Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Biblioteca Álvaro Guerra 18/01/2024

A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571646841

julrc 18/01/2024

[Insira aqui o Fiuk cantando "Pai" no domingão pro Fábio Jr]
Treta de família tem em toda família. Se até Jesus teve treta com o pai por que o Kafka não teria, não é mesmo?

Livro bem longo levando em consideração que na real era uma carta.

Kafka escreveu maravilhosamente bem e tudo muito coeso. Não sei se verídico MAS... Impactante de fato. Não sei se o lindo fazia terapia, caso não, ele conseguiu traçar uma linha entre várias questões dele e o modo de criação do pai e sua relação com ele.

Não recomendado se relação parental for um tópico sensível.

paradisekiss 17/01/2024

Uma leitura sensível
Gosto muito do Kafka, muito mesmo. Essa leitura foi lenta e sensível e até um pouco complicada eu diria. É como se eu estivesse invadindo um diário dele, porque tudo que ele escreve aqui, é algo muito pessoal.
Não tem como achar o livro, bom ou ruim, é uma carta, um relato de um filho que só quer o mínimo de atenção de um pai emocionalmente instável, então não acho que é um livro que ?se de nota?. Afinal, para você cuidar de outro ser, você deve cuidar de sim primeiro, coisa que o pai de Kafka não soube fazer, ele transmitiu aos filho (e irmãs), insegurança e medo.

Obs: essa edição é meio mais ou menos pelo que falam, no caso da escrita mesmo, mas achei legal pelas fotos no final do livro :)

Maria <3 16/01/2024

Lieber vater
"o amor muitas vezes tem o rosto da violência."

é incrível como a maioria das experiências não são individuais. realmente ser pai deve ser muito difícil, porque a maioria fracassa.

é importante ter em mente que 'carta ao pai' não é uma história, não possui meio, início ou fim. é um relato cru e íntimo sobre família.

ter acesso à escritos tão íntimos e profundos, faz com que nós leitores nos sintamos próximos ao autor. e com certeza faz com que nos sintamos menos sozinhos.

Paivagiv 14/01/2024

?O que restou vivo não pode ser calculado?
Me dá um aperto no peito toda vez que lembro que essa carta nunca foi lida pelo pai do Kafka, dá pra sentir muita honestidade em cada pedacinho dela, ele só queria ser compreendido?

Apesar de tudo, deixou pra nós um texto inteiramente belo e sensível.

Se você leitor(a), tem/teve uma relação conturbada com seu pai, se prepare que o baque é grande.

Chorei muito, nota 10.

leti 14/01/2024

Jesus
Ao decorrer desse livro eu senti Muito tédio mas quando eu fui "entrando" no meio eu parei e fiquei uepa e foi ai que eu entendi. pra mim esse livro eh MUITO íntimo e quanto mais eu fui lendo mais eu sentia a angústia e desprezo do kafka pelo pai dele (que foi um belo de um desgraçado). no começo eu senti tédio mas no final eu senti dó e fiquei triste por tudo que ele passou e todas as marcas que o pai dele deixou nele, realmente muito triste

Vanessa.Dandara 14/01/2024

Doloroso
A carta é muito dolorosa e sensível, um desabafo final de um filho que carregava as dores do abandono e ausência de afeto. Acredito que muitos podem se conectar aos sentimentos relatados, mas é uma carta extremamente pessoal.
Creio que o Franz não gostaria da exposição de suas dores mais intimas. Contudo, não posso falar que não amei o "livro", pois ele é real, direto e doloroso. Flerta com as nossas mais íntimas emoções.
É uma carta que muitas pessoas gostariam de ter escrito e entregue aos seus algozes (que deveriam ter sido mais sensíveis em vida).

pdrinho13 14/01/2024

Esse livro me marcou pra sempre, nunca me identifiquei tanto com a vida de alguém. é triste como alguém consegue, a partir da criação, acabar com a vida de uma pessoa. estragar a maneira como ela se pensa e se porta perante a sociedade. senti uma dor enorme lendo e uma vontade de abraçar o Kafta e tomar suas dores.

