O rei de Havana

Resenhas - O Rei de Havana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leonardo896 10/03/2024

Chocante
É de uma realidade chocante e impressionante, desde as primeiras páginas até a última frase. Retrata a pobreza e decadência em Havana nos anos 90, de uma forma muito marcante, direta e cortante, sem nenhum filtro. Realmente chocante. O livro não tem capítulos, apenas algumas poucas divisões de parágrafos, mas em um ritmo muito intenso, foi uma leitura muito rápida.

Caroline.Morgue 26/02/2024

Gorilão da bola azul
O livro trás bastante critica social e personagens super bem construídos e minha preferida é a travesti Sandra. O personagem principal, Reinaldo, me trás o sentimento de raiva. O cara fodido e não pensa em melhorar nunca. Magda tem razão. Em virtude do círculo onde foi criado, entendemos o porquê de tais comportamentos, mesmo assim não consigo passar pano. Torna irritante o livro inteiro todos os romances que Reinaldo se envolve, as mulheres ficarem looooucas de amores por um cara que não tem um mínimo de asseio e força de vontade de se tornar melhor, apenas vivendo de trambiques e confusões.
PS: O que esperar de um relacionamento tóxico e visceral, não é mesmo? Mas eu não esperava.

site: https://www.youtube.com/watch?v=g1y13KrBgl8&t=44s
V_______ 27/02/2024minha estante
Esse livro é até meio escatológico. Gostei por o autor parecer ter uma liberdade criativa sem impedimentos e limites rsrs

Rodolfo Rocha 07/01/2024

Cuba ??
Com uma prosa intensa e provocativa, o autor retrata de forma impactante os extremos da sociedade cubana dos anos 90, destacando a luta pela dignidade em meio à pobreza e à corrupção, oferecendo uma visão complexa e provocativa dessa época tumultuada.

Heley 05/12/2023

Realidade nua e crua
O Rei de Havana trás a história de Reinaldo, que na infância perde toda a família em um desastre. É preso e ao sair, fica vagando pelas ruas de Havana, sem nenhuma perspectiva. A linguagem do livro é bem pesada, cheia de palavrões, cenas pornográficas e violentas. Em alguns momentos era bem difícil de ler. Porém, o autor trás a realidade da pobreza nua e crua, onde o personagem vai vivendo um dia de cada vez, muitas vezes na base do rum, cigarro e sexo. É um livro que prende a sua atenção, o leitor se questiona o que vai acontecer com o personagem em cada situação. É uma boa obra, mas a linguagem me incomodou em alguns pontos.

Cristina 25/10/2023

O rei de havana
O livro mostra a realidade de extrema pobreza e miséria de Cuba no final dos anos 1990. Os personagens são retratados de maneira animalesca, por meio de uma linguagem que choca e, muitas vezes, é desnecessariamente vulgar (mas acho que essa era a intenção do autor).

Luana.Rayalla 07/08/2023

Uma das minhas grandes descobertas literárias desse ano
Impressionante que apesar de ser um livro cubano senti uma familiaridade com o Brasil e senti aquele sentimento latino que muitos dizem. Em relação a história do livro, achei muito bom é um livro que ao meu ver denuncia a realidade que muitos cubanos vivem porém pode também ser facilmente transposto para realidade brasileira. O fim do livro para mim emblemático porque o pobre no fim sempre vai ser uma estatística, vai ser só apenas um entre milhares, mas tem um ponto podem ser muito felizes da maneira de cada um e ser o "rei de Havana" da sua realidade.

Paulo.Vitor 05/07/2023

"Sua morte e sua desgraça era que vivia exatamente o minuto presente. Esquecia com precisão o minuto anterior e não se antecipava nem um segundo ao próximo minuto. Tem quem viva dia a dia. Rei vivia minuto a minuto (...) Aquilo era decisivo para sobreviver e ao mesmo tempo o incapacitava de fazer qualquer projeto positivo. Vivia do mesmo modo que a água estancada num charco, imobilizada, contaminada, se evaporando em meio a uma podridão asquerosa. E desaparecendo."

É com este trecho que resumo este livro, que conta a história de indivíduo miserável num país diferente do nosso. Reinaldo, tenta sobreviver como pode e sozinho, por ter perdido toda sua família de maneira trágica e até um pouco grotesca. Em poucas páginas, o autor nos mostra como sua criação e infância que foi deficitária, triste, sofrida, e dura vai interferir diretamente na sua vida. Rei foge do reformatório, e após isso, apenas sobrevive, fazendo todo tipo de coisa necessária para se manter vivo, e apenas isso. A felicidade não só passa longe do seu corpo, como parece fugir dele (e ele dela).
O Autor não nos poupa de detalhes da pobreza em que vive Reinaldo, que vê, principalmente no sexo, no rum e no tabaco, o motivo, razão e propósito de sua vida.
Gostei muito da escrita, essa é crua, seca, direta e principalmente VULGAR (de uma maneira boa), mas longe de ser fantasiosa, é, na verdade, muito realista. O autor claramente nos faz pensar na função de cada personagem e qual papel estes exercem na vida do Reinaldo , que não se ajuda, e parece se afastar de qualquer ajuda.
Com isso creio que vou comprar os outros 2 livros deste autor. Acho não ser um livro para todos, devido a linguagem ser um tanto impactante. Paguei 29,98, creio que vale a pena a leitura, a capa é bonita e como de praxe da Alfaguara, muito confortável de ler.

Marlonbsan 04/07/2023

O Rei de Havana
Pode conter gatilhos.

