A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Karen Luísa Milione 23/06/2022

Muita sensibilidade
Ouvi de um amigo, formado em Letras, que pra ler essa obra é preciso sensibilidade. Honestamente, sou uma pessoa sensível, e dizer que odiei a leitura é demais, mas com certeza achei ruim do começo ao fim.

Seria necessário corrigir a fala do meu amigo. Pra ler Clarice Lispector é preciso MUITA sensibilidade, e um saco vazio pra ir enchendo enquanto a autora risca páginas e páginas de devaneios insuportáveis.

De devaneios e divagações filosóficas já bastam as minhas sessões de terapia. Péssimo.
CarolSay 23/06/2022minha estante

Karen Luísa Milione 23/06/2022minha estante
? não é fácil

soro fisiológico 28/09/2023

Esperava mais
É interessante ver como uma pessoa alienada enxerga o mundo e é tão triste ver ela colocar si própria lá pra baixo.

primeira obra que leio da Clarice e confesso
que não gostei como achava que gostaria (acredito que as outras dela sejam melhores). O começo foi o mais arrastado para ler, o narrador enrolou tanto.
with Z 30/09/2023minha estante
Demasiada expectativa por vzs, já atrapalhou minha experiência com a arte; "a paixão segundo G.H." da Clarice, foi a maior quebra de expectativa que tive com literatura.

with Z 30/09/2023minha estante
Nesses casos, gosto de pensar que em uma releitura, deve fluir muito melhor

soro fisiológico 01/10/2023minha estante
tem razão, botar muita expectativa quebra mesmo

Geovanna.Carla 20/09/2020

Confuso. Complicado. Estou até agora tentando digerir e entender completamente o livro, reli algumas páginas durante a leitura quando eu sentia que estava perdida de alguma forma. E sinto que preciso reler, para ter uma visão melhor sobre.
Diferente da maioria dos comentários que vi, não acho que a visão do narrador sobre Macabéa implique totalmente quem ela realmente é. Ninguém, além de/ as vezes nem nós mesmos, consegue penetrar no nosso íntimo. Talvez ela não seja tudo o que o narrador via nela (ou não via). Macabéa, eu acredito que você é mais que esse vazio.

?-É tão bom viver, não é?
-Claro, mas viver bem é coisa de privilegiado.?
Danic.Coelho 23/09/2020minha estante
Eu tive a mesma sensação quando li, não entendi aquele final. Bem confuso mesmo.espero reler

ju 28/06/2023

Esse foi meu primeiro contato com a Clarice Lispector. Ela escreve de uma maneira poética e bem reflexiva. Conseguiu transformar uma história sobre uma personagem que em teoria não teria nada de especial em um bom livro. O narrador é bem especial, o modo como ele vai decidindo como vai acontecer a história enquanto conta a história.
Tem algumas partes incômodas no livro, como a vida da protagonista é retratada, mas acredito que seja intencional.
É um bom livro no geral.

Cinthya 28/10/2023

Clarice..
Já tinha ouvido falar muito de Clarice e da profundidade e da genialidade se sua escrita, a hora da estrela foi minha primeira obra lida.
Tenho muitas opiniões, me vi em Clarice, me vi em Macabéa, vi minhas raízes Alagoanas e de Maceió, me adentrei no espaço de preenchimento e de honra. As críticas sociais, e os detalhes na obra fazem a hora da estrela, ser o que é.
A princípio fiquei em dúvida pelo o fato de escolas pedirem sempre a hora da estrela para trabalhar como obra analisada no período em que trabalhei em uma livraria.
Hoje entendo o motivo, Clarice expõe a realidade da mulher pobre, da subnutrição e falta de alfabetização vinda de um sistema tão precário.
Jorge314 28/10/2023minha estante
Caminho sem volta.

Cinthya 28/10/2023minha estante
Com toda a certeza, ja irei começar uma outra obra

Mand 19/05/2020

Sentir Macabéa
Isso foi tão intenso em poucas páginas... Conhecia alguns trechos, mas ter a experiência da leitura completa sugou tudo que restava dentro de mim. Quantas Macabéas existem por aí? Quantas vezes nos sentimos Macabéa? Por vezes até demais...
Eu quis abraçar, quis sacudir, quis que ela explodisse em revolta pela injustiça do mundo, da vida, que chorasse, que reagisse.
Ao mesmo tempo me senti nela, nas angústias, no oco, na busca de "quem eu sou" e na falta de respostas, o parafuso substituível...
Talvez, seja daqueles livros que a gente precise reler por vezes para lembrarmos o quanto a vida é um sopro, um confronto direto com quantas almas de Macabéa estão ao nosso lado e fingimos não ver.
Só me restou o nó na garganta.

