Estudos Sobre Magia

Estudos Sobre Magia Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos Sobre Magia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Flávia 25/02/2020

Melhor do que o primeiro
O primeiro livro não me prendeu tanto quanto esse. Pensei em abandonar a saga, mas ainda bem que insisti! O desenrolar da história não é nada previsível. O que mais me incomodou até a metade do livro foi o romance, não via tanta graça assim, mas até nessa questão fui surpreendida. A Yelena finalmente reconhece que é forte o suficiente para fazer o que quiser. Recomendo!

Joice (Jojo) 04/10/2016

Nada complexo; basta ser divertido
Para alguns críticos, não importa se um livro for divertido; se a obra não contemplar todos os padrões estéticos e narrativos canônicos ela não pode ser considerada boa literatura. Eu discordo. Um livro pode ser bom pelo simples fato de entreter.

É o que acontece com essa saga de Maria V. Snyder sobre as aventuras de Yelena Zaltana. O mundo construído pela autora não é rico como a Westeros de George R.R. Martin, ou sua trama não tem a complexidade de um Philip Roth, mas a leitura avança pelas páginas sem problemas, e a cada linha nos vemos envolvidos com as peripécias de Yelena (e torcendo para Valek aparacer).

Este segundo livro da saga mostra mais sobre os talentos mágicos de Yelena e expande o universo da autora para Sítia, o lado místico da trama. Apesar de ser interessante conhecer os diversos clãs que foram o país, senti falta dos dias dela como a provadora de comida do comandante.

Além disso, por mais que seja uma história empolgante, não pude deixar de notar a falta de fôlego da narrativa e da maneira muitas vezes simplória que a autora optou por resolver alguns problemas. Alguns furos narrativos quase me insultaram como leitora.

Contudo, como afirmei acima, é uma história divertida, que vale a pena acompanhar (se você é fã do gênero e não está numa fase muito exigente).
Lu 12/10/2016minha estante
Que bom que você gostou!

Gabriela2248 18/08/2023

Boa continuação
Sou suspeita pra falar desse livro, assim como o primeiro eu gostei de tudo nele. Como disse em algumas atualizações de leitura, no começo eu senti que não estava gostando, mas tudo isso se dá a própria estranheza da Yelena em estar num ambiente diferente, assim que ela foi se acostumando, as aventuras foram ficando mais emocionantes eu senti o mesmo calor em ler do primeiro livro.
Eu sou apaixonada no relacionamento do Valek com a Yelena, acho eles extremamente maduros, compreensíveis um com o outro, se entendem com poucas palavras trocadas e acho tudo isso mágico vindo do Valek.
A escrita desse livro mudou um pouco e em algumas partes eu fiquei confusa do que estava acontecendo, mas nada que me atrapalhou.
No entanto senti falta de um plot nesse livro, no primeiro a gente tem o baque de descobrir que a Yelena possuía magia, nesse por mais que houvesse várias descobertas nenhuma foi INCRÍVEL ao ponto de chocar. Por fim, é uma boa continuação, pedi por mais, mas o que recebi me satisfez.

Kamy 14/04/2020

Essa continuação consegue ser tão boa quanto o primeiro livro. Acompanhamos o crescimento da personagem, vemos como o mundo dela muda pq ela precisa ir para outro lugar, conhecer novas pessoas, consequentemente enfrentar novos desafios, grandes desafios.
É bom ver como a verdadeira amizade continua independente da distância.
Esse livro é sensacional, lutas incríveis.

Mariana Eleutério 07/11/2021

Meu Deus, porque não estamos aclamando essa saga?
Comecei a ler a trilogia de maneira totalmente despretensiosa: o primeiro livro tem a narrativa fluida e enredo envolvente, não sabia que o segundo seria tão mais do que isso!

Pelos Deuses, assistir Yelena descobrir seus poderes e junto disso a construção do personagem é fenomenal. Agora entendo a razão do nome "Lendas de Yelena", já que é fácil tornar as histórias dela em façanhas isoladas. Tanto que temos a ambientação completamente diferente do livro anterior, com pessoas e desafios novos.
Ps: Ela conversando com os cavalos, tudo pra mim

Jéssica Werner 12/09/2021

O primeiro livro é maravilhoso
A personagem é incrivel, o interesse amoroso é interessante e maravilhoso.

Poréeem, do segundo em diante(e alguns nem foram lançados ainda) ja nao tem mais o brilho do primeiro. Abandonei no inicio do terceiro. Se fosse um livro unico seria melhor.

Eduarda.Cruz 08/05/2022

Que queda incrível
O primeiro livro é realmente bom, mas nesse segundo o barco afundou totalmente.

A começar pela protagonista que era bem diferente e se tornou igual a todas as outras. Sabe aquela protagonista que sempre faz o que não devia? Todo mundo diz pra ela não fazer tal coisa porque é perigoso ou não é problema dela, aí ela vai com um "ain, eu não posso ficar parada e blá blá blá" aí lasca com tudo e só sobrevive por roteiro. Além de que ela é uma bela de uma Mary Sue, ela sabe fazer TUDO, tipo, é esperado que a protagonista tenha algo de especial para ser a protagonista, mas ela simplesmente sabe fazer tudo, e melhor que todo mundo. E também, todo mundo AMA ela, por motivo nenhum, até os animais. Quer dizer, tem umas duas ou três pessoas que não gostam dela, mas elas são totalmente amarguradas, então o problema está nelas e não no nosso cristalzinho lapidado.

Pra finalizar, casal tá bem chatinho! E todo mundo continua passando pano pra ditador.

AndyinhA 16/10/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu não tinha a menor intenção de ler essa continuação, não tinha gostado tanto assim do livro anterior e pelos rumos que o livro estava tomando antes, imaginei que esse seria mais arrastado/enrolado que o anterior (e tinha razão), por isso acabei lendo porque não tinha nada mais para ler e muita gente disse que esse era mais legal que o anterior (?!)

Essa tentativa da autora de criar uma relação de Yelena e a família foi fraca e chata, sabe aquela coisa forçada que você está vendo que não está bom e toda hora repete o mesmo assunto? Isso foi uma coisa que mais me desagradou, a repetição de cenas e enredos, parece que sempre aconteciam as mesmas ações (mudando apenas os personagens delas), era como estar em um loop infinito e todos eles eram sempre chatos e arrastados, nem tentar mudar a formula aconteceu.

Apesar de o livro anterior ter problemas, o casal Yelena e Valek tinham um carisma muito grande e roubaram a cena, era aquele tipo de casal que a gente fica em dúvida se realmente torce para que eles sempre fiquem juntos ou se torce para que eles se separem, mas como Valek quase não aparece por aqui, foi quase como se uma grande parte do livro estivesse faltando, pois nenhum dos outros personagens apresentados chegaram aos pés dessa química/irreverencia que os dois tinham.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/09/poison-books-estudos-sobre-magia-maria.html

Joyce 14/05/2022

Completamente impactada
Quando a gente pega um segundo livro, meio que é aquela coisa né, ou melhora a história, ou piora ou fica tao meio nada q a gente arrisca o terceiro pra ver qualé q é.

MARIA V SNYDER CONSEGUE MELHORAR O QUE JÁ ERA BOM!

Eu fiquei muito empolgada com as construções culturais, elas deram muita profundidade ao universo do livro. Fora que os questionamentos da Yelena vão ficando cada vez mais críticos e eu admiro dms isso. Amo uma protagonista critica, ela questiona tudo e isso so traz mais complexidade aos dilemas internos e suas escolhas. Ela também não é do tipo rebelde sem causa, um arquétipo q to meio saturada já. Eu adorei como alguns conceitos são explorados aqui, como liberdades, escolhas, decisões coletivas e tal, como vínculos sao formados. Adorei a Kiki e as tentativas falhas do Cahil de ser menos ridículo. Novamente o romance vem no final pra me deixar se novo SEDENTA.

Enfim, já decidi que essa série é meu achado da fantasia, um fôlego entre grandes óperas fantásticas (Duna, 2001, LOR e etc) e aquelas mais pasteurizadas (que eu gosto igualmente e em alguns casos ate mais). Curto, profundo e facil de ser lido.

Beatriz463 03/04/2021

Muitas emoções (além de reencontros a ameaça de um lunático)
Yelena como sempre não tem um pingo de paz kkkkkk começando com o irmão mala que a acusa de ser uma espiã nortista e vive espalhando pra quem quiser ouvir, os pais dela são uns fofos que a receberam super bem.. Valek aparece lá pelo meio do livro mais ou menos (achei o desenvolvimento do relacionamento deles bem maduro e demonstrando confiança nas decisões mútuas). Pra completar uma mestre feiticeira parece ter inveja do poder de Yelena e não perde oportunidade de ameaçar expulsá-la. E também terão que resolver o caso de um assassino em série que está matando jovens com magia..pra variar ela se arrisca em várias situações. Achei tão bom quanto o primeiro livro e vou ler o próximo o quanto antes.

Weltri 28/10/2020

Esse segundo livro foi tão bom quanto eu esperava que seria, cheio de reviravoltas e emoção; adorei como foi explorado o poder da Yelena e a questão da sua família

Psychobooks 02/06/2012

Resenha Tripla
Maria V. Snyder sempre desenvolve duas histórias em um único livro, com começo meio e fim. No primeiro, as histórias, que se interligavam, eram sobre Yelena no cargo de provadora de comida e sobre a as tramoias de Brazel. No segundo, Yelena está se redescobrindo como pessoa e desenvolvendo seus talentos como feiticeira e acaba se evolvendo na busca de um feiticeiro que tem sequestrado e matado jovens por toda fronteira. Depois de 14 anos em Ixia, a protagonista retorna a Sítia para finalmente reencontrar sua família, o clã Zaltana, mas ao chegar lá, além de descobrir que tem um irmão, Leif, não é bem recepcionada por ele.
Em estudos sobre veneno, ficou claro que a personagem principal era alguém impulsiva e sinônimo de problemas e, agora em Sítia a situação não é diferente. Mesmo cercada de pessoas que a querem bem, ela tem dificuldades em confiar nelas está sempre se arriscando e fazendo o que quer. Mesmo não sendo mais uma provadora de comida e ser literamente livre, ela tem sempre que ser cuidadosa em sua retaguarda, pois não é bem-vinda.
Sinceramente não vi grandes mudanças da personagem entre o primeiro e segundo livro, e acho que a grande questão que ainda continua sendo muito trabalhada no enredo é a sua dificuldade em confiar nas pessoas. Mesmo Yelena sendo a personagem principal, ela não é o grande foco nessa história. Personagens secundários passam a ter mais destaque nesse livro.
Vou discordar da Tata… Em minha opinião houve uma grande mudança em Yelena. A protagonista está mais solta, mais confiante, apesar de continuar meio cabeça dura em algumas situações. A história é sobre ela, mas o plano de fundo toma conta do enredo. A narrativa segue em primeira pessoa, e todas as decisões de Yelena são devidamente pautadas e estudadas – apesar de algumas serem tomadas de forma precipitada.
Irys, mentora e guia de Yelena, é bem destacada. Em estudos sobre magia descobrimos um pouco mais sobre suas funções como quarta feiticeira e suas especialidades no que se refere à magia. Valek, ao contrário do primeiro livro, não tem uma participação tão grande como no primeiro enredo, apesar de estar sempre presente nos pensamentos de Yelena. Leif, irmão de Yelena, é uma pessoa que aparentemente carrega muitos fantasmas do passado e tem sérios problemas em confiar em sua própria irmã.
Não posso deixar de falar um pouco sobre Cahill. Sobrinho do rei que foi morto na tomada de poder pelo Comandante Ambrose, acredita que voltará a governar Ixia porque é seu direito. No começo do livro, tenta sequestrar Yelena e se aproveitar da situação, tentando arrancar informações úteis para seu grande plano, mas sabemos que não é tão fácil domar Yelena. Cahill muda muito ao longo do livro e acredito que terá grande importância no próximo da série. Opal merece ser mencionada, aparece pouco, mas tem grande importância na trama e acabou ganhando uma trilogia (Glass) só para ela.
Senti muita falta de Valek. Os personagens de Sítia não me conquistaram por completo, não tive grande conexão com eles; não por não serem marcantes ou bem-construídos, mas achei bem difícil esquecer os personagens de Ixia.
Mais uma vez autora se superou em manter o leitor vidrado na narrativa, imaginando mil e uma possibilidades e no final das contas descobrirmos que não era nada daquilo imaginado.
Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Yelena, a leitura é rápida, com cenas de ação no momento certo para manter o ritmo e reviravoltar de tirar o fôlego. Com personagens bem-construídos e cativantes, todos têm seu papel definido na trama, mesmo aqueles que tinham sido deixados para trás em Ixia.
Ah! Eu falei do serial killer? É. Serial Killer. Dos Bons. Então, além de toda magia, romance, ação, suspense, política, venenos, ainda tem serial killer. Só a Snyder mesmo para fazer essa combinação dar certo!
O enredo é realmente de tirar o fôlego! Se você terminou “Estudos sobre veneno” achando que Maria Snyder daria uma folga para nossa protagonista, enganou-se. Há, durante toda a leitura, uma montanha russa de acontecimentos. A cada página ela nos mostra novas possibilidades e acrescenta um novo suspense. A forma como lida com a política do mundo que criou é superinteressante e intrigante. Não sou muito fã de joguetes políticos, mas a autora os monta como ninguém!
Uma das coisas que realmente precisa ser melhorada é a revisão. Algumas frases devido a um erro ortográfico, falta de uma vírgula ou acréscimo desnecessário de uma letra exigiam uma segunda ou terceira lida para entendimento, mas em se tratando da qualidade da história em si, o livro é maravilhoso.
Mais uma vez a editora não teve muito esmero na revisão do livro, que, por ser tão mal-feita, chega a tirar um pouco da magia do enredo.

Acesse:

Alessandra 30/01/2023

Gosto demais da Yelena e de tudo que ela faz. Adoro o mundo criado pela autora e da fantasia que ela desenvolveu. Tem uns gatilhos que não gosto e preferia que não tivesse no livro.

Laura 31/03/2018

Gostei muito!
Apesar da falta que senti da ida de Yelena e Ixia (principalmente do Valek risos!) esse livro trás muitos esclarecimento sobre a vida da protagonista, trás mais ação a historia e abriu novos pontos interessantes. Gostei mais deste do que do anterior, pois apesar de ter para mim alguns pequenos furos na narrativa, aquele que mais me incomodou no anterior eu não vi nesse. Animada com o próximo para ver o desfecho da historia.

Paula Alessandra 12/02/2020

Muitos sentimentos conflituosos sobre esse livro. Acho que aproveitei a leitura bem mais do que o primeiro, porém quase no finalzinho ele perdeu o ritmo e os plots ficaram meio jogados.
O relacionamento da Yelena e do Valek deu uma guinada muito grande, do primeiro livro para esse que foi muito ??? Eu gosto dos dois, mas senti que perdi quando eles ficaram tão grudentos e loucamente apaixonados. Mas continuam lindos.
Amo livros com plot de irmãos separados se reencontrando e neste aqui não foi diferente. Só queria que eles tivessem conversado mais vezes durante o livro e tivessem tido aquela conversa pelo menos na metade do livro, faria mais sentido.
Amei como o universo e a magia e expandiram. E também gostei de alguns personagens. Foi uma continuação perfeita. Amei a participação do comandante, o segredo dele não cansa de me surpreender.
Uma coisa que vem me incomodando é o uso excessivo de plots com violência feminina, tanto a física quanto a psicológica, e vejo que a autora perdeu a mão quanto à isso, usando isso de maneira recorrente durante o livro. Espero que a Yelena tenha paz, assim como as mulheres dessa série.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6