The Night Circus

Resenhas - The Night Circus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clarinha 17/09/2021

The Night Circus
É o tipo de livro que muda você. Eu queria poder colar esse livro na minha testa. Entrou para os favoritos da minha vida. Ele é perfeito em todos os sentidos, os personagens são complexos e belíssimos, o universo você vive ele de tão bem feito, a história... poxa vida que coisa inteligente e bonita.
O jeito que você começa a ver tudo diferente é absolutamente mágico (kajakakakka ai eu nunca mais vou ver essa palavra da mesma forma). É o tipo de livro que você carrega com você no coração sabe? Ler esse livro é uma experiência inesquecível, é conhecer os personagens e se conhecer também. Terminar esse livro é algo tão especial que eu nem sei descrever, é de certa forma como viver uma memória boa de infância, sentir de novo o sentimento de um momento bom que você queria que tivesse durado mais. Terminei ele me sentindo uma pessoa diferente.

Melissa.Luccas 16/09/2021

eu amei. amo esse ambiente de circo, e este circo em específico, é melhor ainda! o final ainda preciso processar melhor kkkk

Lety Soares 03/09/2021

?The finest of pleasures are always the unexpected ones?
Durante o livro inteiro me senti como se estivesse em um sonho.
As primeiras páginas desse livro me encantaram de uma maneira que não acho que nenhum outro livro já fez.
Eu me apaixonei pela história, pelos personagens mas principalmente me apaixonei pelo circo e sua atmosfera. Eu consegui sentir o cheiro da pipoca doce, sentir o gosto dos bolinhos de canela e a magia pulsando dentro das tendas. Tudo se encaixou tão bem que enquanto estava lendo esquecia totalmente aonde estava.
Eu chorei, ri e senti conforto com os personagens, o que tornou minha experiência ainda melhor. Deu pra perceber que a autora realmente queria que o leitor fizesse parte do circo assim como os personagens.
E enquanto lia as últimas páginas me senti como se estivesse indo embora do circo depois de uma noite mágica. E enquanto escrevo essa resenha uma pontada de dor cresce no meu peito. Não existem palavras pra descrever o que eu senti durante essa leitura, você terá que ler para descobrir? ??

Luuh_hs 23/08/2021

Uma experiência
É uma experiência mágica, embora tenha me cansado em alguns momentos, e acredito que tudo se amarra bem no final, embora nem todas as respostas sejam claras.
No fim, acredito que valeu a pena a leitura, mas acho que o audiobook colaborou nos momentos em que os detalhes e descrições me cansaram.

"Someone needs to tell those tales. When the battles are fought and won and lost, when the pirates find their treasures and the dragons eat their foes for breakfast with a nice cup of Lapsang souchong, someone needs to tell their bits of overlapping narrative. There's magic in that. It's in the listener, and for each and every ear it will be different, and it will affect them in ways they can never predict. From the mundane to the profound. You may tell a tale that takes up residence in someone's soul, becomes their blood and self and purpose. That tale will move them and drive them and who knows what they might do because of it, because of your words." — Erin Morgenstern (The Night Circus)
Samia 05/10/2021minha estante
esse trecho que vc colocou me fez chorar na hora da leitura kkkkkk, é lindíssimo!!

nandagilmore 16/08/2021

não merece o hype que tem
A proposta do livro é ótima, mas o autor só atinge essa proposta depois de 60% do livro.
Eu queria desistir de ler, porque não tava dando, mas consegui terminar e foi até bom.
Mas além de não te prender, o livro é muito confuso.
Não acho que merece o hype que tem mas também não é terrível.

Gabi.Buenos 25/07/2021

Você se sente no circo
Eu demorei para engatar no livro, o começo é confuso, são diferentes linhas temporais e muitos personagens. Eu cheguei a ler umas 50 páginas e depois deixei de lado por um mês antes de realmente pegar nele e focar.

Esse é um livro que trabalha muito a ambientação. Eu sentia que estava no circo, eu quase podia sentir o cheiro do caramelo e ouvir o barulho das conversas dos visitantes. São muitas descrições e acho que esse é o ponto principal do livro. Por isso também, eu diria que o protagonista é o circo em si.

Eu costumo ser uma leitora mais character driven e até me surpreendo por ter gostado tanto desse livro sendo que não vejo que o foco seja nos personagens em si. Por mais que vejamos a Celia e o Marco e a competição entre eles, tudo é relacionado ao circo e ao ambiente dele.

Antes de ler eu já tinha visto que é o típico livro que você ou ama ou você odeia e eu entendo totalmente. Achei uma leitura cansativa, não conseguia ler por muitas horas seguidas. Talvez por ser muito descritivo e poético, talvez por ter muitas informações escondidas nas entrelinhas, então em certos momentos eu tinha que reler o parágrafo pra ver se eu tinha entendido mesmo. Apesar de tudo que acontece colaborar para o plot e fazer sentido no final, não é um livro cheio de ação e reviravoltas. Eu sentia que faltava um pouco mais de informação de algumas coisas, parecia que a autora optava por não explicar para deixar o ar mágico; em certas situações funcionou, em outras nem tanto.

Eu acabei amando o livro e com certeza ficará comigo por muito tempo, mas não é um livro que eu releria ou indicaria para qualquer pessoa. Acredito que seja para quem já está acostumado com fantasia e quem não está em ressaca literária.

