Minha Vida com Boris

Resenhas - Minha Vida com Boris

1 | 2 | 3 | 4

Duda 27/06/2021

Amei
Adorei o livro, é uma história de superação, e chorei horrores com o final (5 estrelas favoritado ).

Pri | @biblio.faga 19/06/2021

Em um emocionante relato autobiográfico, Thays narra desde a súbita perda de sua visão, quando tinha apenas 4 anos de idade, em decorrência das complicações da caxumba, até a superação das incontáveis batalhas em prol dos diretos das pessoas com deficiência visual.

Consistente de suas limitações, a autora sempre buscou formas de tornar-se independente, sendo o acompanhamento por um cão-guia um passo importantíssimo nessa direção. Quem diria que um fofo labrador se revelaria um instrumento vital de acessibilidade e autonomia, e por que não, de cidadania?

A sua batalha pela democratização do acesso digno aos meios de transporte é deveras tocante, embora seja também motivo de vergonha ?alheia? do Poder Público. Afinal, é bastante desconcertante/chocante saber que foi necessário uma longa batalha judicial para garantir o óbvio: o acesso de cães-guia a todo e qualquer local público e privado de uso coletivo, tal como o Metrô.

É doloroso notar que, embora tenham sido alcançadas diversas melhorias no quesito informação e inclusão, ainda é tão difícil de encontrar uma escola adaptada as inúmeras necessidades de aprendizagem, por exemplo.

Além disso, ao abordar como fora o minucioso treinamento de Boris, a escritora chama atenção ao porquê (óbvio) de não podermos mexer ou brincar com os doguinhos fofos que estão trabalhando, como os cães policiais (K-9), farejadores de drogas ou detectores de artefatos explosivos.

A amizade e o companheirismo de Thays e Boris revela uma conexão baseada em confiança e cumplicidade que deixa como legado uma comovente história de afeto para além da vida; tornando-se uma leitura irresistível até para uma gateira como eu.

Ps.: esse é o 20º livro da Coleção Folha Mulheres na Literatura.

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Ana 01/06/2021

Esse livro foi uma indicação de leitura da minha tia (que também é deficiente visual), inclusive foi presente e eu li com poucas esperanças. Por causa disso me surpreendi muito com tanta emoção e foi o primeiro, e um dos únicos, livros a me fazer chorar.

Bantim 26/04/2021

Sobre inclusão no Brasil e amor
Neste relato autobiográfico, a autora descreve todos os empecilhos traçados no caminho que seria o de democratização ao acesso de pessoas com deficiência visual a meios de transporte (e muito mais).
Conta desde de o momento em que ficou cega ao ponto em que se tornou figura pública brasileira na busca por inclusão e, é claro, por sempre andar com o seu fiel guia, o cão Boris.
Nos apaixonamos por cada detalhe da relação pessoa-cão-mundo e sentimos cada emoção vivida pela autora o livro inteiro.
Considero necessário conhecer a história de Thais e seu amado Boris, que vai muito além da definição de um bichinho de estimação.
Wesley Q 26/04/2021minha estante
Tipo de livro que te prepara pra dissertar sobre os temas do enem

Deb 12/04/2021

Inesquecível
Considero esse o livro que me fez embarcar nesse mundo literário e não querer sair mais. Eu me envolvi de maneira muito rápida na história e chorei horrores com o final... Incrível!

Brina 20/03/2021

O final sempre é triste
A relação que cada pessoa tem com um cão são unicas, que na maioria das vezes arrasam nossos corações. A experiência da Thays que se baseava em um serviço prestado pelo cão, se estendeu por uma amizade, companheirismo, carinho e afeto. Uma história emocionante, acompanhamos a história com as revoltas que sentimos pela falta de sensibilidade e respeito das pessoas com os deficientes visuais intercalam com momentos fofos e alegres das peripécias do cão guial, que é nada menos que o melhor amigo que podemos ter.

Maria 16/11/2020

Eu tô muito triste...
Em "Minha vida com Boris" acompanhamos, numa escrita fluida e instigante, a experiência, amizade e sintonia que Thays teve com seu cão-guia Boris, junto das batalhas e busca pela independência sobre a sua deficiência.

Houveram acontecimentos marcantes e inesquecíveis da história que essa leitura prazerosa me trouxe. É um relato realmente muito emocionante, foi inevitável não se apaixonar pela relação entre Thays e Boris e a ligação forte que os dois possuíam.

Me emocionei muito no fim do livro, leitura super recomendada!

Lais 31/07/2020

Linda história!
Eu não tenho palavras para descrever o quão linda e emocionante é o relato da Thays que, com muita sensibilidade e clareza, narra sua trajetória de vida, desde o momento em que perde a visão, até a chegada e a partida de Boris. História repleta de superação e vitórias. São verdadeiros heróis na luta a favor dos direitos de pessoas com deficiência.

Me emocionei muito, por dois motivos: Primeiro, tenho uma limitação visual importante, oque fez com que eu me identificasse com a autora em diversas situações e segundo, porque também tenho uma labrador igualzinha ao Boris. É um amor indescritível! Bem que poderiam ser eternos....

