Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Bonkis 20/04/2024

Desculpe por invadir sua privacidade, meu amigo Kafka, contudo, agora tornou-se um dos meus amigos mais íntimos.

Geórgia 20/04/2024

Desabafo
Nessa carta, Kafka confronta seu pai e em tom de diálogo coloca na mesa todas as frustrações vividas e expectativas quebradas a respeito dessa relação. O texto revela o que muitos já desconfiavam, toda sua obra ficcional se inspira na vivência dessa relação pai e filho.
Excelente leitura.

Eduarda1126 16/04/2024

Frank kafka primeiro homem meio mulher
"Eu teria sido feliz por ter a ti como amigo, como chefe, como tio, como avô, até mesmo (embora já mais hesitante) como sogro. Mas justamente como pai tu foste demasiado forte para mim, sobretudo porque meus irmãos morreram ainda pequenos, minhas irmãs só vieram muito depois e eu tive, portanto, de suportar por inteiro e sozinho o primeiro golpe, e para isso eu era fraco."

Para você minha medida de todas as coisas.

Dhixx 15/04/2024

Carta ao pai
Que leitura foi essa?!! Nossa passei 3 dias pensando e repensando sobre esse livro e nossa que crise existencial. Esse livro é muito íntimo, é tão íntimo que as vezes parece um desabafo próprio e não um relato de outra pessoa. Realmente as experiências de vida não são individuais, várias coisas, momentos e pensamentos me fizeram sentir como se eu fosse transparente e meus pensamentos e sentimentos estivessem sendo expostos em uma carta de outra pessoa, mas tbm senti que durante a leitura eu pude me identificar com os dois personagens, e ambos se encaixam em mim, na verdade essa leitura parecia um diálogo entre a mente e a alma, adentrando a parte mais profunda e sensível, apesar de o livro ser voltado para um relacionamento de pai e filho consegui me identificar além desse relacionamento, mas também como trato a mim mesma. Esse livro é incrível uma experiência única e te leva a uma crise existencial grande lkkklklkk

Milton 15/04/2024

Como pai você foi muito forte para mim
Eu te entendo, kafka, eu te entendo...

(fiquei me perguntando se nao era anti-ético ler algo tão íntimo e confidencial, mas que c f0da, franz, vc tinha razão)

molivvv 14/04/2024

Narrativa com a temática que persegue as obras de kafka dando um novo olhar para a metamorfose, por exemplo. é meio chato saber que algo tão íntimo foi publicado contra as vontades do autor, mas não posso negar, suas escritas e histórias são absurdas ao ponto de nunca esquecê-las

Ju_allencar 11/04/2024

Relação conturbada
A relação do Kafka com o pai era bem complicada visto que os dois tinham visões de mundo muito diferentes.

Ana Paula Avila 11/04/2024

As mágoas de Kafka
Leitura difícil quando pensamos que o autor pediu que esta carta, junto com todos os seus manuscritos fossem queimados, mas que o amigo não acatou e ainda os publicou (melhor para nós).
Kafka escreve esta carta para o pai e fala de todas as mágoas que tem dele, de como cada atitude sua o prejudicou e de como o pai é culpado por todos os seus problemas.
Mas será que realmente o pai é culpado por tudo, ou temos aqui um filho que não conseguia se encontrar no mundo e que precisava escolher um bode espiatório para justificar isso?
Essa leitura vale a pena para podermos entender as obras de Kafka obras por um outro ângulo, fazendo com que personagens como o Gregor do livro A metamorfose, fosse interpretado por mim de uma nova forma.

kettyreads 10/04/2024

Carta ao Pai
Em "Carta ao Pai", vemos como Kafka se sentia sobre seu pai e sua tentativa de reconciliação, que não aconteceu já que a carta não foi lida pelo seu pai. Kafka fala de como as ações de seu pai na sua infância o afetaram e o perseguiram durante sua vida adulta. Este livro revela muito sobre Kafka e como sua relação com seu pai influenciou sua obra, como ele próprio afirmou. Adorei a experiência de leitura deste livro e estou ansiosa para explorar mais obras do autor.

Querida Leitora 09/04/2024

Uma mistura de sentimentos
Sabe aquele livro que você fica pensando e pensando por dias, bem aconteceu comigo. Carta ao pai não é uma leitura suave, ela é carregada de remorso, culpa, medo, ressentimento e muitos outros sentimentos pesados, porém não devemos deixar de ler uma carta de certa forma necessária, acredito que o Kafka precisava tirar isso dele e escrever era o mais próximo que poderia de se livrar/aliviar, o resultado do tratamento que ele recebeu do pai foi tão profundo como uma ferida que nunca se cura, que se torna incômoda. No decorrer comecei até me questionar, porque foram tantos questionamentos que convenhamos nenhuma vivência paternal é 100%, sempre terá uma porcentagem de desentendimento, sabemos como é difícil, enfim fiquei sentida pelo Kafka, pela vida dele em si, como ele deixou a sombra dos seus medos o abalaram. Recomendo muito o livro.

luisahmenezes 08/04/2024

Doloroso e sincero
Carta ao pai estava na minha estante desde o ano passado. Evitei a leitura por um tempo porque não tenho o costume de ler sinopse e, então, não estava muito interessada no livro.

Esse ano decidi começar despretensiosamente? e foi um dos livros mais importantes da minha vida. Tendemos a acreditar que a relação de nossos familiares conosco é natural, que todo pai e filho se relaciona de forma semelhante. Portanto, é difícil aceitar que aspectos da sua criação foram tão ?fora da curva? que alteraram profundamente sua leitura de mundo.

Ler esse livro me provou, página por página, que nenhuma experiência é individual. Épocas diferentes, continentes distantes, pessoas distintas? e ainda assim eu sabia exatamente do que o escritor estava falando. Foi pesado na mesma medida que foi importante!

Elouizez 07/04/2024

Isso é como conhecer Kafka e uma pequena parte de sua criação, como isso deu influência às suas obras, não só a elas mas tbm ao seu ser como todo, o que ele pensava a respeito do mundo, das pessoas e a dele mesmo, tudo pelo autoritarismo de seu pai.

Davi Teixeira 04/04/2024

Muito íntimo.
Apesar de curta, essa não é uma leitura fácil. É um texto muito íntimo e carregado de mágoas. É impossível não se sensibilizar com Kafka, que desde a infância foi totalmente oprimido pela figura insensível e inabalável do pai. Para quem já leu outras obras de Kafka, ficará nítido como os temas delas tem muito de sua vida pessoal e conturbada.

Cintia295 03/04/2024

"Eu teria sido feliz por te-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim, principalmente porque meus irmãos morreram pequenos, minhas irmãs só vieram muito depois e eu tive, portanto, de suportar inteiramente só o primeiro golpe, e para isso eu era fraco demais"

"Previno-me outra vez de afirmar que me tornei assim só por sua causa; você apenas reforçou o que existia, mas reforçou muito, justamente porque diante de mim você era muito poderoso e aplicou nisso todo o seu poder".

"É fato que você nunca me bateu de verdade. Mas os gritos, o enrubescimento do seu rosto, o gesto de tirar a cinta e deixá-la pronta para espaldar da cadeira para mim eram quase piores".