 milhões de sonhos. Destruiu milhões de famílias. Dá pra imaginar isso? Eu não conseguia. E esse livro me mostrou.

Mas o mais legal desse livro é que ele não nos mostra apenas uma estória de guerra, de desespero, de destruição. Ele nos mostra como cultivar uma pontinha de esperança mesmo quando não existem motivos para acreditar em nada. Ele nos mostra como as lembranças boas podem ajudar em momentos difíceis. E ele nos mostra também a força do amor em meio ao caos. O amor de verdade. O amor ao próximo. Puro e sem esperar nada em troca.

"É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa."
Manuella 22/05/2014minha estante
Que resenha linda Ju. Se antes estava com dúvidas de ler agora com certeza não tenho mais nenhuma. Parabéns ! ;)

Biju 22/05/2014minha estante
Que bom que gostou Manuella! O livro é lindo. Espero que você goste dele tanto quanto eu. :)

Sabrine Borges 27/07/2014

Incrível
O livro mostra uma história muitas vezes esquecidas por nós. O dominio de Stalin e a quantidade de pessoas deportadas para campos de concentração onde trabalhavam forçados. Gostei muito da história de Lina, uma artista que desenhava muito bem e que tinha um futuro brilhante pela frente.
Ela era filha de um professor universitário e sua mãe sabia russo, o que ajudou a ter um diálogo com todos lá.
Lina viu seus sonhos serem posto de lado quando ela e sua família foram deportados para um campo de concentração. Lá passaram muitos necessidades, era obrigadas a roubar para ter o pouco que tinham. Nessa parte pensei sobre minha vida e o tanto de comida que tenho e às vezes deixo de comer só para manter o peso. Também pensei que sempre há uma luz no fim do tunel, pois mesmo com todas as necessidades que passavam, Lina comemorou seu aniversário de seu jeito, diferentes dos outros, mas mesmo assim merecido.
É um livro intrigante, que te faz reviver os momentos ruins e os poucos felizes.
Recomendo muito!

Rosália 22/08/2014

[Resenha] A Vida em Tons de Cinza, por Ruta Sepetys
Para mim é muito mais fácil fazer uma resenha de um livro que não gostei do que de um gostei. Eu fico com vontade de contar a história toda, e acabar dando spoiler. Eu não me contenho. Então fica a dica: Se você me perguntar sobre um livro que eu li, se eu gostar dele, não façam perguntas, ou acabarei contando a história toda!
O livro apresenta o dia a dia de Lina Vilkas, uma lituânia que foi deportada junto com sua família para a Sibéria.
Com um grande talento para desenho, com traços precisos e realistas, Lina estava prestes a realizar um sonho: estudar em uma das escolas de artes mais aclamadas. Mas isso não pôde acontecer. Soldados da Polícia Secreta Soviética(NKVD) invadiram sua casa, dando-lhes apanas 20 minutos para pegar apenas o essencial e colocar em uma pequena mala.
Lina ainda não sabia ao certo o que estava acontecendo, não sabia o que fizera para estar sendo deportada junto com a mãe e o irmão mais novo. Tendo que passar dias e mais dias dentro de um vagão de trem em condições desumanas.
Isso não era nada se comparado ao que estava a espera de Lina, sua mãe, o irmão e todos os outros deportados. Que também são figuras indispensáveis na história. Os pobres lituanos são obrigados a trabalhar como escravos e só recebendo de comer ração de pão, e arriscando a vida para conseguir comer beterrabas e batatas.
Lina conhece Andrius Arvydas ? (suspiros), que também foi deportado junto com a mãe, que arriscou a vida mentido para os soldados da NKVD para manter o filho vivo. Ao longo da história eles vão se conhecendo melhor, e logo você sente a química entre os dois. Além de Andrius se tornar um grande amigo de Jonas, o irmão mais novo de Lina.
Além de obriga-los a trabalhar até a exaustão, os sodados usam a manipulação sentimental a urgência das famílias em saber como estão seus parentes e maridos. Lina também esta lutando para tentar se comunicar com seu pai. Que assim como os maridos de outras mulheres, foram deportados e levados para a cadeia. Lina e o pai tem um "código secreto" em que podem se comunicar sem dedurar ninguém. Mas para isso ela terá que ir a aldeia. Porém isso só será possível se ela aceita a proposta da Polícia Secreta Soviética.
Apesar de serem mal-tratados, humilhados, viverem em condições precárias, eles continuam a acreditar que a vida será como antes. Que voltarão a viver sua vida, e que sonhos serão realizados.

