Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota Siobhan Vivian

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Thalita 11/12/2011

Resenha no blog Cantinho de uma garota :3
Assim, eu gostei bastante do livro, ele foi escrito de uma forma que a leitura é super fácil e envolvente. O livro é todo narrado pela Natalie.

Os planos de Natalie para o último ano do ensino médio são poucos, ela pretende se tornar presidente do conselho estudantil, tirar uma boa nota no exame de admissão para a faculdade e passar o máximo de tempo possível com sua melhor amiga Autumn, no começo tudo está dando certo, mas o reencontro entre Natalie e Spencer, de quem antigamente foi babá, faz com que as coisas mudem um pouco na sua mente... Spencer é uma garota bastante confiante em si mesma para dizer o minimo..rsrs' e isso faz com que ela se envolva em uma situação um tanto constrangedora, quando ela está quase para ser expulsa da Academia Ross Natalie resolver ajudar ela a se recuperar, então decide fazer um seminário só para mulheres, só que a coisa não sai bem do jeito que ela esperava ^^' , depois disso várias coisas ao redor de Natalie também começam a não dar certo, a sua melhor amiga começa a se distanciar dela e ela se envolve com um cara que não devia se envolver .-. e esses fatos fazem que ela passe a repensar sobre a sua vida, sobre as coisas que realmente quer e sobre quem é realmente importante para ela.

Em " Não sou esse tipo de garota " você viaja para a mente de uma adolescente que tinha toda uma vida pré programada, que pensa muito e age pouco, que não quer ser como as garotas normalmente vulgares da escola, mas que por causa do amor faz com que ela se alto julge uma das garotas que tanto julga, o livro é meio que uma auto descoberta sobre a sexualidade na adolescencia e faz com que reflitamos sobre os nossos valores e passemos a não julgar tanto as pessoas, principalmente as garotas ao nosso redor, por isso super indico ele para as meninas, principalmente aquelas um pouco mais saidinhas '-', ele mostra ótimos motivos para que você, que acha que correr atrás de um macho é uma ótima, para de fazer isso u.u'

Eu adorei o livro, adorei principalmente o pensamento feminista da Natalie, ela me lembra um pouco a Penny do Lonely Hearts Club, mas elas são diferentes, por que a Penny resolve se afastar dos homens por que eles sempre a magoam, mas a Natalie não espera se magoar, quando a amiga dela é magoada ela para logo de pensar em meninos, começando pelos da escola dela '-' , mas enfim a Natalie é uma personagem bem legal, independente, bonita, confiante de si mesma e super inteligente, me identiquei bastante com os ideais dela (:

Super recomendo o livro para quem está afim de ler algo fácil e que tenha uma pequena lição de moral e como, já disse anteriormente, para aquelas que são um pouco mais 'saidinhas' '-'.

Disponivel em ~ http://cantinhodeumagarota.blogspot.com/2011/08/nao-sou-esse-tipo-de-garota-siobhan.html

Bru 09/04/2012

Natalie era uma menina centrada (pelo menos até o começo do ano), se dedicava aos estudos e ao contrário da maioria das meninas não se deixava enganar por mais um rostinho bonitinho. Autumn era sua melhor amiga, ambas preferiam ficar em casa assistindo filmes a ir em festas, um lugar cheio de pessoas das quais elas não gostavam. Mas com a chegada de Spencer, a caloura que anos atras teve Natalie como babá, as coisas ficam um pouco diferentes.
Adorei a personalidade de Natalie, no começo ela se vê com uma menina de personalidade, daquelas que não deixa seus ideais de lado e sabe o que quer, o problema é que assim ela acaba julgando muito as pessoas, e algumas vezes pode acabar se enganando.
Enfim, Spencer chega na escola pedindo por atenção e é Natalie que vai aconselha-la de que suas atitudes não são a melhor forma de conseguir atenção. Mas as coisas mudaram muito na vida de Natalie, ela e Autumn estão brigadas e ela se vê fazendo justamente o que ela condenava. Mas afinal, o que é certo e o que é errado no colegial?

Adorei o livro e recomendo para todos os adolescentes, até mesmo por quem já passou por isso. Ele mostra a realidade dos adolescente e como deixar as frustrações de lado, vale a pena!

Leitora Viciada 08/01/2012

Iniciando a leitura do livro, e ciente de que foi escrito para jovens, pensei que teria uma boa dose de diversão numa leitura simples e rápida. E foi assim, mas a leitura não se prendeu a apenas isso. O livro é muito mais que um chick-lit teen. Existem muitos sentimentos profundos e complexos nas entrelinhas.

