A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


5961 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Vit 11/04/2023

Tedioso. Uma tremenda enrolação de "não é interessante" para em seguida a personagem principal sofrer igual gato atropelado em todas as partes de sua vida. Então, mais uma vez, uma enrolação de "não é interessante" para ter um fim bobo.
Para mim, Clarice Lispector fugiu do que costuma escrever, apagaria da minha memória só para não ter toda essa bobagem em mente.
kevinpalitot 11/04/2023minha estante
Vem ler meu livro :D nao é nem um pouco tedioso e é nacional?? ?As Quinze Armas: Os presentes de Pandova? ?




elle carmo 04/05/2021

o escritor e sua personagem
há quem reclame da "enrolação" pra começar, mas tudo começa exatamente nesse ponto. é como quem acha que a vida só vai começar "quando eu entrar na faculdade" ou "conseguir aquele emprego" ou "me casar". mas não, a vida já começou antes mesmo do primeiro choro.

a angústia do narrador pra começar a contar os fatos, suas hesitações, suas dúvidas, o não saber como começar, pois não há início, sempre dá pra retroceder mais um pouco, etc. todo acontecimento "pré-estória" já é a estória.

me identifiquei demais com o narrador. quando tenho um texto em mente e não paro pra escrever, sinto o mesmo sufoco que o autor, parece que existe uma macabéa aqui dentro pedindo pra nascer.

às vezes tenho a história pronta na cabeça e quero seguir um caminho, mas enquanto escrevo, é como se os personagens ganhassem vida e escolhessem suas próprias falas e destinos. foi o que aconteceu. ele lutando por uma continuação e ela mesmo não querendo ir embora, foi.

a cada página que passava me dava vontade de proteger a maca, não guardá-la em um potinho, mas dar o mundo todo pra ela conhecer.

a leitura foi boa, mas ainda não entendi por que tamanho hype.
comentários(0)comente



Andressa58 15/08/2023

Nhé
Não vou mentir, achei monótono e as vezes até irritante. não peguei simpatia pelo narrador e achei as interrupções no meio da história exageradas, mais atrapalharam do que ajudaram a dinâmica da narrativa. é meu primeiro da clarice e talvez a expectativa estivesse alta também.
Yasmin_Eyre 18/08/2023minha estante
Tenta Perto do Coração Selvagem, tem a escrita mais fluída e é ótimo


Andressa58 22/08/2023minha estante
vou colocar na lista!


Bruno236 25/08/2023minha estante
Eu gosto bastante de Felicidades Clandestinas


Andressa58 25/08/2023minha estante
vou colocar na lista também hehe




Taphynes 11/11/2020

Clarice.
Porque há o direito ao grito. Então eu grito. Grito puro e sem esmola.
comentários(0)comente



jessknut 10/12/2020

Me surpreendi!
Uma vez falei que queria ler Lispector e perguntei qual seria o livro mais adequado para começar essa jornada. Então, me responderam (mais de uma pessoa): "A Hora da Estrela".

Portanto, essa foi a primeira obra lida por mim da Clarice... e o que tenho a dizer? Estou encantada! Tenho a impressão que preciso relê-la futuramente, quem sabe até adotá-la como uma leitura anual? Isso porque o tom dela é puramente filosófico e, conforme os anos forem passando, creio que serei capaz de compreender muito mais do que compreendi atualmente, de enxergar um detalhe ou outro - que porventura possa ter passado despecebido - e até mesmo de ter outra perspectiva de tudo que absorvi até então. (Um livro me pega de jeito quando alcança esse patamar aqui!).

Bem, este foi o último livro escrito pela Clarice Lispector e ela sabia que estava, infelizmente, em seus últimos dias quando o escreveu, depositando reflexões pertinentes que rodeiam a vida e a morte na história dos dois personagens principais (também abordou temas como pobreza, riqueza e somou elementos de sua própria vida na história de ambos). E foi assim que, em apenas 88 páginas, a autora entregou uma história completa, linda, cheia de questionamentos e de sentimentos. E também foi assim que ela conseguiu tocar o meu coração.

Perfeita!
comentários(0)comente



rsntl_ 10/07/2021

"Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago."
comentários(0)comente



Thiago Somma 26/12/2022

De uma grandeza imensurável
Não sei como a Clarice consegue fazer isso, mas ela transforma as palavras como mágica, ela tem o poder nessa novela que através de pequenas situações e diálogos apresentar por inteiro essa personagem incrível.

Assim como a Clarice, tive vontade pegar a Macabéa e protege-la de todo mal. Ao contrário do que a Clarice apresenta no início do livro e ao longo dele, Macabéa não é insossa ou incompleta, ela é incrível, doce e cheia de perguntas para sair da ignorância que é apenas viver.

Esse livro é uma grande obra literária que apresenta o cotidiano, faz a denúncia sobre a miséria e ainda revela o ser que a Clarice foi e o que pensou perto de sua morte.
Yanne0 26/12/2022minha estante
Achei tão triste ??


Thiago Somma 26/12/2022minha estante
Muito! Mas honestamente eu acredito que esse mundo não merecia Macabéa, fiquei aliviado mas triste por nutrir tantas esperanças, me lembrou muito ao final do conto "A Cartomante" do Machado, tem a mesma ambientação do final do livro.