***

"Vou agora começar pelo meio dizendo que - que ela era incompetente. Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie que tinha de si em si mesma. Se fosse criatura que se exprimisse diria: o mundo é fora de mim, eu sou fora de mim."

"Verdade, às vezes também penso que eu não sou eu, pareço pertencer a uma galáxia longínqua de tão estranho que sou de mim."

"Mas o vazio tem o valor e a semelhança do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é resposta a meu - meu mistério."
Ariane_kelly 19/05/2020minha estante
Li esse livro em 2002, para trabalho escolar... Maravilhoso! Como esse livro me preencheu! Como despertou uma empatia ! Voltarei a ler! Agora com olhos e mente amadurecidas!

Mand 19/05/2020minha estante
Incrível, né? Fiquei com um sentimento de que gostaria de ter lido antes, mas não teria o olhar e o amadurecimento necessário também para tantos pontos que a Clarice quis mostrar aqui, sem dúvidas vai ser lido muitas vezes mais

izabela 13/09/2023

Será que me identifiquei???
Agora estou preocupada se tenho sintomas de Macabéa ?????????????????????????????????????????..

Kelly tirelli 07/06/2023

A hora da estrela
Macabéa é uma personagem ingênua que conhece Olímpico, um namorado que a trata muito mal. Glória que é sua amiga e Dona Carlota que é uma cartomante. Acompanhamos sua trajetória entre Alagoas e Maceió que é rodeada de tristezas e falsas esperanças. Impossível não sentir empatia pela personagem, esperar dela uma reação diferente ou se fosse alguém próximo, de ir até ela e dar uma chacoalhada. Fiquei bastante reflexiva sobre a cena com a cartomante. Ao final do livro, Paulo Gurgel comenta sobre as similaridades da história do livro com a própria vida de Clarice, o que foi bastante esclarecedor.

yvnvitx 05/06/2022

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
A hora da estrela é talvez o livro mais famoso de Clarice Lispector. Ucraniana criada no Brasil e talvez um dos nomes mais importantes da literatura brasileira pós Machado de Assis.

O livro trata da história de Macabéa, jovem nordestina que se muda para o Rio após a morte da tia e vive sua vida insignificante -segundo o próprio narrador- por lá, sozinha a datilografar, ouvir rádio e levar chifre de seu namorado psicopata Olímpio.

O lance do livro nem é tanto a história da moça, e sim a forma como a vida dela é contada pelo narrador Rodrigo (alcunha de Clarice), nesse livro, creio que a linguagem e as divagações da autora sobre a personagem têm mais importância do que os próprios fatos que ocorrem com Maca.

Achei a linguagem bem difícil, além do fluxo de consciência frenético de Clarice, o texto é contado em um capítulo apenas, sem pausas, sem nenhuma divisão capitular, apenas a escritora cuspindo pensamentos no papel quase que de freestyle.

Apesar de ser um livro difícil (na minha opinião) não dá pra negar o quanto Clarice tinha talento e intimidade com as palavras, ela definitivamente soube criar um interesse gigantesco em mim pela história de Macabéa, fiquei ávido pra saber o que ia acontecer com a pobre moça e me esforcei bastante para chegar até o final, só pra levar um murro no estômago.

Confesso que não aproveitei tanto a experiência, achei um texto bem pessimista e o narrador intrusivo demais na história, além de não ter entendido legal algumas passagens, a mulher era tão poética que fica difícil acompanhar algumas frases, espero reler o livro no futuro quando eu estiver um pouquinho menos burro.

Apesar de tudo, o fato de um cara preguiçoso como eu ter devorado o livro em um sábado mesmo com dificuldade na leitura, demonstra a capacidade de Clarice envolver o leitor e captar sua atenção, mesmo que para servir uma dose de desesperança e uma lição de como a vida é dura, prometo absorver mais na próxima vez Clarice.

