Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Lau 14/08/2022

O estilo do Murakami me agrada muito, a narrativa é fluída mesmo com a mudança de narradores durante algumas partes, eu não estava esperando pelo realismo mágico que adentrou ao final da história, porém, não foi de todo ruim, ficou até interessante. O livro mostra amores platônicos que nunca acontecerão e o que a falta do objeto de desejo gera: a solidão. É um livro muito bom, principalmente para quem deseja conhecer o Murakami. É um livro filosófico maiormente, no geral, recomendo.

Lucas.Hagemann 01/09/2022

Eu amo o jeito como o Murakami escreve. A forma como ele faz as coisas simples do cotidiano serem interessantes e prazerosas de se ler.
Me divirto com seus livros e a leitura flui sem grandes dificuldades.

Porém, confesso que nesse livro o mundo "paralelo" que o Murakami desenvolve em muitos dos seus livros se tornou um pouco chato e sem muita graça.

fakeflwr 06/09/2022

Foi a primeira obra do Murakami que li e confesso que gostei muito do modo como a escrita flui e como simples fatos do dia a dia se tornam prazerosos de serem lidos.
Porém, apesar de ter gostado do plot, não posso dizer que compreendi completamente o "desfecho". Achei um pouco confuso.

@laisbello 08/09/2022

Gostei
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????..

Nathally 16/10/2022

?devo partir sozinha e encontrar meu próprio cachorro??
definido na solidão de K, traumas de Miu e na pureza das sentimentos de Sumire, esse livro me fez ter respostas pra algumas perguntas do momento. Admito que em certas páginas me vi dentro dos 3 e acabei sentindo mais do que deveria?

Matheus.Correa 21/04/2023

Obrigado pelo cuidado
Geralmente, quando nos deparamos com triângulos amorosos em obras, vemos uma imaturidade narrativa, complicações convenientes demais ao roteiro sem valor simbólico. Aqui, bem aqui, nessa parte descabida de apreciação, vemos profundidade. Somos os olhos de alguém que ama Sumire, uma japonesa de 21 anos, que ama falar e escrever. Vemos os olhos de um admirador, que por consequência é seu amigo. E como é lindo.
E ao passar dos capítulos, somos ambientados nos casos amorosos dele, pela frustração e pelo medo de ser rejeitado por Sumire e ao ponto em que isso vai acontecendo; a jovem conhece Miu, uma mulher casada que a instiga pensamentos que ela nunca havia comentado e aqui está o nosso triângulo, ele a ama, ela ama outra e a outra é apenas alguém que está distante o suficiente pra gente desejar que suma (risos a parte) que história linda e que me preocupou muito em alguns momentos. Principalmente com o receio de tornar Miu uma personagem unidimensional, coisa que não acontece e ufa. Ela tem partes lindas, mas tem as complicadas. Tem traumas e necessidades e tem consciência do seu egoísmo e tá tudo bem. Ela é humana o suficiente para deixar de ser aquela personagem que a gente quer longe.
Falar mais sobre essa jornada é dar spoiler, e não quero fazer isso, não aqui. Leia. Abra seu coração e seja impactado pelos devaneios de Murakami. Esse livro é necessário.

Maria 02/05/2023

?Não havia nada sólido de que pudéssemos depender. Éramos praticamente zeros ilimitados, apenas pequenos seres lamentáveis levados de roldão de um tipo de esquecimento a outro.?

Willian 07/05/2023

Poderia ser melhor
Gostei até certo ponto, acho que Murakami não acertou muito bem a mão na inclusão do sobrenatural e de acontecimentos inexplicáveis que está sempre presente em suas obras, a obra entregou outra coisa totalmente diferente do que eu esperava. Em contrapartida o desfecho acabou me surpreendendo positivamente, sem aquelas conclusões prematuras presente em algumas obras mais fracas do autor

Luiza.Paranagua 24/07/2023

Eu demorei pra entender que se tratava de realismo mágico, nunca tinha lido marukami antes. Senti sentimentos, os meus e os da sumire e K. Quero ler novas coisas desse autor. Se pudesse, mudaria o final pra algo mais óbvio. Mas isso é pessoal e preguiça minha de pensar.
Rodrigo.Gentile 04/10/2023minha estante
Surrealismo*

Glenda14 26/08/2023

Minha querida Sputnik
"No avesso de tudo que acreditamos identificar perfeitamente, esconde-se uma quantidade igual do desconhecido."

O entendimento não passa da soma de nossos mal-entendidos.

line 29/12/2023

Lindo
Provavelmente meu último livro lido esse ano, que não poderia ser fechado de um jeito melhor.

Murakami conseguiu me fazer imergir na história de modo que me senti realmente próxima dos personagens, era como se K estivesse ali comigo, me contando sobre Sumire e Miu, sobre sua vida, seus pensamentos e modo de ver o mundo, me fazendo refletir e me identificar com ele através das palavras em sua perspectiva. Fiquei apaixonada pelos diálogos entre os personagens, em cenas que são tão simples, comuns em nossas vidas, mas que adquirem enorme significado pela sensibilidade com que são construídas no livro.

Com certeza é um autor que levarei comigo para o próximo ano. ?

h4gatha 31/12/2023

Terceiro murakami lido, e compete bastante pelo lugar de favorito no meu coração. "Minha querida sputnik" me pegou logo pelo título e ganhou todo o resto com a narrativa potente e poética

Temos aqueles tópicos inerentes de toda obra do autor: o amor por uma mulher inalcançável, personagens solitários com uma vida melancólica e aspecto de cultzinho insuportável que eu adoro e me identifico. Indicações de cultura pop também não faltam, como de costume

A diferença é que aqui a protagonista é uma mulher. Embora o narrador K seja quem dá as cartas, o livro é sobre Sumire e sua paixão avassaladora por Miu.

A partir do momento que descobri que seria um romance lésbico, tive o receio de que o tema central fosse pautado sobre identidade e sexualidade (o que não é um problema, mas dentro da pluralidade que nós, pessoas lgbt, vivemos é bem limitado) e felizmente isso não é colocado em nenhum momento como obstáculo na narrativa, é um romance como qualquer outro e melhor ainda um romance murakamiano

o realismo mágico aqui não agradou muita gente, mas isso não se aplica a mim. Não tive contato com as experimentações mais ousadas do Murakami, mas não me pareceu uma solução forçada como muitos apontam. Pra mim foi tão natural quanto para os personagens lidar com aquela realidade distorcida e mística

@nathaliaqt.livros 31/12/2023

Bom mas não é bombom
O livro não é ruim. Mas é muito melancólico com uma vibe de "ninguém me ama, a vida é injusta". Eu acho que pra gostar mesmo o leitor tem que estar em uma vibe mais borocoxô