Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Geovana584 10/06/2023

Clássico
Não tem erro, livros como esse e Odisseia não devem passar despercebidos e deveriam ser leituras obrigatórias!

Whos.ana 08/06/2023

Enfim, nao é um dos pioooores livros que ja li mas nao ta nem perto dos melhores também,
realmente foi uma leitura bem arrastada e na base da pressão pq eu tive que ler pra escola, não é meu tipo de livro e a historia muitas vezes fica bem sem sentido e vc nao sabe mto bem oq ta acontecendo, mas se vc gosta desse tipo de livro de grécia antiga/coisas nesse gênero, vc provavelmente vai gostar, enfim eu só particularmente não leria por conta própria?

Marcos606 27/05/2023

O inicio da literatura ocidenteal e provavelmente a maior obra já escrita
A Ilíada começa in medias res, isto é “no meio das coisas”, Homero tornou famosa essa forma de iniciar uma epopeia e, no caso da Ilíada, o poeta mergulha em sua história nove anos após o ínicio da Guerra de Troia, no momento em que irrompe uma disputa pessoal entre o rei Agamemnon e seu maior guerreiro, Aquiles.

O evento que desencadeou a guerra ocorreu quando Paris, o príncipe de Troia, fugiu de Esparta com a jovem Helena este momento espelha-se com aquele que dá inicio ao poema, já que, Agamemnon rouba de Aquiles uma jovem chamada Briseida, um dos despojos da vitória na batalha. Desta forma, o início da Ilíada repete simbolicamente o início da Guerra de Troia. No entanto, apesar de sua semelhança simbólica, essas duas abduções têm efeitos opostos. Enquanto o rapto de Helena por Paris empurra os exércitos aqueu e troiano para a batalha, o rapto de Briseida por Agamemnon enfurece tanto Aquiles que o guerreiro se retira inteiramente da batalha.

Mais do que a perda de um prêmio, o que mais incomoda Aquiles é o modo como a ação de Agamemnon transtorna as normas da cultura guerreira grega. Para além de uma traição pessoal, o ato indica uma crise nos princípios que norteiam a ética do guerreiro: honra e glória. O rei não agiu com honra, nem conquistou a glória demonstrando bravura na batalha. Mesmo assim, ele sai com o melhor prêmio simplesmente porque está em uma posição de poder. Aquiles não vê motivos para continuar lutando sob o comando do monarca.

Que não se enganem, o tema da Ilíada não é a guerra de Troia em si ou amor entre Paris e Helena, mas a honra do guerreiro Aquiles, Homero não narra a conclusão da própria guerra.

Escrito em meados do século VIII a.C, a Ilíada é geralmente considerada a obra mais antiga de toda a tradição literária ocidental.

O conceito de heroísmo, e a honra que dele resulta, é os grande tema que percorre o poema. Aquiles, em particular, representa o código heroico, e sua luta gira em torno de sua crença em um sistema de honra, em oposição à confiança de Agamemnon no privilégio real.
Sua volta a luta na guerra vem da confiança que sua vitória contra Heitor ira imortalizá-lo.

A eventual queda do herói não é descrita no poema. Que termina com a virada na guerra para o lado dos gregos, e, anuncia a inevitável queda de Troia (para uma descrição do episódio do cavalo leia a Eneida).

Guilherme 25/05/2023

Aquiles e Patroclo meu casal
Primeiramente eu li canção de Aquiles e agora terminei Iliada e amei muito. É como se as duas obras se completassem. Enquanto canção de Aquiles foca no próprio Aquiles, Iliada mostra mais detalhado outras partes da guerra (até pq é o original de Homero).
Durante a guerra de Tróia, além de termos uma divisão do mundo físico entre os gregos e troianos, também temos no mundo "espiritualizado" entre os deuses. De forma que Hera e Atena sempre estavam do lado da Grécia, e Apolo junto de Afrodite, Zeus e Ares sempre estiveram ao lado de Tróia. Com o decorrer dos acontecimentos a gente percebe o quanto todos esses deuses influenciaram na guerra e como essa obra pode ter influenciado os próprios povos gregos da época, em ter que ser guerreiros honrados para agradar os deuses e tal. Mesmo sendo uma obra realmente antigassa, possui uma história maravilhosa.
Alessandro81 26/05/2023minha estante
Vdd gata, concordo, realmente ???

