A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Le 06/04/2022

Achei que seria de boa mas me deixou abalada
Eu estava com muita expectativa para ler Clarisse e até que não me decepcionou.
Confesso que quando comecei a ler tava com um pouco de preguiça, por causa do "narrador" que estava enrolando demais pra começar a história, mas quando realmente começou a contar a vida de Macabéa a leitura ficou mais fluida e apesar de algumas horas eu sentir desconforto e até raiva eu me via um pouco em Macabéa, na maioria do tempo eu so queria dar um abraço nela.
Uma leitura bem gostosa porém um pouco triste, mas ainda sim acho que vale a pena.

Hanna155 09/02/2023

Clarice é para sentir.
Esse livro não é feito para ser lido e entendido, e sim sentido. A Clarice tem o dom de fazer com que você sinta a escrita, você sinta a cada palavra e a cada frase, que sinta oque seje para você sentir.
Pessoas com um auto conhecimento de literatura não conseguem entender o fascínio de alguns pelo o livro "a hora da estrela" porque ele nao foi feito para ser analisado com um parâmetro acadêmico quadrado.
Ele tem o efeito de passar para o papel oque que eu sempre pensei e nunca consegui descrever em palavras, ele me da uma sensação de entendimento e até conforto. A escrita da Clarice pode parecer bagunçada mas não é, ela descreve a história com uma perspectiva de conversa mesmo, como se estivéssemos tendo um diálogo sincero.
Absolutamente tudo nesse livro me encanta, é um dos meus livros favoritos, e eu sei que continuará sendo por muitos anos.
emifont 09/02/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Lyaria 07/11/2021

Clarice e seu jeito "simples" de levar sua mente a um outro nível de raciocínio
Era pra ser um livro pequeno, com uma história básica de uma moça vazia e sem graça, mas Clarice transformou em uma lição de vida, com uma história de tirar o fôlego sobre uma moça que ganhou meu coração.
Quantas Macabéa "invisíveis" existem por aí?

Mel Rabelo 03/11/2021

A história de Macabéa me tocou muito, não só pelas diversas situações sofridas, mas também pela inconsciência da própria miséria.
Macabéa não questiona, advinha que não há resposta ou se conforma com respostas vagas. Até seu relacionamento com seu próprio corpo é afetado pela forma como a sociedade a trata.
Outra parte dolorosa é como o narrador não tem dó de expor a dura realidade, como a de que ‘’a moça tinha um rosto que pedia tapa’’. O fim é doloroso e levei algumas horas para ler as ultimas 10 páginas...
Como Rodrigo S.M sempre reforça, existem diversas como ela e isso me desesperou, me tirou do conforto em que vivo. Desde que li, a história vem crescendo aos poucos em minha mente e posso dizer que é um dos livros que me mudaram, não sou a mesma que era antes de conhecer essa obra.

Christian.Meneses 18/01/2021

Estrelas que brilham e ninguém vê
?Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.?

Lembro de ter ouvido sobre Macabéa ainda no ensino médio dentre as muitas aulas de literatura e me encantar pela história da menina, que assim como tantas Macabéas, resolve ir pra cidade grande em busca de um ?futuro?. Eis que finalmente tive meu encontro com a personagem.

Clarice é poesia dos pés a cabeça e, apesar de alguns inevitáveis momentos de confusão em que surge a necessidade de reler o parágrafo, é delicioso ver o domínio da palavra que essa mulher possui.

A história é simples e, acima de tudo, real. Real, uma vez que Mecabéa representa tantas histórias de fome, de dor, de invisibilidade social e de uma vida que, apesar de infeliz, é mantida pela fé. E o nosso narrador/personagem tem ciência do fato e do seu dever: "é minha obrigação contar sobre essa moça entre milhares delas. E dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. Porque há o direito ao grito.?

Em falar de narrador, este pra mim é um dos pontos altos da obra. Além de nos apresentar nossa personagem principal, ele sem dúvidas também assume um posto importe, tecendo comentários, opiniões, angústias e muitas vezes paralelos entre a sua vida e a de Macabéa, reservando também alguns parágrafos para refletir sobre a própria arte de escrita e o papel do escritor.

Enfim, é importante um autor se utilizar do seu nome espaço para dar voz (ou grito) a histórias e pessoas como essa, muitas vezes invisíveis. E daí a indicação de leitura, pois é também necessário começar a enxergar-las.
juliaalves 18/01/2021minha estante
Sua resenha me tocou profundamente! (Acho que vou reler... Clarice é pura poesia e arte e mente e confusão e vida)

clichesliterarios 19/01/2021minha estante
adorei a resenha ?

Rafaela1643 25/10/2021

Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago...
?Assim é que experimentarei contra os meus hábitos uma história com começo, meio e ?gran finale? seguido de silêncio e chuva caindo.? p. 48 Esse trecho é do narrador da história, um professor chamado Rodrigo S.M.

A Hora da Estrela, última obra de Clarice Lispector, conta a história simples, sem floreios, de Macabéa. Nordestina, órfã, que foi morar no Rio de Janeiro. Segundo o narrador a pessoa de quem fala ?mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém.? p. 49

Essa história me trouxe dias de uma sensibilidade pura, calma e um tanto trágica. Um ensaio de empatia. De reflexos. Em algumas passagens de Macabéa eu fui surpreendentemente abatida por uma visão de mim mesma, me ajudou a buscar ver diversas perspectivas e entender diversas reações que temos acerca da realidade que nos é imposta.