Nos anos 1990, em Cuba, Reinaldo, após fugir do reformatório, vaga pelas ruas em busca de abrigo e comida. Sozinho, sem família, amigos ou qualquer rumo, vive o momento e luta para sobreviver. Milhares de outras pessoas se encontram em situação parecida, existindo.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Reinaldo, a linguagem é bem simples, mas possui uma densidade considerável em vários pontos.

Começo dizendo que esse não é um livro para todas as pessoas, assim como o fato de ser para maiores de idade, no mínimo. Pessoas mais sensíveis ou que se impressionam facilmente, podem ter problemas com a leitura e crueza das palavras.

Os temas abordados, a pobreza, violência, interação social e as situações vivenciadas por Rei, assim como toda a ambientação, mostra pessoas à margem da sociedade, buscando formas de sobreviver. A fome e sede são constantes, assim como as chuvas, sol escaldantes e todos os demais problemas.

A linguagem crua demonstra toda a brutalidade e animosidade das ações, a forma de tratamento entre os humanos, que se usam, se exploram, em um nível que gera incomodo, choca.

Porém, senti que há uma repetição grande de certas ações básicas, sempre ocorre as mesmas coisas, há um ciclo, e isso deixou a minha experiência um pouco cansativa, incluindo a densidade de escrita.

Tudo é muito pesado, os acontecimentos iniciais, a interação dos personagens, a apatia em certos momentos e a brutalidade em outros, o final é daqueles que mostram a animosidade humana no seu mais alto nível. Com certeza um livro diferente do usual, mas não é uma leitura para todos.

malueconomista 30/05/2023

Um dos livros mais tristes da minha vida.
Uma sensação de desgosto e horror. Não é possível gostar. É possível entender a necessidade de se testemunhar o que ele propõe. Talvez? um mal necessário? Quero acreditar que a catarse final foi um exagero literário e não uma dose de realidade em se viver numa situação de pobreza catastrófica. Pobreza material, pobreza de espírito, pobreza de escolhas. Pobreza. Definitivamente, não se esquece. A literatura talvez seja sobre isso: o desconforto que inquieta e jamais se esquece.

MachadiAninha 08/05/2023

Parece que eu estava lendo Henry Miller, mas em Cuba ao invés da França. num geral, a crueza da narrativa e da vida da personagem são bastante brutais. é preciso ter muito estômago para embarcar nessa obra e não sentir tanto amargo na boca. é difícil dizer se gosto desse livro. acredito que muitas coisas são demasiada surreais.

Glauber 24/03/2023

Fantástico primeiro contato que tive com o realismo sujo de Pedro Juan Gutierrez.
A história dos marginalizados choca e às vezes pode causar até nojo, mas talvez seja esse o principal objetivo do autor, em quase nenhum momento ele concede momentos de brilho a esse ambiente de caos onde os personagens tentam sobreviver a cada minuto.
Em alguns momentos a narrativa se torna um pouco repetitiva, mais isso não diminui a qualidade dessa excelente história de escassez e indignidade humana.

Felipe 30/12/2022

Pedro Juan, nos mostra aqui o submundo de Cuba, não muito diferente dos demais países da América Latina, com pessoas vivendo na miséria e caos. Uma escrita muito crua, sem muitas papas na língua. Tudo aqui é muito vivo, muito intenso e voraz. Leitura que incomoda pela sujeira, podridão, fedor. Tudo isso utilizado para mostrar uma parte marginalizada da sociedade que é invisibilizada.

Marcos 14/12/2022

Reinaldo é um garoto que está no período da puberdade junto com seu irmão. Os dois trambiqueiros viviam bisbilhotando a vizinha trocar de roupa enquanto quase a comia pelo olhos. Reinaldo morava com seu irmão, sua mãe (oh mulher do cão) e sua avó que só prestava para pegar poeira de tão velha que era. Certo dia aconteceu uma desavença entre os familiares e o irmão de Reinaldo sem querer matou a mãe deles ?? imagina acontecer com você?! ?
Depois de ter matado sem querer a mãe, o irmão de Reinaldo sai correndo desesperado e é atropelado que acaba morrendo também. A velha avó não presta nem para ajudar, só fecha os olhos e também morre ??? ?

Após todo esse episódio, Reinaldo vai para uma casa para menores onde vivência um verdadeiro inferno. Lá ele conhece o outro lado obscuro do mundo. Sexo, drogas, tatuagens, brigas, tudo o que não é comum para cidadãos normais, é mostrado nesse livro. ?

Reinaldo permanece nessa casa até atingir a maioridade, e em certa oportunidade, ele acaba fugindo dessa casa e levando a vida como "mendigo" ? ?

Conhece pessoas que colocam seu ego lá nas nuvens o chamando de "O rei de Havana", e também pessoas que o menosprezam pela sua cor ou por sua classe. ?

Mas o que me chamou a atenção em querer continuar lendo esse livro foi a curiosidade de conhecer o que acontece na vida daqueles jovens que enfrentam essa triste realidade, e cá pra nós, o Pedro Juan conseguiu transmitir muito bem ?
(Vou parar de reclamar em muitas coisas aqui em casa) ?

Não é um livro que qualquer um pode ler, pois apresenta na maioria das passagens fatos eróticos, mas olhando para o enredo e para o que ela traz para se refletir, não deixa de ser uma boa história, por isso classificado essa leitura com ??? ?

K.Castanheda 04/12/2022

Trata-se de um livro realista, com linguagem e cenas que chocam pela naturalidade através da qual alguns temas são tratados.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6