A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Kirie D'ávila 10/05/2024

Sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?
A hora da estrela, última obra e uma despedida de Clarice Lispector. O livro é sobre uma nordestina pobre e sem esperança, uma mulher que não se acha gente. A maneira como o autor sente pena e sofre mais que a própria Macabéia, a forma que ele morreria sufocado se não contasse a história dela, como sentiria remorso e não se perdoaria se não mostrasse ela ao mundo. O autor sentia mais amor e empatia por ela do que a mesma sentia por si, aliás ela não sentia nada por si mesma porque não se achava muita gente, eu não o julgo, eu mesmo agora amo Macabéia e sinto empatia por ela, creio que todos temos um pouco de Macabéia dentro de nós. Macabéia na primeira vez em que teve esperança, sentiu que era um pouco gente, pensou no seu futuro, começou a se sentir viva, algo que ela nunca sentiu antes, nem mesmo pensou que aconteceria, o final trágico acontece. Como dizia Macabéia: se sou o jeito é ser.

clara2026 10/05/2024

"pois que a vida é assim: aperta-se o botão e a vida acende. só que ela não sabia qual era o botão de acender. nem se dava conta de que vivia numa sociedade técnica onde ela era um parafuso dispensável."

não aceito sério, macabéa só sofreu coitada. ela achava que era feliz e quando percebeu que não era bem assim e achou que teria um futuro lindo finalmente, me acontece aquilo, sacanagem

Idayane.Ferreira 10/05/2024

Explosão estrelar
Comprei a edição capa dura com manuscritos e ensaios inéditos em 2017, mas só li mesmo em 2024, depois que comecei um desafio (auto imposto) de ler todos os livros da Clarice que tenho na estante. Quando comecei a ler os livros do box especial da escritora escolhi ?A hora da estrela? por ser um livro muito fino (tem umas 80 páginas e nem por isso li rápido).

Ler a versão com manuscrito me deu uma sensação de primeira leitura ao mesmo tempo que me atentei mais a aspectos que tinham me passado ?batido? quando li o livro em março/2024. A parte estética é primorosa e há fotos dos manuscritos mostrando uma letra manual irregular e imprecisa da Clarice.

Gostei muito do crônica da Paloma Vidal que abre o livro, em que ela conta a sua experiência de encontro com os manuscritos de ?A hora da estrela?. Me senti na sala, folheando as pastas e emocionada com os textos originais.

Dos ensaios sobre o livro e a obra da escritora, gostei particularmente do texto da Clarisse Fukelman ?Escreves estrelas (ora, direis)?: ?Pois se é verdade a afirmação inicial do livro, de que ?tudo no mundo começou com um sim?, temos diante de nós um enigma a decifrar e um desafio a empreender. O enigma se refere ao primeiro sim (a origem do mundo); o desafio é dizer sim com Clarice Lispector, para continuarmos inventando o mundo. Por isso o texto termina com uma única palavra ocupando todo um parágrafo: ?Sim?. A nós, cabe continuar este movimento estelar. Eis a grande arte de Clarice.?

rainzkz 10/05/2024

Livro esplêndido....
Sou suspeita pra falar dos livros da Clarice, mas que livro incrível. Apesar da leitura não ter sido tão fácil ? por conta da "demora" para a narração da história ?, eu gostei bastante do livro. Ele contém frases que me fizeram parar pra refletir sobre a minha existência e eu particularmente gosto disso. Ele te faz refletir...

Mancias.Ju 10/05/2024

O QUE FOI ISSO CLARICE
Muito bom, muito bom mesmo. Não foi fácil de ler porque não é um conto de fadas fofinho, é um tema tão triste, tão real.
Uma mulher pobre, que cresceu sem família, ridicularizada, dada por ter valor nenhum.
A Clarice arrasa com as palavras, adorei.

João 10/05/2024

PLEASE, I' M STARRR!!!!
Antes de conseguir finalmente lê-lo eu passei por muitas tentativas e cheguei a pensar que não fosse pra mim kkk no fim, acho que o livro é minha cara!
Amo essas questões existencialistas na narrativa, acho que principalmente porque eu mesmo passo por essas questões que ja tiraram meu sono por muito tempo(a crise de identidade) e hoje consigo viver com essas perguntas sem me perturbar tanto. Ser uma pessoa comum é melhor do quer ser mais do que posso ser, é LIBERTADOR!
O início em que a escrita parecia um impedimento ao entendimento se tornou muito convidativa. Eu quero ler Clarice sempre!

astra9r 10/05/2024

Porque há o direito ao grito. então eu grito.
Clarice, você conseguiu de novo. escreveu mais um livro boca de se f*der. te amo, querida.

(maca era apenas uma mini querida que era feliz sem ter porquê)

Nae. 09/05/2024

Sobre A hora da estrela:
Eu meio que já sabia o final desse livro e justamente por isso tive vontade de ler, por enquanto sendo o único livro escrito pela Clarice Lispector que realmente despertou minha curiosidade e... Estou até meio que sem palavras.

Eu já sabia o que esperar do final, mas não sabia o que esperar antes disso, não sabia exatamente qual era o conteúdo do livro ou os detalhes da história que estaria sendo contada e por isso foi tão surpreendente para mim em um nível que eu simplesmente não conseguia, muito menos queria, parar de ler. Acho que eu nunca li uma história que conseguisse ser tão angustiante do começo ao fim, sério, e olha que eu já li muita coisa bizarra mas... Não acho que esse livro seja bizarro, eu acho que ele é extremamente sensível e é isso que o torna tão angustiante e, principalmente, tão triste.