Guilherme 26/05/2023minha estante
Vá se lascar seu b#it0la

jay 21/05/2023

É bom.
O livro conta a história da guerra de Tróia.
Como sempre na mitologia grega, inúmeros problemas poderiam ser evitados se não houvesse intervenção dos deuses, mas aí não seria mitologia grega. É um bom livro pra ler, bem interessante, (principalmente pra quem gosta de mitologia) e bem curtinho.

Gostei bastante de entender um pouco da história, mesmo que em certos pontos eu tenha passado muito raiva.
Arthur Abelha 23/05/2023minha estante
Adoro que a versão mais próxima da original das Íliadas tem 700+ páginas e não é em prosa, mas essa eu vou ler é nunca

Alessandro232 20/05/2023

A maior obra clássica da Literatura Ocidental
"Ilíada", assim como outras obras da Antiguidade Clássica, tem fama de ser difícil. Muita gente acha que sua leitura é quase impossível devido a sua composição em cantos - ao todo somam 24- divididos em várias estrofes. No entanto, quando começamos a ler essa obra, descobrimos que essa impressão é enganosa.
Ler "Ilíada" não é uma tarefa fácil, mas não é impossível, como alguns leitores imaginam. Na verdade, se essa leitura for feita em uma boa tradução da obra, isso pode ser bastante prazeroso. "Ilíada" impressiona até a época atual. Vale lembrar sua enorme influência na Literatura Ocidental que perpassa outras obras clássicas de diversos gêneros em diferentes épocas. Dos romances históricos ao também clássico "O Senhor dos Anéis", obras inseridas na chamada fantasia épica, de algum modo revistam temas, situações e personagens que tem suas origens no poema de Homero.
Logo nas primeiras estrofes de "Ilíada" descobrimos que seu principal tema, ao contrário do que muita pensa, não é sobre a guerra de Tróia, mas a cólera de Aquiles. Ou seja, a obra começa durante a guerra de Tróia, no meio da ação envolvendo gregos e troianos.
Em torno das disputas de poder entre eles e os deuses que também escolhem um lado que pode vencer ou perder esse conflito bélico de imensas proporções, uma vez que os gregos e troianos estão em pé de igualdade, que se desenvolve o enredo de "Ilíada".
É importante destacar que as cenas de lutas corporais são narradas por Homero de forma bastante realista, com uma grande riqueza de detalhes. Dos cenários naturais, a vestimenta, as armas e movimentos de ataque dos guerreiros, que dão ensejo a cenas de violência explícita, nada parece escapar ao olhar atento do poeta, no que refere à descrição das batalhas épicas.
Além disso, em muitas passagens de "Ilíada" temos uma descrição detalhista dos costumes, hábitos e rituais religiosos do povo grego, o que faz com que a obra também possa ser lida como uma espécie de documento histórico de uma antiga civilização.
Em "Ilíada", Homero em muito trechos, descreve de forma poética por meio do que é chamado de símile, - um tipo de metáfora-, às diversas manifestações da natureza, com destaque para o alvorecer e o anoitecer do dia, que ganham grande importância para os eventos da trama.
Também fazendo uso dos símiles, o poeta em a "Ilíada" realça o aspecto animalesco do homem quando se vê diante de situações de conflito armado. Assim, a guerra nunca é embelezada por Homero. Ela se mantém como algo irracional e bárbaro, primitivo, em alguns aspectos atávico, que revela seu aspecto mais desumanizado e brutal.
