Xadrez

Xadrez Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

Hellen 09/09/2015

Paixão eterna por Anny.
O livro conta a história de Anny, uma garota apaixonante que mesmo com os dramas de tua vida, não perde a esperança ou os sonhos, consequentemente nos dando um pouco dessa esperança.
É um livro lindo e emocionante, com o qual até a pessoa mais fria do mundo derreteria um pouquinho lendo sobre Anny e suas aventuras no reino xadrez.

Let 24/07/2015

Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: @universodoslivros
A história se passa na Inglaterra por volta de 1947, apenas dois anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo ainda vivia um momento delicado principalmente a Europa que ainda se encontrava devastada. A pequena Anny, que tinha uma vida totalmente privada do mundo e principalmente da vida de seus pais que tinha um emprego misterioso recebe a triste notícia de que teria que ficar longe de seus pais por tempo indeterminado. A garota é levada para morar com a senhora Jane (com quem Anny tinha aulas particulares em casa) e o senhor Hermes, um casal que parecia não saber da existência do amor. Acompanhada apenas por uma ovelhinha de pelúcia e pelo tabuleiro de xadrez que ganhara de seu pai, o que Anny não esperava era pelos momentos de sofrimento que viveria junto ao casal, numa casa totalmente diferente da sua. Anny viveu momentos de extrema dificuldades pelas quais nenhuma criança deveria viver. Porém, o que ninguém esperava era a forma como a menina enfrentaria cada um deles. Capaz de ver a felicidade e extrair coisas boas do que quer que seja, a menina consegue amolecer o coração do senhor Hermes que junto a pequena menina enfrenta a senhora Jane.
O livro é um drama fictício muito emocionante e envolvente que me deixou desejando um coração igual o da Anny, e em alguns momentos entrar na história. Sim, é um dos meus preferidos, um dos que mais me fez chorar e me deixou com um gostinho de quero mais. É que livro bom é assim, nos prende, emociona e quer viver a história.
Daria 10 estrelas pra editora e para a Fabiane por essa história tão linda.

Luana.Dias 11/07/2015

Um Dos melhores,maiores e mais interessantes livros que já li. Uma história dramática,coberta de aventura,suspense e bom humor. Extremamente emocionante.

Arca Literária 03/07/2015

A segunda grande guerra acabou, mas as coisas não estão boas no mundo… Muito menos na Europa. Essas dificuldades se refletem na vida da pequena Anny, porque seus pais tão amados terão que ficar longe devido ao estranho trabalho que possuem. Sendo assim, a menina terá que ficar sob a tutela da professora Jane, uma mulher fria e cruel. Ela fará de tudo com a menina, desde as piores surras até deixa-la sem comida. O marido de Jane, o senhor Hermes, também não será a melhor companhia no início.

LEIA TODA RESENHA EM NOSSO SITE http://www.arcaliteraria.com.br/jogando-xadrez-com-os-anjos-fabiane-ribeiro-2/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/jogando-xadrez-com-os-anjos-fabiane-ribeiro-2/

"Ana Paula" 28/05/2015

Desafio Literário Skoob 2015
Jogando Xadrez com os Anjos é um livro nacional que a muito tempo eu queria ler. O vi primeiramente, no blog Ilusões Escritas, da minha querida colega Yara. Depois de ler sua resenha, fiquei tão encantada que tentei comprá-lo logo, mas era um livro caro, então fui deixando....
No começo deste ano, a Universo dos Livros lançou essa edição especial com nova capa e versão econômica para a revista da Avon. Quando vi, não pensei duas vezes, comprei logo meu exemplar e confesso que não tenho do que me arrepender!

Aqui, vamos conhecer Anny, uma criança linda em todos os sentidos. Com apenas 8 anos, Anny ama com uma intensidade avassaladora e seus sentimentos são sempre bons. Anny ama seus pais mais que tudo na vida, mas não vive com eles; somente nos sábados, Anny tem a oportunidade de ficar com eles, depois, é uma semana de espera para poder brincar com eles novamente.