Vou revisitar sempre, pois essa sensibilidade bruta e calma ao mesmo tempo é muito necessária hoje em dia, onde só lemos e vivemos tragédias sem nenhuma poesia.
Obrigada por tentar ser, Macabéa.
Obrigada Clarice, por esse último refúgio lindo, que ainda te fez mais eterna.

?Porque há o direito ao grito.
Então eu grito.
Grito puro e sem pedir esmola.? p. 49

amandafffdo 23/01/2024

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos
Parei uma, duas, três vezes pra falar de Macabéa e de Olímpico e de Rodrigo e de Glória e de Rio de Janeiro e de Alagoas. É isso que o fluxo de consciência faz: não sei se somos nós que lemos o livro ou se é o livro que nos lê.

A Hora da Estrela, independente de quem seja a Estrela, é um mergulho íntimo, uma aula de escrita e de insignificância. Insignificância dos sentimentos alheios, da vida insossa dos personagens, da mania de grandeza de alguns e curiosidade de outros, do distanciamento cultural dentro de um mesmo país que observa a cidade e seus movimentos. Apática, a protagonista assiste a própria vida.

Clarice, Clarice, preciso te conhecer.
Fabio 26/01/2024minha estante
Esse livro é essencial, Amanda!
Adorei a resenha!

amandafffdo 26/01/2024minha estante
Ele é simmmmm!!!!
Obrigadaaaaaa

FlaviosParanhos 11/11/2021

Minha primeira leitura de Clarice, estou impressionado.
A hora da estrela:
Aqui está minha primeira leitura da Clarice Lispector.

Começo com sua famosa e impactante novela. A hora da estrela. O que dizer? Desde a primeira linha eu não consegui parar de ler, o narrador é genial, tenta por poesia e sentido uma vida vazia. A protagonista, a nordestina Macabéa, é uma mistura de vazio, tristeza e complexidade. Ao mesmo tempo em que parece que ela não é nada, nem ninguém, é impressionante a forma como eu me prendi a ela. Talvez as reflexões que ela deixa de fazer sobre si mesma, sejam verdades jogadas nas nossas caras. Cada um de nós tem um pouco de Macabéa, somos tão substituíveis e sem respostas quanto ela! Não adianta negar, tentar evitar e florear. A verdade é essa... Confesso que apesar de ficar triste com o final, achei excelente e mesmo já sabendo, inesperado. Só é uma pena que existem milhares de Macabéas por aí, e que no fundo ninguém pode fazer nada.
Jessika 11/11/2021minha estante
Eu gostei deste livro e também fez eu pensar em quantas pessoas iguais a ela tem por aí.

Jamile.Almeida 11/04/2022minha estante
Li esse livro quando tinha uns 11 anos? foi meu primeiro vazio existencial na vida! Macabeia me marcou profundamente

Luiz 08/02/2022

Achei na Clarice, algo novo, algo único, um sentimento peculiar, uma nova percepção da escrita, da narrativa e das palavras.
Que sensibilidade! Que texto delicioso!
É perceptível pela forma da narrativa como a Clarice se 'põe' nessa obra, se debruça, deixa traços, pedaços, fragmentos de si, de sua essência, de seu espírito, em toda obra;
Clarice se divide, quebra a singularidade do 'eu' em partes antagônicas, Macabéa e Rodrigo, homem e mulher, narrador e personagem, miserável e afortunado, partes que ferozmente se opõem, em valor e em sentido, mas que padecem do mesmo mal.

"que cada um a reconheça em si mesmo, porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito."

.emii ;) 26/08/2023

A hora da Estrela
Meu primeiro contato de fato com uma obra da Clarice Lispector e não poderia me sentir mais agradecida por ter conhecido sua arte.

A escrita é excepcional, nunca me senti tão conectada à palavras quanto nesse livro. Senti fome de ler. É incrível como ela expressa tão bem seus pensamentos e, ainda sim, consegue ser enigmática e de certa forma confusa. Mas é que nem sempre dizem: Você não entende Clarice Lispector, você sente.

E olha como senti! Me senti representada nas páginas, é surpreendente em como um livro tão pequeno consegue se tornar gigante e difícil de digerir. Eu mesma demorei uns 3 dias para terminar sendo que poderia facilmente ler em algumas horas.

A história é cativante e de certa forma triste e melancólica, crua e sensível ao mesmo tempo. Macabéa é uma personagem que não sei como interpretar, mas que no fundo, merece tudo de bom e do melhor.

Desenvolvi uma admiração enorme por essa mulher tão sábia que é Clarice. Espero no futuro ler mais obras dela e adquirir um pouquinho de seu conhecimento.

Albeli 08/04/2021

Releitura
Publicada em 1977, a obra “A Hora da Estrela” foi o último trabalho lançado por Clarice Lispector antes de sua morte. A narrativa irá contar a história da nordestina Macabéa que viaja para o Rio de Janeiro e lá encontra um trabalho de datilógrafa com um salário miserável. A vida da protagonista é simples e solitária, no entanto possui um final “surpreendente”. Opinião: A releitura da obra me fez perceber pontos que na primeira leitura não tinha visto. Macabéa é como o personagem do texto “As Vantagens de Ser Bobo” escrito pela própria Clarice Lispector. Recomendo a todos que tenham interesse em se aventura pela Literatura Introspectiva.