Vale destacar que em "Ilíada", Homero promove o que podemos chamar de humanização de deuses e heróis, que vem ser umas principais características da obra e confere a ela grande importância dentro da tradição literária. Sendo assim, os seres que integram o panteão dos deuses são descritos como lascivos e belicosos e por razões mesquinhas e egoístas interferem constantemente nas emoções dos humanos para influencia-los a tomar decisões que podem decidir o destino dos envolvidos na guerra de Tróia.
Os heróis de "Ilíada" também são falhos em sua humanidade, sobressaindo-se mais por seus defeitos do que por suas qualidades - outro traço que torna a "Ilíada" uma obra incomum entre outras da Antiguidade Clássica. Apesar de alguns deles serem dotados de grande força e até mesmo uma natureza divina.
Entre esses heróis, Aquiles e Heitor chamam a atenção por suas características específicas, que conferem a ambos habilidades que os tornam diferenciados entre os demais. Do lado grego, Aquiles que chama atenção por sua força sobrenatural e sua valentia, mas que não consegue controlar suas emoções, principalmente a ira. Do lado troiano, Heitor que destaca-se por sua virilidade, sua nobreza e se vê envolvido contra a vontade no conflito e está lutando somente para defender seu povo.
É o momento em que esses dois grandes heróis de lados opostos se encontram que constitui uma das emocionantes passagens de "Ilíada", na qual Homero demonstra sua maestria como narrador e cujo desfecho de grande dramaticidade flerta com a tragédia grega.
É por suas qualidades, no que se refere a criação de um mundo mitológico, no qual há uma mistura entre o fantástico do sobrenatural e o realismo da cenas de ação, que "Ilíada" é uma das grandes obras da Literatura Ocidental. Os deuses, e, principalmente, os heróis de Homero, com destaque para Aquiles e Heitor, ambos criações imortais de Homero.
Assim, por meio de uma escrita poliformica que transita entre o poético e trágico, o realista e o fantástico, que o poeta descreve de maneira vívida uma sucessão de eventos inesquecíveis. Trata-se de uma obra-prima que merece ser lida pelo menos uma vez na vida, seja por sua importância dentro da tradição literária, ou como uma narrativa envolvente e emocionante em muitos trechos.
Sobre a edição: Há várias edições de "Ilíada", mas, muitas delas dão preferência a métrica do poema e deixam a narrativa em segundo plano. Isso não ocorre nessa edição da Penguin traduzida por Frederico Lourenço, que foi a que escolhi para fazer minha leitura. Lourenço ao meu ver fez um trabalho excepcional de tradução. Ele conseguiu preservar a essência poética do texto, principalmente no que se refere aos símiles, mas dá grande importância para a narrativa - o que vem a ser um aspecto diferenciado entre as outras traduções de "Ilíada".

Lione 07/05/2023

Justiça por Aquiles
O melhor na histórias mitológicas é que seus acontecimentos são muito mais do que se imagina, e nesse livro é possível ver que uma guerra não apenas uma guerra.

Existia tantas possibilidades, caminhos que poderiam ser tomados, porém com a influência dos deuses tudo era controlado para o entretenimento deles, o quanto isso é injusto para os mortais ? Porém mostra que a vida de todos as vezes é favorecida ou destruída por uma força que vai além do alcance das pessoas, mas de qualquer forma foi uma piada ridícula a forma como Aquiles morreu e ainda seu assassino ser o Páris.

A forma simples e fácil como autor conseguiu contar a história de Tróia é de se admirar, faltou apenas um pouco mais de aprofundamento nos personagens para o leitor não se perder no meio de tantos nomes. No geral é um bom livro para ler quando é preciso de uma leve dose de mitologia.

