Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

JAssica.Leituras 01/09/2023

Livro favorito, que simplesmente não conseguia parar de ler. A história da Marjane, e como ela sentiu e viveu a grande mudança no Irã, após a acensão do estado islâmico é triste e profunda. Me emocionei muito, principalmente o período em que ela completa 18 anos e nos acontecimentos que se sucedem. Além disso, me fez refletir muito sobre governos autoritários. Em fim, livro muito, muito bom.

Olga 29/08/2023

Comovente...
Não tenho o hábito de ler livros de não-ficção, mas decidi ler esse e posso afirmar que valeu a pena, e acho que também valerá para vocês.

Por meio de uma HQ nos é contada a autobiografia de uma mulher que cresceu no Irã, em meio a guerras e preconceito. É tudo muito intenso e o fato de ser uma história real faz o que sentirmos ser aflorado ainda mais.

Djeison.Hoerlle 29/08/2023

Apesar das biografias em quadrinhos serem o provável mais aclamado subgênero da mídia, sendo justo afirmar que, no geral, funcionam de forma muito mais satisfatória do que as biografias em longa-metragem, ainda assim configuram as obras que menos me chamam a atenção.

Penso que isso se deva ao fato de eu ser um contrapontista nato, sempre insistindo nas braçadas contra a maré, seja essa maré composta por essa avalanche de relatos intimistas ocasionados pelo sucesso de Maus, ou pela insistência dos críticos, que que elegem uma nova biografia em banda desenhada como imprescindível a cada mês. Talvez por isso que eu tenha demorado mais de dois anos para finalmente me debruçar sobre a leitura de Persépolis após adquiri-la.

E devo dizer, no início desta jornada de 350 páginas, tudo dava a entender que meus anseios eram justificáveis. A história trazia um ou outro ponto galhofa, sempre intercalado com momentos mais tocantes e informativos, cumprindo bem o formulaico papel de apresentar o leitor do ocidente a uma cultura que ele não conhece, ou que julga, erroneamente, conhecer.

Mas com o avançar das páginas, não sei se por uma melhoria verídica das sacadas, ou talvez por uma espécie de erosão ocasionada pela consistência no emprego de seus artifícios narrativos, as tiradas cômicas da avó de Marjane, conseguiram, enfim, me extrair sorrisos, na mesma medida em que os ensinamentos do pai da protagonista passaram a me despertar reflexões, além, claro dos dramas por ela vividos que me fizeram verter em lágrimas. A construção do relato de Marjane como o de alguém que é ocidental demais para os padrões do próprio país, e iraniana demais para os padrões do ocidente, apesar de lugar-comum, tomou-me de uma melancólica e sincera empatia a qual nem mesmo minha má vontade foi capaz de vencer. Persépolis, ao contrário do que supunha inicialmente, não se tratava de um relato sobre os conflitos de uma parte do mundo, mas principalmente dos conflitos de uma jovem que sente que não há parte do mundo que lhe caiba.

Talvez por este ser um dos sentimentos mais inerentes ao ato de amadurecer, mesmo em recortes muito mais pacíficos do globo, é que essa história tenha me fisgado tanto. Fica, como dever de casa, assistir a animação que, segundo dizem as boas e as sinceras línguas, entrega tanto quanto o quadrinho.

Persépolis é um clássico e isso não é à toa.

Myka 27/08/2023

Persépolis
É uma HQ incrível, que aborda um tema que não é tão abordado na literatura. Muito importante, que deveria ser leitura obrigatória de todo leitor.

Pisi14 25/08/2023

Leia o livro e veja o filme
São muitos os desafios e problemas que cercam a vida das mulheres mundo afora, seja no Irã controlado por uma teocracia repressiva, seja na liberal e democrática Áustria

A autora conta sua história de vida de forma interessante neste ótimo livro em quadrinhos, cuja leitura te faz querer ir do início ao fim em aceleração contínua.

Tanto o livro quanto o filme valem a pena e ambos são recomendados.

stezinha04 24/08/2023

LEIAM PERSÉPOLIS
O principal de motivo de eu ter começado a ler foi o filme, tive o primeiro contato durante o meu ensino médio numa aula de sociologia e desde então, se tornou uma das obras que mais me inspira!! todos deveriam ler persépolis (principalmente as mulheres)
"o medo sempre foi o motor da repressão em todas as ditaduras".

Gessyka.Loyola 24/08/2023

A história do Irã.
Uma HQ bem interessante contada da perspectiva de uma cidadã do Irã.
Toda a sua trajetória desde a infância e consequentemente a história do país.

