O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

VerAnica.Cardoso 22/08/2022

Cenas picantes, e relacionamentos abertos! O livro gira em torno da visão e como concebemos o sexo, no entanto, o livro aborda também outros temas: as consequências da guerra, a luta de classes, a mecanização das relações, dentre outros.

Daniel Lucca 11/08/2022

Erotismo poético
Lawrence consegue trazer uma história com erotismo, filosofia e muita poesia. Retratando uma Inglaterra pós revolução industrial debate muito a relação entre o ser humano e o dinheiro trazendo um amor proibido entre Connie e Mellors (um pouco abusivo). O livro retrata diversos preconceitos e uma visão homofóbica do autor e sua dificuldade em relação ao sexo. Por ser um clássico vale a pena a leitura ainda mais por ser um dos precursores da escrita erótica.
Cosmonauta 11/08/2022minha estante
Tá na meta.

Monique | @moniqueeoslivros 03/07/2022

Lady Chatterley's lover
{Leitura 35/2022 - ??????? Inglaterra}
O amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence

Eis um livro proibido, pirateado, julgado e processado. Foi escrito em 1928 - por três vezes! - e lançado para o grande público somente em 1960, depois de ir à julgamento. O argumento era a promiscuidade (pra mim, ele é muito mais psicanalítico).

A narrativa é sobre Connie, uma jovem inglesa que se casa por amor com um rapaz do exército. Depois de seis meses de casamento, ele vai lutar na Primeira Grande Guerra, e volta completamente paralisado da cintura para baixo. Eles então se mudam para a propriedade do marido, onde ele é dono de algumas minas de carvão.

Connie cuida do marido com adoração e amor. Mas o casamento não é um mar de rosas, nem mesmo no início do século, o que faz com que ela tenha alguns amantes. Até se apaixonar pelo guarda-caças da família, um homem solitário e completamente diferente do seu marido.

Esse é um livro sobre pessoas, e de como o período de entre-guerras vai influenciar suas vidas. Como um trauma se manifesta na vida comum, e como as pessoas tentam lidar com isso.

Encontrei nesse livro várias referências à Psicanálise. Com Freud escrevendo na mesma época de Lawrence, é perceptível alguns traços em personagens e outros argumentos utilizados pelo narrador, como por exemplo o comportamento narcisista de Mr. Clifford (marido de Connie). Há também uma cena muito interessante em que a enfermeira de Clifford o induz a falar sobre o que está pensando, para que a emoção venha à tona e o cure.

E sim, várias cenas de amor explícito, com todos os nomes devidamente usados. O que, hoje em dia, não faz tanta diferença na literatura, mas naquela época chocou e muito. Mas eu encaro como mais um traço psicanalítico, afinal a sexualidade sempre foi parâmetro para Freud.

CAcera3 26/06/2022

O amante de Lady Chatterley - DH Lawrence
Em uma realidade pós guerra esse livro traz a tona temas polêmicos e desafiadores. Aqui conhecemos Constance, uma jovem mulher que foi educada para ser livre e acaba se prendendo a um casamento fracassado. Connie, apelido de Constance, se casa com Clifford, um jovem de classe alta que após a lua de mel vai para a guerra e volta de lá paralítico. O casal passa a morar na propriedade herdada por ele, um lugar isolado que tem na vizinhança apenas um povoado marcado pela vida dura e desgastante de pessoas que sobrevivem da mina de carvão, também posse de Clifford. Nesse lugar Connie conhece Mellors, o guarda caça da propriedade, e os dois acabam se envolvendo.

A construção narrativa em torno da sexualidade é voltada para uma liberdade quase selvagem da mulher, onde ela está preocupada com seu prazer e não só com o parceiro. Mas a questão central é a liberdade sexual de maneira geral, a desmistificação do tabu com o próprio corpo e a crítica a sociedade, principalmente a inglesa, por sua frieza nas relações.

Outra temática abordada no livro é a decadência das grandes propriedades, a Inglaterra em mudança de hábitos, a industrialização. Nesse ínterim há discussões e reflexões sobre a relação entre patrão e trabalhador. Clifford apresenta uma ideia totalmente aristocrática e elitista sobre a posição de cada um. Ele chega a reproduzir a ideia de condição natural apresentada por Sócrates e Platão na antiguidade para justificar seu ponto de vista. É muito presente na fala de Mellors também essa discussão a respeito das massas, da industrialização, do trabalho excessivo e da ambição. Ele crítica o modo de vida industrial onde a saúde, o tempo e vida se perdem em trabalho a troco de um pouco de dinheiro para o operário e muito para o patrão. Já Connie se sente incomodada com aquela configuração econômica e social apesar de estar muito confortável na posição que ocupa e não ter atitudes que busquem efetivamente mudar o meio. Ela está mais como alguém que questiona a realidade que propriamente a modifica.

Há algumas questões homofóbicas e racistas dentro dessa questão da sexualidade que são colocadas principalmente na voz do Mellors, mas eu entendi que o autor quis colocar essa fala em sua boca como forma de ridicularizar esses pensamentos e de mostrar também o quanto eles são rasos.
O tempo inteiro o autor está nos apresentando uma ironia extrema através do comportamento de seus personagens para nos mostrar todas essas críticas. É um livro que vai muito além do romance e que nos mostra um retrato da Inglaterra no período industrial e pós guerra.

Ao contrário de outros livros clássicos com essa temática, O amante de Lady Chatterley tem um final ?em aberto? que é muito bonito e nos deixa com o coração cheio de esperança. Uma leitura que desperta um misto de sensações e reflexões.

@maecomlivros

Francisco240 22/06/2022

Final insalubre?
Tava com expectativas médias sobre o livro e fui degustando e admirando cada página e amando a escrita do autor, no entanto fui surpreendido com o fim do livro no meio do clímax.
A escrita do D. R. Lawrence é muito boa e quero ler os contos dele, mas outro romance dele é mais complicado para eu chegar a tentar.

Claudio.Berlin 16/06/2022

Excelente
O livro foi escrito em 1928 . Para compreensão adequada , é necessário voltar no tempo e tentar entender quais eram os valores da sociedade daquela época.
O romance foi proibido na época . Lendo com os valores atuais não é possível a compreensão do contexto.
A história se passa começa com Lady Chatterley se casa com um soldado antes da primeira guerra mundial. ( Sir Clifford )
Sir Clifford retorna ferido de guerra , paraplégico e impotente
Lady Chatterley se mantém fiel ao casamento , mas aos poucos o fator falta de sexo e falta de amor ,o tédio o conflito de valores com o marido começam pesar.
A personagem se envolve com um empregado da propriedade e a história se desenvolve.
Diversos assuntos são abordados no livro
A postura superior das classes sociais dominantes , o desprezo pelas ¨ classes inferiores ¨, e a apatia da maior parte da maior parte dos trabalhadores .
A sociedade como um todo dominados pelos homens , em que as mulheres não sentem prazer sexual , por diversos motivos :
O tabu do sexo
A falta de amor crônica com os respectivos maridos
O desconhecimento das formas de prazer por parte das mulheres.
O amante de lady Chatterly , traz carinho e sexo prazeroso , o que muda completamente a forma como a mulher encara a vida.
O livro é um retrato da sociedade de então
Me apaixonei pelo livro.
Entendo que muitos não tiveram a mesma paixão que senti , mas livro é uma questão de gosto. Reconheço que não é para todos os gostos.