Bia 15/06/2021

oh to be a ghost trapped in a circus with a green eyed boy

celiabowen 12/06/2021minha estante
AMG VOCÊ LEUUUUU????

celiabowen 12/06/2021minha estante
e seu comentário sobre engarrafar esse livro foi MUITO perspicaz!!!!! eu me sinto assim tbm com ele!!!!!!!

Lau :) 12/06/2021minha estante
EU LIII

Lau :) 12/06/2021minha estante
é tão mágico né?? aiai

celiabowen 16/06/2021minha estante
AMO QUE LEU!!!!!!!

celiabowen 16/06/2021minha estante
sim amg é extremamente mágico socorro to tao animada pra o mar sem estrelas

isa 28/05/2021

The circus arrives without warning
Acabei esbarrando com esse livro sem querer em um vídeo, fiquei muito interessada pela primeira página mas eu não podia imaginar o que viria pela frente. Esse livro é uma experiência incrível, o universo te absorve e as imagens e a beleza da escrita criam o desejo de que ele fosse eterno. Recomendo muito pra todos os tipos de pessoa, com certeza se tornou um dos meus preferidos da vida.

Mari 17/05/2021

Esse livro é basicamente uma obra de arte. Me arrepiou tanto que eu nem sei o que falar sobre. Terminei faz mais de 2h e ainda não consigo
colocar em palavras o quão incrível e mágico ele é
Natália Camila 17/05/2021minha estante
Maravilhoso, um dos melhores que já li!

JAlia.Ferronato 04/05/2021

O charme do livro vem da sua estrutura, que tenta criar o mistério e a experiência do circo. O ritmo da história, muito importante para esse objetivo, é bem executado.

Por outro lado, embora o livro consiga envolver o leitor (mais do que eu imaginava, pelo menos), acredito que ele seja mais extenso do que o necessário, e os lados mais interessantes dos personagens não são explorados para manter o ar de mistério.

nazyalensky 08/04/2021

talvez a culpa seja das minhas expectativas, mas eu me decepcionei enquanto lia. via muitas pessoas falando super bem do livro e esperava algo devastador, quando na verdade é um livro mediano. partes desnecessárias e a escrita não fluiu pra mim. gostei de celiamarco e do final que me deixou bem emocionada, mas tirando isso, nada demais

Nati 01/03/2021

"People see what they wish to see. And in most cases, what they are told that they see."
Esse é um livro difícil de avaliar. Por um lado, a escrita dele é lindíssima, super poética e muito visual - a cada descrição, parece que os personagens, as tendas, as roupas, as magias, os elementos da história vão se desenrolando diante de seus olhos e é muito fácil imaginar o que está se passando nas páginas. Os personagens são vívidos e realistas, e todos são extremamente carismáticos, de modo que é fácil se engajar e se envolver por eles, torcer para que tudo dê certo e acompanhar o desenrolar de suas histórias. Isso, sem dúvida, é o ponto forte desse livro.

Por outro lado, a história em si não tem nada demais - é simples, inicialmente um pouco confusa até você entender o que de fato está acontecendo e por que (o que demora, para mim, mais do que deveria, ou seja, quase 70% do livro), e não tem grandes reviravoltas ou um momento explosivo. O que, aliás, é um pouco frustrante, pois a autora vai, ao longo de toda narrativa, construindo um clímax que aparenta ser algo tenso e emocionante, mas é bem 'ah, tá, é isso', algo que eu já imaginava que aconteceria por que é mencionando algumas vezes ao longo da narrativa.

Eu acho que a grande questão desse livro é a experiência de leitura dele - o quê e como você sente enquanto lê. Como disse antes, a autora consegue criar uma atmosfera mágica e única, sendo guiado por esse local fantástico e etéreo a ponto de, ao voltar para a 'realidade', ficar naquela sensação de acordar de um sonho. Isso é algo que poucos livros fazem, e o que com certeza vai me fazer voltar a procurar os livros da Erin no futuro. Mas, analisando só a história em si, não é nada extraordinário, e é por isso que é difícil avaliar se eu realmente gostei ou não.

No fim, a experiência conta muito para a minha sensação com o livro e com a história, mas tem um quezinho de, talvez não decepção, mas de sentimento de que poderia ser extraordinário, perfeito e sem defeitos, mas faltou algo pra isso.

"Ao se afastar de Le Cirque des Revês no início do alvorecer, você percebe que se sentia mais acordado nos domínios do circo. Não sabe mais ao certo de que lado da cerca está o sonho."

Joy 04/01/2021

A experiência de leitura que esse livro desperta envolve a sensação que vai muito além de um simples expectador.
Senti-me mais como uma personagem secundária que sentia a atmosfera, que poderia tocar até mesmo os móveis, as tendas do circo.
A narrativa é lenta justamente para situar o leitor nesse universo novo, cheio de mágica e segredos. Em alguns momentos estamos no século XIX e conhecemos os protagonistas na infância, em outros estamos no circo, perambulamos por ele sem saber ao certo do que se trata e há outro salto em direção ao século XX e outras personagens nos são introduzidas.
Em algumas cenas é como se nós, leitores, também fôssemos mágicos e pudéssemos perceber as mudanças sentimentais de Celia e Marco.
Não espere uma narrativa cheia de ação, socos e alfinetadas. Tudo trata-se mais de um jogo de estratégia, um tabuleiro que cresce conforme o amor surge.
É um livro muito bonito, capaz de despertar diversas sensações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5