Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Aegla.Benevides 13/07/2021

Sur(real) demais
Único romance de Murakami em que a personagem principal não é um homem, Minha querida Sputnik aborda temas sensíveis e cada vez mais comuns na nossa realidade, como a solidão, a obsessão e os relacionamentos conturbados, com uma pitada de surrealismo que faz toda diferença.

O narrador é K, um professor universitário (sem graça) que é apaixonado por sua melhor amiga Sumire (a excelentíssima personagem principal). Sumire é uma jovem que adora livros e que largou a faculdade para se dedicar à vida de escritora ? vida essa que não vemos se concretizar na história. O enredo começa quando Sumire se apaixona por Miu, uma empresária casada e mais velha, e começa a viver em função dela.

Nas poucas páginas desse romance, vemos uma autodescoberta que foge do padrão da maioria dos enredos LGBTQIA+ e conseguimos sentir, durante a leitura, cada sentimento que desabrocha em Sumire ? ainda que o narrador seja K. Vemos a personagem principal dar passo a passo em direção à perdição, que se concretiza nos 30% finais do livro de forma esplendorosa.

Foi minha primeira experiência com Murakami e fiquei fascinada, pois não conhecia o surrealismo do autor. Enquanto insere elementos mágicos (ou espirituais?) na história, ele mantém o tom do enredo natural, como se nada de estranho tivesse acontecendo, e deixa que o final seja imaginado pelo leitor. Definitivamente, uma das melhores experiências literárias que já tive na vida.

Ronnie K. 01/06/2012

História bem escrita mas sem emoção e surpresas.
Para mim esse é o melhor exemplo que eu conheço de como pegar uma bela, promissora e original (tão raros nos dia de hoje) premissa narrativa e transformá-la numa pálida e confusa consequência. A leitura é fácil, bem agradável. Mas a partir de determinado momento começa a soar como impostura artificial, sem emoção nem direção. Até um desfecho incrivelmente previsível e diria "amador". As poucas imagens salteadas de surpresa e beleza que há na narrativa como um todo não sustentam o romance em pé ao fim da leitura. Cambaleando ele chega morto ao final.

Mari Pereira 09/02/2021

O livro é gostoso de ler, prende bastante. O enredo? Meio juvenil demais pro meu gosto.
Personagens descritos como excêntricos, mas que me parecem apenas imaturos.
O livro começa morno, meio sem dizer a que veio. Chega em um ápice, que faz você querer devorar cada página, ansiosa para saber o que vem a seguir. E depois do ápice, só rola ladeira abaixo.
O tal realismo mágico, que seria uma característica do autor, me pareceu uma saída preguiçosa e mal elaborada, que pouco explica e pouco contribui para a trama. Os últimos capítulos são bastante desconexos. O que para uns é genialidade, pra mim só pareceu presunção.
Com bonitas frases de efeito e uma narrativa envolvente, é um bom entretenimento.

Luciana 17/03/2021

Esse livro é curto, o que não deixa de ser uma jornada e tanto... difícil descrever a escrita do Haruki, entre personagens complexos, poesia e fantasia tem sempre um tapa na cara.

Hamilton* 15/09/2023

Belo retrato
Quando Murakami decide escrever uma história sobre o amor e a solidão humana, já se espera que seja uma boa aventura, a régua sobe ainda mais quando já se leu outros livros dele.
Graças a Deus toda a expectativa que eu tinha foi atendida e superada na verdade, os seus personagens sem padrões foram melhores desenvolvidos do que possa ter pensado, antes de começar a história.
Com certeza merece a leitura.

Jon 01/02/2021

Excelente
Sou suspeito para falar e como adoro as obras do Murakami, essa não foi diferente. Adoro maneira como ele aborda a solidão de suas personagens e os desenvolve que é impossível não criar empatia por elas.
Esse livro conta a história de amor e amizade entre K, Sumire e Miu de uma maneira sensível e poética, com um desfecho inusitado.

Edoarda 31/12/2021

Haruki Murakami mais uma vez dá uma aula de entrelinhas, de paralelos, de como apresentar cenas pesadas usando o sobrenatural como um recurso a fim de deixar a cena mais leve.

Tintin 14/02/2022

Minha querida Sputinik
Meu primeiro contato com o autor e eu amei muito, não pensei q iria gostar tanto!!

