The Night Circus Erin Morgenstern

Resenhas - The Night Circus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

sereia do lago ness 26/05/2022

The night circus - 4/12
Essa leitura foi realmente uma palhaçada. ? ?

Eu tinha realmente muitas expectativas pois eu sou APAIXONADA por contexto de circo?desde criança.
A ideia do livro é maravilhosa, tinha tudo pra ser maravilhoso. Só que não foi.

Primeiro que o livro promete e não entrega nada. Segundo que os personagens não são bem apresentados, nem bem desenvolvidos, inclusive havia horas na leitura que eu já nem lembrava mais quem era quem, isso não se dá ao fato de a leitura ir e vir do pov de vários personagens ao longo dos capítulos, e ir e vir no tempo-espaço, de forma alguma. Já li livros de outros autores que era do mesmo jeito, e no final tudo se encaixava, aqui, só não faz sentido.
Em nenhum momento você se identifica com nenhum personagem, e confesso que só continuei a leitura por causa da temática e por no final, esperar pelo menos algo esperado, um clichê, nada muito bombástico mas não achei que seria tão sem gosto.
O romance é desenvolvido DO NADA, sem motivo aparente, não faz sentindo, e ao final do livro, nada fica muito claro.

A sensação que eu tive foi que a autora só saiu jogando as coisas, e ao final ao tentar costurar tudo, era só um amontoado de coisas jogadas. Um amontoado que tinha potencial, a ideia do livro me pareceu sensacional. Mas só a ideia mesmo.

Engoli essa leitura a seco. Mas é isso.

Embora vez por outra houve alguns paragrafos poéticos. Os quotes não foram suficientemente marcantes para receber destaque algum, porém como eu disse, tinha potencial. Tinha tudo pra ser. Mas não foi.

Ticy 03/05/2022

The Night Circus
Impossível acabar esse livro e não sentir que daria qualquer coisa por uma única noite no circo. Embora eu não seja uma fã de longas descrições, a descrição da autora fez com que eu me sentisse dentro do circo, envolta por sua aura mágica e pelo cheiro de caramelo.

Apesar disso, essas mesmas descrições demoradas me fizeram arrastar a leitura por muuito tempo, várias vezes se tornando cansativas, especialmente por ser um livro em inglês (meu conselho é que você não leia The Night Circus se não estiver acostumado a ler em inglês, pode acabar sendo uma leitura complicada e acabar te desanimando).

Eu adorei os personagens, especialmente a relação que se formou entre o Bailey, a Poppet e o Widget, e o romance, embora pudesse ser melhor desenvolvido, é de deixar o coração quentinho.

É um bom livro e que merece a chance de ser lido, mas eu particularmente demorei bastante para me interessar pela história. A leitura só começou a funcionar para mim lá pela metade, mas desse momento em diante ela atingiu todas as minhas expectativas!!

Yasmin 29/03/2022

The Night Circus
Exatamente como caminhar por um sonho.

Vago mas ao mesmo tempo imersivo, como uma fotografia antiga e borrada que te transporta para o passado. The Night Circus é o melhor exemplo de como a literatura, quando bem feita, pode trazer mundos desconhecidos para o alcance de qualquer um, causando as mais diversas emoções independente de quem esteja lendo.

A atenção ao detalhe e as descrições fantásticas e elaboradas me trouxeram saudades de um lugar que eu nunca conheci, e o circo dos sonhos me prendeu com sua mágica monocromática e nunca mais me soltou. Ao mesmo tempo, a narrativa não linear que pula entre os anos da história, apesar de confusa por vezes, ajudou a manter todo o mistério do circo e seus figurantes.

E que experiência foi desvendar as atrações do Cirque des Rêves, tão carismáticas quanto as personagens. Morgenstein encontrou o equilíbrio perfeito entre o prazer de apreciar o desconhecido, como Herr Thiessen, e de observar de perto os mecanismos do circo. Normalmente eu espero uma explicação lógica para qualquer elemento sobrenatural em um livro, mas dessa vez fiquei perfeitamente contente com a falta de justificativa.

Afinal, The Night Circus é sobre sensações, experiências e lugares; se em algum momento a escrita peca, é facilmente relevada ao manter uma imersão impecável durante toda a história.

Com a adição das personagens, foi impossível não me apaixonar pelo circo. Todos os envolvidos, independente de sua importância na narrativa ou dos erros que cometeram, são tão carismáticos que é impossível não se apegar. Tantas perspectivas diferentes e únicas, tantas cenas singelas e emocionantes, que é difícil escolher uma favorita.

The Night Circus foi hipnotizante. Um livro perfeito para sonhadores; uma viagem para um mundo de maravilhas que a realidade não nos permite acontecer.

Renata 05/03/2022

Bom livro, mas demora pra engrenar, a autora escolheu fazer Uma base bem sólida pro livro e isso leva tempo. Últimos 20% do livro são fantásticos!

nnathyl 15/02/2022

Estava vendo muita gente falando no tiktok, aí decidi ler e estava com as expectativas muito altas. Demorou muito para as coisas realmente acontecerem, tanto para os personagens principais interagirem mais quanto para as coisas fazerem sentido, mas do meio para o final me prendeu. Gostei muito de como foi descrito o ambiente do livro, fez tudo parecer muito real.

