Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Fabíola 18/11/2023

Tava entendendo até chegar na metade do livro, fiquei doidinha das ideias haush
Gostei e não gostei, odeio me sentir perdida na leitura.

Etiene ~ @antologiapessoal 20/03/2020

Quando se fala do que não gosta, também se fala, implicitamente, do que gosta, concordam cmg? Certamente meu primeiro contato - e provavelmente o único - com Murakami foi um contato de NÃO gostar. Nada, NADA, no livro de me tocou. A leitura inteira foi feita com um único pensamento: eu poderia estar lendo outra coisa. Acontece. Às vezes a gente não está no momento certo praquela história, pra entender o que o autor quis dizer. Acontece, acontece. Não tem como adivinhar.

Em minha querida Sputnik, conhecemos Sumire: uma garota de vinte e poucos anos e sua jornada na descoberta de ser lésbica. Resumidamente acho que deveria ser isso. Porém, na minha minúscula percepção, o autor não entrega absolutamente nada que promete. A narrativa é clichê, as frases são piegas, o subtexto é confuso e o final é muito aberto. Gente, achei o livro muito ruim! Não vale indicações e coloco aqui pelo comprometimento em compartilhar minhas experiências literárias, sejam elas boas ou ruins.

Preciso ressaltar: essa é a MINHA impressão PESSOAL da obra. Cada leitor tem uma vivência diferente daquilo que tem nas mãos. E isso é fundamental!
Bruno.Dellatorre 18/09/2020minha estante
Li esse livro ontem e também detestei! E olha que gosto muito do autor, li vários livros dele e amei todos, mas esse realmente não deu pra defender. Muito ruim...

Etiene ~ @antologiapessoal 20/09/2020minha estante
não dá pra defender ne :( terrivel rs

Alê | @alexandrejjr 26/09/2020minha estante
Murakami é terrível, de chorar! Eu tentei ler dele "Norwegian wood", mas foi inviável.

Etiene ~ @antologiapessoal 26/09/2020minha estante
Hehehe mais gente do meu time!

Bruno.Dellatorre 27/09/2020minha estante
Gosto muito do Murakami. Acho que ele tem livros ótimos, mas esse Minha querida Sputnik é realmente ruim

Vic 29/09/2020minha estante
Foi o meu primeiro contato, também não gostei. O final me incomodou ainda mais que todo o conjunto da obra, porque eu tinha a esperança de que algo seria salvo, mas não rolou.

Etiene ~ @antologiapessoal 29/09/2020minha estante
Pois é! Nossa, esse livro foi uma decepção!

Isabela 10/01/2023

perfeito não tem jeito

murakami apesar de vc ser obcecado com gostosas surtadas com belos peitos eu sempre vou passar pano pra vc

momô 24/02/2024

Preciso de uma explicação das boasss
A escrita é boa, fluída, os personagens são cativantes e o enredo envolvente o suficiente pra ficarmos ansiosos pela próxima página. Apesar de tudo isso, não entendi nada k k k k

Renny. 26/04/2022

Perfeitamente melancólico.
É o primeiro livro inteiro do Murakami que eu leio, mas já estava bem familiarizada com seu estilo de escrita e suas criações. E preciso dizer: não me decepcionei, superou minhas expectativas. A primeira vista é sempre difícil descrever um livro, principalmente esse, mas com o desenrolar da história você vai entendendo: não é nada difícil de ler, embora seja extremamente filosófico, não é à toa que chamam este título assim. A melancolia e o amor se misturam muito bem, a solidão com o desejo de encontrar o outro, mas principalmente encontrar a si. Um triângulo amoroso nada convencional, muito menos correspondido. É maduro, cheio de espiritualidade e realidade, embora nada racional. É um romance curto e que uma vez envolvido, você consegue devorar ainda mais rápido. E uma vez lido, você não é mais o mesmo.

André Vedder 18/08/2021

Não é o melhor de Murakami, mas é Murakami. E isso basta para termos uma boa leitura.
Até a metade da narrativa achei um pouco maçante, mas a partir de então Murakami cria um fato novo e o enredo se desenrola ao seu estilo característico e ímpar.

" No avesso de tudo que acreditamos identificar perfeitamente, esconde-se uma quantidade igual do desconhecido. O entendimento não passa da soma de nossos mal-entendidos."

Beatriz.Varela 14/03/2022

Minha querida Sputnik - Haruki Murakami
Se tornou meu Murakami preferido, cheio de mistérios e com as descrições mais incríveis. O narrador é um professor chamado K, apaixonado por sua amiga Sumire, que por sua vez está apaixonada por Miu, uma mulher casada e 17 anos mais velha. Cada personagem tem suas peculiaridades e segredos, até que todos vêm à tona durante uma viagem à Grécia, em que Miu pede a ajuda de K ao imaginar que Sumire pode estar em perigo. Gostei muito da explicação do nome do livro. Também é cheio de referências a escritores como Fitzgerald, Kerouac, Joseph Conrad e até Charlotte Brontë. Perfeito, cinco estrelas.

Luana 03/09/2020

Minha Querida Sputnik deixou uma incógnita quando eu terminei de ler, isso porque eu não conseguia distinguir se eu tinha gostado ou não da leitura.

Somos apresentados a história de Sumire, uma jovem que vive no Japão e sonha em ser escritora. Ela é daquelas pessoas que consideram não se encaixar no mundo. Vamos conhecer seus passos através do olhar de mais duas pessoas, seu melhor amigo, que sofre de um amor não correspondido por ela, e Miu, a primeira paixão da personagem principal.

Eu senti muita dificuldade de me conectar com a narrativa desse "triângulo amoroso", eu não conseguia enxergar muito os motivos dessa adoração por Sumiri, principalmente vindo da Miu.

Apesar dessas ressalvas, a obra me prendeu de um jeito que eu não conseguia parar de ler. Murakami tem esse poder de expor as dificuldades individuais de uma maneira que conecte o leitor, os questionamentos sobre a vida e até mesmo os julgamentos que fazemos com as escolhas dos personagens.

Tudo estava indo muito bem até que no final o rumo da história vira de cabeça para baixo completamente. Nada mais parece ser real. Aqui entra o realismo mágico da história, então não cometa o mesmo erro que eu, pesquise o gênero da obra primeiro, isso teria me poupado uma reação de revolta com o livro.

Sim, me senti traída pela história, como o rumo dos personagens passaria a ser tão absurdo assim de uma hora pra outra? Esse foi o sentimento que tive quando terminei a última página. Depois disso eu fiquei muitos dias refletindo sobre como avaliar essa leitura sendo mais justa. O final causa justamente o que o autor queria passar, um sentimento de que você não está no controle da história. Não importa o clichê que você imaginou que poderia acontecer no desfecho da obra, pode ter certeza que ele não vai e o Murakami brinca com isso.

Enxergar por esse ângulo me fez decidir dar nota 4 para esse livro, até porque, como eu disse, foi uma leitura que me prendeu do início ao fim. Mas não quero deixar essa resenha como a minha opinião final, tenho o desejo de ler a obra novamente no futuro, dessa vez já sabendo o que me espera, para entender se essa é a solução para melhorar minha experiência lendo.

Por fim, vale pontuar que esse livro foi publicado em 1999 e sua história começa com Sumiri se descobrindo apaixonada por outra mulher, e o tema é abordado com uma naturalidade que mesmo nos dias atuais é difícil de encontrar. Um autor renomado como Murakami trazer a diversidade em suas obras é um ato muito importante para a comunidade.

Isa 22/04/2024

O livro promete uma história de amor e um triângulo amoroso que só existe na cabeça do personagem masculino. Em nenhum momento Sumirê demonstra amor por seu amigo e mesmo assim ele alimenta pensamentos românticos e sexuais quando esta com a mesma.

O livro mostra a trajetória de Sumirê mas pela perspectiva de seu amigo sobre os pequenos momentos que ela conta pra ele. Não trás nenhum grande suspense e o "clímax" é um grande amontoado da história de Miu que tem relação som Sumirê.

No final do livro parece que está no começo, não trás emoção em nenhum momento, nem amor e nem mesmo suspense.

snekers ð 01/01/2023

sputnik sweetheart
Sou suspeita de falar, mas este era um dos livros que estava mais ansiosa para ler! Tanto que, assim que fui liberada das tradições de virada de ano, já me pus a começar a leitura, e não foi decepcionante.

Algo já característico de Murakami é sua escrita fluida, mesmo em momentos mais monótonos, a leitura é rápida e hipnotizante. Um ponto que realmente amo no escritor!

Sobre o livro, não tenho muito que dizer. Um enredo simples, que se transforma em algo fantasioso, mas não deixando desconexo ou maçante. Adorei as personagens e senti uma conexão com eles, as personagens tem suas personalidades e não saem dela!

O motivo de eu dar uma estrela a menos, apesar de não me incomodar de níveis absurdos, é a forma que o escritor retrata relacionamentos como algo puramente sexual. Amizade? S*xo. Amor? S*xo. Isso é meio chato até pra mim que não sou de me importar, e da a ideia de que as personagens femininas estão lá apenas para serem romantizadas.

Retomando, foi uma leitura simples e graciosa, com certeza abriu portas para meu 2023.

*SPOILER*

Entendi a personagem da Miu, de ser alguém sem DESEJOS no geral, mas retratar a falta de desejo sexual como um obstáculo dela amar alguém foi completamente chato, digo isso sendo arromantica e tenho companheiros assexuais.

X

Toda a coisa de um doppergang acho incrível! E como amo finais abertos, achei ainda mais bacana, porém, pelo final, não desejava que o relacionamento do narrador e do Sumire fosse algo romântico, o relacionamento platônico deles foi completamente lindo and i will stick with that!

VinAcius49 06/06/2021

A trama é tão agradável, bela e promissora em seu início, me afeiçoei aos personagens e... A fantasia (?) inserida na metade do livro traz uma confusão e então tudo parece não fazer sentido.
Uma pena, mas ainda assim foi prazeroso ler ??

ariane169 23/05/2023

Minha querida Sputnik
"Mas o que você está vendo, não sou eu realmente. É apenas a sombra do que eu fui. Você está realmente viva. Mas eu não. Até mesmo estas palavras que digo agora me soam vazias, como um eco."