"- Obrigada, Papai do Céu, pela mamãe e pelo papai e por estarmos juntos. Obrigada pelos sábados."

Os pais de Anny trabalham muito, sempre viajam e deixam a filha em casa. Melanie cuida da menina e da casa durante a semana e a senhora Jane, dá aulas para ela. Sempre sozinha, sem amiguinhos de sua idade e sem poder sair na rua - pois seus pais dizem que é muito perigoso por causa do trabalho deles e pelo fim da Segunda Guerra - Anny cria seu mundo, brinca com suas bonecas e sonha com o dia em que poderá, finalmente, passar a semana inteira com os pais.

Depois de esperar pelos pais durante um sábado inteiro, os mesmo chegam e lhe dão uma notícia trágica: Anny irá morar com a senhora Jane de agora em diante, seus pais só poderão vê-la uma vez por ano. Anny, ainda muito pequena para entender o porque disso, aceita sua missão de esperar seus pais voltarem no inverno seguinte e, junto com sua ovelhinha de pelúcia e seu mais novo brinquedo preferido - um xadrez em cristal que ganhou de seu pai - parte para a casa de Jane. Mal sabe a criança que suas crenças serão postas a prova e ela passará por muitos obstáculos, conhecerá pessoas maravilhosas, terá que ser forte para manter o amor que carrega dentro de si, diante de tudo o que ela viverá.

"- Eu não tenho medo, papai. Eu sei que vou conseguir esperar o tempo que for necessário e logo chegará o dia em que você e a mamãe estarão aqui comigo novamente."

A história se passa na Inglaterra, no ano de 1947, logo depois da guerra, e esse foi um dos fatores que me impulsionaram a escolher este livro. Apesar de a guerra ser mencionada superficialmente, durante a leitura, podemos sentir o estrago que a mesma fez na vida dos personagens.
Anny é uma garota doce, cheia de sonhos e um amor infinito por tudo e por todos. Sua história é toda superação e confiança, fé naquilo que ela acredita e em um bem maior, que olha e zela por ela.

Confesso que não sou fã de livros com crianças protagonistas, ainda mais quando elas sofrem, fico desesperada para ajudar, cuidar, trazer elas para minha vida sabe? Bem, isso é sinal de que o livro cumpriu seu objetivo, pois encontrei em Anny uma razão para ver a vida com outros olhos.
Além de Anny, conheceremos outros personagens igualmente marcantes, suas histórias cruzam com a da pequena garota e nos leva a crer que o destino é algo mesmo inusitado.... Por 10 anos, acompanharemos Anny em suas descobertas, tristezas, sonhos, esperanças e torceremos para que ela tenha um final digno de sua imaginação!

"Tenho certeza que a energia que emana de você é diferente e única e, embora tenhamos poucas informações no momento, um dia, casos semelhantes ao seu serão estudados e ficará comprovado que existem anjos vivendo entre nós..."

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha, principalmente Anny, mas temos alguns pontos de vistas de outros personagens, informando o que acontece com eles ou quando suas histórias são contadas. A edição deixou muito a desejar, encontrei diversas folhas coladas umas nas outras, sem orelhas, folhas brancas e letras apagadas; só não encontrei erros de revisão. A capa é linda e condiz com o enredo apresentado, a menina da capa se parece demais com a Anny dos meus pensamentos, só faltou o cabelo escuro! rsrsrsrsr

Sem mais, super indico a leitura deste livro. Espero que vocês se encantem tanto quanto eu por essa história linda! E o melhor de tudo: é nacional gente! Então, corra e garanta o seu, tenho certeza que vocês não se arrependerão!

"Ali ali, no alto céu esta noite
Ali ali, uma estrela sozinha estará a brilhar
Ali ali, no vento que corta os morros
Eu posso ouvir você sussurrando pra mim
Eu posso ouvir sua doce voz em minha direção
Ali ali, ali está meu amor sozinho, como uma estrela
No céu a esperar, sempre a esperar... Por você."

