A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

antonella.melo 13/02/2023

Essencial
Clarice eu queria ser uma mosquinha pra ser capaz de entrar dentro dessa sua cabecinha. esse livro é uma porrada no estômago, onde você entra adentra na realidade nua e crua do que é ser miserável e marginalizado num brasil que não destoa muito dos tempos atuais. LEIAM LEIAM E LEIAM

carlistar 01/09/2022

"E ela tanto mais me incomoda quanto menos reclama."
Quê falar desse livro tão voraz? Quê falar de Olímpico, de Glória, de todo o resto, e, principalmente de Macabéa? A hora da estrela cria uma narrativa única ao contar a história de uma miserável alagoana que acredita que as coisas são assim porque são assim e é alheia à própria condição enquanto ser que não é: não é triste porque não sabe o que é ser triste - quanto menos sabe o que é ser feliz, afinal, de quase nada sabia.

Debrinha 20/01/2022

Eu amei a experiência desse livro, como Clarice trabalha as camadas de sentimentos de Macabéa. Preciso ler novamente..

Thayná S. 25/10/2020

Grande Clarisse
Essa foi a primeira obra de Clarisse Lispector que li, e foi amor à primeira vista??
As reflexões que a autora fez no início de livro me encantaram, sim, são beem loucas mas, se você parar para pensar, fazem todo o sentido kkk
A grande lição que aprendi lendo "A hora da estrela" foi que existe uma linha tênue entre ser "boa" e ser "besta", pois estamos em um mundo em que há pessoas muito maldosas que se aproveitam da inocência de outras.

Cinthya 28/10/2023

Clarice..
Já tinha ouvido falar muito de Clarice e da profundidade e da genialidade se sua escrita, a hora da estrela foi minha primeira obra lida.
Tenho muitas opiniões, me vi em Clarice, me vi em Macabéa, vi minhas raízes Alagoanas e de Maceió, me adentrei no espaço de preenchimento e de honra. As críticas sociais, e os detalhes na obra fazem a hora da estrela, ser o que é.
A princípio fiquei em dúvida pelo o fato de escolas pedirem sempre a hora da estrela para trabalhar como obra analisada no período em que trabalhei em uma livraria.
Hoje entendo o motivo, Clarice expõe a realidade da mulher pobre, da subnutrição e falta de alfabetização vinda de um sistema tão precário.
Jorge314 28/10/2023minha estante
Caminho sem volta.

Cinthya 28/10/2023minha estante
Com toda a certeza, ja irei começar uma outra obra

Emy 20/04/2020

"É preciso que se ouça o grito contido no interior do silêncio"

aquariano.louco 17/10/2020

Uma leitura emocionante, meio parada mas que se preocupa mais em nos colocar na perspectiva da personagem e sentirmos algo por ela. Macabéa é alguém simples, alguém por quem passamos todo dia na rua sem prestar atenção. É um retrato da população mais simples do Brasil e me deu um grande aperto no coração ler seus pensamentos e sofrimentos.

Elide 04/07/2023

Primeira leitura de Clarice
Tinha muita expectativa com essa leitura pela fama e comentários positivos sobre o livro. Achei a narrativa muito interessante, é um livro curto, mas profundo, relata uma série de fatos que parecem banais de uma maneira única, tornando cada coisa interessante.

A edição é belíssima, começa com relatos sobre a importância do livro e contato com o manuscrito, traz uma série de imagens dos manuscritos e, por fim, após o livro, há seis ensaios que abordam o livro de maneira diversa, sendo que pelo menos dois deles tocam no ponto que me foi incômodo no livro: o olhar um tanto preconceituoso sobre a pobreza e a origem nordestina de Macabéa, assim como racial, sobretudo ao tratar da personagem Glória.

liliana 01/05/2021

"É que ela sentia falta de encontrar-se consigo mesma e sofrer um pouco é um encontro"

Nanda 11/06/2023

Não vou mentir, fiquei batendo a cabeça para entender este livro, mas ai eu entendi que não dá para se entender Clarice Lispector e sim senti-la. Talvez por eu ter escutado em audiobook não consegui me prender tanto à história, mas ainda sim a história que se passa com Macabéa uma personagem tão sofrida é comovente. Irei reler este livro, agora que estou com o físico, portanto essa resenha é meramente temporária. Digo que dêem uma chance, leiam não tentando entende-lô, mas sim sentindo-o.

Letícia Lemos 08/04/2023

Que livro surpreendente!
Essa foi a primeira obra da Clarice que li por completo, pois até então só tinha lido contos avulsos, mas estou completamente encantada pela sua maestria na escrita. O próprio modo como a história é contada desafia o próprio escrever e eu, como escritora que sou, sinto-me renovada. Absolutamente incrível!

Thefy_kw 12/07/2023

Hora da estrela de cinema Macabéia
A história fala de uma nordestina pobre chamada Macabéia, aonde tem uma vida triste e vazia mas não se compara ao seu vazio interior, este livro é uma fotografia muda.

Carolina Corrêa 27/04/2021

O texto magistral de Clarice traz a icônica personagem Macabéa, num retrato da marginalidade da pobreza, carregada de drama e injustiça.
Na história, percebe-se traços autobiográficos da autora, encarnada num narrador masculino. Identificar os aspectos pessoais de Clarice nas nuances dos personagens é um atrativo a mais para a sua literatura elegante, rica e desafiadora às tradições da língua portuguesa.

Bit 11/11/2020

"Pensar é um ato. Sentir é um fato."
Nunca experimentei sensação igual ao ler um livro. Claro que cada livro é cada livro, não se tem o mesmo repetido, cada livro guarda um universo esperado a ser lido, mas você pode sentir de maneiras diferentes o mesmo. É doido como um livro pode nos prender a tal ponto que parece feitiçaria. As palavras desse livro são pensamentos, pensamentos que ultrapassam as palavras correndo, correndo, não tem pausa, um atrás do outro, faço desses pensamentos os meus, parece que nunca leio rápido o suficiente, as palavras estão sempre a minha frente. No começo esse ritmo incessante de pensamentos me cansam, são demais para minha cabeça, mas logo mais sou capturada pelo feitiço e lá estou não consigo parar de ler. Mudo de posições algumas vezes, mas nem assim tiro os olhos das páginas, sou eu e o livro, o livro e eu. O relógio tictacteia ao meu lado, mesmo me perguntando que horas fazem não desvio o olhar. Bato com o pé na parede, não sei o que estou fazendo, só continuo sem poder parar. Sinto como se prendesse a respiração durante todo livro, mas isso seria impossível, não viveria. Os pensamentos continuam a fluir, as páginas voam, 42, 54, 60!, 68, 70, 82... Só existe eu, Macabeá e Rodrigo. Sinto a garganta seca, a barriga vazia doendo, mas talvez esteja olhando através de Macabeá, em seu viver ralo, de somente viver, respirar, fora de si, fora do mundo. É simplesmente incrível a forma que este livro foi escrito, sem floreios, sem enfeites, apenas a linguagem nua e crua como o é na realidade. Se lesse novamente esse livro, não sentiria o mesmo, porque essa magia só acontece uma vez, depois já sabemos, o feitiço se quebrou, mas podemos ampliar esse mundo ainda, com palavras e detalhes que perdemos da primeira vez, e com as palavras que podem ganhar novos significados, pelos novos olhares que vemos através do tempo, tempo este que não para de correr, como os pensamentos de Clarice, sempre buscando respostas e encontrando mais perguntas no lugar. Esse livro é um soco no estômago, como a vida o é, e também como a vida carrega a beleza e a tristeza de ser, a dor e o prazer que significa ser humano. Ele serve para nos dar um pouco da empatia que falta no mundo, empatia de enxergar no outro o sofrimento, de enxergar através dos olhos do outro, enxergar as pequenas grandezas existentes en cada um de nós, e entender que todos somos humanos, olhar para uma parte e ver o todo, entender que todos nós chegamos a este mundo dando o primeiro parco inspiro, e que todos vamos um dia deixá-lo, em um último parco sopro.
Lua 11/11/2020minha estante
Clarice e seus efeitos sobre quem a lê. ?

Bit 11/11/2020minha estante
Aaaa simm??

Dan 11/11/2020minha estante
Que resenha maravilhosa, Flora! Foi bem isso o que senti ao ler A Hora da Estrela, essa pequena e grandiosa obra-prima que consegue nos remexer tanto por dentro. Bravo!

Bit 11/11/2020minha estante
Obrigaada?

naclaratv0 28/07/2023

A hora da ?
Clarisse entrega nesse livro uma história que comove e que é real a tristeza de macabea tão bem retratada e expelida em cada linha, a trama se perde um pouco e o livro de torna cansativo em um certo ponto, mas me fez refletir então gostei, gostei da forma como Clarisse usou macabea para fazer analogia a sua própria vida, é denso e complicado mas não deixa de ser uma obra com a cara de Clarisse