Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Eddy4 03/10/2023

Uma da queles livro que devia ser obrigatório
Com certeza uma dos melhores livros que li na vida o jeito que a autora misturou humor e drama enquanto contava sua história foi incrível.
Eu não sei o que eu posso falar sobre a história Além de que é turbulenta,difícil e que essa mulher devia entrar pra história.

Geice Roballo 29/09/2023

Sensacional
Leitura muito envolvente. ?Devorei? esse HQ em dois dias. Virei fã da Marjane. Que mulher incrível!

Mel â¡ï¸ 27/09/2023

Persépolis é um livro difícil de ser lido, principalmente se você for um ser humano decente e entender que aquilo foi real e aconteceu mesmo. Acho que demorei muito pra terminar o livro por causa disso.
A história é bem construída e não tem uma escrita difícil, algumas vezes eu me perdia na cronologia dos fatos, mas ainda assim não foi nada que prejudicasse muito minha leitura.
Ao longo do livro nós acompanhamos a Marjane ir de criança para adulta em meio a uma revolução e guerras, foi obrigada a usar véu e todos os outros tipos de repressão (não estou dizendo que usar o véu é um tipo de repressão, porém no contexto do livro foi sim). Teve que ser exilada pelos pais só para que não tivesse que abdicar de suas ideologias, e ao se ver livre porém sem os pais, tomou decisões duvidosas e que fizeram com que ela tivesse um grande arrependimento e vontade de voltar para casa.
Marjane foi criada por pais intelectuais de esquerda, então a todo momento ela estava militando sobre algo (mesmo estando em uma posição extremamente privilegiada quando comparada com outras) defendendo alguma bandeira, algo que na realidade dela era extremamente arriscado e perigoso de fazer.
Gostei muito da leitura porque gosto de aprender sobre a história de outros povos, então se você tiver interesse em história mesmo, vai ser um excelente livro para você.

brunadlm 26/09/2023

Preciso ser sincera: que livro estéril. Sei que muito provavelmente essa resenha será uma das exceções, no entanto, eu não poderia deixar de ser realista ao determinar uma nota para um livro cujo valor foi ofuscado por discursos generalizados. Muito embora tenha tido um início interessante, no qual a história do país é retratada, o desenvolvimento e final são repletos de construções em prol de uma ideia separatista que exalta algumas questões em detrimento de outras, a meu ver, tão importantes quanto as primeiras.
A princípio o que chamou minha atenção foi o contexto histórico, político e social, mas agora vejo que não valeu a pena ter lido o livro todo apenas devido ao início, pensando que algo de melhor poderia vir. Afinal, trata-se de uma autobiografia em que há predominância de ideias subjetivas. Inclusive, a perspectiva de alguém repleto de privilégios poderia ter sido menos negligente. Em paralelo aos conflitos caóticos e situações que nenhum ser humano deveria vivenciar, descreve-se um discurso muitas vezes seletivo. Pergunto-me o motivo da especificidade, e concluo minhas dúvidas ao pensar na mais velha ideia de contraposição e narrativas em busca de validação. Por fim, sobre a arte, essa eu achei levemente bem feita, porém não há nada especial que a faça diferente. ?
Gatinho da Bruba 26/09/2023minha estante
Belas e profundas palavras sobre páginas que carecem dessas mesmas características. Não foi uma leitura em nada desatenta, ou sem procurar entendê-la ou compreender aquilo que estava sendo transmitido (mesmo quando isso custava a ser feito). Ainda assim, há insuficiências no conteúdo apresentado; e consequentes pontos a serem questionados. Ouso dizer que sua atenção e cuidado com a obra (ao tentar entendê-la) foram maiores que o da própria escritora no desenvolver de temas que precisariam de uma exploração bem mais rebuscada.

Orlando.Fidelis 19/09/2023

Transformações
Menina se transforma em adolescente e posteriormente em mulher. Um povo que vive transformações políticas. Uma família que aprende e reaprende para sobreviver. A desigualdade que se mostra presente até mesmo dentre de uma guerra. O autoritarismo que com o tempo ganha vida própria. A protagonista que não é perfeita e que aprende com o processo da vida.
Esse livro tem tanta camadas que eu juro que estou querendo reler constante.

