A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Christian.Meneses 18/01/2021

Estrelas que brilham e ninguém vê
?Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.?

Lembro de ter ouvido sobre Macabéa ainda no ensino médio dentre as muitas aulas de literatura e me encantar pela história da menina, que assim como tantas Macabéas, resolve ir pra cidade grande em busca de um ?futuro?. Eis que finalmente tive meu encontro com a personagem.

Clarice é poesia dos pés a cabeça e, apesar de alguns inevitáveis momentos de confusão em que surge a necessidade de reler o parágrafo, é delicioso ver o domínio da palavra que essa mulher possui.

A história é simples e, acima de tudo, real. Real, uma vez que Mecabéa representa tantas histórias de fome, de dor, de invisibilidade social e de uma vida que, apesar de infeliz, é mantida pela fé. E o nosso narrador/personagem tem ciência do fato e do seu dever: "é minha obrigação contar sobre essa moça entre milhares delas. E dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. Porque há o direito ao grito.?

Em falar de narrador, este pra mim é um dos pontos altos da obra. Além de nos apresentar nossa personagem principal, ele sem dúvidas também assume um posto importe, tecendo comentários, opiniões, angústias e muitas vezes paralelos entre a sua vida e a de Macabéa, reservando também alguns parágrafos para refletir sobre a própria arte de escrita e o papel do escritor.

Enfim, é importante um autor se utilizar do seu nome espaço para dar voz (ou grito) a histórias e pessoas como essa, muitas vezes invisíveis. E daí a indicação de leitura, pois é também necessário começar a enxergar-las.
juliaalves 18/01/2021minha estante
Sua resenha me tocou profundamente! (Acho que vou reler... Clarice é pura poesia e arte e mente e confusão e vida)

clichesliterarios 19/01/2021minha estante
adorei a resenha ?

FlaviosParanhos 11/11/2021

Minha primeira leitura de Clarice, estou impressionado.
A hora da estrela:
Aqui está minha primeira leitura da Clarice Lispector.

Começo com sua famosa e impactante novela. A hora da estrela. O que dizer? Desde a primeira linha eu não consegui parar de ler, o narrador é genial, tenta por poesia e sentido uma vida vazia. A protagonista, a nordestina Macabéa, é uma mistura de vazio, tristeza e complexidade. Ao mesmo tempo em que parece que ela não é nada, nem ninguém, é impressionante a forma como eu me prendi a ela. Talvez as reflexões que ela deixa de fazer sobre si mesma, sejam verdades jogadas nas nossas caras. Cada um de nós tem um pouco de Macabéa, somos tão substituíveis e sem respostas quanto ela! Não adianta negar, tentar evitar e florear. A verdade é essa... Confesso que apesar de ficar triste com o final, achei excelente e mesmo já sabendo, inesperado. Só é uma pena que existem milhares de Macabéas por aí, e que no fundo ninguém pode fazer nada.
Jessika 11/11/2021minha estante
Eu gostei deste livro e também fez eu pensar em quantas pessoas iguais a ela tem por aí.

Lilika8 14/08/2023minha estante
Uma pena que você não gostou ?

yukari7 12/12/2023

Tô apaixonada. a escrita é de tirar o fôlego, de verdade. eu n lembro de nenhum livro com uma descrição e desenvolvimento como a desse. a forma que macabea é representada e construída, td, eu acho td escrito com muita maestria e mt saber. parece que a Clarice tá brincando com palavras e vomitando histórias, parindo td um livro. muahauhahaa, me inspirei aqui. é que n sei explicar, é como consta no posfácio. é mais sobre sentir, e não tentar desvendar o livro e os personagens. levando isso em conta, essa leitura me fez sentir mts coisas. li devagarzinho pq queria aproveitar mt bem e cm prazer, e n me decepcionou em nd. li com fluidez e "água na boca", marquei praticamente tds as páginas. enfim, n tenho mt a comentar sobre a história, ela é trágica em tds os sentidos. o tanto de artefato que a Clarisse usa p mensurar o quanto macabea é miserável é chocante e um tanto incrível. me lembrou um pouco de "declinio de um homem" que tbm recomendo.

detalhe: primeiro livro q leio da clarisse e me pergunto se já saber do final desde o início influenciou na minha experiência...

carlistar 01/09/2022

"E ela tanto mais me incomoda quanto menos reclama."
Quê falar desse livro tão voraz? Quê falar de Olímpico, de Glória, de todo o resto, e, principalmente de Macabéa? A hora da estrela cria uma narrativa única ao contar a história de uma miserável alagoana que acredita que as coisas são assim porque são assim e é alheia à própria condição enquanto ser que não é: não é triste porque não sabe o que é ser triste - quanto menos sabe o que é ser feliz, afinal, de quase nada sabia.

