Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Lu Oliveira 05/08/2023

Persépolis é uma história em quadrinhos autobiográfica em que Marjane Satrapi conta parte da história do Irã - antiga Pérsia - a partir de suas vivências.

Assim descobrimos como uma revolução, que tinha o intuito de combater o imperialismo (ocidentalização) e proteger as tradições do país, culminou em extremismo religioso e guerra contra o Iraque.

Um traço importante da história é o fato de a protagonista ter o incentivo da família em sua Educação, o que a tornou politizada e questionadora desde cedo; trazendo alguns perigos, mas ao mesmo tempo permitindo-a escapar.

Há momentos em que, por causa da temática, a leitura torna-se mais pesada; o que, de certa forma, é suavizado pelo formato em quadrinhos.

Persépolis traz uma história muito rica em informações e sensibilidade, que vale ser lida e relida.

Gostei muito e recomendo.

raissa nog 03/08/2023

"a liberdade tinha um preço"
Eu nao lia hq fazia tempo, então voltar a ler com esse livro foi ótimo. nunca li nada relacionado a religião muçulmana. algumas partes do livro eu não entendia muito bemkkkk eu nao sabia sobre alguns acontecimentos políticos que aconteceram no irã, tanto que no final de semana eu vou querer pesquisar sobre a história do país, só para entender um pouco mais do livro.

acompanhar a marji, em todas as suas fases, foi triste e feliz,principalmente triste. quando ela virou adolescente comecei a achar ela entediante. quando criança a marji era tao patriota e cheia de ideias revolucionárias. ver ela até negando sua nacionalidade me entristeceu. mas entendo que a marji adolescente/adulta foi resultado de uma menininha que viu a guerra de perto, perdendo pessoas tão queridas para ela.

com certeza uma das melhores leituras do ano, vou recomendar para todos

heyitsbia! 31/07/2023

Persépolis é uma leitura que traz um olhar sensível partindo de uma mulher que cresceu em meio ao caos.
Nascida e criada boa parte de sua vida no Irã, com pais extremamente politizados e ativos politicamente, Marjane Satrapi escreve sua autobiografia de uma forma bastante fluida e acessível até para aqueles que não estão situados eloquentemente na história do Irã (me incluindo nesse grupo!).

Emilly473 31/07/2023

É interessante ver a guerra do ponto de vista de uma pessoa que viveu nesse país e teve que passar por várias fases dela para finalmente se encontrar.
Nessa história nos mostra a importância de não esquecermos quem somos e de onde viermos. Não importa o quanto queremos nos encaixar se não reconhecermos quem somos ficaremos a deriva e seremos facilmente influenciáveis.

Camila1857 30/07/2023

Uma aula de história e sociologia contada em quadrinhos. Impossível não questionar a sociedade e, principalmente, a hipocrisia de muitos. Como diria Simone de Beauvoir: "Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados"

Isadora40 30/07/2023

Um incrível começo
Persépolis é um incrível começo para estudos sobre a condição do Irã e seu passado, qual eu não tinha nenhuma ideia do que tinha acontecido sobre.

A parte do crescimento é incrível, dando mais profundidade para a história em si. Ser mulher também dá uma força a mais na história.

Um livro incrível!

Bruda 29/07/2023

Pela primeira vez pude acessar um conteúdo que me fizesse entender os impactos da guerra entre irã e Iraque.

As várias perspectivas das idades diferentes é incrível. Constrói a história de um modo cheio de movimentos.

Maria13882 25/07/2023

A primeira vez que eu li essa obra prima achei que não era tão bom mais quando eu li a primeira página me interessei tão fácil assim descobri que essa foi o melhor livro que eu já vi

Ju 23/07/2023

É.
Por não ter muito conhecimento sobre as condições do Irã e de seu passado, Persépolis foi uma excelente introdução, com um desenvolvimento de acalentar e machucar o coração. É sempre chocante ler autobiografias ou biografias por meio de quadrinhos, pois em um momento cai a ficha de que aquilo foi real.

Persépolis trata do amadurecimento, de revoluções, do luto e do amor, além de todo o caos político instaurado em nome de *insira alguma religião aqui* ao longo dos anos. A liberdade de cada dia.

Marina 23/07/2023

HQ sensacional, roteiro excelente. Uma verdadeira aula sobre a guerra no Irã. O livro aborda sobre os direitos e as opressões que as mulheres vivenciavam no país. Recomendo a leitura ?

Maria 23/07/2023

Leitura cativante e inspiradora
A vida de Marjane é como uma luz no fim do túnel em alguns momentos, e em outros um beco sem saída. Fiquei encantada pela sua história e em acompanhar toda a sua trajetória de vida, com certeza entrou para uma das melhores leituras do ano! Recomendo a todos que queiram ler e se encantar pela história de Marjane!

23/07/2023

A liberdade tem um preço
A primeira vez que li eu tinha entre 12-13 anos e não absorvi muito bem.

Numa fase da vida em que quero ler mais sobre mulheres e suas experiências foi extremamente gratificante ler Persépolis e sair tendo uma visão mais ampla da Revolução Islâmica e de seus aspectos políticos-sociais partindo da visão de uma garotinha que se viu obrigada a usar o véu e sempre questionou todos os valores religiosos e sociais - gostei bastante da personalidade anárquica da personagem - até a mulher adulta que procurou e encontrou a si própria.

Amo história em que mulheres se emancipam de seu meio social ao mesmo tempo em que buscam tanto se inserir nele.

Não vou falar dos aspectos religiosos abordados, uma vez que meu conhecimento sobre o Islã é bem limitado, contudo me abriu bastante os olhos, principalmente, pois veio da visão de alguém que viveu e inseriu uma boa dose de humor sarcástico sempre alinhado ao direito das mulheres e sobre o que é ser uma mulher.

O humor da Marjane é sensacional. Apesar dos momentos de reflexão que me foram um tapa na cara, me diverti em alguns momentos e, acredito que foi exatamente o humor que deixou a história menos trágica.

Bruce.Costa 22/07/2023

Ótima HQ
Apesar de um início mais lento onde somos ambientados na pais natal da personagem, essa HQ traz uma história incrível e vamos acompanhar essa menina da sua infância até quando se tornar uma adulta. E nesse meio tempo, aprendendo sobre todas as mudanças q ocorreram em seu país e como isso afetou sua vida e de toda uma nação.

Mayra.Mattoso 22/07/2023

Primeiro livro em quadrinhos que leio depois de adulta e adorei, tanto os desenhos como a história.
Acompanhamos o relato da autora de sua infância até o início da vida adulta. Foi uma aula de história.

Diovana.Krauchemberg 21/07/2023

Grande história!
A anos eu queria ler essa HQ e finalmente eu consegui, meu amigos que leitura!
Você aprende tanto sobre história, guerra, feminismo, rebelião, sobre os direitos e sobre como da noite para o dia você pode perder toda a sua liberdade.
Gostei da forma que foi contado a vida da aurora durante a guerra e como a guerra interferiu ou não nas escolhas da Marjane.
Recomendo a todos!