Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

meduardaprr 30/01/2024

Íntimo
É forte. Senti estar entrando em um lugar proibido, de forma mequetrefe. É extremamente íntimo e expositor.
Em sua Carta ao Pai, Kafta relata diversos acontecimentos e situações em sua infância e adolescência, que mesmo afirmando que ele não tenha culpa, acarretaram em comportamentos e na própria personalidade formada do Kafka adulto.
Em alguns momentos não pude aguentar ler sequer mais uma frase, tive que fechar o livro e dar um tempo. É um desabafo intenso, é triste, é angustiante. E sinceramente, não acho que deveria ser um livro publicado.

John mayer é muito bom 30/01/2024

Os melhores escritores são os com daddy issues
Um livro ótimo pra entender a obra do Kafka no geral. É tenso acabar se identificando com algumas questões abordadas na carta. Kafka descreve seu sentimento aterrador em relação ao pai - e, por consequência, à vida - como medo, mas hoje com certeza dá pra ver o autor pela questão da ansiedade.

Enfim, baita livro pra quem quer começar a ler as obras dele já tendo o contexto por trás, afinal, Kafka mesmo fala que a literatura era um modo de escape da tirania do pai.

glauci 29/01/2024

Kafka.
Nem precisa ter daddy issues para se impactar.. mas quem realmente tem problemas familiares vai sentir o baque mil vezes mais forte. Ele consegue reunir miticolosamente todas as mágoas que tem do pai de um jeito que é quase impossível não se identificar em algum momento. Nunca li algo tão forte, doloroso e maravilhoso como esta carta. E ela só prova que nossas atitudes e palavras podem marcar e transformar pra sempre toda a vida de quem faz parte da nossa vida.. Simplesmente incrível. Com certeza uma das melhores leituras que já fiz.

Franciele.Dionelia 27/01/2024

Cartas ao pai
Muito íntimo, causando um pequeno desconforto de ler. É possível compreender melhor a literatura de kafka quando se sabe um pouco mais sua literatura e as críticas que suas obras fazem.

Paola Marchi 27/01/2024

Relações parentais complexas
Em um relato íntimo e pessoal, Kafka descreve como sua relação com seu pai influenciou em diversos aspectos de sua vida e de suas obras. Doloroso e reflexivo, o autor escreve sobre todos os seus anseios, tristezas e desesperanças que teve e, por mais que seja uma carta extremamente importante para se conhecer um pouco sobre o mesmo, fica-se em um impasse se deveria ou não ter sido publicada por conta de todos esses aspectos ????

nini.francini 26/01/2024

Um relato íntimo
Não creio que seja um livro a ser avaliado, a carta é muito pessoal e extremamente sensível a quem escreveu! é muito interessante ver, mais de próximo o relacionamento do Kafka com o pai, principalmente porque este foi um tópico que influenciou nas suas diversas obras.

Amauri 26/01/2024

Relação difícil
Por um momento eu cheguei a achar as críticas de Kafka ao pai, um tanto quanto exageradas, porém ao passo que as micro agressões eram descortinadas, era possível notar o quanto isso atingia Kafka, ponto tal, que alega preferir que tivesse lhe sido acometido agressões físicas ao invés das torturas verbais do pai. Um gênio rodeado de traumas e problemas mentais, ao lermos as obras Kafkianas lemos literalmente Franz Kafka.

Marihluuuu 25/01/2024

Um desabafo, um tapa na cara, uma bomba.
Uma leitura dura, crua, muito perspicaz, mas com muita beleza. Confesso que no início tive muita dificuldade para interpretar algumas coisas, talvez seja porque eu iniciei o hábito de leitura a pouco tempo, mas aos poucos consegui desenvolver essa leitura, e que leitura!

Pra mim Cartas ao Pai deveria ser uma leitura obrigatória para quem deseja compreender o pensamento de Kafka e como sua vida se reflete em sua obras, e também para quem gosta de estudar as relações familiares e seus impactos na vida adulta.

thsimoesz 25/01/2024

Acredito que, como a maioria, não consigo fazer de fato uma resenha sobre esse livro. O que dizer/comentar/crítica de algo tão pessoal como uma carta? Sinto que qualquer coisa aqui falada seria injusta com o propósito da obra, ela não foi feita para mim ou para qualquer outra pessoa além do pai de Kafka.
Ademais, se preciso dizer, diria que é um livro intenso. Eu tenho relações boas com a minha família e ainda assim a escrita te leva a sentir o que o autor sente. Apesar de que, algumas vezes minha leitura não foi tão fluída. Reitero que essas questões possuem nenhuma importância para a avaliação da obra, já que não tem como avaliá-la.

Sissii123 23/01/2024

Eu li esse livro com dor física e aflição, não tem como julgar ou avaliar esse livro que afinal é um desabafo de um filho para seu pai. Simplesmente invasivo, me senti desconfortável lendo, parecia que estava entrando em um lugar que não devia. Achei que foi sacanagem publicarem isso, mas já que comecei não ia deixar na metade.

Júlia 23/01/2024

Se o narcisismo precisasse ser resumido?
Essa obra é realmente pesada, a escrita é crua e a leitura é dolorosa. acho que só terminei porque era curta. me engatilhou muito, mesmo eu nunca tendo sofrido em uma relação de narcisismo, mas pelo simples fato de conhecer essa personalidade. é um livro difícil de ler, mas muito verdadeiro. não é para qualquer um, talvez não seja para ninguém na verdade, visto que a carta é ao pai de kafka, talvez por isso o desconforto constante enquanto lia. se já não é, esse livro literalmente deveria ser obrigatório na faculdade de psicologia, porque se alguém me pedisse para resumir os estragos gerados de uma relação narcisista, eu entregaria esse livro. *para mim não faz sentido dar uma nota, mas tem que dar.

livia.lanzoni 23/01/2024

Carta ao pai
Não tenho palavras pra descrever o quanto essa carta mexe comigo. Ele consegue expressar tão bem as situações e os sentimentos que eu consegui sentir com ele mesmo nunca tendo passado por isso.

emiwvy 22/01/2024

..."o que restou vivo não pode ser calculado."
Fico em um impasse entre ter tido a oportunidade de ler essa carta e achar que ela é extremamente pessoal e não deveria ter sido publicada. mas aqui está e como fiquei mal enquanto lia, kafka derramou tudo nessas páginas, ele não poupou nenhum detalhe. a gente percebe que a relação dele com o pai tomou cada parte de sua vida, e ele estava sufocando o tempo todo por isso. kafka não mentiu quando se referiu ao pai como "a medida de todas as coisas".

Maria2140 22/01/2024

Triste
O livro é otimo e não quero falar sobre escrita e de como foi a leitura (fluída ou não), é uma carta, algo muito pessoal, é uma vida, um relacionamento de pai e filho que não foi dos melhores, uma relação que inspirava medo, vergonha, sobretudo tristeza.