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-jogando-xadrez-com-os-anjos.html#.VWcHmM9Viko

Marcus.Vinick 16/05/2015

Magnífico e Encantador!
Com certeza, o segundo melhor livro que li até agora! A história da personagem Anny é realmente encantadora, nos deixa uma grande lição de vida e nos ensina que podemos enfrentar todos os problemas sem desistir, sem se deixar levar por pensamentos de fraqueza e que possam nos prejudicar. Ao mesmo tempo, é uma trama que causa revolta, pelas maldades cometidas pela personagem Jane. E chega a ser tensa com a trama dos personagens Jefferson e Cindy, pais da pequena Anny. Contudo, a magia da obra não se perde e faz dela uma linda e única história. Fabiane Ribeiro, autora do livro, está realmente de parabéns!

Ju 20/04/2015

Fantasiar é viver
Raramente costumo ler livros nacionais, mas esse livro conseguiu de alguma forma modificar a minha visão sobre o mundo, ou seja, que precisamos olhar mais ao mundo a nossa volta antes de reclamar da nossa própria vida. Fabiane Ribeiro conseguiu nos comover com a sua história leve e bonita de uma criança inocente que precisou sofrer com a falta dos pais, conviver de uma maneira escravizada e mesmo assim ter tirado uma fantasia linda com o pouco que tinha. É um livro intenso e viciante e que, por vários momentos eu fui dormir sonhando com o seu tabuleiro e viajado num conto de fadas como a pequena menina sinuou. Foi uma das melhores histórias que já li.

@retratodaleitora 12/03/2015

Um doce de protagonista.
Neste livro acompanhamos a história de Anny, uma linda menininha de 8 anos que nunca saiu de casa... O emprego dos pais não permite isso, e ela só pode vê-los uma vez por semana. Bem, agora isso está prestes a mudar, mas para pior.
O pai de Anny, Jefferson, presenteia a menina com um lindo jogo de Xadrez feito de cristal, e esse logo vira o brinquedo favorito de Anny, depois de sua ovelhinha de pelúcia Tiara, claro. O jogo a faz lembrar do pai quando ele está longe, e ela fica treinando para que, quando o pai volte, possa jogar com ele. Os sábados são os melhores dias, pois é quando seus pais voltam e passam o dia com ela.

"O amor dela pelos pais era maior que o mundo. Era do tamanho do seu coração. Era um amor tão lindo e suave que parecia uma prece." pág 8

Mas agora Cindy e Jefferson não vão mais vir uma vez por semana, agora virão, se puderem, uma vez por ano. Anny fica muito triste e pede por tudo que não a deixem; mas o emprego de seus pais requer compromisso total, além de ser perigoso... A menina não tem ideia do que fazem.
Anny fica ainda mais triste quando descobre que morará com sua professora Jane, que mora na pequena casa em frente a mansão onde ela mora.
Jane é uma mulher sem nem um pingo de amor ou piedade em seu coração; mora com seu marido Hermes, um homem que há muito tempo esqueceu de viver e, naquela casa, não existe cor nem luz, até Anny chegar.

A menina passa por todo tipo de humilhação e privação. Ela não pode sentar à mesa, não pode sentar no sofá, nem assistir televisão ou ouvir rádio, e são apenas duas refeições por dia; não pode falar com Jane ou Hermes se não for algo importante; tem que varrer e lavar toda a louça, não pode nem afastar as cortinas e olhar a rua pois seu pai pagou muito bem para que Jane não permitisse ela sair pois homens maus podiam se vingar de Jefferson fazendo mal a sua filha.

"A vida é como uma partida de xadrez, se não se consegue em um dia, deve-se tentar no dia seguinte, e nunca deixar de acreditar - Anny dizia para Tiara."Pág 26

A única alegria de Anne é contar os dias para que o inverno chegue e com ele a neve... É quando a neve chega que seus pais aparecem, uma vez por ano. Como se sente muito só o tempo todo, ela passa seu tempo jogando xadrez e cuidando do jardim que está sem flores e sem vida a muito tempo. Com o tempo e muita dedicação de sua parte, ali começam a brotar lindas flores e amizades...
É nesse cenário, no jardim, que Anny conhece Pepeu, um jovem artista que aparece do nada para trazer ainda mais luz e esperança para os dias da menina. Ele logo se torna seu melhor amigo, como um irmão mais velho, sempre pronto para ouvir o coração cheio de saudades da menina. Ele, com o tempo, vai contar-lhe sua triste história, que ele guarda dentro de si à 7 chaves.
Anny encontrou um amigo que mais parecia um anjo, ou Pepeu era realmente um anjo? Apenas ela podia vê-lo e sentir sua presença, mais ninguém. E eles, juntos, formavam uma família.

Anny tem um coração imenso, ama com toda a sua alma e faz de tudo para afastar pensamentos negativos, deixando apenas sentimentos puros e bonitos em seu interior, nunca medindo esforços para ajudar o próximo; buscando sempre motivos para sorrir e acreditar, tendo fé em Deus e no destino.
Mas toda essa pureza e delicadeza presente na menina só provocava raiva em Jane, e a convivência com aquela mulher asquerosa e cheia de ódio estava a cada dia mais difícil. E sempre quando as coisas ficavam ruins anjos apareciam... Primeiro veio Pepeu, seu amigo e irmão, e depois veio uma mulher, Nicole, sobrinha de Jane, que vendo a situação da menina naquela casa de pôs a ajudar e fazer dos dias de Anny dias mais bonitos e a espera pelos seus pais mais suportável.

"Não podemos esperar das pessoas mais do que elas estão prontas para nos entregar." Pág 62

As desventuras que Anny vive são tão tristes e cruéis que toca o coração do leitor e trás uma forte emoção a cada virar de páginas. É uma história triste, sim, mas linda e cheia de lições importantes. Uma pessoa tão positiva e cheia de amor como a Anny é difícil encontrar na vida real, longe do mundo dos livros. A felicidade que a menina encontra nas pequenas coisas do dia a dia faz o leitor repensar sobre as próprias atitudes.

Essa história começa no ano de 1947 e se passa na Inglaterra em um cenário pós segunda guerra. Por se passar fora do Brasil eu tive um certo medo de não conseguir imaginar aquele cenário e até achar forçado da parte da autora. Mas eu sinceramente gostei disso no livro, dessa coragem da autora de criar uma narrativa que se passa longe de seu país de origem e onde os costumes e o clima são diferentes do nosso.

A narrativa é toda em terceira pessoa, e a escrita da Fabiane é uma delicia. A narrativa flui muito bem, pelo menos até chegar ao final...
Vi algumas pessoas comentando sobre o final e afirmando que essa foi a melhor parte do livro. Eu discordo. O livro todo é lindo e de leitura fácil e rápida, mas o final eu achei meio repetitivo e um pouco maçante. Não tenho dúvidas de que o desfecho foi bom, mas eu esperava mais dele. E sobre o livro ter 400 páginas eu achei um pouco demais, poderia sim ter sido encurtado em 350 páginas e ainda seria maravilhoso.

A personagem principal é a Anny, mas existem outras histórias de outros personagens presente no livro. Temos a história de Pepeu, que é uma história de amor interrompida; a história do senhor Hermes; e também a história da irmã de Jane, mãe de Nicole, que foi morar no Alasca após a morte do marido. Essas histórias lindas e tristes ao mesmo tempo fizeram com que o livro não ficasse entediante e acrescentam muito à história. Ah, temos também partes que narram o que os pais de Anny estão fazendo.