Marcela 04/02/2022

Não há livro escrito que supere esse
Não há palavras capazes de descrever a experiência que é entrar nesse circo. Você não lê um livro, você entra em um mundo tão real quanto é olha pra cima da tela e enxergar. Desde a descrição de meticulosidade, da escolha de palavras específicas, do jeito que é contado até o como é contado. Não existe livro que eu já tenha lido que supere a qualidade desse, inegavelmente. mas a experiência que é lê-lo que não da pra caber nesse plano. só lendo. com atenção.

bluemoon 13/01/2022

Intrigante
A estória é envolvente e intrigante, você fica sem entender muito bem o jogo até chegar ao final. E falando em finais, acredito que poderia ser um pouco melhor mas ainda achei muito bom.
Marianna 17/01/2022minha estante
Vc sabe qual é a classificação?

bluemoon 02/02/2022minha estante
Acho que é livre

Yuririn 30/12/2021

"the circus arrives without a warning" (aaah chiiiiiills)
this book was amazing. It mix and entangle things in such a coherent way that everything makes sense together. So even if some things are "left without explanation", they are written in a way that this dosen't matter because the "not finishing it" becames "a finish". For about 3 times i swept away from the immersion due to the writing, but i loved it nonetheless and it didn't really bother me at all since i got sucked back in the next lines. All the mistery is great, a lot of parts gave me chills and i truly enjoyed reading it.

Theresa 22/12/2021

The circus arrives without warning
QUE LIVRO FANTÁSTICO!
Como é que faz pra apagar da minha mente só pra ler de novo?

A sensação que essa história trás é de que estamos em um sonho. A forma com que as coisas são detalhadas, a ambientação, é pura magia!

O começo é bem confuso, principalmente com a linha do tempo, mas não achei que atrapalhou no desenvolvimento. Me emocionei e arrepiei diversas vezes durante a leitura. Me senti parte da história e juro que não queria que acabasse.

Embora eu sinta que o personagem principal desse livro é o próprio circo, não vou negar que a Celia e o Marco são meu tudinho. E não tenho comentários para esse final.

off: gente a capa desse livro é belíssima!

?I made a wish on this tree years ago," Marco says.

"What did you wish for?" Bailey asks.

Marco leans forward and whispers in Bailey's ear. "I wished for her.?

terminando as leituras do ano com chave de ouro.

readingpits 12/10/2021

Esse quam videri.
Terminei esse livro com a consciência de que ele é um livro pra ser relido. Não porque a primeira leitura não vale (porque, puts, ela vale demais), mas porque a obra é tão rica que sempre vai haver mais uma perspectiva pra ser descoberta.

Pra alguém insone, como eu, esse livro tem gostinho de noites bem dormidas e sonhos felizes. Expectativas inalcançáveis e sede por uma ambição que, até então, eu nem sabia que desejava tanto.

Entre os 5 melhores do ano, sem dúvida. Uma mistura de tudo que eu mais amo e tudo aquilo que eu nem sabia que amava assim, juntos. Ansiosa pra ler os próximos livros da Erin. ?

Samia 05/10/2021

FANTÁSTICO! Nunca li nada igual!
É mágico e muito real ao mesmo tempo, porque Erin conseguiu descrever cada detalhe, transportando o leitor para dentro do circo e de todos os ambientes. No começo, confesso que fiquei um pouco perdida e demorei um tantinho para pegar o ritmo na leitura, mas, aos poucos, cada pedacinho vai te encantando e te deixando mais e mais imerso no enredo.
As 5 estrelas são, principalmente, para a experiência que o livro me proporcionou, que foi incrível mesmo!!
Queria saber mais sobre alguns personagens, porque tenho certeza que há muito mais a conhecer sobre eles e sobre o circo, mas, afinal, como Chandresh dizia, o mistério é bom e deixa algumas coisas mais mágicas, então nem isso chega a ser um “problema”. A leitura deixa a mesma sensação de uma visita ao circo: a de querer mais, a curiosidade e a vontade de entrar mais no meio daquilo tudo.
Assim, não poderia ser diferente essa “nota”. Me apeguei aos personagens, Celia e Marco, Tsukiko, Bailey, Poppet e Widget, Isobel e todos os outros, e quase consegui sentir o cheiro das cidras e das maçãs, dada a escrita encantadora da autora.
De verdade, você se transporta para dentro da história e isso, por si só, encanta o coração.

*Dica: se vc leu esse e gostou, indico a trilogia Caraval (minha fav no momento). É incrível e tem uma ambiência parecida :))
Larissa 05/10/2021minha estante
kkkkkkkkkk adorei vc recomendando caraval no final

Larissa 05/10/2021minha estante
quero ler esse!!!!

Samia 07/10/2021minha estante
Não posso deixar de panfletar meu filho

Samia 07/10/2021minha estante
Vc vai cansar no começo por causa das descrições (te conheço), mas vale a pena seguir firme pq depois da metade fica maravilhoso

1 | 2 | 3 | 4 | 5