Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Roberta.Biasioli 04/03/2024

Talvez nenhum pai tenha intenção de causar prejuízos emocionais e psicológicos aos filhos.
Neste livro, Kafka nos mostra que isso ocorre, mesmo que sem intenção, e que molda a vida dos indivíduos para sempre.

jonesygirl 04/03/2024

Mapa kafkiano
Como o próprio kafka cita, sua carreira de escritor foi para poder dizer aquilo que ele não podia dizer ao pai. ao decorrer do livro, percebe-se paralelos das diferentes obras de kafka com seus sentimentos ao seu pai, ou melhor, seus ressentimentos. provavelmente ler carta ao pai ajuda a assimilar a persona kafkiana, a entender quem foi o kafka e também se aprofundar na sua obra de forma elementar. é uma leitura extremamente íntima e profunda, com certeza uma bela análise para o complexo de édipo.
incrível!

Julianna.Rocha 04/03/2024

Carta ao pai, Kafka
Leitura pesada, muito íntima e amargurada demais. Fluxo lento apesar de poético. O autor acessa as memórias mais perturbadoras que tem sobre o pai e desabafa, o que para muitos, em um texto que não deveria ter sido publicado. No geral, não lerei novamente.

Aliahtan 01/03/2024

Carta ao pai
"Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele. Então tenho a sensação de que para mim entrariam em consideração apenas as regiões que tu não cobres ou que não estão ao teu alcance. De acordo com a imagem que tenho de teu tamanho, essas regiões não são muitas nem muito consoladoras, e o casamento não está entre elas".

maria13210 29/02/2024

Que livro foi esse?
"Entre nós não houve propriamente uma luta, fui logo liquidado; o que sobrou foi fuga, amargura, luto, luta interior."
Estou totalmente em choque com tanta informação! Consigo sentir minha cabeça pesar.
Tinha a intenção de continuar lendo um livro hoje, mas depois disso tudo não acho que seria possível.
Foram 91 paginas de um puro misto de emoções... essa temática, que envolve família etc, é muito para mim. Amo ler sobre isso, mas a vontade de chorar sempre é presente.
Li ele por recomendação de uma amiga, e também porque amei “a metamorfose”. Pretendo ler “o processo”!
Amei muito a leitura! E em qualquer oportunidade vou recomendar para todos!

sthefz 29/02/2024

Comercialização da intimidade
Ler esse livro incentiva muito o lado sentimental de quem o faz, seja por identificação ou seja por pura empatia.
Essa carta é intimidade do início ao fim e com certeza não devia ter virado um livro, deveria ter sido mantida entre Kafka e seu pai, já que revela mágoas, rancores, medos e justificativas que residiam em seu âmago.
Tenho quase certeza que teve um "probleminha" com essa edição, mas nada tão grotesco.

julia5908 27/02/2024

Um sentimento
(felizmente) não consigo imaginar o quanto kafka sentiu de tristeza quando escreveu essa carta. e admiro a coragem de publicá-la, pois ela é extremamente pessoal. por mais que eu ache essa edição bem curtinha e não passa de fato todos os sentimentos reais (além da tradução e etc) foi algo interessante de se ler

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Diante da negativa do pai em relação ao seu noivado com Julie Wohryzek e de todo o ressentimento envolvido no relacionamento problemático entre ambos, Kafka decide escrever uma carta ao seu pai, com o objetivo de deixar claro a visão do autor sobre o seu pai, como ele o afetava e, quem sabe, tentar melhorar essa relação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525413567

LetAcia1104 26/02/2024

Por ser uma carta íntima de kafka ao pai e ter questões de vivências tão pessoais, eu não consegui me conectar tanto. porém, saber o que essa relação pai-filho causava em franz, como afetou a vida dele, me dá um novo ponto de vista de outras obras dele visto que essa relação com o pai afetava de certo modo sua escrita.

é angustiante saber que ela nunca foi lida pelo pai.