@estantederomance 01/02/2024

Ignorem a nota
O skoob só deixa resenhar com uma nota pro livro, mas não senti que esse livro precisava de uma nota?

enfim, a história foi confusa pra mim no começo, fiquei bastante perdida e demorei pra entender a escrita da autora, mas depois fluiu super bem e gostei mais do que esperava, finalmente perdi o medo de ler Clarice. amei o diálogo autor-leitor, acompanhar a vida de uma mulher ingênua e alienada, mas que só queria ser feliz. muito bom! mas nada perto de um favorito, acho que ele precisa de uma releitura pra absorver tudo.
comentários(0)comente



Kelly tirelli 07/06/2023

A hora da estrela
Macabéa é uma personagem ingênua que conhece Olímpico, um namorado que a trata muito mal. Glória que é sua amiga e Dona Carlota que é uma cartomante. Acompanhamos sua trajetória entre Alagoas e Maceió que é rodeada de tristezas e falsas esperanças. Impossível não sentir empatia pela personagem, esperar dela uma reação diferente ou se fosse alguém próximo, de ir até ela e dar uma chacoalhada. Fiquei bastante reflexiva sobre a cena com a cartomante. Ao final do livro, Paulo Gurgel comenta sobre as similaridades da história do livro com a própria vida de Clarice, o que foi bastante esclarecedor.
comentários(0)comente



yvnvitx 05/06/2022

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
A hora da estrela é talvez o livro mais famoso de Clarice Lispector. Ucraniana criada no Brasil e talvez um dos nomes mais importantes da literatura brasileira pós Machado de Assis.

O livro trata da história de Macabéa, jovem nordestina que se muda para o Rio após a morte da tia e vive sua vida insignificante -segundo o próprio narrador- por lá, sozinha a datilografar, ouvir rádio e levar chifre de seu namorado psicopata Olímpio.

O lance do livro nem é tanto a história da moça, e sim a forma como a vida dela é contada pelo narrador Rodrigo (alcunha de Clarice), nesse livro, creio que a linguagem e as divagações da autora sobre a personagem têm mais importância do que os próprios fatos que ocorrem com Maca.

Achei a linguagem bem difícil, além do fluxo de consciência frenético de Clarice, o texto é contado em um capítulo apenas, sem pausas, sem nenhuma divisão capitular, apenas a escritora cuspindo pensamentos no papel quase que de freestyle.

Apesar de ser um livro difícil (na minha opinião) não dá pra negar o quanto Clarice tinha talento e intimidade com as palavras, ela definitivamente soube criar um interesse gigantesco em mim pela história de Macabéa, fiquei ávido pra saber o que ia acontecer com a pobre moça e me esforcei bastante para chegar até o final, só pra levar um murro no estômago.

Confesso que não aproveitei tanto a experiência, achei um texto bem pessimista e o narrador intrusivo demais na história, além de não ter entendido legal algumas passagens, a mulher era tão poética que fica difícil acompanhar algumas frases, espero reler o livro no futuro quando eu estiver um pouquinho menos burro.

Apesar de tudo, o fato de um cara preguiçoso como eu ter devorado o livro em um sábado mesmo com dificuldade na leitura, demonstra a capacidade de Clarice envolver o leitor e captar sua atenção, mesmo que para servir uma dose de desesperança e uma lição de como a vida é dura, prometo absorver mais na próxima vez Clarice.

*Eu realmente fico me perguntando se alguém realmente lê isso, se você leu até o final, escreve assim no comentário: patê de atum
Guimarães 05/06/2022minha estante
É uma leitura difícil mas eu amei também


yvnvitx 06/06/2022minha estante
Senti que valeu a pena, espero ler novamente no futuro


DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




marina 08/10/2023

Cheio de melancolia
Um livro que trás várias reflexões e crises existenciais. Esse foi o primeiro livro da Clarisse que li e acho que o único clássico que não fui forçada a ler, justamente por isso amei o livro e o desenrolar da história.
Daniele591 08/10/2023minha estante
clarice é vida! espero que vc goste de se aventurar em outros livros dela tbmm


marina 08/10/2023minha estante
não vejo a hora de conhecer outras obras dela!




henrique 24/02/2023

Como um todo esse livro é simplesmente genial, não é novidade para quem goste de Clarice que esse livro tem um diferencial enorme e que trás não só uma história mas também personagens marcantes, mas até o presente momento sou mais fã dos textos em que ela fala de si própria. Mas com toda a certeza esse livro vai me ganhar mais ainda com uma releitura ?
comentários(0)comente



jbueno2023 08/07/2023

Ruim
Que livro ruim. Eu já tinha má vontade com a Clarice Lispector, mas agora desisti de vez dos livros dela. Uma história sem pé nem cabeça. Não recomendo, pois é pura persa de tempo.
comentários(0)comente



Marina516 19/01/2024

5/5
Não existe frase suficiente pra descrever a sensação de terminar esse livro, daqueles que te deixa olhando pro teto por uns 10 minutos.
comentários(0)comente



nialves 17/09/2023

O nome da protagonista é muito difícil!°^°
Quem diria que euzinha leria um livro da Clarice Lispector! É pois é, mas eu li e gostei bastante.
Só criei vontade de ler algum livro dela por causa de uma entrevista que eu vi dela esses dias da TV cultura, e fiquei curiosa pra ver como ela escrevia e olha não me arrependo nadinha de der lido.
Mahhdabella 18/09/2023minha estante
miga no fim do livro, no posfacio ela explica o porque da escolha do nome :)


nialves 19/09/2023minha estante
Sim! Eu vi




5961 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR