O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Luciana Fátima 15/10/2010

Um conto de fadas moderno...
Famoso por suas narrativas vampíricas, André Vianco apresenta em O caminho do poço das lágrimas monstros muito diferentes dos chupadores de sangue que o notabilizaram como escritor. Nesta aventura cheia de surpresas e de percalços – bem ao estilo de Neil Gaiman – o leitor atento se depara com profundas reflexões sobre a efemeridade da vida.

Mas antes que se tenha tempo de formular pensamentos filosóficos, Bosco e sua irmã, Ingrid, indagam, de minuto a minuto, a um Jonas mais perdido que os próprios filhos, como foram parar naquele estranho lugar. O carro, era certo, havia quebrado enquanto voltavam para casa bem no meio de uma viagem interrompida às pressas pelo motivo de sempre: trabalho. Não era a primeira vez que o vilão interpunha-se entre pai e filhos. E – as crianças tinham plena certeza – também não seria a última.

O caminho que tinham pela frente os levaria até o Poço das Lágrimas, onde, ao que tudo indicava, eles poderiam recuperar o carro e seguir viagem. Mas uma estranha figura, encontrada, aparentemente, ao acaso, avisou-os sobre o tal caminho de pedras. Não poderiam sair da estrada, ou então, se perderiam para sempre. Inicialmente, não era difícil seguir a recomendação do pequeno homem; contudo, conforme a sede de Bosco ficava mais intensa e a curiosidade de Ingrid por visões oníricas aumentava, eles iam se esquecendo da orientação. Dessa forma, quando os filhos escaparam por entre seus dedos, o desesperado Jonas não tinha mais motivos para continuar sozinho.

Ao se separarem, cada um teve de enfrentar seus piores pesadelos, encontrando monstros aterrorizantes e situações inesperadas. Mas, de diferentes maneiras, eles driblavam as dificuldades e buscavam meios de ficarem juntos novamente. As etapas superadas iam despertando neles a suspeita do que realmente havia acontecido, e por qual motivo eles tinham de trilhar aquele caminho.

As belíssimas ilustrações de Lese Pierre completam e atiçam a imaginação do leitor que, a cada peça encaixada, vai desvendando esse misterioso quebra-cabeças literário. O Poço das Lágrimas vem de uma cantiga de ninar que a mãe cantava para os filhos se acalmarem e é um poço em que todas as lágrimas – de tristeza ou de felicidade – derrubadas furtivamente vão parar, sem que ninguém as note. Uma sublime combinação de fábula e aventura que, além de tudo, possui uma surpreendente mensagem ao final. A agilidade narrativa de André Vianco não permite pausa; é necessário devorar cada página em busca da verdade, habilmente escondida entre as palavras. Uma verdade que conduz o leitor ao incomensurável mistério da vida: a morte.

Um livro não só para adolescentes ou para simpatizantes da literatura de Vianco; uma história instigante para todos os tipos de leitores, até para os mais exigentes! O caminho do poço das lágrimas – último livro de André Vianco – é uma publicação da Editora Novo Século.

Érika dos Anjos 22/07/2009

No fim, realmente, é um poço de lágrimas
Não sei se estava muito sensível na época em que li este livro. O que tenho certeza, é de que chorei muito com o final, pois esta obra é daquelas em que vc vai sendo cativando momento a momento pelos personagens, que em determinado momento vc já sabe o que Jonas, Ingrid ou Bosco decidirão fazer exatamente pelo sentimento de conhecê-los. Com esta obra, André Vianco mostra seu lado mais sensitivo e místico com grandes doses de emoção.

Jonas, um homem muito trabalhador e com pouco tempo para a família, resolve levar os filhos para passear, a fim de recuperar um pouco do tempo perdido com eles. No entanto, em determinado momento da viagem, eles acordam em um campo verde, sem o carro, e com uma estrada de tijolos delineada a frente. A dúvida é: precisamos mesmo seguí-lo? No caminho, muitos acontecimentos misteriosos e fabulosos parecem não querer deixar que eles cheguem ao seu destino.

Um verdadeiro conto de fadas do século XXI, que te faz pensar muito após o seu término!

PS.: Apesar de ser um dos chamarizes do livro, não gostei dos desenhos. Não acrescentaram nadica a história.

*************************************************
Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

Greyheart 09/03/2009

Franqueza
Este foi o primeiro livro do Vianco que realmente li. Estacionei na leitura do "Os Sete" por motivos razoáveis: a falta do mesmo. Sendo assim, já acostumada com o estilo da narrativa deste autor, preparei-me para uma viagem e tanto. Uma ternura quase mística já rondava o volume pois, eu o havia ganho do meu namorado num período bastante especial. A fluidez, a forma como os fatos são apresentados e o quanto cada personagem ganha de nossa simpatia certamente é combustível de sobra para avançar, devorando nervosamente as páginas de papel cartão de cor bem escolhida. Ao final da obra (que demorei 4 dias alcançar), quando o desfecho se mostra desnudo e emocionantíssimo pouco resta de nós... muito sobra das lágrimas e o poço torna a reverberar-se...

Diogo Nunes 26/03/2009

Melhor do que eu esperava
Estava com medo de ler este livro, pois não aguentava mais ler livros de Vampiros do Vianco... Mas este livro me surpreendeu! Uma excelente história, com um excelente final! Vale a pena!

Bárbara 01/08/2009

Um conto sentimental e adulto, o livro passa varias mensagems onde a principal é: a importancia da familia.
A medida que a historia avança vai se tornando mais sentimental e emocionante.No inicio do livro não sabemos se o caminho é um sonho ou não, onde só saberemos a resposta no final do livro,tornando-se um livro emocionante, e intrigante pois afinal o que é o caminho do poço das lagrimas? um sonho ou....