Norman Fucking Rockwell 27/09/2023

Perfeito!
A hora da estrela é aquele livro que depois de lermos, queremos ler de novo e de novo.
Clarice realmente era e é a frente de seu tempo, cada parágrafo do livro é simplesmente um misto de emoções, fiquei completamente encantada por Macabéa?

iane.books 26/09/2021

A hora da estrela- Clarice Lispector
Este foi o meu primeiro contato direto com uma obra da Clarice, e a experiência não poderia ter sido melhor.
Paulo 26/09/2021minha estante
Estou começando os romances da Clarice tb. Terminei o Perto do Coração Selvagem e amei!! A Hora da Estrela ta no meu radar!!

iane.books 04/10/2021minha estante
seguirei a recomendação! Não faço muita ideia de qual ordem devo seguir, kkkk! Mas iniciei muito bem com A hora da Estrela.

Bebella 15/10/2021

Um clássico realmente encantador
Acabo esse livro e me sinto angustiada por ser incapaz de entender melhor o que Clarice Lispector quis dizer em muitas de suas frases.

Confesso que não sou acostumada com esse tipo de livro, mas eu leria de novo sem problemas. Sua escrita é profunda e comovente, a qual você se emociona com cada palavra por ela usada, por cada metáfora.

O livro é narrado por um homem, Rodrigo S.M., o qual vai tanto contar um pouco sobre si, quanto um pouco da história de Macabéia. Ele, mesmo estando em uma classe social bem acima de Macabéia, sente uma necessidade em contar sua história após vê-la na rua e observá-la por bons tempos. Ela possui apenas 19 anos, perdeu os pais com 2 anos de idade e foi criada por uma tia muito rígida, migrou do Nordeste para o Rio de Janeiro e mesmo assim ainda possui uma vida bastante precária.

O livro ainda vai abordar um romance entre Macabéia e Olímpio, o qual possui uma grande adversidade quanto a ela. Macabéia é pobre e dócil, contudo, o que mais me chocou foi o fato de ela ser sempre feliz por simplesmente achar ser obrigada a ser feliz.

Essa é uma história encantadora e interessantíssima, recomendo a todas que se desfrutem de cada palavra que Clarice usou para em seu último romance tão profundo, tratando de assuntos tão importantes como a morte e a vida.
Leiam!!

Well.Machado 26/10/2022

Ótimo o livro, SAI COM DEPRESSÃO!!!
Esse livro me destruiu, em TODOS os sentidos! Nunca tinha lido nada da Clarice Lispector, apesar já ter muita curiosidade por ela pelo fato dela ser fã e tradutora de vários livros da minha autora favorita, Agatha Christie (ela traduziu livros importantíssimos da Agatha, como "A Casa Torta" e "Cai o Pano", por exemplo). Eis que ganhei esse livro de presente e finalmente mergulhei nesse mundo da Clarice. E sem brincadeira, ESSE LIVRO ACABOU COMIGO! A narrativa, as metáforas usados durante a linguagem do livro, as questões sociais abordadas na história, principalmente sobre miséria e até mesmo vários metáforas realísticas sobre a morte e o pouco significado da vida... Esse livro é um prato cheio de tristeza e depressão, terminei ele destruído, principalmente com o desfecho da Macabéia! ??? TUDO nesse livro me deixou mal, principalmente porque me identifiquei com vários trechos da narrativa e isso só me fez perceber como sou um ninguém na vida e "sobrei", sem nenhum propósito, como é citado no próprio livro. Enfim, muito bom conhecer mais sobre essa autora, que já era doido pra conhecer. Confesso que não esperava que a escrita e narrativa dela fossem tão profundas e intensas, isso me pegou de surpresa e de um jeito que me deixou bem mal. Mas como costumo dizer, eu gosto do que me faz mal! :) E o livro em si é realmente bom e com um final extremamente trágico, que deixa tudo ainda mais impactante! Acho que nunca vou superar como tudo terminou! Acho que dou 3 de nota, mas considero essa uma ótima nota pra uma autora "nova" que acabei de conhecer. Com certeza pretendo ler mais livros da Clarice, mas dificilmente algum será mais triste e tocante do que A Hora da Estrela! ?

