Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Diovana.Krauchemberg 21/07/2023

Grande história!
A anos eu queria ler essa HQ e finalmente eu consegui, meu amigos que leitura!
Você aprende tanto sobre história, guerra, feminismo, rebelião, sobre os direitos e sobre como da noite para o dia você pode perder toda a sua liberdade.
Gostei da forma que foi contado a vida da aurora durante a guerra e como a guerra interferiu ou não nas escolhas da Marjane.
Recomendo a todos!

isabel_fmelo 20/07/2023

Persépolis.
Gostei da leitura, apesar de ficar angustiada com as vezes que a personagem se perdia nas escolhas, nas amizades etc.

Caty 16/07/2023

Impactante
Essa frase: "O único jeito de suportar o insuportável é rir dele" tem muito haver com essa história, que fala de guerra, perda, preconceito, desigualdade social e de gênero, além de outros temas tensos e difíceis com pitadas de humor.

Esse humor ajuda a aliviar a tensão, mas acho que dificultou minha conexão com a história. Afinal, a vulnerabilidade ajuda a gente a se conectar. A história ser dividida em penquenos "contos" também ajuda nesse distanciamento, de certa forma.

Esses são os motivos que acredito que afetaram para que minha experiência de leitura não tenha sido 5 estrelas. Mas a história vale muito a pena ser lida, talvez seja até do tipo obrigatória, aprendi muito com ela. Temos muitos preconceitos sobre iranianos e sobre mulçumanos, mas, dificilmente, vamos atrás de entender o lado deles da história, entender pelo que passaram. Persépolis trás esse lado da história, que já é visceral vindo da experiência de uma família com dinheiro, e nos faz refletir sobre como pode ter sido pra quem não tinha esse dinheiro.

Michelli.Krelling 16/07/2023

Persépolis
Amo quadrinhos e, assim como MAUS, devorei este livro rapidamente. Mergulhamos em história repleta de reflexões, aprendi muito com está leitura.

Jessica Moraes 16/07/2023

História em vida e vivência, muito bom para entender que passou por isso;
foi uma experiência de leitura muito boa, li tudo num dia e pretendo reler em breve;

NatAlia 14/07/2023

Terminei o livro ontem, ainda estou processando as informações! Ler uma bibliografia em história em quadrinhos foi um gênero novo!
Esse livro consegue trazer uma pitada de humor mesmo quando está narrando assuntos bem pesados!
Conhecer a história de outros lugares é bem importante sempre

Raquel S. Ramos 11/07/2023

Toda biografia carrega em si um tanto de drama, de romance, de humor, de identificação e do sentimento de "como assim isso aconteceu com pessoas reais"... Mas Persépolis é mais que um relato biográfico, é um incrível choque cultural pra quem nunca viveu inserido num contexto de guerra. É também uma aula do quanto o fundamentalismo religioso é um perigo. Em alguns momentos me senti lendo uma distopia porque é difícil assimilar uma realidade tão distante, mas ainda assim assusta ao paço que não dá pra relevar nenhum tipo de fanatismo religioso depois de ler essa obra.

Carla Soares 10/07/2023

Leitura incrível!
A história da Marjane me prendeu de forma surpreendente, muito imersiva. Ilustrações excelentes, com uma aula de história e da cultura local, uma verdadeira crítica a tudo que a guerra e o extremismo religioso/político causou.

Bia 10/07/2023

Adorei
Foi uma leitura muito gostosa e imersiva, ainda mais do que eu imaginava. Fiquei completamente envolvida pela vida de Marjane e por tudo que permeou seu desenvolvimento em uma mudança tão drástica.

Isabela242 09/07/2023

Achei muito boa as ilustrações e a forma que foram contadas as histórias... Ela integra a gente em uma cultura que não é do nosso conhecimento e mostra partes da história do país dela e a desgraça da guerra. Além disso ela mostra a vida como uma refugiada pois ela teve que se mudar do Irã pra Austria e aobreviver lá sem ter o apoio de ninguém próximo e rumar seu próprio caminho com poucos anos de idade. Esse livro mostrou várias coisas diferentes que eu não tinha conhecimento e não escondeu nada só pra ser bonito. Muito bom.

Mariana 09/07/2023

Marjane, Marjane. Que loucura? Achei inovador uma biografia ser contada em forma de quadrinhos. Desde que li Princesa me interessei mais pela literatura árabe, acho que mais pela curiosidade de como é a cultura de lá e poder ver pela perspectiva da própria autora e de uma forma tão lúdica quanto a hq, é incrível. Fora que o teor político que em que ela viveu também nos ajuda (ocidentais) a entender um pouco do conflito.
Bruno Oliveira 11/07/2023minha estante
O Bordados da mesma autora também é muito bom, hein! :)

Mariana 13/07/2023minha estante
Não conheçooo, vou procurar

livabdala_ 09/07/2023

Surpreendente
Li a pedido da minha escola, mas acabei me surpreendendo. É um livro que trata de temáticas importantes de serem discutidas e também me faz pensar muito nas diferenças culturais existentes. Como que vivendo na mesma bola, em um país é permitido que as mulheres estudem, se formem, usem o que quiserem e em outro as mulheres sejam tratadas como nada mais do que troféus para os homens? São visões muito diferentes e tudo que posso fazer é respeitar. Por falar em respeito, outra temática recorrente é a guerra. Na minha mente as guerras só acontecem quando há a falta de diálogo e respeito. A guerra é a maior demonstração do dano que a intolerância pode causar. Esse livro trás muitas reflexões importantes e o melhor de tudo, de forma muito didática: com diálogos e imagens.

Leitora 09/07/2023

"encontramos os mesmos extremistas em todas as religiões"
Acho que esse é um livro que todos deveriam ler, o livro acompanha desde a infância até a vida adulta da marjane, tenho pra mim que todos deveriam ler livros sobre guerras em diferentes lugares do mundo, acho que histórias como essa não devem ser esquecidas, isso também serve para sermos gratos pelo pouco que temos, ler a história dela me fez sentir de perto as dificuldades dela emocionante 10/10

sofi ladrona 07/07/2023

Não sabia que precisava ler até ler
Esse livro é incrível
eu tinha preguiça de imaginar começar um livro grande, mas esse livro foi um dos melhores que li
ele é extremamente necessário
em cada leitura eu vivi a vida da Marjane
vou sentir muito falta de ler ele
Olivia 07/07/2023minha estante
Preciso reler sim !!!! Um livro obrigatório pra tds

Marcela 07/07/2023minha estante
Concordo mttt

NandoFilter 06/07/2023

Um quadrinho tipo Maus mas tão bom quanto
Uma leitura excelente para quem gostaria de entender mais sobre os acontecimentos do Oriente Médio no passado e no presente.

A história me fez refletir que, mesmo depois de tanto tempo, essa e outras regiões do mundo ainda sofrem com o extremismo político. Criam regras sem sentido, achando que elas têm um motivo verdadeiro e propósito maior, o que fecha a mente da população com o medo instalado pelo governo.

Espero que todos passem por essa reflexão ao lerem essa obra simplesmente magnífica.