Vale a pena ler o livro, é uma historia bonita que passa uma boa mensagem.

Nota 8,0

Vanessa Sueroz 24/11/2009

Um livro bem diferente do que estamos acostumados do André Vianco.

Achei ele muito confuso no começo, já que ele conta que o pai e dois filhos foram parar misteriosamente em um lugar misterioso e cheio de fantasia.

Mas assim que o livro se aproxima do final ele vai ficando fascinante, e você começa a entender o fantastico laço que o autor criou em cada cena que antes pareceu ser bem esquisita...

Muito bom apesar de confuso.

Amanda3913 11/08/2010

Douglas P Da Silva 19/12/2011

livro com pouca criatividade!
Já li alguns livro do Andre e gostei muito. Sobre este aqui, confesso que fiquei um pouco decepcionado. A leitura muitas vezes para mim não foi prazerosa e o final muito previsível.Achei que faltou muita coisa. A forma de expressar deixou muito a desejar. Achei um livro com pouca criatividade.

PS:Gostei da Ilustração.

Marina 01/01/2010

O Caminho do Poço das Lágrimas
Meu primeiro livro de André Vianco...
De modo geral, o livro é bom..a escrita é simples,um livro bom de ler..fiquei ansiosa a cada página ali pra descobrir junto com os personagens o que estava acontecendo e acabei o livro bem rápido sem perceber.Esse suspense é uma delícia.A ilustração na capa é muito bem feita e bonita, o q de fato me chamou bastante atenção!

Mas tem algumas coisas q vale lembrar..a história cria uma expectativa bem grande..o final não foi exatamente como eu imaginava(o que é bom), mas esperava mais,achei o livro com mtas fantasias que vc acaba se perdendo.Dentro do livro possui ilustrações, o que acaba te frustando de certa forma pq o legal é a imagem q criamos ao ler a descrição de cada personagem e lugar.
Ah e um detalhe q me incomodou..o autor diz a todo tempo que aranha é inseto =O

mas enfim, apesar destas coisas terem atrapalhado,
é um livro que te prende e faz com q vc crie várias situações com a intenção de querer desvendar os mistérios, q alías, acontecem a todo tempo.

Micheli31 29/10/2023

"Quando estivermos naquele lugar
Eu vou te dar a mão pra caminhar
Por uma trilha estranha vamos passar
E nenhuma vez sua mão eu vou soltar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que eu sinto por ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem mesmo chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que as formigas queiram te levar."

P.s. André Vianco é um dos meus autores preferidos, amo sua saga do "Turno da Noite", não esperava por isso, uma história que me fez lembrar aqueles filmes de aventuras que via na sessão da tarde quando criança, mas que no final mesmo que previsível, me fez desidratar.

Vania :) 11/03/2010

AVISO IMPORTANTE: Contém spoilers
A morte é um tema em que não gostamos de pensar, muito menos falar. O autor que resolve sobre ela dissertar precisa de muita sensibilidade, tendo em vista a delicadeza do tema. Vianco foi muito feliz nesse aspecto, fazendo arrancar lágrimas com sua história que, ao mesmo tempo que fantasiosa, remonta a um assunto muito real.

Temos a necessidade de tentar entender tudo o que acontece ao nosso redor, e o escritor encontrou uma forma muito bonita de fazer isso, direcionando seu livro não apenas para pré-adolescentes, pois seu teor é bastante maduro. O final me surpreendeu, de certa forma. Recomendo a todos que gostam de refletir sobre a vida (e sobre a morte).

Guilherme 05/01/2011

O Caminho do Poço das Lágrimas - André Vianco
Jonas, Bosco e Ingrid voltam de uma quase férias, quando adormecem e quando acordam, se deparam com um lugar diferente de onde estavam, onde há um caminho com pedras justapostas, conhecido como, o caminho do poço das lágrimas.

Segundo em senhor (Caranguejeira), eles devem seguir por este caminho sem jamais se desviar, pois caso isso aconteça estarão correndo um grave perigo.

Vários obstáculos serão colocados nesse caminho e agora mais do que nunca, precisarão uns dos outros.

Já se tornou um hábito os livros do André Vianco me surpreender (felizmente), e na minha opinião O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS é o livro dele com o final mais surpreendente e emocionante, juntamente com A CASA (que continua sendo o mais emocionante, porém o mais surpreendente é O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS).
Excelente livro!

Herick 14/03/2010

O Caminho do poço das lágrimas
A história é simples apesar de Vianco usar e abusar da fantasia para falar sobre a vida e o que fazemos dela.
Talvez por o livro ser curto e não permitir tanta profundidade ou simplesmente por eu ter conhecido o autor pelos livros de vampiros, assunto que me entretem mais, acabou que "O caminho do poço das lágrimas" não me agradou tanto.
É uma leitura interessante para quem gosta histórias leves e recheadas de lições de moral.
Curiosidade: no início do capítulo 30, é feito referência a um evento do livro "Bento", do mesmo autor, que acaba (quase) posicionando a história no tempo.

Schulai 25/02/2010

Um bom livro - mas não foi o melhor do André
O Caminho do Poço das Lágrimas é um bom livro, mas julgando a característica do Vianco ao qual estou acostumado a grandes obras acho que essa fica um pouco atrás.

Talvez seja pela história mais simples, ou pelo fato de se tratar apenas de um conto de fadas ao qual ele contava a sua filha. É diferente e entrete, mas ainda prefiro Os Sete.

ARurouni 09/07/2010

Uma história muito interessante, mostrando um mundo fictício e aonde, aos poucos e vamos nos afeiçoando com os personagens.

Também nos mostra como nós levamos a nossa vida no dia a dia e o quanto esquecemos o que nos é mais importante: a família.