*Eu realmente fico me perguntando se alguém realmente lê isso, se você leu até o final, escreve assim no comentário: patê de atum
Guimarães 05/06/2022minha estante
É uma leitura difícil mas eu amei também

yvnvitx 06/06/2022minha estante
Senti que valeu a pena, espero ler novamente no futuro

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@estantederomance 01/02/2024

Ignorem a nota
O skoob só deixa resenhar com uma nota pro livro, mas não senti que esse livro precisava de uma nota?

enfim, a história foi confusa pra mim no começo, fiquei bastante perdida e demorei pra entender a escrita da autora, mas depois fluiu super bem e gostei mais do que esperava, finalmente perdi o medo de ler Clarice. amei o diálogo autor-leitor, acompanhar a vida de uma mulher ingênua e alienada, mas que só queria ser feliz. muito bom! mas nada perto de um favorito, acho que ele precisa de uma releitura pra absorver tudo.

rsntl_ 10/07/2021

"Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago."

Bonnie | @bonnielendo 14/08/2020

Muitas expectativas!
Quando li essa obra pela primeira vez, estava com 14 anos e pouco entendia da literatura nacional, logo não apreciei a leitura. Achava um absurdo que minha professora de português que eu tanto gostava houvesse passado um livro tão chato para fazermos uma resenha, mas eu a fiz, recheada de críticas nada construtivas, mas a fiz.

Esse ano me peguei pensando nessa autora quando vi muitos amigos leitores falando tão bem de suas obras e percebi que este livro tinha me feito perder toda e qualquer vontade de ler outras obras dela, então decidi dar outra chance a ele.

Pensei muito nesse livro e acabei colocando dentro de minha cabeça que eu que não tinha mentalidade para uma obra da Clarice naquela época e que talvez se fizesse uma releitura, eu apreciaria bem mais, mas eu não poderia estar mais enganada.

Coloquei muitas expectativas nesse livro, expectativas essas que não foram preenchidas. Achei o livro cansativo do início ao fim (mesmo tendo tão poucas páginas) e tive a sensação de estar lendo nada. Não me interessei pelo ?escritor? que narra a história e muito menos pela Macabéa que tão sem encantos era.

No fim, me forcei a ler e cheguei a pensar que talvez o meu eu de 14 anos estivesse completamente certo em relação a este livro e percebi que, infelizmente, Clarice não é para mim, mas reconheço sua grandiosidade como escritora e respeito quem tanto a aprecia.
Pedróviz 21/08/2020minha estante
Há livros realmente torturantes que tornam a leitura um ato de puro masoquismo.

Marina516 19/01/2024

5/5
Não existe frase suficiente pra descrever a sensação de terminar esse livro, daqueles que te deixa olhando pro teto por uns 10 minutos.

marina 08/10/2023

Cheio de melancolia
Um livro que trás várias reflexões e crises existenciais. Esse foi o primeiro livro da Clarisse que li e acho que o único clássico que não fui forçada a ler, justamente por isso amei o livro e o desenrolar da história.
Daniele591 08/10/2023minha estante
clarice é vida! espero que vc goste de se aventurar em outros livros dela tbmm

marina 08/10/2023minha estante
não vejo a hora de conhecer outras obras dela!

Thiago Somma 26/12/2022

De uma grandeza imensurável
Não sei como a Clarice consegue fazer isso, mas ela transforma as palavras como mágica, ela tem o poder nessa novela que através de pequenas situações e diálogos apresentar por inteiro essa personagem incrível.

Assim como a Clarice, tive vontade pegar a Macabéa e protege-la de todo mal. Ao contrário do que a Clarice apresenta no início do livro e ao longo dele, Macabéa não é insossa ou incompleta, ela é incrível, doce e cheia de perguntas para sair da ignorância que é apenas viver.

Esse livro é uma grande obra literária que apresenta o cotidiano, faz a denúncia sobre a miséria e ainda revela o ser que a Clarice foi e o que pensou perto de sua morte.
Yanne0 26/12/2022minha estante
Achei tão triste ??

Thiago Somma 26/12/2022minha estante
Muito! Mas honestamente eu acredito que esse mundo não merecia Macabéa, fiquei aliviado mas triste por nutrir tantas esperanças, me lembrou muito ao final do conto "A Cartomante" do Machado, tem a mesma ambientação do final do livro.