Pérola 26/05/2022

o amante de lady chatterley
eu não sei bem como fazer uma resenha para este livro, mas só queria deixar registrado que não tem a nota que merece aqui nesse app.
o livro fala muito mais profundamente sobre como o equilíbrio entre sexo e amor podem salvar alguém (ninguém vive só de intelecto) e, também tem muitos pontos de vista históricos da época com relação a revolução industrial e a consequência do pós guerra.

adjalina.menezes 19/05/2022

Mais que uma história de traição com cenas de sexo. O enredo vai além do caso extraconjugal que Lady Chatterley tem com Oliver Mellors empregado de seu marido, Clifford. A obra é o retrato da Inglaterra do pós primeira guerra pelos olhos de D.H. Lawrence.
Clifford representa a aristocracia, um modo de vida vazio e superficial, a sociedade sem brios. Inválido, ele chega a admitir que Lady Chatterley tenha um filho de outro homem apenas para manter a linhagem.
Mellors representa o homem do povo, que apesar de ainda ter amor e ternura, também está carregado de medo e desesperança.
Connie, Lady Chatterley é a representação da vida, ela anseia pela plenitude, abundância e vivacidade.
Essa edição da Penguin Companhia vem com textos de apoio extremamente importantes para entender a obra.

Sheyla.Batista 04/04/2022

"Mas os homens são assim! Ingratos e nunca satisfeitos"
Depois de tanto tempo sem conseguir ler um romance desse tipo, me rendi a esse. Gostei demais.
E toda a polêmica por trás da época em que ele foi escrito...

Luccrazy 03/04/2022

Um clássico moderno e avant garde
Surpreso com o arrojo literário, a tematica da traição e os vocábulos ?depudorados para a época.
Mesmo hoje apresenta uma literatura de vanguarda que em muito , pela temática da traição se aproxima de Flaubert em Madame Bovary. Connie é uma mulher astuta e que avança na traição sabendo onde quer chegar.

Marcelo217 06/03/2022

Interessante
Me recomendaram esse livro por haver um cadeirante traído e eu como cadeirante já fiquei engatilhado e resolvi dar uma chance. Um ano depois estamos aqui.

O livro é uma reviravolta de ranços. Consegui gostar e desgostar de Clifford, Connie e Mellors pelo menos umas 3x durante o livro todo.

O enredo é ok, mas a história é muito bem contada. Tão bem contada que me lembrou um pouco Madame Bovary. O livro é cheio de ?encheção de linguiça?, mas de uma qualidade que me surpreendeu.

Além da descrição sexual (que eu achei bem ok), o embate de classes, a liberdade feminina e a reflexão destes foram muito válidas pra se ter uma noção da Inglaterra industrial no início do século XX e fazer da história muito mais consistente e interessante de ser lida. O contexto é bem costurado à realidade da época.

Esperava mais drama no final, mas por se tratar de ingleses é compreensível essa polêmica divorcial fria. O livro vale a leitura mais pela escrita do que pela história!

Nat 23/02/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Que o livro é um clássico, isso é indiscutível. E entendo totalmente o motivo disso, imagino a “inovação” que se propôs ao falar tão abertamente de sexo e separação em plena década de 1920! Contudo, achei uma história ok – mas isso com os parâmetros de hoje. E considerando que romance não é muito minha praia. Me surpreendi com o final, no entanto. Esperava uma tragédia que não veio, e isso me deixou até feliz.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Brina 15/02/2022

POLÊMICA!!! SQN
Apesar de ser uma história escrita por um homem sobre os desejos e anseios de uma mulher, o amante de Lady Chatterley abre a discussão sobre a sexualidade e liberdade da mulher, fala abertamente sobre o sexo que é um tabu tanto para a época, como é ate hoje. Não gostei do final, mas da obra num todo é bastante prazeroso ler.

Helenice.Martins 29/01/2022

Um livro bem narrado,mostrando como era dividida as relações entre diferentes tipos de classes sociais. A sexualidade descrita nesse livro nos mostra o motivo pelo qual ele foi uma grande sensura para a época.Super instigante e nos faz viajar na história junto com os personagens.