Nunca tenho certeza de que um livro possa ser meu favorito,("Sempre acho que tenho um livro favorito até ler outro") mas A Vida em Tons de Cinza, sem dúvida, é o melhor do ano! Amei, Amei, Amei!
Esse livro me foi indicado por uma garota da minha sala. Ela disse que tinha na biblioteca da escola. E lá fui eu pegar o livro. Me deu até uma dorzinha no coração no dia em que tive que devolver o livro. Mas agora pretendo compra-lo. Quero ele só para mim. E não irei emprestar. Nem adiante choramingar. Hahaha.
Gente, leia esse livro. Sério. É uma grande lição de vida. E o mais incrível é que, não me lembro se foram todas, mas as histórias vividas por Lina e os outros deportados são verdadeiras. E pesquisem sobre os países Estônia, Letônia e Lituânia, que chagam a serem cortados do mapa, e só foram conseguir a liberdade, a independência, praticamente agora, em 1991! Durante esse tempo todo eles foram vítimas do reino de terror de Josef Stalin.

site: http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

Natany.Ferreira 18/09/2022

"...um enorme vazio, como uma boca sem o dente da frente".
Profundo e doloroso.
Intenso do começo ao fim.
Me fez falta o reencontro da Lina com o Andrius, o desfecho da menininha e do Jonas e tb do Kretzsky.

Mare.Passos 04/05/2021

Ótima leitura!
O coração fica apertado com os relatos, vejo as cenas, o sofrimento de cada personagem. O amor é o sustento e o combustível dessas pessoas, que mesmo em meio ao caos, conseguiam amar ao próximo, ajudar com dedicação, mesmo com tão poucos recursos.
O foco e a perseverança de Lina me comoveram.
O ser humano ao longo da história veio mostrando suas inimagináveis faces cruéis, mas muitos se destacam por fazer o bem, por lutar pelo melhor para todos. Vale a pena acreditar!

Fabi 23/03/2021

Fazia tempo que eu não pegava um livro e devorava como fiz com esse. Sempre interessante intercalar minhas leituras (geralmente ficção) com um pouco de realidade, pra que as pessoas que sofreram (e até mesmo as que sofrem até hoje) por conta de guerras e ignorância humana não sejam esquecidas.

Isacaeetano 05/02/2020

Necessário
Há coisas nesse mundo que nunca deixam de ser segredos. Na vida há coisas que nem pensamos que pudesse ser real, mas é...

Não tem como chegar aqui e escrever uma resenha sem algum spoiler. Bom, vou dizer superficialmente e bem claro, esse livro com toda certeza esconde segredos da segunda guerra mundial, sim o livro apesar de ser fictício com personagens fictícios é baseado em uma historia real.

Uma historia dolorosamente real. Eu gosto muito de livros que tem destaque a segunda guerra, mas a grande maioria sempre destaca Hittler, em cinzas na neve vemos Stalin como destaque.

O que muitos não sabem é que Stalin pode ter sido muito pior do que Hitler nas crueldades.

É um livro forte, forte mesmo, duro de ler, se você for daqueles leitores que se colocam no lugar do personagem principal e sofre com ele, então amigo, sinto te dizer mas você vai sofrer muito...

Leitora Viciada 04/04/2019

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
Publicado pela Editora Arqueiro originalmente como A Vida em Tons de Cinzas, foi adaptado para o cinema em 2018 e, agora ganha nova edição e capa sob o título Cinzas na Neve. Venceu o prêmio Golden Kite e foi escrito pela autora de ficção histórica Ruta Sepetys, uma estadounidense filha de um refugiado lituano. Seu avô paterno foi oficial militar e fugiu com a família da Lituânia para campos de refugiados na Alemanha. Muitos de seus parentes foram deportados e presos, enquanto viam a nação ser destruída e queimada, incluindo igrejas, teatros, hospitais e bibliotecas. A escritora viajou mais de uma vez para a Lituânia para entrevistar sobreviventes e suas famílias e para pesquisar sobre o período, incluindo conversas com especialistas como historiadores e psicólogos peritos em traumas e comportamentos relacionados a guerras. Portanto, muitos acontecimentos e situações do livro são baseados em histórias reais e experiências compartilhadas por muitos deportados espalhados pela Sibéria. Com o respeito à sua família e ascendência, aliado a uma pesquisa extensiva e profunda, a autora tece uma trama histórica dramática sobre um genocídio pouco comentado mas extremamente doloroso. Um romance marcante e inquietante narrado por uma adolescente que é obrigada a amadurecer em um campo de trabalho forçado.