Não consigo pensar em um momento nessa história para falar que senti felicidade ou dei risada sem sentir aquele fundinho de tristeza, sabe? É impossível não se compadecer totalmente pela Macabéa que é uma personagem tão pura, inocente e cinza; É impossível não ficar triste pelo passado dela e pela forma que ela vivia o presente, principalmente por ser óbvio que a personagem merecia muito mais; É impossível não ter vontade de chorar quando ela finalmente encontra um propósito de vida, quando ela finalmente se sente genuinamente feliz e o destino arranca isso dela de uma forma tão crua e cruel.

Acho que não tem uma palavra melhor para definir esse livro que não seja "lindo". É um livro lindo, sério, leiam "A hora da estrela" e com certeza não irão se arrepender.

NathAlia.Kolling 09/05/2024

Boa leitura!
Lembro que li esse livro no Ensino Médio para um trabalho e acabei me envolvendo horrores na leitura e gostado bastante no final. Não tinha expectativas nenhuma e curti muito. Agora mais madura gostaria (e acho muito válido) reler para ter mais consciência dos acontecimentos e reflexões.

Pedroovieiraap 09/05/2024

Clarice, clarice
Achei fraco! Espera um livro cheio de acontecimentos e coisas, mas não veio aí! Por mais que tenha me decepcionado, estou louco para ler mais de livros de clarice, pois percebi que quando ela quer dar um soco no estômago, ela consegue.

.marie 09/05/2024

(explosão)
Sobre uma inocência pungente, a miudeza e a grandeza de cada ser, ?a hora da estrela? é uma leitura inebriante. Dolorosa. Estranha. Linda. É tantas coisas em apenas oitenta e oito páginas; traz nelas tantos sentimentos que, por um momento, me encontrei pensando: será que posso parar de sentir?

O início, com uma leve enrolação para o de fato desenrolar da história, pode trazer a breve dúvida: será tudo isso? Mas o desenrolar da história prova que sim. Esse livro é tudo isso e um pouco mais.

Porque em ?a hora da estrela?, de forma dolorosa, Clarice Lispector apresenta uma protagonista de uma inocência, uma fragilidade, uma ignorância sobre sua existência. (explosão) Macabéa é uma mulher tão infeliz, tem uma vida tão miserável e sequer sabe disso. Ela acredita que é feliz porque não entende o que é ser. Ela não se enxerga enquanto alguém, mas todos os dias segue esse fluxo que é a vida. Macabéa é como tantas outras por aí e, ainda assim, é tão especial.

Em alguma parte do livro, ela diz: desculpe mas não acho que sou muita gente. Mas ela é, sim. E eu me
senti tão sensibilizada por essa mulher, que ainda é tão menina, e não enxerga o quão querida é. Sua inocência é pisada e esta me entristeceu.

Ela não sabe que há seu direito ao grito e ela deve gritar. Mas que fique o lembrete à nós: ?há o direito ao grito. então eu grito.?

Clarice Lispector, tu era tão estranha, tão esquisita. Mas essa estranheza me cativou.

Maria21223 09/05/2024

O simples tornou-se instigante!
A obra A Hora da Estrela, fez-me ver a importância nas coisas ?insignificantes? da vida.
Clarice com suas palavras e discursos contraditórios instigou-me a refletir sobre seus questionamentos e sobre a vida da pobre ?protagonista?.
Macabéa, uma alagoense, semi-analfabeta e orfã que se mudou para o Rio de Janeiro, vive uma vida solitária, simples e enfadonha enquanto trabalha como datilógrafa.
Nesse livro, sua vida procura um sentido, através de decepções e mais dúvidas a garota magricela encontra o seu fim.
A escrita inebriante de Clarice Lispector narra os detalhes mais corriqueiros da aura de Macabéa, me deixando mais encantada ainda com a personagem!
Dei 5 estrelas ao livro!!! FAVORITADO??????????
Celia132 09/05/2024minha estante
O ultimo livro, da escritora Clarice Lispector.

henriqueacastro 08/05/2024

Resenha
O último romance da renomada autora brasileira Clarice Lispector apresenta uma abordagem singular ao explorar a existência, os pensamentos e as emoções através de um autor fictício do sexo masculino.

A trama acompanha a jornada de Macabéa, uma nordestina que migra para o Rio de Janeiro, imersa em uma pungente miséria e quase desprovida de consciência sobre sua própria existência.

Conforme a narrativa se desenrola, ansiávamos por um destino mais auspicioso para Macabéa, até que finalmente chega o momento crucial, sua "hora da estrela", onde sua verdadeira existência se revela.

Simplesmente excelente!!
Bsanoli 08/05/2024minha estante
Muito bom!

Maria10053 08/05/2024

Resenha? Não sei.
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever".
Eu não sei o que dizer desta história, sinceramente. É diferente. Uma escrita de fato interessante a da Clarice!
Uma vida tão simples e insignificante a de Macabéa. Realmente não sei o que dizer. Como explicar? Só lendo para entender, ou não. Clarice é alguém que está me despertando certa curiosidade. Quando penso em descrevê-la, em explicá-la, me falta palavras. Realmente não sei. O que estou dizendo (ou melhor, escrevendo)? Esse livro me deixou assim "coisada".
Enfim. Leiam se quiserem.