Uma escola tipicamente americana, garotos idiotas do time de futebol, garotas fúteis desfilando pelos corredores, competição para alcançar (e se manter) no mais alto patamar da "cadeia alimentar" do ambiente estudantil. Sim, ser popular é uma luta selvagem e diária. Embora poucos cheguem lá, existem aqueles que apenas querem se manter vivos, mesmo estando no degrau mais baixo da hierarquia. Ninguém quer ser alvo de piadas grosseiras, algumas tão poderosas que podem acabar com uma vida social durante toda a permanência na escola. Fatos que podem decidir um futuro, uma vida.

É nesse cenário adolescente com os nervos à flor da pele que Siobhan Vivian escreveu seu romance. Escrita própria, diferente, com detalhes interessantes, narrativa ágil e sensivel. Ás vezes ela é sarcástica, possui um humor afiado, em outros momentos dramático. Sempre na medida certa, como cada cena necessita. O que mais gostei no livro, certamente foi a forma como a autora escreve. A premissa me pareceu tão comum de filmes dos Estados Unidos que não me chamou a atenção. Por isso sempre digo que nem sempre o mais importante de um livro seja o enredo; o essencial para mim é o talento do escritor, que pode transformar um tema batido ou comum em algo maravilhoso, como se fosse inédito.
A história é contada em primeira pessoa, sob a perspectiva da protagonista.

Através de três adolescentes diferentes mergulhamos no mundo da Academia Ross. Aonde manter uma boa fama pode ser complicado. Natalie Sterling, a protagonista, prefere não arriscar. Ela pensa em sua vida na faculdade, almeja um futuro profissional brilhante e essa é a sua verdadeira meta na vida: estudar. Uma garota que coleciona notas perfeitas e medalhas e é completamente dedicada a vida escolar. Não desperdiçará pensamentos com as típicas futilidades adolescentes. Ela não é do tipo de garota comum. Tanto que é a nona presidente do comitê estudantil mulher em toda a história da escola. Para que perder tempo em festas, garotos e diversões normais dessa idade? Afinal tudo vai passar e o que importa mesmo é a vida adulta, não é?
Ela é feminista e nem consegue se imaginar com algum desses rapazes infantis e sem futuro. Prefere nem arriscar. Ainda mais com o que ocorreu com sua única melhor amiga Autumn.

Autumn já foi alvo de fofocas pesadas pelos corredores da escola, o que a deixou abandonada e isolada dos outros estudantes. Uma mentira que arruinou sua vida. O culpado? Um garoto por quem Autumn era apaixonada.
Ela é doce e traumatizada com o ocorrido, e assim nasceu a amizade tão forte entre as duas: Natalie foi a única que a apoiou e a ajudou. As amigas se fecham num mundo particular, realizando passeios e programas sozinhas, estudando como ninguém mais na escola estuda.
A amizade das duas veteranas sofre abalos e provas. Será que as novas diferenças entre as amigas acabará com a amizade? Será que as mudanças bruscas sofridas por ambas influenciará suas vidas e relacionamentos?

Nesse conflito inicial existem outros detalhes. Spencer, a caloura dançarina super confiante e ciente da atração que provoca nos garotos chega para abalar o mundo de Natalie e de todas as meninas da escola. Ao contrário da protagonista, Spencer quer curtir muito sua adolescência, controlando os garotos, influenciando as meninas e vivendo intensamente todos os momentos. Spencer acha que as garotas não devem reprimir sua sexualidade. Devem ser provocantes e nada preconceituosas.
Spencer quer quebrar as regras impostas às alunas do colégio, e a cada ousadia choca a diretoria. Natalie, que foi babá da moça mais nova, se sente responsável e tenta de todas as formas dar bons conselhos e fazer Spencer compreender que seu futuro numa faculdade pode ser afetado pelas atitudes impensadas durante a escola.

Mas Natalie, tão controlada e certinha pode mesmo ser um exemplo para Spencer ou Autumn? Mesmo quando é ela quem mais precisa de ajuda? Quando ela é a mais errada de todas?
Natalie acaba passando dos limites, sendo possessiva, teimosa e controladora. Ela acha que pode controlar tudo a sua volta, que pode planejar cada passo. Inclusive seus relacionamentos.

