A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Gessica 31/01/2024

Quando eu vi um trecho do filme baseado nesse livro, já sabia que precisava lê-lo. É um livro bem curto, quase que eu leio todo em um dia, mas consegui prolongar mais dois dias. A história da Macabéa é sofrida, mas ela nem sabe, eu ri algumas vezes porque ela é muito, muito ingênua, dá pena. Agora quero ver o filme e ler mais outras obras da Clarice.
Daniele591 31/01/2024minha estante
clarice maravilhosa sempre

berserkerrat 06/03/2024

Uma angústia diferente
É um livro pesado e leve! Traz uma angústia que cada vez te dá mais vontade de engolir as palavras uma por uma. Clarice, enquanto divaga e nos dá pouco a pouco as suas próprias observações, nos traz essa personagem: um alguém que é ninguém, uma personagem muito desenvolvida e que ainda consegue ser um nada!
A ingenuidade de Macabéa traz um desconforto enorme junto com a ternura e o carinho desenvolvido para com a protagonista. Um livro inesquecível, repleto de reflexões maravilhosas e profundas, narradas com a maior leveza possível.

fonsecsa 08/10/2023

Inesperadamente encantador
Muita gente falou que esse livro não era bom, minha expectativas para ele eram nulas, comecei a ler apenas por obrigação mesmo.

Mas, para minha surpresa, ele é encantador. Clarice sempre surpreende, com sua simplicidade no escrever, pelas suas histórias bem elaboradas e críticas sutis. Uma representação de tantos problemas que enfrentamos em menos de 80 páginas. Fome, ignorância, as endemias que matam o povo.

Pablo Santos 24/08/2021

A Hora da Estrela
É uma história profunda, com várias contradições, mostra muito bem a realidade profunda da natureza humana, história envolvente, você passa a tomar as dores da personagem, é tão realista quanto irônico o fim !!
Livro perfeito ??

Renata 10/10/2022

A HORA DA ESTRELA
Clarice Lispector
Editora Rocco

Último romance de Clarice Lispector, A hora da estrela reafirma características da escritora, percebidas em obras anteriores, mas traz uma Clarice menos introspectiva. Estudiosos dizem que há um certo quê autobiográfico no livro, no entanto, a escritora se esconde atrás de um narrador denominado Rodrigo MS.

Rodrigo narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina, que migra para o Rio de Janeiro, após a morte da tia que a criara.

Como toda moça que vai para uma cidade grande, ela sonha. E se espelha nas atrizes de cinema da época, como Marilyn Monroe, mas Rodrigo diz que ela não almeja uma vida diferente. Ela se contenta com o que tem. É uma datilógrafa e se orgulha muito disso. Ela conhece um rapaz e começam a namorar, mas Olímpico a troca por sua amiga.

Macabéa carrega o fardo de uma infância sofrida e sem oportunidades, fruto de uma vida limitada. A moça é tímida até para sofrer, o que gera no narrador um sentimento de culpa que o atormenta.

Como muitos migrantes do Nordeste, ela passa despercebida na grande massa. Ela apenas é, ela apenas existe… Assim Rodrigo a descreve.

A mente do narrador, em suas divagações, faz uma denúncia social, a reflexão sutil sobre o preconceito vivido pelos nordestinos no Sudeste do país, naquele tempo.

Como nas demais obras, Clarice traz a temática humana e a narrativa fragmentada pelas digressões do narrador, porém, o forte do enredo é exatamente a análise psicológica do personagem-narrador sobre a protagonista e as impressões dele acerca da vida dela, do mundo e de sua própria vida.

Para entender o título é preciso ler a obra, pois envolve exatamente o final da história, com uma surpresa que revela a pequenez e a grandeza que habitam cada ser humano. Macabéa tem seu momento de estrela. E a genial Clarice finaliza a narrativa assim: “Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim.”

Na temporada de morangos é possível comê-los, quando findam os morangos, não é possível mais. Da mesma forma, a vida. Só é possível vivê-la enquanto estamos vivos, ou seja, aproveite o hoje, aproveite o agora. Carpe Diem!

Recomendo!
Ana Flávia 10/10/2022minha estante
sua resenha me deu vontade de ler o livro.

Renata 10/10/2022minha estante
Que bacana! Pois, leia! Será uma leitura muito fecunda!

anaju 02/07/2023

Como pode uma história sobre uma vida tão rasa ser tão complexa?
sei lá, não sei explicar clarice lispector, ela é um sentimento mesmo.
quando o narrador diz que não quer matar macabea pois quer algo pior, que é a vida, e que a vida é um soco no estômago? i felt that
belazul7 02/07/2023minha estante
Queria ler, mas acho que ainda não tenho intelecto pra compreender Clarice Lispector

anaju 02/07/2023minha estante
amg, tenho 17 anos e esse foi o primeiro livro da clarice que eu li kkkkk. se engana quem pensa que a escrita dela é super difícil e que vc precisa de um doutorado pra entender. ela escreve pra todo mundo, e entende quem sente. dá uma chance ?

belazul7 09/07/2023minha estante
Capaz de eu dar, viu

anaju 11/07/2023minha estante
lê e me conta oq achou!!

Sophia.Campos 15/01/2024

A realidade brasileira
Esse foi meu primeiro contato com a literatura de Clarice, mas tenho certeza que vou ler mais coisa e já tenho até uma ideia de qual vai ser o próximo.

O narrador deu um toque mais artístico para essa história que tem a realidade crua e nua como sua principal característica.
Com certeza existem muitas pessoas como as persongens no Brasil.