"Ele esboçou seu sorriso largo e contagiante, daqueles que fazem todos sorrir também. Um sorriso calmo, sem pressa, um sorriso de menino, mesmo que no rosto de um pequeno homem. Um sorriso sincero, conquistador, desafiador e, ao mesmo tempo, desbravador... De um mundo sem limites. Tudo que havia naquele sorriso era reflexo do que a simples lembrança do amor trazia a Pepeu." Pág 71

Jogando Xadrez com os Anjos é um drama, e como a maioria dos dramas, trazem fortes emoções a quem o lê. Eu sofri junto a Anny e também me diverti junto a ela.
A escrita da autora é muito boa! Ela ambientou a história em outro país e fez isso de uma maneira incrível... o Brasil só é citado nas últimas páginas, mas eu gostei disso pois Fabiane sabia o que estava fazendo.
Olhando no facebook da autora eu vi até que foi traduzido para o inglês, olha só que maravilha!
Eu sei que muitos de vocês não curtem drama (eu adoro), mas eu acho que deveriam conhecer essa belíssima história e sua linda e iluminada protagonista.

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

Anny 04/03/2015

Me decepcionei com esse livro, história incrível mas muito mal escrito.

Carpe Libri 23/02/2015

Na Inglaterra de 1947, a Europa está se recompondo de uma guerra devastadora. Anny só vê os pais nos sábados, quando eles voltam para casa depois de uma semana de trabalho. No entanto, em um desses dias, em que ela os espera até tarde, eles chegam com uma notícia que acaba com a alegria da menina: agora, seus pais só a verão uma vez por ano, pois o trabalho deles exige agora que eles se afastem mais de casa. Assim, a menina passará a viver com Jane, sua professora, e o marido Hermes. Mal ela sabe a diferença que ocorrerá em sua vida, pois Jane se mostra uma verdadeira carrasca, obrigando Anny a cuidar da casa, a dormir em um quartinho nada confortável e a viver escondida. Como companhia, a menina só tem sua ovelhinha de pelúcia e o jogo de xadrez que ganhou do pai, e passa por situações que nenhuma criança deveria passar. No entanto, seu bom coração e sua qualidade única de ser feliz não importa o que aconteça a ajuda a atravessar todos os momentos difíceis com a serenidade que somente um anjo poderia possuir.

Estava para fazer a resenha desse livro faz um tempão. Com mais uma de suas histórias tocantes, Fabiane Ribeiro (quem parece que adquiriu a capacidade de me fazer chorar como um bebê) nos ensina, através de sua pequena protagonista, lições valiosas. Em alguns momentos fiquei revoltada com essa história, tive muita vontade de matar a odiosa Jane e fiquei apavorada pela menina (tive que ler o final do livro para saber se existiria alguma espécie de final feliz, já que tudo rumava para a pior). Esta edição da Universo dos Livros é aquela com a capa mais bonita e que, a meu ver, tem mais a ver com a história (essa é a segunda edição, o livro já tem uma terceira). Recomendo esse livro para todos que gostem de uma história bonita com preciosas lições de vida.

Fernanda 07/02/2015

Jogando Xadrez com os Anjos
A história é baseada na vida da Anny e se passa na Inglaterra na época da Segunda Guerra Mundial. A Anny é uma garotinha de oito anos que é puro amor, seus pais não passam muito tempo ao lado dela, pois precisam trabalhar muito, e não é um trabalho muito limpo, mas que vocês ao lerem descobriram do que se trata. Sua vida muda quando os pais dela falam que por conta do "trabalho" só poderão vê-la uma vez no ano, e por isso a garotinha vai ter que morar na casa ao lado que pertence a sua nada amorosa professora Jane. Anny muito triste não tem outra opção a não ser obedecer a ordem dos pais. Nesta nova casa Anny vai passar por muitos problemas mais vai ganhar muitos amigos, pois ela possui um amor muito grande por todos que conhece e acaba ganhando seus corações também.

Particularmente achei um livro muito bonitinho nos passa uma imagem de como deveríamos enxergar o mundo. Mas no começo a historia fica um pouco arrastada e até massante tive vontade de parar, mas me surpreendi com o final que foi muito bom, apesar de ser um livro onde a personagem principal sofre deste o começo, vale a pena lê-lo.

