Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Maria3897 13/03/2024

Um livro forte
Há controvérsias acerca de se Kafka realmente planejava entregar a carta ou não (o mais provável é que ele tenha desistido no meio do caminho, imagino que pelo tom da carta, por ela ter o potencial de gerar conflitos e dele receber uma resposta dilacerante em retorno).
Foi brutal lê-la. Há muitos aspectos que pude identificar em diversas relações pessoais e senti-me exposta diante de mim.
A profundidade do autoconhecimento de Kafka para que pudesse escrever algo assim é assustadora. Deve ter havido muito tempo de reflexão sobre o assunto.
Recomendo a leitura, mas com cautela. Devastou-me um pouco?

ArthurGM 13/03/2024

" Eu perdi a autoconfiança diante de ti, que foi substituída por uma consciência de culpa ilimitada "
A carta em si é muito interessante e a forma que o kafka aborda nessa autobiografia a sua relação com o pai, sobre a inferioridade, a negação do seu eu, e os problemas que vê na criação é impressionante. MAS foi atrapalhada na minha visão a edição ser fraca e comentada ( não curto muito ) e atrapalhou a minha leitura.

Andréia 13/03/2024

Eu não vou nem opinar sobre a carta em si. Só uma coisa me decepciona: o fato de essa carta ter sido publicada. Alguns trechos da obra foram mencionados antes de serem publicados, mas não precisava ter sido a carta toda. Claro que ela tem sua importância, principalmente para entender alguns personagens ou acontecimentos nas obras do autor. Mas sinceramente, não precisava disso. Tem coisas que precisam ser deixadas no âmbito em que estavam para ser deixadas.

iszbellz 11/03/2024

Carta ao pai ??
Este livro era originalmente uma carta com mais de 100 páginas feita de Franz Kafka para seu pai, onde ele expressa toda a sua mágoa pelo homem autoritário que o fez ser um garoto fracassado e assustado.
Uma carta extremamente pessoal que acabou nunca sendo entregue, acho incrível que nessa carta você conhece boa parte da vida de Franz (principalmente sobre a sua relação com seu pai) e assim consegue se colocar no lugar dele, e certas vezes até se identificar.
Eu simplesmente amei o livro, por mais que a carta seja de cortar o coração, eu recomendo muito!

?É bem possível que, mesmo que tivesse crescido totalmente livre da sua influência, eu não pudesse me tornar um ser humano na medida do seu coração.?

?Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim.?

?Você se equivoca por completo se acredita que, por amor e fidelidade, eu faço tudo pelos outros, e por frieza e traição, não faço nada por você e pela família.?

??Você decerto exagera, e como os jovens sempre fazem, sente demais que as pequenas coisas são grandes exceções.??

_Du_ 10/03/2024

É realmente muito íntimo. Mas há aqui uma visão muito psicológica do autor. Para quem deseja conhecer e se aprofundar no autor e suas obras, é uma leitura imprescindível. Além de que todo o texto nos faz refletir de um ponto de vista comportamental.

Maria19240 10/03/2024

Uma reconciliação com seus próprios sentimentos
?Quando eu começava a fazer alguma coisa que não te agradava e tu me ameaçavas com o fracasso, então o respeito pela tua opinião era tão grande que com ele o fracasso era inevitável?

Foi intenso ler sabendo que todas aquelas emoções não eram ficcionais como na maior parte dos livros.
É um documento muito pessoal, a escrita tem intuito de libertar esse peso, que mesmo não tendo sido entregue de fato, conciliou o autor com suas próprias virtudes, na medida do possível, claro, já que a influência do pai o afetou por toda sua vida basicamente.
Não digo que me identifiquei, mas a ?melancolia?de Kafka me despertou muitos sentimentos,muitas análises próprias.
Achei interessante um ponto em que ele fala sobre sua própria saúde, questionando o que de fato eram todos aqueles problemas que ele teria e logo depois argumentando que era só a falta de segurança, falta de controle, que o tornava incerto,até mesmo acerca de seu próprio corpo.
? Mas uma vez que eu não estava seguro de coisa alguma, uma vez que precisava obter de cada instante uma confirmação de minha própria existência?

Lisboa Richthofen 09/03/2024

"Meus escritos tratavam de você..."
Para um homem sem vestígio de autoconfiança e um desprezo considerável para consigo mesmo, seu desejo de que Max queimasse seus escritos até começa a fazer sentido.

Carta ao Pai é um texto imprescindível para a compreensão da obra kafkiana como um todo. É através de sua carta, jamais entregue, que ficamos por dentro dos traumas que fundamentam as narrativas do autor.
O despotismo da figura paterna em A Metamorfose ou O Veredicto, por exemplo, é nada mais que um reflexo de como Franz enxergava Hermann Kafka.