O que Natalie não esperava seria que ela se apaixonaria, logo por um rapaz do tipo que ela tem aversão.
Connor, o garoto lindo que todas desejam. Ele joga futebol e não possui grandes expectativas na vida além de assumir os negócios do pai (que é lenhador) e da mãe (que é cozinheira) nos próximos dois anos: uma fazenda que vende pinheiros natalinos, legumes, geléias e doces caseiros. Não seria o par ideal para Natalie, nada como ela imaginou, ainda mais com os amigos bobalhões que ele possui.

Em vários momentos ela mantém seu autocontrole com tanta força que não percebe que está sendo infeliz e até mesmo preconceituosa. Ela se sente dividida entre seguir a razão ou a emoção. Se pergunta se está sendo hipócrita, por fazer algo que ela tanto critica nas garotas. Ela é muito culta e inteligente, porém abafa seus sentimentos e repreende suas vontades - que fujam dos planos de ir para a faculdade. Se apaixonar não faz parte dos planos!

Destaque do livro para a Srta. Bee. Em vários momentos eu a admirei por dar valor ao papel da mulher na sociedade e querer ensinar isso às estudantes; em outros a condenei por querer fazer de Natalie uma cópia do que a professora foi no passado, sem se preocupar com os sentimentos da moça.

Faltou alguma coisa? Talvez mostrar detalhadamente o relacionamento de Natalie com os pais, coisa que ficou em último plano.

Resumidamente, o livro é sobre: conflitos interiores; a capacidade de distinguir o certo do errado; a transformação de adolescente a adulto; o equilíbrio entre ser feminina e feminista; como aproveitar o presente sem comprometer o futuro; como escapar dos julgamentos duros que todos nós sofremos dia após dia.

Será que Natalie, Autumn e Spencer, que simbolizam diferentes tipos de meninas tão comuns, conseguirão alcançar o amadurecimento sem grandes sofrimentos? Mesmo seguindo caminhos diferentes, as adolescentes conquistarão o equilíbrio emocional e a satisfação pessoal? Natalie se permitirá amar o rapaz simples que tanto a atrai? Conseguirá deixar de se preocupar com o tipo de garota que ela é ou deveria ser?

Ana Mattos 27/01/2012

Expectativas e desapontamento..
A história Natalie Sterling é leve, engraçada, envolvente e ainda aborda um assunto pouco ou mal tocado(por incrível que pareça) em livros juvenis que é o sexo e conflitos que atingem os adolescentes. A história é bem contada e narrada, mas o final me surpreendeu ou melhor (me desapontou) a trama foi tão bem desenvolvida, mas não teve um final que fizesse jus a obra...senti que o final foi simplesmente dessa maneira "tudo se resolveu e eles viveram felizes para sempre"..gostei muito da obra mas esperava por um final melhor..

Jamille Santos 27/01/2012

Não sou este tipo de garota
Amei o livro. A história é bastante envolvente e a leitura flui com uma rapidez incrivel, nem acreditei que já estava no fim quando li a última página.

Paulinha 02/03/2012

Gostei do livro. So achei que demorou muito pra deslanchar e o final acabou sendo rápido demais.

Caroline 24/01/2012

Resenha de Não sou este tipo de garota
Natalie Sterling é a estudante mais exemplar de sua escola, ótimas notas, atividades extra-curricular e decisões tomadas com orgulho. Ela acabou de ganhar a eleição para presidente do conselho estudantil e está tudo indo perfeitamente em seu último ano na escola. Quando ela rever Spencer, com 14 anos e muito crescida, quando menor Natalie era sua babá, ela era só uma criancinha, mas agora faz parte das "Rosstituta" uma mistura de prostituta com Ross, o nome da escola.
E claro, a ideia de Spencer não foi muito bem aceita pelo diretor, mas Natalie sentiu o dever de proteger e ajudar e Spencer, mas ao mesmo tempo ela tinha q tentar salva-la dela mesma. Spencer colocou na cabeça, que as mulheres tem o poder sexual sobre os homens e por isso tinham o direito, melhor o dever de usa-lo como quiserem. Só que Natalie pensava exatamente o contrário, que isso fazia com que as mulheres passassem a ser tratadas como objeto sem valor.
Natalie tem que estudar para o SAT, o exame que irá garantir sua faculdade, salvar Spencer dela mesma, recuperar sua melhor amiga Autumn, ser presidente do conselho estudantil, não decepcionar sua professora Srt. Bee, continuar tirando boas notas, conseguir uma carta de recomendação e sair escondida todas as noites para a casa de Connor.
De certinha a hipócrita, ela passa a ser. De controlada, para insensata. Julgar as pessoas por serem uma coisa, e de uma forma agindo desse jeito e continuar julgando, é o que torna o livro um pouco interessante. A história é bem simples, sem um clímax muito forte, é bom porque retrata a passagem difícil de uma adolescente pelo ensino médio. A narração é bem tranquila, divertida, a autora joga com as palavras e consegue um sucesso enorme.
O enredo é que não me agradou muito, mas a narração me conquistou de tal forma. Sou suspeita, dizer isso por ter sido uma nerd no ensino médio, mas a história retrata muito bem a passagem do jovem pelo ensino médio, que é um desafio e tanto.