Um retrato fantástico desse vivências de Clarice e com um domínio linguístico fenomenal.
Necessário para todos.

isa 18/10/2022

O direito ao grito
Com "A Hora da Estrela" estabeleci meu primeiro contato com a obra de Clarice Lispector e posso enfim afirmar que, como prometido, sua escrita me fascinou no início ao fim.

Aqui, somos apresentados à Macabéa, uma personificação do nada, do mais completo vazio, de uma existência grande apenas dentro de seu pequeno limite. Sua representação é um retrato de toda uma população silenciada. Macabéa, por sua vez, grita sem ao menos ter o poder da fala.

Macabéa é narrada por Rodrigo S.M., talvez seja este seu único elo com o mundo, uma vez que ela nem mesmo possui consciência de existir. Assim, até a dualidade presente entre suas realidades é superada em prol do registro de tal história lacrimogênea da protagonista.

As palavras de Clarice apresentam uma reflexiva e poética visão de mundo, ainda que frente a uma história sobre o desamparo.

lariramon 18/10/2022minha estante
Bateu vontade de reler essa maravilha

Isabella 02/12/2022minha estante
lindo amor disse tudo

ellie.0 21/02/2024

Eu me identifiquei muito com a personagem, foi quando eu não consegui mais parar de ler. A escrita da clarice é impecável, e completamente única dela. A gente se perde nos pensamentos do "autor", provavelmente é um dos meus favoritos dela até o momento.

Joao Martins 07/11/2023

Clarice vai pensando e criando a história dessa nordestina que deve ser tão comum e faz sua própria resenha sobre o que está escrevendo. Faz reflexões e nos chama atenção para detalhes, às vezes, tão comuns da vida de todos nós. Mas visto por outro prisma, difícil de nos colocarmos. Somente gênios fazem isso.

Vd475 21/10/2022

Consciência coletiva
Eu vim ao livro esperando algo grosso de se engolir e intangível, vem com a ideia de que seria leitura angustiante e monótona, mas a verdade é que o modo que Clarice escreve, o famoso fluxo de consciência, pode sim ser confuso, mas para certos tipos de pessoas que possuem mente em formato de leque, que desvincula e aclopa de assuntos em assuntos de forma orgânica acaba se tornando o tipo de escrita feito sobre medida, é suave e calmo como um fluxo de um rio e se lê como se dorme.
No final da leitura cativante e acorrentadora me senti como se tivesse dormido por horas a fio, é escrito sob essa ideia de pestanejo, é como voltar para a casa de ônibus depois de um dia exaustivo, a história principal é minimizada e suprimida pela sonolência que abre alas a reflexões naturais, como que se quem se lê escreve-se oque lê, e lê com sono.
Eu não só me identifiquei com as ideias absurdas do autor-autora como também já avia consumido em meu ser anos e anos atrás, eu lia e era eu sempre foi, na primeira vista veio o espanto, depois o orgulho e por fim a indiferença quando eu notei que essas ideias não eram só minha e dela mas do humano como espécie, a diferença é que nem toda gente tem tempo de pensar.

Livro bom pra c*** me indentifiquei muito e amei do começo ao fim, embora já esperasse o final, fiquei triste, mas gostei. O jeito que ele termina de forma romântica (romantismo esse raríssimo nessa obra fria) o jeito que termina de forma romântica é lindo, simbólico e faz juz ao título "A Hora da Estrela".

celiast 03/11/2021

uma estrela dentro da outra
"Não estão me entendendo e eu ouço escuro que estão rindo de mim em risos rápidos de velhos."

A Hora da Estrela é um livro que foge da lógica, pois ele não somente conta a história de uma nordestina vivendo na cidade do Rio de Janeiro como permeia todo o processo criativo do que é escrever e criar um personagem que certamente ainda nos tempos atuais continua vivo e que é tão simples ao ponto de precisar se despir e se reinventar para alcança-lo. Clarice cria um alter ego nesse livro, o Rodrigo S.M. É ele a voz da Clarice no livro, um meio que a mesma criou para se colocar na história indiretamente já que sempre foi um ser humano bastante peculiar e reservado.

Rodrigo S.M (Clarice) é portanto um escritor que precisa urgentemente tirar das costas esse personage: Macábea. No decorrer do livro nos deparamos com uma alma simples, tão simples que quase não entende sua existência no mundo e é aí a importância de um livro sobre. Macábea é um ser humano tão pequeninho que se torna gigante, não cabe a ela questionar quem é ou o por quê de tudo que lhe acontece, ela simplesmente acha que aquilo é o que tem que ser.

E enquanto escreve sobre a vida de Macábea, Clarice lida com os dias finais de sua vida e o desconhecido da morte que ela sabe que enfrentará. A hora da Estrela é tanto sobre a hora mais brilhante e infeliz de Macábea como a de Clarice.

jpedroo 27/01/2023

Bem... Não tenho muito o que falar sobre esse livro, apenas que é um clássico da literatura Nacional e que nos emociona com a história de vida de Macabéa.

Pedro3906 23/09/2023

Especificamente sobre o audiolivro
A narração da Mel Lisboa é fantástica, desde a amostra gratuita que ouvi fiquei estasiado com o quão profundo e íntimo soou seus dizeres. Gostaria que ela narrasse o audiolivro de Um sopro de vida, quem sabe a segunda chance viesse. Revisitar esse livro é como revisitar o assovio no vento escuro da alma, uma parte minha que nem eu sei qual é.