Mi Hummel 23/12/2014

Louvo o bem, embora a narrativa não justifique...
É a primeira vez que me vejo nesta terrível situação...Considerar um livro fraco.
A história narra as desventuras de Anny, uma garota de oito anos. Um tipo de "Desventuras em série" açucarado. (O que é uma comparação injusta. "Desventuras em série" é ótimo.)

A narrativa não tem "pegada". Achei um dramalhão inverossímil, com pais que abandonam a filha sem mais nem menos ( a a história que envolve os motivos dos pais é pior ainda), uma pseudo professora que destrata a menina e ainda estou tentando entender o porquê. Pois foi de uma hora para outra. Sem um conteúdo firme o suficiente que embasasse todo o imbróglio em que Anny se vê envolvida.

Pulei páginas e páginas de histórias das personagens secundárias e fui ficando cada vez com mais raiva...Embora a autora escreva bem, existe algo na história que denuncia alguém pouco preparada para o ofício...A ideia é que Anny seja um anjo, um ser que está na Terra para fazer o bem. Mas soa falso. O que é interessante é que Anny em algum ponto me lembrou August Rush de " O som do Coração". Mas August, um órfão de oito anos, é bem mais verdadeiro. Por algum motivo, a narrativa de "Jogando Xadrez com os anjos" não me convenceu.

O final então...Sofrível!
É uma história bonita e, de qualquer forma, ainda que não tenha gostado da leitura, acho que a autora trouxe ao mundo uma história singela. Assim, enalteço o fato de que o que deve prevalecer nesta leitura é a admiração por Anny ser uma jovem que procura fazer o bem. Embora nada ao seu redor pareça merecer.

Elves com 2 E 06/12/2014

Essas ultimas paginas merecem 1000 estrelas....Mas não posso avaliar o livro pelo 2 últimos capítulos que pra mim foram os melhores. O livro ficou arrastado,acho que essas 400 paginas poderiam ter sido poupadas, alguns trechos são desnecessários, sem falar que os flash backs dos pais da Anny são confusos.
E senti falta de uma narração mais adulta, como falei em meu histórico de Leitura, a sensação era que era narrado pela garotinha e não em 3ª pessoa !

Aninha 11/11/2014

Intenso!!
Jogando Xadrez com os Anjos é uma história emocionante que passa uma mensagem de amor e esperança. O livro nos faz refletir sobre nossa vida. Nos faz olhar a vida de uma forma diferente, de forma positiva. Confesso que achei Anny muito parecida com Pollyanna, pois ambas são meigas, delicadas, felizes apesar de tudo ... São verdadeiros Anjos! Em algumas passagens, chorei copiosamente e em outros momentos, senti tanta raiva que tive vontade de entrar na história e dar uns tapas na Senhora Jane. Ô mulher viu??!! Enfim, me apaixonei pela história e recomendo a todos. Leiam, aposto que vocês irão adorar o Anjo Anny, pois isso vale o mundo.

Maria Inês 16/09/2014

Nunca desista dos seus sonhos
Anny relata a sua vida de forma triste mas cativante. É incrível como tem tanto amor para compartilhar com pessoas, até quem a maltrata. Consegue arranjar forças para sobreviver no amor que sente pelos pais e nas pequenas coisas que se passam na sua vida. Embora ainda não tenha termina do livro estou amando.
Maria Inês 16/09/2014minha estante
maravilhoso

Sane 06/12/2014minha estante
Estou lendo.Bonzinho,triste.Apenas acho a Anny muito resignada,sofre muiti e aceita demais, e ainda fica agradecendo toda hora Papai do céu.E acho as palavras delas muito adulta em muito pouci tempo ainda nãi me conveceu que uma criança aceitaria tudo assim,agradecendo toda hora, sendo a super otimista.Mas no total acho que vou gostar.