Mainnã 12/06/2020

Emocionante
Eu não consegui não me emocionar ao longo desse livro. Toda batalha enfrentada pela Thays e sua amizade com Boris são inspiradoras
Flavia_fernandes 12/06/2020minha estante
Me dá um spoiler, o cachorro morre? Pq se morrer nem vou ler kkkk

Mainnã 12/06/2020minha estante
Morre sim e foi uma das partes em que me acabei de chorar pq lembrei da minha que se foi kkkkkkk

Flavia_fernandes 12/06/2020minha estante
Meu coração não aguenta não.

Milenna.Stefanin 04/03/2019

Um amor que vai alem
Assim como algumas outras histórias sobre a relação entre humano e animal, (seja ele qual for) a história da Thays e Boris mexe com nossos corações e sentimentos. É tão prazeroso ver quanto o amor foi recíproco, de como um precisava do outro independente de suas necessidades . É inspirador e nos faz perceber que apesar das dificuldades e obstáculos nós sempre podemos fazer nosso melhor. Fiquei de coração partido com o fim de Boris e como deve ter sido difícil pra Thays tomar a decisão que tomou ,mas pude compreender assim como a Thays que às vezes na vida nos precisamos tomar decisões que mesmo que não pareçam boas são as melhores e as mais sensatas. É uma história linda.

Daniela Colaci 11/03/2018

Maravilhoso, envolvente e super emocionante
Preciso começar essa resenha dizendo que por vezes ler biografias é algo muito enriquecedor! Eu não fazia ideia da história de vida da Thays e por pura sorte esse livro caiu nas minhas mãos! Como uma grande fã de cachorros, fiquei particularmente feliz em conhecer a história do Bóris e como seu trabalho como cão-guia mudou a vida da advogada Thays Martinez.

Thays nasceu com a visão perfeita, mas devido a uma questão de saúde, acabou ficando cega aos 4 anos de idade. Na idade adulta, teve a oportunidade de ter um cão-guia, que a ajudaria a ter uma vida mais independente, coisa que sempre foi um grande desejo. Thays era moradora da cidade de São Paulo e usava o metrô para se locomover. Até que em maio de 2000, foi barrada de entrar nas dependências do metrô com Bóris, porque animais não eram permitidos por ali.

Sentindo-se profundamente desrespeitada do seu direito de ir e vir, Thays foi à luta para garantir os direitos de acessibilidade e de autonomia das pessoas com deficiência visual. É bastante chocante saber que foi necessário uma batalha judicial para garantir o óbvio, mas é incrível acompanhar toda a luta da advogada por uma questão tão importante!

Thays é uma excelente contadora de histórias! Sua escrita fluida aproxima o leitor de sua trajetória e é impossível não se envolver com sua luta e torcer muito pelas suas conquistas. Fiquei muito encantada com o Bóris e bastante impressionada com sua inteligência! Sem falar da amizade entre eles, que é a coisa mais linda de se ver!

Nos anos 2000, Thays e Bóris foram a vários programas de TV para contar a história deles e talvez você os conheça dessa época! Mas caso não tenha tido a oportunidade, aproveite para conhecer essa incrível história por meio desse livro! Eu garanto que valerá muito a pena!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao

Suemi.Oliveira 03/02/2018

Minha Vida com Boris - Alegria de Leitora
Em uma narrativa autobiográfica, Thays revela a súbita perda de visão oriunda da caxumba, ainda na infância. Porém, na década de 1970 os recursos eram escassos. A demora de sete anos em descobrir a origem da deficiência revelou-se mínima em comparação à dificuldade de encontrar uma escola que se adaptasse às suas necessidades especiais de aprendizagem, por exemplo.

Por ter consciência de suas limitações, o sonho da autora sempre foi encontrar um modo que lhe permitisse viver com independência; vontade que despertou com ainda mais intensidade na adolescência, ao constatar dia após dia a incômoda dependência de terceiros para realizar as tarefas cotidianas. Ela narra como foi frustrante a tentativa de aprender a andar com a bengala e o quanto essa tarefa ressaltou as suas restrições.

Mas Thays não é o tipo de mulher que desiste fácil. Ela entrou na faculdade de Direito, foi aprovada no concurso para escrevente do extinto Tribunal de Alçada Civil e ainda nessa época, tomou uma decisão importante: era hora de ter o seu cão-guia.

A saga começou em 1997. O primeiro foi Otelo, um labrador preto. Ocorre que a Polícia Militar, responsável pelo treinamento do cachorro, ainda não dispunha do conhecimento necessário para arcar com tamanha responsabilidade, apesar do engajamento dos policiais. E por outras razões, Thays precisou desfazer o seu vínculo com Otelo e, mesmo com o coração partido, entregou-o a uma colega de trabalho, que dispunha de boas condições para criá-lo.

O desejo de ter um cão-guia não se apagou no coração de Thays. Ao encontrar a Leader Dogs for The Blind, em 1999, e ser aprovada na demorada seleção de candidatos com a ajuda do instrutor brasileiro Moisés Vieira, Thays teve a oportunidade de vivenciar um treinamento profissional entre deficientes e seus cães-guias. Foi durante esse processo, em 2000, que ela conheceu o seu primeiro cão-guia (de fato), ora protagonista de sua obra: Boris.

