Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Augusto.Baldo 17/08/2023

A Ilíada, uma marca na história
Ótimo livro. É interessantíssimo ler algo produzido há tanto tempo, mesmo que em uma adaptação claramente diferente da original (eu não conseguiria ler esse texto em prosa). E serve como um estudo direto da mitologia e de como os gregos levavam a religião politeísta ao seu dia a dia para quase tudo. E é também divertido tentar imaginar o que aconteceu realmente durante essas intervenções divinas projetadas por Homero (ou quem quer que tenha criado a história originalmente). Não recomendo para todos, é uma leitura que exige paciência, mas ler a Ilíada como um livro histórico, filtrando o conteúdo de fácil compreensão (excluindo os incontáveis parágrafos narrando a árvore genealógica de personagens que aparecem só pra morrer), e com um foco na guerra e nos resultados disso, é um deleite. E claro, conhecer um dos romances mais óbvios da história, entre Aquiles e Pátroclo, também é um prazer.

Anne 16/08/2023

Recentemente, decidi mergulhar nos clássicos literários e a "líada" rapidamente chamou minha atenção. A leitura é massiva, o que é de se esperar dado o contexto, e a complexidade da linguagem, o que demanda de uma atenção dedicada. No entanto, essa narrativa se tornou uma experiência gratificante.
O que mais me cativa é a habilidade de mergulhar nos eventos e contextos históricos retratados. Através das palavras de Homero.
A habilidade de Homero em capturar as complexidades da psicologia humana e retratá-las em meio a cenários de guerra e heroísmo é curIoso.
Nessa jornada literária, percebo a importância da análise crítica e reflexiva das narrativas passadas. A "Ilíada" não é apenas um relato épico de batalhas e feitos heróicos, mas também um portal para compreender a complexa interconexão entre a história e os elementos fundamentais da natureza humana.

liz 14/08/2023

Conclusão: aquiles é gay
Achei incrível, do começo ao fim, acompanhar essa história tão densa e carregada de sátiras, folclores e nomes. não achei que iria gostar tanto por carregar o peso do título, mas na verdade foi bem fluido e rodeado de ação.

Sa Klabacher 13/08/2023

Finalmente matei minha curiosidade
Desde que li percy jackson e me apaixonei pela trama deuses X mortais, morria de vontade de ler a Iliada e a Odisséia a partir dos textos originais. Aí criei coragem e comprei o Box da Penguin com esses dois livros e (obviamente) comecei pela Ilíada.

Gostei muito da história e achei bem interessante. Muito divertido ver os xingamentos da época, a briga entre os deuses e tudo o que ela desencadeia na história. Também gostei do fato de que podemos ter uma noção de como era a realidade/dia a dia dos gregos naquela época, porque, apesar de ser uma história fictícia (provavelmente), temos alguns vislumbres de tradições e conceitos muito comuns naquela época.

Li por curiosidade e diversão, então nem me apeguei em detalhes muito históricos ou de estrutura do texto. Mas de forma geral, achei bem legal e acredito que valha a leitura pra quem também tem curiosidade. Só fiquei meio desapontada porque o livro não mostra a morte do Aquiles, e tb algumas partes eram bem chatinhas (como as mil descrições de fatos não tão relevantes).

Inclusive a edição da penguin, com o prefácio e a introdução, são muito bons pra complementar a experiência da leitura! Ansiosa pela Odisséia.

cat 11/08/2023

Um clássico. Achei bem mais interessante de ler do que a odisseia, porem um pouco mais confuso de acompanhar a história.
Daniela 11/08/2023minha estante
Por favor,, essa edic é boa?

Daniela 11/08/2023minha estante
Edição*

Thyago57 10/08/2023

Necessário
A ilustre história de Homero, sobre a imensa disputa entre troianos e gregos que durante quase uma década se destruíram em prol do orgulho, como Aquiles disse: ? Os deuses a quem somos tão devotos, sempre nos fazem sofrer.? A glória prometida pelos deuses trouxera de fato algum benéfico? Quando foi que eles perceberam que a vida do seu semelhante era melhor que a centralização de um poder. O poder deixa a gente cego.

Bruna Peixoto 04/08/2023

Muito bom. Aquiles é o personagem principal, mas Heitor se destaca bastante. Aquiles é um guerreiro jovem e que tem no apoio dos deuses a origem de sua força. Já Heitor é um guerreiro comum que é ajudado por alguns deuses, principalmente Ares e Apolo.

Elionai.Gomes 01/08/2023

Um clássico é um clássico
Indispensável a leitura dessa obra, considerada a primeira da literatura ocidental.