Minha avaliação:
Apesar do enredo fraco, ele suporta um grande peso na vida do jovem, por retratar exatamente a fase em que está passando, problemas com outros adolescentes, vida corrida de estudar e querer se divertir, uma certa crise de identidade para alguns. A autora fez bom uso do tema e das palavras, eu particularmente que não gostei muito do tema.

Jubs 08/04/2012

Nunca diga nunca!
Este livro nos mostra uma realidade da nossa atualidade.
Faz um jogo entre ser ou não ser...
Aquele terrível erro de olhar para o outro e julgar suas atitudes com a seguinte justificativa: "Eu nunca faria isto!"
Julgamento que estará ameaçado após a leitura desse livro; onde um conjunto de fatores podem sim te levar a agir de forma impensada e ter então de conviver entre a culpa e o medo.

Dani 30/07/2012

Gostei muito do livro. Ele retrata bem a realidade da adolescência. Apesar de Natalie ser realmente orgulhosa e arrogante, acho que a autora quis passar, de uma maneira geral, realmente isso: às vezes, mesmo quando achamos que nossas vidas e nós mesmos somos absolutamente perfeitos, batemos com a cara no muro. É um livro muito bom. Eu daria cinco estrelas na capa, enredo, na narração em tudo. Porém dei quatro estrelas pelo final meio vago.

ElisaMarianaUF 21/05/2012

“Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal.Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: por que alguém iria correr o risco? (...) Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (...) Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (...)” A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura? “Siobhan Vivian desafia as suposições sobre o sexo na escola e envia uma mensagem positiva sobre aceitação, perdão e amor.” Este era seu último ano do colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se reocupava muito com sua reputação. Talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas, uma caloura a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimentosem que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, como qualquer adolescente. Seu último ano será repleto de decisões, indecisões, julgamentos e paixões, tornando-se inesquecível. Seus planos sofrem uma reviravolta e sua vida fica de pernas para o ar, tudo o que ela não dese java inicialmente.

Jéssica Aline Karoleski 04/03/2012

Natalie se acha diferente das demais garotas. Ela não pensa tanto em garotos como algumas amigas ou conhecidas. Observando como são as situações vividas por diversas garotas, ela aprende e ensina todas a se comportarem diante de um garoto para não serem alvos de fofoca dentro da escola. Muitas coisas acontecem, e Natalie percebe que se nível de comportamento está parecido com o de certas garotas, e isso é uma coisa que ela jamais queria que acontecesse.

Bitinha 08/09/2012

Acho que nunca enrolei tanto para ler um livro quanto enrolei pra ler esse e, assumo, me senti arrependida por toda essa enrolação! Eu não botava nenhum pouco de fé nesse livro e, Gosh, me enganei! Super me enganei. Aprendi a não julgar um livro pela capa e pela sinopse depois de realizar essa leitura, porque olha...

Natalie é o tipo de garota responsável, durona, gosta de ser respeitada pelo seu intelectual e não pelo seu exterior e garotos estão fora de cogitação - já que, segundo ela, todos eles são uns babacas que só sabem usar as garotas para o que lhes convém. Em seu terceiro e último ano no colégio, ela está nas eleições para presidente do conselho estudantil e se tornou uma das poucas mulheres a chegarem a esse cargo na história do colégio. Isso além de, no começo do ano, reconhecer Spencer, a garotinha de quem foi babá há algum tempo atrás e que traria muitas confusões a ela - e ainda mostrar a ela o quão a linha do certo e errado estava distorcida.

"Não sou este tipo de garota" é um livro sensacional. Nas primeiras páginas, tive vontade de ser como Natalie, pela determinação e opinião feita sobre algumas coisas, incluindo sobre garotos - hey, ela é bem feminista e expressa bem seu lado! Mas, ao passar das páginas, pude enxergar o quão errada ela estava sobre várias coisas. Dá pra tirar uma boa lição desse livro, e só lendo pra entender sobre o que eu estou falando.

