A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Luiz Paulo 29/04/2024

As dores invisíveis
A vida que vem e vai sem se entender por vida, por tristeza, felicidade e dúvidas. Estar por estar. Seja elas por escolha ou por escolhas alheias.

Carol 29/04/2024

Pobre Macabéa
O que Clarice realmente quer nos dizer, com a infeliz existência de Macabéa?
Terminei o livro procurando a resposta e sinceramente não estou a altura de captar e opinar sobre a loucura, que de fato egoísta é imortal.
Toda a aceitação de Macabéa sobre as coisas, não querer luxo e nem se permitir ficar triste, é muito horroroso e esquálido.
"E mesmo tristeza também era coisa de rico, era para quem podia, para quem não tinha o que fazer. Tristeza era luxo."
Eu nunca havia lido nada da Clarice, mas, não esperava nada diferente, ela tem sabedoria e profundidade nas palavras, ela é poeta e transmite seus sentimentos através do personagem, porque lá no subtexto descobrimos, porque Macabéa e sua epifania foi tão tardia.
"Mas Macabéa de um modo geral não se preocupava com o próprio futuro: Ter futuro era luxo".
5 estrelas sim, porque Clarice me surpreendeu.

bela 29/04/2024

A escrita da clarice é maravilhosa, eu fico feliz de ter tido o primeiro contato com ela por esse livro. macabéa é uma representação da grande maioria brasileira até hoje, e vai continuar sendo por muito tempo. é um livro muito rapidinho, só por isso não rolou de eu me apegar muito, mas é muito bom

Dragons 28/04/2024

Visceral, típico da autora. Ótimo para ler em uma tarde. Apesar de ser um romance psicológico é bem enxuto quando comparado com outros da autora. Possui uma certa semelhança com o romance naturalista ?O cortiço? de Aluísio Azevedo por conta do zoomorfismo de Macabéa. Consegui senti os odores da Rua do Acre, do cais do Porto, da própria Macabéa e da colônia de Sândalo de Glória.

Lore_avn 28/04/2024

A Hora da Estrela
Uau que livro meus amigos. Clarisse sempre sendo uma escritora genial. Tive que ler sim esse livro por conta da escola, porém achei MUITO bom, mais com certeza que se eu tivesse lido sem com o meu professor de português durante as aulas, eu não entenderia metade do que essa mulher escreve, valeu Gui

Drida 28/04/2024

Livro lindo, na sua escrita. Clarice Lispector em seu último livro lançado em 1977, tem muito da escritora. Vale muito a pena a leitura, até mesmo reler (caso já tenha lido)

QualquerUm0 28/04/2024

A hora da estrela.
O livro conta sobre a vida desgraçada de Macabéa, nos fazendo pensar a cada página que nós viramos. recomendo muitíssimo o livro, Clarice Lispector é excelente com seu jeito diferente de escrita.

wolfstarju 28/04/2024

Como assim?!
No começo a leitura é um pouco arrastada e complexa mas depois que você vai lendo no seu tempo e devagarinho tudo começa a fazer sentido e se encaixar. confesso que so comecei a entender realmente o que tava lendo no meio do livro. valeu a pena!

dei risada porque, em alguns momentos, me identifiquei com macabéa?!?!? nao sei se isso é bom ou ruim.

é tao triste ver a inocência de macabéa. triste ver que ela aceitava tão pouco e era tao ingênua. quando acontecia as mais diversas coisas na vida dela - na maioria das vezes coisas bem ruins - ela só aceitava e continuava a viver normalmente. para macabéa, sua vida nao era ruim e nem triste, mas quem leu sabe que sua vida era de longe "aceitável".

esse livro do começo ao fim é uma crítica a sociedade em que estamos inseridos. e como as mulheres são invisíveis e marginalizadas.

Clara2430 28/04/2024

Um livro mto interessante, mas cansativo, é necessário ter muita atenção durante a leitura, pois se piscar um um segundo q seja pode perder toda sua concentração.
Um livro maravilhoso, recomendo

Bruna.Duailibe 28/04/2024

?Qual é o peso da luz??
Antes de ter contato com A Hora da Estrela, já tive a oportunidade de conhecer a escrita de Clarice por meio de contos. Confesso que sempre me chamou muita atenção e ocupou durante muito tempo um lugar de destaque e profundo interesse.

Ao iniciar a leitura desse livro já somos pegos de surpresa com várias frases e colocações que parecem fora de contexto. Mas não se assuste não. É somente a escrita de Clarice. ?Tudo no mundo começou com um sim?.

O livro inicialmente parece não começar nunca. Nosso autor introduz sobre nossa protagonista desde o início, mas só iremos conhecer o nome de Macabéa umas boas páginas depois. Nossa querida estrela Macabéa! Descrita sempre como um ser humano de viver ralo, como um cabelo na sopa, um viver sem viver, sem uma luz sequer. Nossa estrela é vista sempre como preterida e descartada em todos os cenários.

