Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Vicz_ 28/03/2024

"Sou o resultado da tua educação e da minha obediência."
Todos nós, filhos, também achamos que de alguma forma. Somos resultado de nossa educação e obediência.

Sthefany211 28/03/2024

Cru
"Seja como for, éramos tão diferentes e nessa diferença tão perigosos um para o outro, que se alguém por acaso quisesse calcular por antecipação como eu, o filho que se desenvolvia devagar, e tu, o homem feito, se comportariam um em relação ao outro, poderia supor que tu simplesmente me esmagarias sob os pés, a ponto de não sobrar nada de mim?

"Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele. Então tenho a sensação de que para mim entrariam em consideração apenas as regiões que tu não cobres ou que não estão ao teu alcance."

"Entre nós não houve propriamente uma luta, fui logo liquidado; o que sobrou foi fuga, amargura, luto, luta interior."

JAlia372 26/03/2024

Carta ao pai
Livro que trouxe inúmeras reflexões sobre minha própria relação com a figura paterna.
?Da tua poltrona tu regias o mundo?
?Pelo contrário: se eu tivesse obedecido menos, tu por certo estarias muito mais satisfeito comigo?
?Transformou-se dentro de mim em desconfiança contra mim mesmo e em medo permanente diante dos outros?

amandocao 25/03/2024

"Não é pouco para quem se considerava um fracasso"
Ler Kafka é uma experiência avassaladora, e dessa vez não foi muito diferente. Sua escrita crua e cruel me faz pensar como que ele mantinha todos esses sentimentos dentro de si, apenas expressando-os com palavras.
A sua honestidade e a sua sensibilidade é colocada em suas cartas de forma precisa, fazendo-me espectar as cenas mais lacerantes de sua vida.
Que experiência.

Julia4928 25/03/2024

" por que ele não me deixou viver no mundo, no seu mundo "
Que vontade de dar um abraço no kafka, se não fosse essa relação conflituosa que o kafka tinha com o seu pai suas obras não existiriam, " minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar junto ao teu peito ". Suas obras ficam mais claras depois da leitura de carta ao pai, kafka sempre será um autor importante não importa o quanto tentem reduzir as suas obras, afinal para kafka " tudo aquilo que não tem a ver com literatura o aborrecia ".

ð© ð 24/03/2024

Melancólico
Já li esse livro umas 3 vezes, mas em momentos diferentes da vida, e cada uma delas eu tive uma interpretação diferente, e que com toda certeza me pegou em todas elas.

via meu pai em certas frases, mas como vivi pouco com ele, creio q acabava vendo muito mais minha mãe, e assim, de todas vezes q eu lia eu chorava.

é um bom livro, bem sentimental, e quem tem problemas (existe alguém q não tenha?), ou desentendimentos com os pais vai sentir o peso desse livro.

tharcifernandes 22/03/2024

*insira o meme "pai" do fiuk e fábio jr*
talvez esse seja o primeiro livro que achei tão mais tão íntimo que durante a leitura me sentia uma intrusa lendo sobre uma relação complicado entre kafka e seu pai (o que me deu um pouco de gatilho pois nós pessoas com daddy issues) mas do início ao fim eu senti na escrita do kafka essa delicadeza e sem fúria ou rancor que ele possa ter guardado do pai e tentando compreender em alguns momentos como o pai se comportava de tal jeito o que levou a ter essa atitude com ele mas sério kafka me entende tanto.

LetAcia1104 22/03/2024

Daddy issues
The neighborhood teria orgulho de você, Kafka.
Simplesmente sensacional, só fico triste porque esse velho não leu suas cartas.

évelyn 19/03/2024

Uma obra íntima e triste.
Essa é uma carta muito íntima e pessoal do Kafka, que na minha opinião não deveria ter sido publicada que nem as outras obras dele!! Essa carta divaga sobre como uma péssima relação com os pais pode afetar a vida adulta, e fazer com que nos tornarmos pessoas confusas, inseguras e sem autoconfiança!
Lendo essa carta, eu só queria abraçar o Kafka e dizer o quanto ele é uma pessoa legal e um ótimo escritor.

Cocotinha 18/03/2024

Íntimo
Acho incorreto dar nota a escritas pessoais, como cartas e diários, ainda mais quando é tão íntimo e fala tanto sobre relações entre a sua família e tudo que o torna ele.

Maria11725 18/03/2024

Ao avesso
Kafka tem uma escrita rasgada, no sentido de perfurar a pele do leitor e expor o que há de mais vivo, visceral e humano - e isto é para além do metafórico -. Sentimentos, ou melhor, ressentimentos que só anos de terapia poderiam tornar mais suportável a vivência com estes é exposto magistralmente pelo escritor. Concluo com duas perspectivas: o "pai" em discussão pode realmente ser a figura paterna com todas as suas falhas, ausências e mágoas que o autor carrega e uma outra é a própria transmutação - tão presente nas obras de Kafka - de algo que almeja ser, que ele desejava ser, porém de tão fraco não conseguiu, algo semelhante ao super-homem de Nietzsche.

Ingryd 18/03/2024

Se Kafka se sentia um fracasso, que dirá eu
Uma carta muito honesta do Kafka que abrange seus traumas, mágoas e conflitos com o pai, um homem cruel e arrogante. Foi uma leitura densa apesar das poucas páginas e confesso que me identifiquei em alguns momentos, me deixou bem reflexiva.

15/50 Lidos de 2024

Kemi 16/03/2024

Ele merecia o mundo
Kafka mostra como a falta de responsabilidade emocional dos pais afeta um adulto, Kafka cresceu inseguro tanto que quando morreu pediu para um amigo queimar todos os manuscritos.
Acho que é uma leitura forte, ele merecia ter uma resposta de seu pai
O pai dele deveria ter se desculpado com ele por tudo

Wivy.Lima 16/03/2024

Lavando roupas sujas - muito sujas
O que deveria ter sido um confronto em relação a implicância de seu pai com seu casamento, fez com que Kafka revelasse de seu íntimo traumas e medos originados por aquele que deveria, antes de tudo, tê-lo protegido.
"Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito?. Ler isso faz com que tudo mude em relação aos demais livros de Kafka.

Synxther 16/03/2024

Uma obra intima e reveladora
Cartas ao pai dá ao leitor ou ate mesmo aos fãs de kafka bastantes explicações por de suas histórias. Todas ela vem de seu relacionamento com o pai, que é alguém autoritário. Por este motivo vemos bastante que na maioria de suas obras, há uma figura de autoridade subjulgando um ser fraco.