É um livro bem rápido de ler e apesar de não ter grandes reviravoltas ou plots ele me prendeu e me deixou com muita vontade de saber como ia terminar. É um livro q te faz refletir e pensar sobre cada acontecimento e cada frase, não entendi um monte de coisas mas amei isso, é uma experiência muito boa e difícil de descrever. Não para todos os gostos.

Doug 30/06/2021

Tudo para ficar com ela
História gira em torno de K o professor de história que amava Sumire que amava que não amava ninguém.

Mais um romance murakamiano com um protagonista o narrador da história o professor K solitário e reflexivo.

Leitura rápida e bastante envolvente.

Vilamarc 15/02/2021

Sensação de vazio imensurável
Poético, metáforas líricas como o gatinho que brinca sozinho na grama com as patinhas levantadas no ar, depois corre e sobe uma árvore, e daí não consegue mais descer por dias... ou ainda, o mar que deixa a praia limpa depois da maré alta...
Era pra ser a história de um triângulo amoroso entre a aspirante de escritora Sumire, a empresária Miu e o narrador Professor K. Mas quando finalmente Sumire toma a iniciativa, descobre a profundidade da frígida Miu.
A partir desse momento, 50% do livro, a história passa a ser de vazios, de todas as trajetórias individuais. Imensurável como diz o próprio narrador.
Quem conseguir, junte as pontas... ou desista de Murakami e seus finais escancarados.

Raphael 23/01/2013

Surpreendente.
Sabe, queria resenhar esse livro desde os seus primeiros capítulos, mas ao chegar ao fim, por algum motivo, me senti intimidado. Como se o que quer que fosse que eu viesse a escrever aqui, não o faria justiça. Este não se trata do melhor livro da história (não chega nem perto), provavelmente não seja nem o melhor do autor, no entanto me surpreendeu profundamente e me tocou de forma pessoal. Em vários momentos me percebia completamente distraído com memórias de um passado recente, de uma melhor amiga que "desapareceu feito fumaça". Mas chega de mim e vamos a obra.

O livro faz uso de um triângulo amoroso - seria mesmo um triângulo? Sempre pensei que, para formá-lo, um dos lados teria que ser correspondido, mas isso não acontece aqui. Não se trata de um triângulo, mas de três pessoas que se amam de formas diferentes. K. (narrador) ama e sente uma profunda atração sexual por Sumire, sua melhor amiga, aspirante a escritora e, naquela época pelo menos, amante de Kerouac (indico que leiam algo dele primeiro). Ela, por sua vez, ama e sente uma profunda atração sexual por Miu, uma ex-pianista, empresária, casada e, de início, um tanto fria; e ama K., mas não sente por ele, atração sexual alguma. Miu gosta de Sumire, mas não sente atração sexual por ninguém. Qualquer coisa dita além disso estragará o livro por completo. Esse é um daqueles que quanto menos se sabe, melhor fica. Só aviso que a coisa fica bastante surreal.

Murakami tem um estilo próprio, tanto que a revista NY Times desenvolveu o divertido "bingo do Murakami", para ser jogado durante a leitura de seus livros. É formado por pequenos quadros, contendo em cada um uma imagem representativa de um dos hábitos do autor (vai de fetiche por orelhas até conversas com gatos). O jogo é bastante preciso, muitas das características descritas nele estão presentes no livro - embora eu não tenha completado nenhuma fileira... -, isso é importante para o autor - personalidade, difícil encontrar isso nos livros de hoje.

Enfim, o livro é ótimo. Fala, acima de tudo, sobre relacionamentos nos tempos modernos ou, pra ser exato, da falta deles. Cada personagem tem sua visão de mundo muito bem explorada, principalmente Sumire - que personagem fantástica! Palmas para Murakami, que conseguiu ser dois escritores em um livro. Todos têm seu tempo de desenvolvimento e suas histórias completadas. Vale a pena a leitura.
Raphael 18/10/2012minha estante
Versão mais completa em: http://delirandoeescrevendo.blogspot.com.br/2012/10/minha-querida-sputnik-haruki-murakami.html

Vellasco 23/12/2020

Um livro para se degustar. Com calma, apesar de ser uma leitura rápida

A solidão dos personagens é muito bem retratada, e bem descrita de uma maneira bem leve e tocante.

skyxlord 18/01/2022minha estante
por mais resenhas suas, amo amo