Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

rgabbit 22/02/2024

"Eu teria sido feliz em ter a ti como amigo, como chefe, como tio, como avô, até mesmo (embora já mais hesitante) como sogro. Mas justamente como pai tu foste demasiado forte para mim."

Uma carta bastante pessoal e dolorosa de se ler.

osaif 21/02/2024

Visceral
Esse livro vai além de qualquer leitura por hobbie; é entrar no profundo e mais íntimo do kafka, é deixar cada palavra e metáfora te destroçar e te atingir de maneira cruel.
Para mim, foi sobre analisar sua obra e ver como aquilo sempre esteve ali, aquele parasitismo, opressão e luta sempre estiveram ali.
Não há palavas que descrevam o sentimento dessa experiência.

Madu Oliveira 21/02/2024

Daddy Isshues
Go and cry little boy
O REI DOS PROBLEMAS COM O PAPAI
UM ÍCONE SOFREDOR INJUSTIÇADO
Eu sabia que tinha um motivo pra eu gostar tanto da escrita desse cabra

Ma Passos 20/02/2024

Uma ótima introdução às obras de Kafka
Confesso que eu estava muito ansiosa para ler esse livro, pois vi muitas pessoas comentando que ler as obras do Kafka sabendo do conteúdo dessa carta muda completamente o modo que você as entende.

Um livro curto e fácil de ler, mas que talvez se torne indigesto por conta do conteúdo. Por vezes confuso porque é muito íntimo, e os leitores não conhecem algumas informações, mesmo que tenha as N.T.

Acho difícil alguém ler e não se identificar com pelo menos algum tópico. Crianças feridas, tornam-se adultos feridos.

A resenha em destaque diz que não deveria ter sido publicada por ser algo muito íntimo, eu discordo. A carta pode fazer as pessoas realizarem que os pais podem ser tóxicos, que consanguinidade não deveria ser mais importante do que a saúde mental. Kafka também não queria que suas outras obras fossem publicadas, mas elas o deram reconhecimento suficiente para ele se tornar um dos maiores escritores. Sem conta que essa carta deve ser um prato cheio para estudiosos da psicologia, psiquiatria e psicanálise.

Com certeza eu lerei outras obras do Frantz Kafka.

JoAo.Spener 20/02/2024

Levei um considerável tempo para digerir o livro, mas pra além do livro, a relação de pai e filho que era nutrida nas letras desse livro.

O tempo se justifica em uma identificação das minhas próprias relações e a própria relação que tenho em relação a mim mesmo.

É um livro curto, mas que para mim é um livro que aos poucos se lê, sem pressa. O importante é deixar os sentimentos virem, os pensamentos serem pensados.

laissa33 20/02/2024

Tudo que o kafka escreve eu amo ?
nem sei o que falar nessa resenha , sério.
A carta e tudo em si do livro tem um sentimento bem profundo, e bem pessoal ( coloca bem nisso). Pretendo fazer uma releitura, porém com outra edição.

lucasssfds 19/02/2024

O relato visceral de uma relação complexa e cheia de percalços. Só alguém que tem pai (ou pais) controladores, narcisistas e manipuladores podem, de forma aterradora, serem tocados pelas diversas passagens desta obra que descrevem uma relação de dependência e abuso.
Em vários momentos, porém, me senti meio cansado e perdido. Acho que vai precisar de algumas leituras mais pra frente a fim de que eu absorva propriamente tudo o que foi dito aqui. Mas, mesmo assim, isso aqui é uma coisa linda, e minha introdução à literatura desse autor incrível.

koriana 18/02/2024

Painho issues
Adquiri depressão profunda depois de ler isso e me identificar com o menino franz kafka mt bom nota 10 chorei bastante

Alana 18/02/2024

A carta não entregue de Kafka se destaca pela sua eloquência, culpando o pai pelos seus fracassos. Mesmo que a carta nunca tenha chegado ao destino, as palavras revelam como isso afetou profundamente a autoconfiança de Kafka. A leitura faz a gente pensar bastante sobre a vida e suas complicações, mostrando como é difícil aceitar que cada um tem seus próprios objetivos. A carta continua sendo impactante, mesmo depois de tanto tempo, trazendo à tona sentimentos e reflexões profundas sobre como nos relacionamos uns com os outros.

Hellena14 17/02/2024

Doloroso...
Doloroso demais entender o que Kafka escreveu nessas cartas. Se identificar na culpa que ele tanto sentia e compartilhar com ele essa dolorosa rejeição. O modo como ele escreve sobre esses sentimentos e o autoconhecimento necessário pra admitir tudo o que ele admitiu, entender tudo que ele entendeu e colocar tudo isso em palavras é absurdo.

Matheus.Infante 16/02/2024

"Ora, no fundo você é um homem bom e brando, mas nem toda criança tem a resistência e o destemor de ficar procurando até chegar a bondade."
Muitos não gostam deste livro (que é mais uma carta). mas é essencial para entender as obras de Kafka. O mais difícil é ler e se identificar rs

Sophia.Kelmer 15/02/2024

Carta ao pai
Toda vez que vou ler kafka choro por horas em posição fetal, o cara consegue definir bem emoções que eu sinto...
jAlia372 15/02/2024minha estante
esse livro é incrível! a escrita do kafka é sensacional

naoeumaresenha 15/02/2024

Sempre complicado ler algo biográfico.

nessas cartas que kafka direciona ao pai são tantos relatos de uma relação dolorosa e frustrante que chega a deixar o próprio leitor frustrado.

uma leitura rapida mas nao tão leve, instigante e como ser apunhalado eu diria

maria20502 14/02/2024

?para mim, sempre foi incompreensível sua total falta de sensibilidade em relação à dor e a vergonha que podiam me inflingir com palavras e juízos, era como se você não tivesse a menor noção da sua força?. é difícil de engolir assim. como pode tal figura paterna influenciar tanto na formação de identidade de uma pessoa.