"Com isso o mundo se dividia para mim em três partes, uma onde eu, o escravo, vivia sob leis que tinham sido inventadas só para mim e às quais, além disso, não sabia por que, nunca podia corresponder plenamente; depois, um segundo mundo, infinitamente distante do meu, no qual você vivia, ocupado em governar, dar ordens e irritar-se com o seu não-cumprimento; e finalmente um terceiro mundo, onde as outras pessoas viviam felizes e livres de ordens e de obediência."

Nesse trecho constatamos, de cabo a rabo, a síntese da ideia motriz que norteia os maiores romances de Kafka. As personagens que são submetidas a leis arbitrárias, impossíveis de serem correspondidas; e uma figura inalcançável e incompreensível -- o castelo e a lei -- que dita essas regras.

Carta ao Pai é um manifesto -- ainda que despretensiosamente -- contra a negligência parental, e sobre como a criação pode destruir o psicológico das pessoas. Por culpa desses traumas, Franz Kafka, um dos maiores autores da literatura mundial, viveu uma vida baseada no sentimento de culpa. "Era como se a vergonha devesse sobreviver a ele".

Wanning 09/03/2024

Puro gatilho
Quem tem daddy issues não pode sonhar com isso aqui, a escrita é crua, talvez por se tratar de uma carta que nunca teve pretensão de ser enviada o Kafka aqui coloca todo o sentimento, as mágoas, as frustrações em pouquíssimas páginas.

No mais é um livro ótimo, uma boa indicação para quem quer começar o autor e eu diria que deveria ser um livro prévio antes de se ler a metamorfose.

Kamilly191 09/03/2024

Escrito íntimo e emocionante
?Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito?
O desabafo de Franz sobre a criação opressiva de seu pai, decisiva para a construção de sua personalidade e escrita, possui papel crucial na compreensão das demais obras de Kafka. É um relato tocante ao passo em que é possível haver identificação com as questões familiares vividas pelo autor.

ana rafaella 08/03/2024

Leitura íntima e profunda.
?Pois a vida é mais que um jogo de paciência; mas com a correção que resulta desta réplica - alcançou-se a meu ver alguma coisa tão próxima da verdade que pode nos tranquilizar um pouco e tornar a vida e a morte mais leves para ambos?

Gostaria de voltar no tempo para ler esta carta antes de Metamorfose ?

Gabrielle 07/03/2024

Leitura muito densa principalmente quando percebemos que os sentimentos retratados são reais, não fazendo parte da ficção. Não tenho muito o que falar sobre esse livro mas senti muitas coisas lendo ele. E as primeiras páginas me lembram aquela citação: "tenho empatia pela minha mãe como mulher mas como filha sinto ódio", por que mostra que o relacionamento de pai e filho é mais complexo do que parece.

madu.zi 04/03/2024

"Você me perguntou recentemente por que eu afirmo ter medo de você."
Eu não tenho palavras para descrever o quanto despedaçado meu coração está depois de ler essa obra. Foi uma leitura muito sofrida e melancólica, muito porque me identifico com a situação em que o Franz se encontrava, com a diferença que se trata da minha mãe. É chocante a forma como o próprio pai do Franz foi responsável por todos os seus medos e inseguranças que perduraram até o dia da sua morte, machuca mais ainda em saber que as duras críticas e ofensas de seu pai fez com que ele avaliasse as próprias obras e escritos de maneira tão sem valor e até pediu para que as queimassem após a sua morte. É complexo pensar que essa carta quase não veio à luz, por se tratar de um assunto tão íntimo e pessoal, mas graças a ela somos capazes de ver de uma maneira clara a influência do Sr. Kafka na vida de seu filho, de modo negativo, onde em todas as suas obras somos apresentados a personagens que são a personificação de seu pai, com o mesmo comportamento tirânico e centralizador.
Não posso deixar de exaltar a qualidade da escrita do Franz nessa carta, não é novidade, mas essa carta é absurdamente bem redigida, bem elaborada, apesar de se tratar de um desabafo de anos sendo reprimido e humilhado, isso prova mais uma vez o tamanho talento do Franz como escritor, o que é sabido por todos no planeta.
Eu, do fundo do meu coração, queria que a infância dele tivesse sido melhor e mais amena, mesmo que isso custasse as obras impecáveis do Franz posteriormente, mas ele merecia algo melhor, diferente de todo esse sofrimento e humilhação.

Roberta.Biasioli 04/03/2024

Talvez nenhum pai tenha intenção de causar prejuízos emocionais e psicológicos aos filhos.
Neste livro, Kafka nos mostra que isso ocorre, mesmo que sem intenção, e que molda a vida dos indivíduos para sempre.