ketisxw 13/01/2024

Acredito que não podemos julgar bom ou ruim.
Devemos analisar a nossa própria experiência lendo este livro , sem julgar a escrita e sua coesão. Já que isso era íntimo de Kafka, algo pessoal jamais destinado ao público e suas opiniões.
E com isso eu prezo por 5 estrelas facilmente, minha experiência pessoal foi ótima do início ao fim! Ganhei este livro de presente de 15 anos e não poderia estar mais feliz, principalmente por conseguir me identificar e sentir um pouco do que Kafka sentiu.
O livro, a carta, traz um tema sensível para alguns e fora da realidade de outros, traz sentimentos intensos e uma profundidade literária impecável. Fiz inúmeras marcações, com certeza leria de novo e recomendaria!
Obs: a leitura, assim como a escrita, em algumas vezes pode ser um pouco difícil em relação a interpretação, mas convenhamos, isso jamais será motivo de abaixo na ?avaliação?, nada será, como eu disse; é algo pessoal sem espaço para críticas sem fundamentos.
Não poderia estar mais feliz com a minha primeira leitura do ano! Já amo esse escritor incrível ??

Eveba 12/01/2024

Uma carta sensacional
Incrivelmente íntimo. Narrando e advogando em causa própria a sua relação conturbada com o pai, Kafka traduz sentimentos e vivências únicas que podem reverber nas próprias experiências infantis e familiares dos leitores. É uma outra perspectiva de um escritor tão ilustre.

Gregory.Faguaga 12/01/2024

Kafka
" eu me sentia miserável e na realidade não apenas diante de ti, mas diante do mundo inteiro, pois para mim tu eras a medida de todas as coisas."

Isso aqui é tão cru eu me vi no Kafka e saber que ele faleceu achando que não era um bom escritor quebra meu coração em vários pedaços :(

davivivi 11/01/2024

Mal. Simplesmente mal. Não que se compare tudo que o Kafka possa ter passado com o pai com qualquer experiência individual contemporânea e arrisco dizer que a minha pouco se aproxima da realidade do próprio. No entanto, impossível não ter tomado de alguma forma as dores de Kafka, e quando esses pontos muito específicos pegaram foi muito difícil me manter firme enquanto lia, ainda mais sabendo as consequências que um relacionamento conturbado, violento, doloroso com algum familiar muito próximo causaram em meu desenvolvimento como indivíduo, assim como ocorreu com ele. Kafka não poupa esforços em dar-lhe um golpe ao estômago a cada página que passa, e tempo as vezes se fazia necessário para digerir a informação que havia recebido ali e muito provavelmente me identificado de alguma maneira
Não tenho palavras para encerrar essa resenha e me pouparei somente a dizer que apesar da melancolia foi uma ótima experiência, especialmente pra uma das primeiras leituras de 2024.
Que Kafka me acompanhe ainda mais pelo resto do ano.

Aninha 11/01/2024

Sou impossível em descrever como Kafka conseguia expor sentimentos, ideias e pensamentos que nós mesmos temos, porém não sabemos como expressar

Maurício Sento-Sé 11/01/2024

Um exorcismo do ressentimento
Na Carta ao Pai, Kafka não poupa vocabulário para espremer todo o ressentimento que há dentro de si. Ele faz questão de elencar em detalhes os episódios convenientes que lhe vêm à memória para retratar um pai absolutamente austero, tirano e egoísta. Num jogo de linguagem bem articulado, o autor se vitimiza diante da magnitude que a imagem do pai representa em seu imaginário, culpando-o por sua inaptidão diante da vida.

No fim da carta, não obstante, Kafka põe em cena o que ele supõe que seria uma resposta do pai diante de todas as acusações. Essa resposta, evidentemente, é uma projeção do próprio Kafka, o que não deixa de ser uma leitura que ele fazia de si mesmo: um parasita que responsabilizava o pai por seu próprio fracasso, permitindo-se a posição submissa e desimplicada de vítima. "Se não me equivoco muito, você ainda está parasitando em mim com esta carta."

Leitura inescapável para compreender o contexto subjetivo em que Kafka escreveu suas grandes obras primas. Nas palavras do próprio autor: "Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito". Super recomendo!

duda 11/01/2024

Franz Kafka é um sentimento
Culpa é a palavra que resume esse livro. que resume tanto o sentimento de Kafka em relação ao pai dele quanto o sentimento que eu tenho por ter lido esse texto tão íntimo do autor.

mass talvez eu tenha me identificado um pouquinho em algumas partes...