O livro é tão bom e com pontos tão altos, que chega a ser raro encontrar tantas qualidades em uma história só. A autora nos fornece uma narração impecável, facilita uma "interação" entre o leitor e a personagem, que sabe como se expressar, detalhar e "defender" sua opinião. A história não é fraca, pelo contrário, é forte, bem desenvolvida e gostosa de ler. Uma das coisas que me chamou a atenção em todo o livro foi a facilidade que tive em acompanhar a personagem em seus feitos e desgostos, além de acompanhar, também, o amadurecimento de Natalie desenvolver durante a história.

Não tenho motivo algum para não dar uma nota 5 (de 5) para esse livro; não encontrei defeito, pontos fracos ou nada que deixasse a desejar. Foi uma leitura gostosa de ser realizada, rápida, feita em apenas uma tarde, que me surpreendeu de uma forma boa - ótima, na verdade. Recomendo muito, muito mesmo! Vale a pena :)

Katharine 12/10/2012

"Tinha percebido isso agora e ia continuar percebendo pelos anos que vinham. Não importa se eu for a garota que faz sexo, a garota que tem o retrato na parede da biblioteca, a garota que entra na melhor faculdade, a garota que conta tudo para os pais ou a garota adorada pelos professores. Só preciso ficar bem com todas as garotas que são como eu."

Com "Não sou esse tipo de garota" aprendi que não devemos nos envergonhar pelo que somos, pelo que acreditamos ou mesmo pelo que fazemos. Cada um tem o direito de ser quem quiser. Basta acreditar que é capaz e lutar, e antes que imagina poderá dizer para si mesma que SIM, você é capaz, que SIM, você é tudo que sempre sonhou ser. E além do mais, poder dizer que tem ORGULHO de ser você mesma apesar da opinião dos outros, pois a única que realmente importa é a sua.

Adorei o livro, no começo ia desistindo da leitura, mas persisti e me apaixonei por Natalie, suuuper indico.

Bookaholic Girl 18/04/2012

Natalie Sterling é o tipo de garota que sempre teve tudo planejado, sempre teve as melhores notas e se orgulha de seu empenho para entrar em uma boa faculdade e sair dessa pequena cidade. Ela é empenhada e pretende se tornar presidente do conselho estudantil, a nona garota a ser presidente... E em seus planos tudo estava certo e correndo como o previsto. Até Spencer, uma garota mais nova que anos atrás Natalie foi babá e que agora não tem mais nada de garotinha, aparecer em cena, trazendo a respeitada Academia Ross acontecimentos totalmente fora do que a academia considera como certo.
Com vulgaridade Spencer não se importa em se exibir, ela sabe dançar e faz questão que todos saibam disso, ela tem um corpo bonito e não se envergonha em mostrá-lo... Mas para Natalie isso é o maior absurdo que poderia acontecer. Ser alguém assim, que não respeita as regras e fica se jogando para os garotos populares é algo quase que inaceitável para ela... Até Connor entrar em cena. Mesmo sendo jogador de futebol e amigo dos garotos mais idiotas da Academia Ross, Connor não pensa como eles, assim como não tem medo de ser desafiado por Natalie nem foge cada vez que ela se mostra mais inteligente do que se espera de uma garota. Pelo contrário, ele parece interessado nela.
De repente Natalie se vê fazendo coisas que nunca imaginaria, brigando com sua melhor amiga, e ainda por fim ouvindo conselhos vindo de Spencer, a última garota que ela esperava ter como exemplo para qualquer que fosse a situação.

O mais legal desse livro é sobre como as nossas ações e nossos pensamentos são diferentes, Natalie sempre agiu dentro das regras e condenou quem não agia, mas agora ela passa a fazer isso e acha “ruim” quando alguém lhe diz sobre isso.
A história é bem rapidinha de ler, flui bem e em partes você deseja estar na pele de Natalie, em outras nem tanto!

Darina 06/05/2012

Decepção em poucas palavras
Não gostei muito da história, não me identifiquei com os personagens, os achei muito sem vida. Não é um livro que te prende muito, me decepcionei com o desenrolar da história, pois achei que iria ser um livro bastante ousado como representava ser, mas me enganei. É um livro fraco, mas ainda assim tem o que se aproveitar com a leitura.