"Seja com Hitler ou com Stalin, esta guerra vai acabar com todos nós. A Lituânia está presa no meio da briga."

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> www.leitoraviciada.com

site: http://www.leitoraviciada.com/2019/04/cinzas-na-neve.html

Fabi | @ps.leitura 26/02/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
1941. Uma história quase nunca contada. Quando abordamos o tema guerra sempre lembramos da segunda guerra mundial, não é mesmo? Mas antes de Hitler assumir o poder, muita coisa já estava acontecendo em outros lugares, como foi o caso da Lituânia. "A vida em tons de cinza" vai nos mostrar uma guerra vista com outros olhos, mas, acima de tudo, repleta de esperança.

Lina Vilkas é a nossa personagem principal da história. Ela tem 15 anos e possui grandes sonhos e um deles é ser uma artista. Ela possui um talento incrível para essas coisas e têm olhos que conseguem enxergar além do que a pessoa expressa. Ela está preparada para começar a sua vida de estudos na capital quando tudo começa a desmoronar.

Em 14 de junho de 1941 a vida de Lina e de todos os lituanos começou a mudar; começariam a ter um rumo completamente diferente do que haviam sonhado. Foi quando a polícia soviética invadiu suas casas e começaram a deportar todos os lituanos, mesmo aqueles que estavam em hospitais e recém-nascidos. Para eles, todos eram ameaças.

Lina, sua mãe e seu irmão de apenas 10 anos são jogados em um trem. Não sabem qual o destino, mas permanecem juntos para qualquer obstáculo que tenham que enfrentar no decorrer do caminho. A sua maior preocupação é onde seu pai está. Ele havia saído para trabalhar e quando os soviéticos chegaram ele não estava com eles. Além do sofrimento, esse medo permanece junto com Lina.

Momentos terríveis enfrentados junto com sua família e outras pessoas que dividem o trem, mas com uma grande esperança e com seu dom artístico, Lina consegue se distrair e distrair todos presentes em alguns momentos. Mas a história poderá tomar um rumo ainda mais inesperado quando Hitler assumiu o poder da Alemanha. O que acontecerá com todas essas pessoas?

“A vida em tons de cinza” foi um grande impacto na minha vida. Esse livro mostrou, realmente, o outro lado da história que quase nunca é contado e os momentos completamente difíceis que o povo da Estônia, Letônia e Lituânia viveram. Eles perderam tudo, mas a única coisa que permaneceu intacta com eles foram a dignidade e a esperança. Isso foi o que tornou a leitura ainda mais intensa.

A personagem Lina tem uma esperança incrível! Mesmo vivendo momentos terríveis, ela permanece com sua fé e acreditando que voltará para a sua vida como era antes, irá estudar artes e terá a vida que sempre sonhou. Ela se sentia na obrigação de lutar por esses sonhos e transmitir essa esperança para todos, principalmente para sua mãe e seu irmão.

Histórias de guerras sempre me cativam. Apesar do sofrimento dos personagens, gosto de saber mais sobre essas histórias e pensar em que às vezes vivemos alguns momentos complicados, mas nada comparados à essas pessoas. Às vezes perdemos esperanças de coisas pequenas, mas vejo que essas pessoas sofreram muito mais e ainda assim permaneciam com a esperança inabalada. Por que reclamos de tão pouco? Isso é uma das reflexões que tenho sempre que finalizo um livro impactante como este.

Tenho esse livro desde 2016 na minha estante e hoje me pergunto: por que demorei tanto para ler? É uma história completamente intensa, emocionante e impactante, sem dúvidas! Uma história que te fará refletir mais sobre a sua vida, sobre as pequenas coisas, a ter mais esperança e a conhecer uma história quase nunca abordada – mas esteja preparado para fortes emoções!

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/02/resenha-vida-em-tons-de-cinza.html

Giselaine 18/06/2021

Doloroso e sensível
Que livro incrível! A escrita tem uma sensibilidade quase sobrehumana. Se você não se emocionar nesse livro, nem sei com qual irá. Recomendo a leitura.