Foi o meu primeiro livro desse autor e já queria a um tempo começar a ler os livros dele. Me surpreendi de mais! A escrita é perfeita, a história, o desenvolvimento, tudo! No começo achei que ia ser um romance entre as duas personagens principais, mesmo sendo pelo ponto de vista do outro personagem principal. Realmente, tem um romance por parte da Sumire, mas os três personagens são tão diferentes e profundos com seus segredos e histórias, que seria impossível esse livro ser "apenas" sobre um romance e ter um final feliz.
No começo do livro é uma coisa, então acontece algo que muda completamente o desenvolvimento do livro e que inicia toda essa reflexão profunda e meio que uma "grande tristeza". E eu realmente não esperava que ia acontecer tudo aquilo que aconteceu no livro. É tudo tão profundo, triste e reflexivo.

"Não que haja muita diferença entre os dois, entre pensar e não pensar. Acho que não consigo mais distinguir entre uma coisa e outra, entre as coisas que existiram e as que não existiram."

Eu vi algumas pessoas dizendo que achou sem pé e sem cabeça ou que as coisas não fazem sentido, mas ao meu ponto de vista essa é a intenção. A intenção é mostrar que nem tudo há uma explicação, que muitas coisas fazem parte da grande reflexão da vida e da solidão e do vazio de cada um.
Acho que a minha parte favorita é quando conta o que aconteceu com a Miu. Algumas pessoas viram como "algo sobrenatural", mas acho que é uma grande metáfora, dentro e fora do livro.
É um livro diferente e também nem todo mundo vai gostar justamente por isso, mas eu achei incrível e realmente não estava esperando tudo isso. Esperava um romance profundo mas recebi uma reflexão gigantesca sobre a dor e os acontecimentos da vida.

innerchild 03/06/2020

Terminei o livro com aquele sentimento de solidão que é tão bem descrito pelo autor com a metáfora dos satélites que flutuam sem rumo e sozinhos no espaço.

Minha querida Sputnik é narrado por um homem cujo nome não sabemos e, em tese, ele apresenta a história de sua melhor amiga e seu principal interesse romântico. Digo “em tese” porque a história não é apenas sobre Sumire, mas de três personagens, incluindo ele mesmo, que, com o passar da história, se unem e se emaranham. Talvez o seu objetivo seja, a priori, se convencer de que a história não é sobre ele, mas esse não é o grande x da questão. O nosso narrador tem quase 300 páginas pra perceber que sim, a história também sobre ele.

Confesso que, em toda a minha vida, li quatro obras japonesas e, tirando um livro da conta, encontrei um belo padrão: uma beleza metafórica e contemplativa que só uma obra japonesa pode oferecer. Minha querida Sputnik é um livro repleto de imagens interessantes, ora imagens palpáveis de um apartamento ou de um telefone público, ora imagens metafísicas que muito se assemelham a sonhos. Não parece existir uma distinção entre o natural e o sobrenatural. Tudo parece real e vivo.

Narrativas que vagam pelo que eu chamo de “outro lado” me instigam bastante e com MQS não foi diferente. É como se cada personagem, a partir dos seus próprios conflitos em suas próprias dimensões, perpassassem por um lugar escuro e quieto: o porão da alma e seus devaneios. Ainda penso, por exemplo, na passagem que mais chamou a minha atenção: o momento em que uma das personagens, ao encarar os dois mundos, tem a sua própria imagem fragmentada: existe uma Miu no nosso mundo e outra Miu no mundo paralelo. Parece um pouco surtado, não? Essa é a graça!

Não espere explicações. Não espere encontrar o porquê. Não se trata de um romance tradicional, com plot twists ou finais reveladores. Também não é (necessariamente) sobre um triângulo amoroso, mas sobre o indivíduo e seus respectivos espelhos – é sobre o outro lado de você mesmo. Um devaneio de uma jornada entre mundos que coexistem. O jeito é prestar atenção e manter o coração, a mente e os olhos bem abertos.

Confusão, mistério e abertura.
Ana Bacana 24/06/2020minha estante
Sempre termino os livros de Murakami com sentimento de solidão rs. Acho que sempre fico órfão da história e quero mais.

B.: 17/08/2023

Resenha por @blossombook.s
Oi blooms, hoje eu venho falar sobre uma obra que me encantou do início ao fim: "Minha Querida Sputnik", do renomado autor japonês Haruki Murakami.

A história de "Minha Querida Sputnik" gira em torno de Sumire, uma jovem escritora aspirante que se torna amiga íntima de seu mentor, K. também é narrador dos fatos no livro e sem falar em Miu. Através dessas amizades, somos transportados para um mundo cheio de sonhos, amor platônico, mistério e estranheza.

"Minha Querida Sputnik" é um livro que aborda temas universais, como o amor, a busca por identidade e o sentido da vida, de uma maneira inovadora e fascinante.

Por fim, dou a este livro 5 estrelas e afirmo com toda a certeza que "Minha Querida Sputnik" é uma baita experiência literária