OshoTemRazao 06/05/2023

Cantos do mediterrâneo
Minhas primeiras tentativas de ler Ilíada foram frustradas por eu desconhecer a métrica dos versos e o rico vocabulário do português arcaico. Porém, essa edição é em verso branco, quase prosaico, o que ajuda muito no fluxo de leitura e entendimento da narrativa. Recomendo a todos que queiram iniciar nos clássicos.

Durante a idade do bronze, era heroica da Grécia, em meio aos mares e campos do mediterrâneo e Ásia, é mister saber que Ilíada não conta a história da guerra, mas sim um fato entre deuses e humanos; a cólera de Aquiles. Não há um bem ou mal, são dois lados lutando por razões justificáveis. Os personagens são providos de virtudes, por isso é comum haver um favoritismo dos deuses para com eles, e até mesmo um favoritismo do leitor. (Eu por exemplo tenho como personagem favorito Ulisses, pois ele é a epítome do guerreiro-intelectual, não luta apenas com as mãos, mas também com a lógica). Em meio a tanta violência e truculência, Homero transmite indiretamente a maior máxima do homem, guerra é onde os homens ganham a glória.

lunaa.claraa 04/05/2023

A Ilíada
A Ilíada de Homero é uma obra que realmente merece ser lida. Ela conta a história da Guerra de Troia, com personagens mitológicos que são fascinantes.

A narrativa é repleta de detalhes e o autor descreve com maestria a personalidade dos heróis gregos e troianos, além de explorar temas universais como amor, amizade, honra e vingança. A mitologia grega é um dos principais elementos presentes na trama, tornando a leitura ainda mais interessante.

A linguagem utilizada por Homero é poética e exige atenção do leitor, mas é recompensadora para aqueles que se dedicam à leitura. A tradução para o português é de extrema qualidade e mantém a essência da obra original.

Em resumo, a Ilíada é uma obra que vale muito a pena ser lida por todos que apreciam a mitologia grega e a literatura clássica em geral. Ela nos transporta para um mundo antigo e nos ensina valiosas lições sobre a natureza humana.

PietA0 23/04/2023

Ilíada
Não sei porquê, mas eu esperava que fosse mostrar mais da história sobre Aquiles, o que é óbvio que não ia acontecer já que é uma epopeia, né! Mas acabei me deixando levar pela história do heroi Aquiles (que eu já conhecia e é o meu preferido entre os heróis gregos) e eu mesma me iludi. Mas o livro no geral é bem legal e interessante, tipo é realmente uma epopeia mano, não achei que o termo epopeia fosse tão literal. É claro que precisa ter muita paciência e paz de espírito para ler esse livro, é bem difícil e complicado, mas a gente dá um jeito. Acho que o melhor a se fazer antes de ler A Ilíada de Homero, é ler uns resuminhos, assistir vídeos sobre o livro e, principalmente, ler livros de mitologia (de preferência uns que não vão tão além da história "oficial"). Isso ajuda bastante.

Artemis 23/04/2023

"Que enfim termine a lide entre imortais e homens"
Pelos deuses,essa leitura foi quase um parto kkkkk,deixando a piada de lado,Ilíada é sensacional,de uma densidade ímpar e pouco encontrada até nos dias atuais
,o lirismo da escrita permeia seu caráter épico e onipresente,os personagens apresentam uma complexidade palpável e a poesia é de extrema beleza,Ilíada é uma daquelas grandes histórias que deram origem as outras grandes histórias que conhecemos e amamos hoje,um clássico primoroso pra se ter na lista de leitura.

Saymon.Botelho 21/04/2023

VERSÃO DE AUDIOBOOK
Essa versão que li (escutei) é uma versão resumida, por isso a nota baixa, odeio livros resumidos, tiram toda a genialidade do autor.

melnoliteraverso 18/04/2023

Que história!
Que edição perfeita de Ilíada! Muito clara a tradução feita para essa edição.
Não tenho o que falar sobre essa história maravilhosa de Homero e seu final honroso.
Um clássico que merece o devido respeito