Duda 25/02/2024

Um livro para conhecer o Kafka
Essa foi uma obra de desabafo, a todo o momento queria dar um abraço mto forte no Kafka e dizer: está tudo bem

É uma obra essencial para entender todas as outras obras do Kafka, bem como para entender o próprio Kafka. Foi totalmente esclarecedora e cheia de sentimento

É um livro cheio de gatilhos, triste, pesado, rápido. Apesar dessa tristeza, eu recomendo, nem tudo na vida é um mar de rosas e as vezes as nossas atitudes são reflexos do que já passamos, das nossas experiências.

Eu n tenho daddy issues, mas eu te entendo Kafka

Adriano 25/02/2024

Divo com daddy issues
A forma como kafka narra sua relação com seu pai comparando-o com um tirano que preenche toda a dimensão de uma mapa mundi
juro por deus, divo com probleminhas com o papai

Hello.Danni 25/02/2024

Uma lavação de roupa suja!!!
O livro começa legal. Expondo sentimentos que todo filho tem. Todo mundo tem uma certa mágoa dos pais, nem que seja subconsciente (Froid já falou sobre isso). Essa identificação da minha parte, durou bem pouco.
Mas conforme o livro vai andando...me deu a impressão de estar vendo um episódio de Casos de Familia, do SBT.
Pow, o livro não traz uma reflexão geral entre o relacionamento entre pais e filhos. É uma carta do autor pro SEU PAI. Citando eventos que pra o leitor não faz diferença alguma. Mas entendo que pra ele eram importantes.
A narrativa é bem dele pra ele mesmo...ou para alguém que está por dentro do que ele tá falando..não faz vc entrar na história.
Ahh como akela vez que aconteceu isso...ou akela situação tal...(achei muito irrelevante pra quem esta lendo, sem fazer questão de ambientar o leitor)

Eu comparo a experiência desse livro assistir alguém se masturbando. Vc não sabe o que motivou akilo, só tá vendo a pessoa se aliviar.

Agora, uma coisa não podemos negar, ele odiava o pai. Isso dá pra sentir.

Confesso que roubei nesse livro. Apelei p audiobook.

Botei razoável pq eu acho que vc precisa pelo menos saber do que se trata esse livro...vai que rola um papo sobre ele em uma mesa de bar....p ter argumento pra pelo menos dar a sua opinião.

mnnuela 23/02/2024

..Na carta expus as queixas que não podia fazer em seu peito
? Leitura de Fevereiro:

Cara... não sei nem por onde começar!!! Qualquer filho que passa por problemas partenos (ou maternos) com certeza seria facilmente atravessado por uma leitura como essa, como foi o meu caso.

É realmente muito forte e triste, mas ao mesmo tempo, existe um ar narciso, exagerado e egoísta por parte de Kafka (talvez por justamente lermos somente a versão/visão do mesmo), mas é como ele mesmo coloca em seu livro, né:

"[...] Porque nossas necessidades eram completamente diferentes: o que me arrebata é capaz de deixa-lo quase insensível e vice-versa; o que em você é inocência, em mim pode ser culpa e vice-versa; o que para você não tem consequências pode ser a tampa do meu caixão".

Com isso, não tenho mais nada para falarrrrrrr?

Dayanna 23/02/2024

É difícil ler a carta, com tantos sentimentos tão fortes, e saber que nunca foi entregue. Por outro lado, talvez Kafka só precisasse colocar no papel o que provavelmente remoía diariamente por anos, independente de quem lesse. E quem nunca, né?

As notas dessa edição são acréscimos muito úteis para nós contextualizar com os acontecimentos aos quais ele se refere e que naturalmente não detalharia na carta, visto que o destinatário original, seu pai, já os conhecia. Além disso, acrescentam citações a outros textos nos quais Kafka comenta temas e visões semelhantes. É uma edição claramente feita com muito cuidado.

Lorrainecrst 23/02/2024

Kafka tem essa coisa, mais sentimento que palavras
Um dos meus favoritos ?

Querido pai, tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente. E se procuro responder-te aqui por escrito, não deixará de ser de modo incompleto, porque também no ato de escrever o medo e suas consequências me atrapalham diante de ti e porque a grandeza do tema ultrapassa de longe minha memória e meu entendimento.