Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Jéssica 03/07/2023

Não acredito que demorei tanta pra ler essa história
Amei os detalhes e pelo fato da história real ser contada por quadrinhos

Vi 01/07/2023

Era o que eu precisava ler pra me tirar de uma leve ressaca, a Marjane é muito engraçada até quando não deveria ser, com certeza é um favorito.

Heitor 28/06/2023

UMA MENINA EM MEIO A GUERRA
Persépolis é uma autobiografia de uma menina em meio a guerra do irã, e como isso impactou seu crescimento e formação, acompanhando sua vida dos 10 aos 24 anos.
Não tenho a menor formação pra dizer algo a respeito das questões políticas e sociais que assolam o oriente médio, então não vou entrar nesse meio, mas as coisas que pude aprender lendo este quadrinho sem dúvida me educaram muito a repseito dessa cultura que sabemos tão pouco e julgamos multo.
A arte é bem simples e charmosa, os personagens são carismáticos e destinguiveis entre si.
Uma história profunda e interessante com uma arte agradável aos olhos, faz jus ao sucesso e reconhecimento merecido da autora. Recomendo demais!
Daniela340 28/06/2023minha estante
amei parabéns ??????

Carol 26/06/2023

Leitura fluida que, por ser em HQ, faz a história tão difícil e triste ficar mais leve! Gostei bastante!!

Neiva 26/06/2023

Não tem como não se emocionar e até mesmo se revoltar com a história da Marjane. Senti uma tristeza muito grande com os relatos da guerra, refleti muito a respeito, pesquisei, e me entristeci ainda mais. A perda dos direitos é algo assustador, muito fora da minha realidade, apesar de já ter sentido medo disso acontecer, com tudo que nosso país sofreu nos anos anteriores, mas graças ao povo, não deixamos.
Enfim, é um livro que me fez querer ler mais HQs e que no fim das contas, fiquei feliz pela Marjane encontrar seu lugar no mundo e sua felicidade.

annadorony 25/06/2023

Persépolis é uma autobiografia de Marjane Satrapi, em que ela nos mostra sua infância, que aconteceu durante a revolução islâmica, sendo obrigatório o uso do véu em seu país. Marjane escreveu sua história como uma hq, eu achei bem melhor assim, pois é perceptível a cada página ver os traços do desenho dela mudando, visto que nas primeiras páginas ela tem 10 anos e termina a hq com 22, mostrando não apenas sua infância, como também sua adolescência e fase adulta.

Aninha 22/06/2023

Que história linda
Eu achei a forma de retratar a história em quadrinhos muito mais interessante e leve do que se fosse através de um livro normal,visto que é uma história bem pesada mas que ganha um ar mais cômico e leve no decorrer da narrativa devido a esse artifício da HQ.A história de vida da Marjane Satrapi é triste,real, lúcida,muitas vezes um soco no estômago mas uma inspiração pra continuar tentando mesmo com os obstáculos.

Pena e glifo 20/06/2023

Tocante e necessária
"Persépolis" é uma notável graphic novel escrita e ilustrada por Marjane Satrapi, que retrata sua infância e adolescência no Irã durante a Revolução Islâmica e a guerra contra o Iraque. A obra combina elementos pessoais e políticos, oferecendo uma perspectiva profunda dos impactos sociais e políticos desse período tumultuado. Através dos traços de desenhos em preto e branco, Satrapi transmite de forma poderosa as emoções e eventos vividos por ela, explorando temas como identidade, opressão das mulheres e conflito entre tradição e modernidade. Além disso, a obra é visualmente deslumbrante, com desenhos simples, porém expressivos. Persépolis é uma obra-prima literária e artística que deixa uma marca duradoura nos leitores, oferecendo uma reflexão comovente desse período histórico conturbado e das lutas universais pela liberdade e identidade cultural.

laura3976 19/06/2023

?encontramos os mesmos extremistas em todas as religiões?
É uma história em quadrinhos muito legal. A autobiografia da Marje mostra uma realidade que não é propagada, e normalmente é alterada para se encaixar em esteriótipos, pela mídia e literatura ocidental. É um livro rápido e simples, mas que ensina muito. Tem vários exemplos práticos do orientalismo, e me interessou bastante por ser um assunto que estou estudando no momento.

?Minha calamidade se resumia numa frase: eu não era nada. Era uma ocidental no Irã, uma iraniana no ocidente. Não tinha identidade alguma. Não via nem mesmo por que estava viva.? (PÁGINA 274)

Dave G. 14/06/2023

Uma jornada de vida
Fiquei impressionado em como, através de uma hq, a autora consegue nos guiar em sua trajetória de vida. Repleto de história real, política e vivências, Persépolis traz uma narrativa fluída dentro do molde da ilustração.
Uma HQ necessária para quebra de esteriótipos e ampliar se horizontes.

Bibis 13/06/2023

Uma ótima aula de história e amadurecimento
Persépolis, conta a história de Marjaene desde sua infância até se tornar adulta. O livro evidência o seu processo de amadurecimento, onde ela se torna uma mulher moderna e politizada, sempre com um censo crítico. Porém o que deixa essa obra mais especial, é que se passa em um ambiente de repressão ideológica, em um regime político e religioso. Um ponto que se destacou para mim foi a perspectiva de quem sofre pelo seu país guerra, porém fora dele. Amo ler livros que retratam a guerras em lugares diferentes, cada lugar tem a sua singularidade, sua dor, seu sofrimento, sua história. Fotografei alguns momentos que me tocaram e outros não fotografei porém estão marcados em mim. Esse livro foi muito bom para me ajudar a me contextualizar e conhecer mais a história do Irã, e de suas guerras, assim como as motivações para elas, uma ótima aula de história. Marjaene tem a minha admiração. Descobrir hoje que tem um filme sobre o livro, no qual ela também dirigiu, estou ansiosa para assistir !

sphverse 12/06/2023

A forca de vontade do ser humano é extraordinária.
Conhecer a vida de Marjane Satrapi e parte da cultura dela foi uma experiência bem interessante! Fiquei muito chocada com alguns costumes, regras e tradições que tanto a cultura como a ditadura implantou sobre as pessoas, viver em um momento assim deve ser assustador mas Satrapi desde pequenininha tinha gênio forte e foi muito legal ver a evolução dela ao longo dos anos.

Stellar1 12/06/2023

Impactante
Ótimo livro. Leitura fluida que nos traz muitas reflexões sobre a vida em um país em guerra, a dor da perda de seus direitos.

Maria Martini 11/06/2023

Um pedaço da vida de marji
O livro é uma história real, a história de parte da vida da própria autora, vivendo em meio à guerra e pressões sociais e tentando fugir de todo esse caos ao mesmo tempo que lidava com sua família e amigos.