Homero é um gênio, consegue prender a atenção do início ao fim, com uma escrita super dinâmica e fluida. Em alguns momentos a leitura é um pouco repetitiva e cansativa, especialmente na descrição das batalhas, mas nada que atrapalhe o que pra mim é a essência do livro, que é a observação do caráter e das atitudes de cada personagem. Nesse sentido, apesar de Aquiles ser considerado por muitos o grande herói da epopeia grega, quem ganhou meu coração foi Heitor.

O contato com a mitologia grega também é muito curioso, especialmente quando os deuses expressam emoções puramente humanas.

Resumindo, um livro sobre o qual eu não tinha nenhuma expectativa, mas que valeu a leitura de cada página, e ainda colocou Odisseia e Eneida na minha lista interminável de livros para ler.
Elionai.Gomes 01/08/2023minha estante
Obs. Edição lida: Penguin com tradução do Frederico Lourenço.

Joao.Alessandre 31/07/2023

*****5*****
***** Grande satisfação em completar essa leitura. Projeto antigo, intimidador. Ao fim fui capturado por um sentimento próximo à doce sensação de trafegar por vias paradisíacas onde gerações diversas, pessoas de momentos históricos variados, grandes pensadores e curiosos medianos (como eu?) usufruíram ao longo dessas dúzias de cantos. Homero ou muitos Homeros gravaram na rocha do tempo uma história maravilhosa onde encontramos tudo. Momentos de sublimação e grandeza humanas. Passagens cruéis, avassaladoras. Mediocridade e defesa de uma causa. Tudo acontece. Aquiles irascível, orgulhoso, tolo, egoísta... dotado de força impossível de antagonizar. Heitor imenso, forte, bruto e disposto às mais torpes vilanias pra impor vitória aos Aqueus de "belas cnêmides". Deuses menores assumindo lado e interferindo em momentos capitais do conflito. Zeus decidindo o destino de todos. Personas "secundários" tocantes. Como não se emocionar com o sofrimento dos pais de Heitor ou com a devastação desencadeada pelo desenlace de Pátroclo?
Amigos que estão em dúvidas.... Homero entrega muito! VALE A PENA ler este clássico!!! *****
TaAs7 01/08/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. ??

Joao.Alessandre 01/08/2023minha estante
Obrigado Taís ????. Ler Ilíada foi uma das melhores experiências literárias desse ano.

Filipe 28/07/2023

Uma obra grandiosa e que exige muita atenção e foco, vista a quantidade de personagens e desenrolamentos a todo momento.

O que mais me atraiu em Ilíada foi o mesmo que me atraiu em Percy Jackson uma década atrás: observar os diálogos entre deuses e entre deuses e mortais, a dinâmica do divino em falas. Aqui, claro, há um texto mais maduro, há a fonte de tantos outros que vieram depois de Homero.

A edição é ótima, como todas da Penguin. As introduções realmente fazem a diferente na experiência desta obra.

Wilson 26/07/2023

A origem da literatura ocidental
Inicialmente, é importante lembrar que a literatura ocidental iniciou-se pela Ilíada de Homero e, por conseguinte tal obra influenciou diversas obras vindouras.
Homero é um gênio, tem o dom da palavra. A tradução da penguin companhia é fluida e com uma linguagem acessível.
Por fim, esse clássico tem que ser lido ao menos uma vez na vida por quem se interessa por literatura.

Emmily 25/07/2023

Muito bom acompanhar a guerra de troia, o que me deixou intrigada foi a leitura, a forma da escrita. Por ser um livro antigo, a leitura seria antiga, quase não entendia nada, mas foi uma leitura boa.

Leticia276 19/07/2023

Gostei da ideia da editora de trazer os livros clássicos de forma mais fácil de ser lido. Consegui entender e contribuiu com conhecimentos que uso na faculdade

cod3hunter 17/07/2023

"Você me esqueceu. Não foi em vida que você me negligenciou, mas na morte."
Ilíada foi meu "primeiro contato" com a literatura grega clássica, e simplesmente me apaixonei em como essa narrativa me transportou para essa época. Imaginar a cidade de Troia, as naus gregas preenchendo o horizonte, as couraças de bronze, e perceber as influências daquela época nos dias de hoje foi algo que me fez sorrir lendo o livro.
Único problema é que a escrita pode acabar sendo cansativa as vezes, se repetindo muito.

Indispensável para quem quer conhecer melhor sobre a cultura grega, ou até mesmo para quem tem interesse em ciências sociais.

Asdfg8 16/07/2023

É um poema épico que trata da guerra de troia - favor esquecer o filme com o Brad Pitt - desencadeada pelo rapto de Helena, esposa do rei de Esparta Meneleu. Achei com um ritmo frenético difícil de acompanhar. Há muito ação em batalhas e uma presença abundante de heróis e deuses da Mitologia Grega. A autoria da obra é um assunto controverso. Esta edição tem cerca de 500 páginas e daria uma longo seriado no streaming que com um bom investimento seria algo impressionante.