Bruna Tiene 15/11/2021

Não criei expectativas para ler Clarice, apenas li. Do tipo que se é para ler, se lê!

Bem se vê que em muitos aspectos,vejo Macabéa em mim, em minhas amigas, em muitas mulheres!

A simplicidade natural, a aceitação do que se é!!
Que mulher simplesmente não aceitou algo por achar que deve aceitar?? Por achar que é assim que as coisas funcionam, simplesmente?!?!

Ahhh que leitura!! Que livro!!!

Invejo quem não leu, terá a oportunidade de sentir exatamente o prazer que senti em cada página!!!

Lyaria 07/11/2021

Clarice e seu jeito "simples" de levar sua mente a um outro nível de raciocínio
Era pra ser um livro pequeno, com uma história básica de uma moça vazia e sem graça, mas Clarice transformou em uma lição de vida, com uma história de tirar o fôlego sobre uma moça que ganhou meu coração.
Quantas Macabéa "invisíveis" existem por aí?

Rafaela1643 25/10/2021

Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago...
?Assim é que experimentarei contra os meus hábitos uma história com começo, meio e ?gran finale? seguido de silêncio e chuva caindo.? p. 48 Esse trecho é do narrador da história, um professor chamado Rodrigo S.M.

A Hora da Estrela, última obra de Clarice Lispector, conta a história simples, sem floreios, de Macabéa. Nordestina, órfã, que foi morar no Rio de Janeiro. Segundo o narrador a pessoa de quem fala ?mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém.? p. 49

Essa história me trouxe dias de uma sensibilidade pura, calma e um tanto trágica. Um ensaio de empatia. De reflexos. Em algumas passagens de Macabéa eu fui surpreendentemente abatida por uma visão de mim mesma, me ajudou a buscar ver diversas perspectivas e entender diversas reações que temos acerca da realidade que nos é imposta.

Vou revisitar sempre, pois essa sensibilidade bruta e calma ao mesmo tempo é muito necessária hoje em dia, onde só lemos e vivemos tragédias sem nenhuma poesia.
Obrigada por tentar ser, Macabéa.
Obrigada Clarice, por esse último refúgio lindo, que ainda te fez mais eterna.

?Porque há o direito ao grito.
Então eu grito.
Grito puro e sem pedir esmola.? p. 49

Mel Rabelo 03/11/2021

A história de Macabéa me tocou muito, não só pelas diversas situações sofridas, mas também pela inconsciência da própria miséria.
Macabéa não questiona, advinha que não há resposta ou se conforma com respostas vagas. Até seu relacionamento com seu próprio corpo é afetado pela forma como a sociedade a trata.
Outra parte dolorosa é como o narrador não tem dó de expor a dura realidade, como a de que ‘’a moça tinha um rosto que pedia tapa’’. O fim é doloroso e levei algumas horas para ler as ultimas 10 páginas...
Como Rodrigo S.M sempre reforça, existem diversas como ela e isso me desesperou, me tirou do conforto em que vivo. Desde que li, a história vem crescendo aos poucos em minha mente e posso dizer que é um dos livros que me mudaram, não sou a mesma que era antes de conhecer essa obra.

Le 06/04/2022

Achei que seria de boa mas me deixou abalada
Eu estava com muita expectativa para ler Clarisse e até que não me decepcionou.
Confesso que quando comecei a ler tava com um pouco de preguiça, por causa do "narrador" que estava enrolando demais pra começar a história, mas quando realmente começou a contar a vida de Macabéa a leitura ficou mais fluida e apesar de algumas horas eu sentir desconforto e até raiva eu me via um pouco em Macabéa, na maioria do tempo eu so queria dar um abraço nela.
Uma leitura bem gostosa porém um pouco triste, mas ainda sim acho que vale a pena.