Em meio a uma história rápida e intensa dos seus viveres e prazeres, percebemos porém, (ao menos minha leitura foi essa) que Macabéa tem um tanto de viver dentro de si. Sua vida é simples e sem ambições grandiosas, mas a entendo como uma mulher decidida e capaz de sustentar quem é. Sem julgamentos, sem ofensas, sem nada que a defina.

Em muitas situações o seu ?par romântico? nos confronta com a ideia de Macabéa não ser ninguém na vida. Discordo disso em tantos níveis. Macabéa queria ser alguém por ela mesma, sem busca de algo, ao contrário das muitas pessoas a sua volta que sempre buscam um reconhecimento aos olhos dos outros. ?Existia. Só isto. E eu? De mim, só se sabe que respiro.?

O único dia da sua vida que Macabéa tomou consciência de seu lugar no mundo pelos olhos dos outros foi o dia de sua morte. ?Macabéa empalideceu: nunca lhe ocorrera que sua vida fora tão ruim.? Nossa estrela brilhou para os outros quando morreu de forma teatral ao sair da cartomante. Qual é o peso dessa consciência? Qual é o peso da luz? Da luz de uma estrela?

?Bem sei que é assustador sair de si mesmo. Mas tudo que é novo assusta.?

?Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isso é ser uma pessoa??

Caique Henry 28/04/2024

Macabéa é patrimônio cultural
Gostei demais, uma das minhas melhores experiências!

Clarice é a melhor autora que já li (dentro todos os gêneros). A hora da estrela é um livro lindo, melancólico, verdadeiro, melodramático, poético e intenso. Você absorve, lê, relê, pensa, repensa, ri, volta frase por frase, pela simples admiração e prazer.

Não me arrependo nada de ler devagar (sobretudo um livro que pode ser lido em um dia). Curtindo cada sentença e cada frase, mergulhando nessa história sobre vida, sociedade e cultura. Macabea você é patrimônio cultural brasileiro.

Dudinha 28/04/2024

Tudo começa com um sim
Não gosto desse livro, mas reconheço sua grandiosidade. Li pela primeira vez quanto tava no ensino médio, e não gostei. Por muitos anos quis ler de novo porque sentia que precisava. Li de novo agora por causa do clube de leitura que participo. Não gostei de novo. Não gosto do pessimismo e do desgosto com o qual o autor fala de Macabeia, nem com o modo que ela é tratada por todos. Mas isso é coisa minha, não tira o fato de que o livro é profundo e complexo. Clarice foi demais e nesse aqui ela mostra muito. Não tem como não sentir nada e não ficar pensativo com essa leitura. São poucas páginas e muitas reflexões.

Maduhs.s 28/04/2024

Esse livro só não tem a nota máxima por causa de alguns momentos que foram importunos e monótonos de ler,mas entendo que talvez tenha sido o objetivo da Clarisse.
Acho que nesse caso não se trata de ter uma história tão complexa, e sim, do sentimento que ela pode oferecer (que provavelmente foi a proposta dela)
A história e os pensamentos da protagonista (Clarisse) tentam retratar sobre a vida, a morte e talvez até a hipocrisia do ser humano
Foi o primeiro livro dela que eu li e gostei muito

catð 27/04/2024

Chegou enfim, a hora estrela
A hora da estrela, de Clarisse Lispector, pode ser considerado um de seus livros mais tristes, mas também um dos mais lindos. O livro conta sobre uma nordestina chamada Macabéa, que se mudou para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida e trabalho. A história gira em torno da vida da nordestina e de sua esperança por uma vida melhor; mesmo vivendo na periferia e nem sempre tendo o que comer, Macabéa espera que algum dia o sei caminho mude e a leve para algo bom e feliz. Sempre desprezada pelos ?superiores? e até mesmo por colegas de trabalho, pessoas de condição social igual, a personagem principal aceita qualquer tipo de afeto, até mesmo o mais mínimo possível. É um livro triste, que aborda uma critica gigante de xenofobia com relação à nordestinos que saem do interior para a cidade grande, querendo enfim ser alguém. Mostra também sua inocência por um mundo melhor, com igualdade e sem preconceito, um mundo igualitário, onde todos tem o mesmo direito.
O plot final do livro é simplesmente a coisa mais triste que se pode ler. A vida de Macabéa é horrível, mas ela acorda sorrindo e vai dormir sonhando que sua vida nao pode ser só aquilo, que existe algo esperando por ela no futuro, algo bom, algo no qual a faz continuar vivendo e sobrevivendo todos os dias, até chegar a hora da estrela.