Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Thiago 29/12/2023

Amor
Um livro que me fez sentir diversas emoções e entender o emocional de um herói extremamente humano em todos os aspectos emocionais.

Jéssica (@simboraler) 26/12/2023

Hoje vou contar sobre um dos enredos mais conhecidos da literatura universal: Íliada, de Homero.
Primeiro devo fazer um alerta: A Guerra de Troia teve início quando em uma festa entre troianos e espartanos, Menelau (rei de Esparta) teve Helena (sua esposa) raptada por Páris (filho do rei de Troia). Algumas pessoas podem pensar que o poema conta sobre a Guerra de Troia, mas não! A trama se passa durante alguns dias do conflito, mais precisamente em um recorte de 10 dias. Ela tem início, meio e fim, porém após o fim dessa narrativa, a famosa Guerra de Troia continua por muito tempo.
Essa história é conhecida como a “Fúria de Aquiles”, mas eu poderia acrescentar que além de sua fúria, há também muito de seu orgulho. Como dito antes, há a guerra entre aqueus (gregos) e troianos pela recuperação de Helena. Aquiles era o guerreiro mais habilidoso e comandava uma parte do exército grego. Do outro lado desse conflito, temos Heitor, irmão de Páris (que raptou Helena) e que comanda o exército troiano. Ele é um jovem de muito talento.
Porém, após um desentendimento entre Aquiles e Agamemnon (irmão de Menelau por causa dos despojos de guerra, o Agamemnon pegou à força a mulher que Aquiles mais gostava, que também era um despojo de guerra. Assim, Aquiles ficou furioso e resolveu se retirar da batalha, também impedindo que os mirmidões (seus subordinados) participassem.
Isso fez a balança ficar desnivelada, então Heitor começou a conseguir reverter a situação da guerra e começar a ganhar mais batalhas.
Os gregos, desesperados, pediam para Aquiles voltar para o campo de batalha, o que ele negou bravamente, por honra ou orgulho, mas permitiu que Pátroclo (seu melhor amigo) vestisse sua armadura e fosse ao campo de batalha, apenas para intimidar o exército troiano e frear a investida de Troia. Mas o plano não saiu como esperado e Heitor acabou matando seu melhor amigo.
Com um ódio imenso em seu coração, Aquiles deixa seu orgulho de lado e parte para o campo de batalha decidido a acabar com Heitor e vingar a morte de seu querido amigo.
Essa história tem três núcleo: o campo de batalha, a briga entre os deuses e a briga política entre Aquiles e os irmãos Agamemnon e Menelau.
Os deuses escolheram seus lados, uma parte está do lado dos gregos e uma parte do lado dos troianos e cada um defende o seu lado protegido como pode, na verdade até de jeito sujo e maléfico. Eles realmente brigam entre eles, inclusive fisicamente. Zeus fica neutro, porém quando é ludibriado no meio das brigas dos deuses, ele fica furioso e toma uma atitude.
É uma história com muitas vertentes, núcleos e situações. A guerra está em todo o lugar e a fúria de Aquiles é terrível.
Recomendo muito para quem gosta de literatura que trás personagens da mitologia grega ou romana!

Tiago.Costa 23/12/2023

Momento da literatura, obra magnífica e épico. Gostei muito apesar da leitura meio arrastada mas consegui terminar. Kkkk muito diferente do filme Troia kkk. Agora sim vou reiniciar a Odisséia.

Eduardo 12/12/2023

O criador do Olimpo
Excelente como fonte de mitologia, excelente como narrativa. Homero nos pinta o Olimpo como até hoje imaginamos, deuses e suas intrigas nas quais os homens são joguetes em suas mãos, uma verdadeira obra prima! Destaque para a tradução do português Frederico Lourenço, fluida e gostosa de ler.

Zaqueu 08/12/2023

Ápice da literatura grega
Homero foi espetacular ao narrar a guerra de Tróia com personagens tão incríveis como por exemplo Aquiles e Heitor. São tantos momentos de fúria, sangue e vingança, mais temos momentos de amor e afeto como por exemplo a esposa de Heitor se despedindo dele.
Um dos livros mais incríveis que eu já tive a oportunidade de ler e confesso que estou animado pra começar a ler Odisseia. Pois é nos grande clássicos que vemos o contrastes entre as grandes e pequenas fases da vida, a glória e a derrocada de um povo e de uma nação. A força da paixão e ódio, da família e da providência divina que sempre tem seu papel na vida e no destino de toda história.