Quanto a esta parte da história, vou me limitar a dizer que só quem lê-la será capaz de compreender, ou mais do que isso, sentir o vínculo entre ambos. Boris não apenas se tornou o seu cão-guia, mas também o seu melhor amigo. Aquele que compreendia as suas necessidades e se preocupava em atendê-las indo muito além do que um cão "comum" conseguiria fazer.

Foi Boris quem esteve presente na luta aparentemente infindável entre Thays e a justiça brasileira. Cão-guia no metrô? Nem pensar. Cão-guia no metrô com autorização judicial? Também não. Cão-guia no shopping? Aonde já se viu? Cão-guia autorizado a transitar pelas dependências públicas? Aquele mesmo cão-guia que saiu na mídia e se tornou o xodó dos repórteres? Não, nem pensar.

Thays traça um paralelo ultrajante e vergonhoso entre as conquistas pelos seus direitos, que contribuíram para que muitas portas fossem abertas aos deficientes e à ignorância humana. Aquelas mesmas pessoas que deveriam comemorar suas vitórias e respeitar os avanços feitos por decisões judiciais e edições legislativas revelaram-se obstáculos muito maiores do que os que Boris fora treinado para evitar.

Concomitantemente, ela encaixa os seus progressos pessoais na histórias. A vaga conquistada no Banco Real, a realização de ir morar sozinha (leia-se: com Boris), a conclusão do curso de MBA, a sua dedicação à Fundação Iris, entre outros.

A última fase, particularmente, acompanha o ponto mais tocante do livro: a aposentadoria de Boris, no ano de 2008, seguida por uma nova viagem aos Estados Unidos, também em companhia da Leader Dogs for The Blind. A viagem que lhe trouxe Diesel, seu mais novo cão-guia.

A aposentadoria de Boris e a chegada de Diesel colocaram os sentimentos da autora em constante conflito. De comportamentos e naturezas completamente opostas, Thays se flagrava pensando que Boris jamais poderia ser substituído. E ela estava certa.

Só posso dizer que tanto a obra quanto a autora ganharam o meu coração, minha admiração e algumas lágrimas também.

site: https://alegriadeleitora.wixsite.com/alegriadeleitora

Amanda Jordão 02/01/2018

Emocionante!!!

Julhiane 12/12/2017

Encantador
Esse livro narra a história de Thays Martinez, jovem de 26 anos, advogada que perdeu a visão como sequela de uma caxumba adquirida na infância.
Thays, nos mostra as dificuldades enfrentadas por ela a começar em um direito civil básico, o de ir e vir. Após muita luta, o direito é assegurado e Bóris, seu amado cão guia, a direciona em suas atividades diarias.
Infelizmente, nada é para sempre.. e, um dia Bóris precisa partir.
Linda lição de vida, que nos mostra nossa ingratidão e, as vezes o fato de não termos coragem de lutar pelos nossos direitos. O amor e lealdade do amigo de 4 patas, nos emociona o tempo.
Esse é um livro simples, com várias lições. Todos deveriam ler..

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 21/07/2017

Minha Vida com Boris é um relato emocionante e encantador da advogada brasileira Thays Martinez. Thays, que ficou cega na infância devido a infecções da caxumba que teve, é, sem dúvida, uma mulher extremamente forte e corajosa, que apesar de ter perdido a visão, não deixou de lutar nem sonhar, conquistando a profissão de seus sonhos, como também, lutando por uma vida mais justa e ampla para todos os deficientes visuais do Brasil.

Thays relata sua vida com Boris, um cão-guia que mudou sua vida. Sendo seu amigo, seus olhos, seu companheiro de todas as horas, além de ajuda-la a mudar o Brasil.

Quando Thays estava com 26 anos, foi para os EUA receber o Boris, pois aqui no BR ainda não tinha treinamento de cães guias. Ao retornar ao BR, Thays recebeu muitas recusas em lugares públicos, como o metrô, para continuar a ser acompanhada por um cão. Mesmo ele sendo guia, mesmo ela tendo autorizações legalizadas, ainda assim, houve diversas recusas e infortúnios. E, juntos, Thays e Boris conseguiram autorizações e até criações de leis de inclusão social.

Um livro curto e rápido de ler, com uma história de amor, luta, perseverança e veracidade impressionantes!

Me apaixonei pelo Boris, um labrador engraçadíssimo!
A Thays explica também como é importante o cão-guia ser treinado, já que, um cão normal (como os de estimação que ela teve na infância), não estão prontos ainda para auxiliar pessoas com deficiência visual, e nem para compreender os comandos de seu dono.

Me encantei também com a força de vontade e garra da Thays. Que apesar dos problemas, não se limitou, não aceitou nada menos do que sonhava e junto com Boris, seus amigos e familiares, conseguiu superar barreiras e realizar-se grandemente. Adorei ela, uma pessoa excepcional!

Livro maravilhoso! Todo mundo tem que ler! Incrível!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/07/resenha-minha-vida-com-boris-thays.html

1 | 2 | 3 | 4