Camila.Ruvenal 24/08/2023

Esse livro é SIMPLESMENTE maravilhoso, eu li ele umas quinhentas mil vezes. Não indico pra menores de 14 anos pelas cenas "fortes", mas amo biografias e eu AMEI que ela fez uma biografia em quadrinhos.
G E N I A L.

CristianaMSilva 22/08/2023

Extraordinário
Graças a esse livro, entrei para o mundo da leitura.

A maneira com que a autora aborda diversos temas importantes é fantástico.
O facto que tudo seja em HQ ameniza um pouco a dureza de alguns assuntos.

É incrível ver o percurso das mulheres pelo mundo, sobretudo aquelas que passaram por situações difíceis.

sofi 21/08/2023

Interessante e intenso
Fazia um tempo que eu não lia uma HQ, então esse livro me lembrou o quão gostoso e rápido é! Sem contar que foi como assistir uma aula de história e sociologia!

Me surpreendi bastante, achei não fosse gostar nadinha, mas na verdade foi uma história muito intensa e bem interessante. Gostei da forma que Marjane contou uma história tão pesada de maneira tão leve.

Confesso que muitos momentos me irritei com certas escolhas da personagem principal, mas não a julgo pois só de ler tudo pelo que ela estava passando, imagino o quão difícil era tomar decisões racionais com um turbilhão de coisas acontecendo.

Achei o final meio aberto, que faltou algo a mais ali. Mas, no geral, foi uma leitura boa e rápida!

Quel Heloise 20/08/2023

Original, honesto e inspirador!!!
Nessa HQ de cunho autobiográfico somos convidados a um passeio pela vida da autora iraniana desde sua infância até a vida adulta, através de uma riqueza de temáticas e um complexo contexto histórico.
A narrativa tem um caráter documental que atravessa culturas e gerações e expõe toda a potência de um estilo literário muitas vezes subvalorizado. Temas como parentalidade,uso de drogas,suicídio,identidade cultural e sexualidade serão abordados em sobreposição à questões culturais,políticas e religiosas que atravessam todo o livro.
A maneira honesta e direta do texto dão ao leitor atento a oportunidade riquíssima de refletir questões que vão além dos estereótipos negativos que muitas vezes são veiculados pela mídia ocidental acerca da cultura e vivência de um povo que teve sua história marcada por invasões,guerras,disputas de poder e fundamentalismo religioso.
Podemos viajar pelos pensamentos, sentimentos e conflitos de uma protagonista em busca de sua própria identidade e de seu lugar no mundo e que a despeito de todos os percalços e desafios não desiste de tentar se reinventar e reconstruir, assumindo uma posição ativa e de responsabilidade na construção de sua história.
Sem dúvida, uma leitura inspiradora sobre o poder dos recomeços,dos laços de afeto que nos formam e da liberdade interior que ninguém pode nos tirar.

Carolina.Mota 17/08/2023

Tema pesado abordado de forma leve
Me surpreendi com o livro.
Acredito que a escrita em forma de quadrinho tenha amenizado a dureza do tema.
A autora conta sobre sua vida em meio a guerra, relatando o dia a dia além dos conflitos.
Confesso que em alguns momentos julguei a personagem principal, irresponsável e irritante na minha opinião, mas entendo o momento relatado, da adolescência e juventude, onde todos buscam saber o que são e autoafirmação.
Eu tenho problemas com livros sem final, sem resolução, mas nesse caso não me incomodou.

Pat 14/08/2023

Persépolis
História impactando e incrível, contada de maneira tão fluída que você vai lendo e nem se dá conta...

Vale muito a pena a leitura, ainda mais porque pode despertar (ainda mais) a curiosidade e a vontade de conhecimento sobre o Oriente e suas culturas.

Lucaxml 09/08/2023

Livro bastante contínuo e agradável
Confesso, já estou com saudades da Marjane, da mãe dela, da vó
História bastante intensa e contínuo, e pensar que essa é a realidade de muito...
Em diversos momentos tive gatilhos atacados lkkkkk
Realmente a Felicidade tem seu preço

Josi 07/08/2023

Persepolis
Incrível! Uma leitura muito rápida e gostosa, é diferente acompanhar a guerra pelos olhos de uma criança e poder acompanhar o crescimento da personagem foi muito bom. A autora tem muita leveza pra contar a história, varias partes são muito tristes e pesadas, é impossível não se emocionar com esse livro.