Maikom.Abreu 07/12/2023

Gregos
Na intenção de conhecer melhor a literatura universal e principalmente o mundo grego antigo, decidi ler a Ilíada. Muito necessário essa leitura, agora irei pegar fôlego para ler a Odisseia, pois é leitura grande e demorada.

Maria5869 04/12/2023

Ilíada
Adorei essa escrita, a leitura flui bem, a história é envolvente e os personagens interessantes. Me peguei em vários momentos angustiada como se eu estivesse lá, torcendo para um lado e para o outro. Me compadecendo com os personagens e suas histórias.

Juliane4 03/12/2023

Este livro destaca temas como a ira de Aquiles, a honra, o destino, a intervenção dos deuses e a tragédia da guerra. A Ilíada é conhecida pela caracterização profunda dos personagens e pela exploração de questões éticas e humanas

Alexsander.Rosa 29/11/2023

A ira de Aquiles
Eu não esperava que fosse ficar tão obcecado por este livro como eu fiquei. O começo é um pouco difícil, ainda mais quem não está acostumado com poema épico, mas quando vai se pegando o ritmo, torna-se viciante acompanhar esses heróis, torcer por eles, se emocionar, se revoltar, enfim, são muitas sensações. Eu gostei muito do aspecto emocional que ele trouxe, principalmente em relação a Aquiles e Pátroco, assim como de Heitor e seu pai, foram muito impactantes para mim, e muito bonito.
O livro deixa pistas sobre como a guerra chegou até o momento em que se inicia o livro, como também deixa pistas sobre como terminará. Foi uma leitura gostosa, acompanhar esses guerreiros (dos dois lados!) foi incrível, ver suas motivações, suas vaidades em jogo, enfim, que livrão maravilhoso!!!

Samuel.Moreira 25/11/2023

Primeiro contato com os gregos
Estou apaixonado pela literatura grega, Homero é fenomenal em sua escrita. Nunca tinha lido algo do tipo, é quase cinematográfico. As batalhas são surreais, os diálogos são geniais, e o drama de Aquiles é imbatível, ao perder a cabeça para a raiva depois da morte de seu companheiro. Quero continuar a ler os gregos.

Carolina332 17/11/2023

Achei mais chato que a odisseia... Uma guerra infinita a troco de nada! Bando de doido junto
aganemnom eu te odeio
AndrAa58 29/11/2023minha estante
???

Gabriela 31/10/2023

Um épico inesquecível
Considerada a primeira obra da literatura ocidental, ?Ilíada? é uma epopeia que narra, em formato de poema épico, a cólera de Aquiles e as consequências de sua retirada da Guerra de Tróia, devido à desonra que sofreu quando Agamêmnon rouba-lhe Briseida, sacerdotisa e espólio de guerra.

Durante os 24 cantos, entretanto, a questão de Aquiles não é tema central hegemônico. São retratadas as violentas batalhas que compõem a guerra, tal como o embate entre Menelau e Páris, e também a fúria e as artimanhas dos deuses de Olimpo. As ações dos deuses interferem constantemente no curso da guerra, beneficiando ora os gregos, ora os troianos.

Neste longo poema, são rememorados também atos grandiosos dos homens do passado, ou seja, dos guerreiros e heróis de ambos os lados, a exemplo de Aquiles, Heitor, Diomedes, Ulisses e Idonomeu. Dentre os grandes homens, o rei Príamo, de Tróia, também é alvo da luz do poeta, embora não tenha mais idade para guerrear.

É fundamental conhecer um pouco do estilo épico e do formato da epopeia para que a leitura seja mais fluida e equilibrada. Gostei bastante da experiência!

Cesar Garcia 30/10/2023

Um épico imortal
A Ilíada é um épico imortal que conta a ira de Aquiles no último ano da Guerra de Tróia.
Com muitas cenas de batalha em que gregos e troianos lutam por suas vidas e ideais, escrito de um forma clássica e que fala de heróis do passado, a Ilíada é uma experiência única de leitura.
É complexo sim, por ser escrito por volta de 700 A.C., mas a leitura é fácil de compreender, em muitos momentos fluida e emocionante.
Um livro incrível.