Sammy55 19/09/2023

Chato
Gosto de como a historia do livro é contada, mas vamos ser sinceros que é uma mulher chata contando sobre sua vida chata, nao tem nada de intetessante e ela resolve fazer uma bibliografia

Vivi 17/09/2023

Enriquecedora e necessária.
Assuntos sérios, delicados, pesados em alguns momentos, mas abordados com leveza e uma dose de humor. A autora faz um belíssimo trabalho ao apresentar a cultura e os costumes do seu país bem como sua trajetória. Amei a maneira como ela nos apresenta seus pais e sua avó. Obra sensacional!!

Gabriela 11/09/2023

Persépolis
HQ incrível! Eu não conhecia muito bem sobre a história da Revolução Islâmica no Irã. Uma história forte, desenhada pela autora, com muita autenticidade e muito fácil de ler.

a li 10/09/2023

Ótimo livro. Tanto pelas ilustrações, como pela história em si e o modo como é construída a narrativa. Recomendo.

Ninað⨠08/09/2023

Te põe para pensar...
Eu li durante o primeiro semestre da faculdade. É um livro muito interessante, feito como uma história em quadrinhos, tem uma trajetória emocionante. Admito que chorei em algumas partes, é um livro que vale a pena a sua atenção!

Dri 07/09/2023

Confesso que demorei um tempo para engatar na leitura, mas quando peguei não quis mais largar. O fato da história ser contada em quadrinhos traz leveza para complexidade da trama. Acompanhar o crescimento da Marjane foi uma jornada e tanto! Recomendo

AndressaSrta.LerLivros 05/09/2023

Liberdade tem um preço
Marjane nasceu no Irã. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda.
Ainda na infância passou pela revolução popular que se converteu em ditadura islâmica, um dia ela não usava véu e no outro ela teve que começar a usar por ser lei.
Convivendo com mortes e medo todos os dias, ela foi enviada pelos pais para o exílio aos 14 anos.
Anos depois ela volta para o Irã por muitas saudades de seus pais.
Uma autobiografia emocionante, que mostra os efeitos da guerra na construção de uma identidade e que a liberdade tem um preço, e que às vezes esse preço é a morte.

Allison 04/09/2023

Unindo a sua historia com a de seu país, Sartrapi cria aqui um dos coming of age mais interessantes que já li
Ao contar parte de seu conturbado amadurecimento, Marjane, nos apresenta um país que também se encontra num estado de ebulição e efervescência cultural.
Seja criando paralelos entre as situações, apresentando as hipocrisias (também de ambos objetos de estudo aqui), ou só nos mostrando o cotidiano, Sartrapi, usa e abusa de enquadramentos simples para narrar a sua pequena epopeia de forma por vezes divertida, por vezes dramática, cria aqui um coming of age que serviu e serve de base para muitos outros gibis biográfico que existem no mercado atual.

@yoyok_ 04/09/2023

2023
Me encheu de conhecimento sobre outros países e culturas, vendo de modo tão nítido o que a protagonista teve de passar por causa de preconceito e conservadorismo. Pessoas tão inteligentes que são limitadas a se expressarem, dar uma opinião além, renovar ideias ultrapassadas. É preciso muita garra e coragem para continuar amando seu país em meio a tanto caos, mas ela mostrou que pessoas como ela é que fazem a diferença. Amei.

Maria1691 04/09/2023

AMEII
Um livro incrível e com uma leitura fluída,
ilustrações lindíssimas que da cada vez mais vontade de ler, um dos melhores quadrinhos que já li. O livro conta a história da autora Marjane Satrapi, mostrando sua infância até a sua vida adulta, nascida no Irã, mostra como foi viver o período da Revolução Islâmica, e relata a precariedade da sobrevivência nesse tempo, principalmente com relação ao direto das mulheres no país em questão, percebo que a autora consegue trazer o tema de forma leve mas sem deixar de mostrar as tragédias, e questões sociais desse momento da história. Enfim, amei muito o livro e vale muito a pena a leitura!