Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

VinAcius49 06/06/2021

A trama é tão agradável, bela e promissora em seu início, me afeiçoei aos personagens e... A fantasia (?) inserida na metade do livro traz uma confusão e então tudo parece não fazer sentido.
Uma pena, mas ainda assim foi prazeroso ler ??

ariane169 23/05/2023

Minha querida Sputnik
"Mas o que você está vendo, não sou eu realmente. É apenas a sombra do que eu fui. Você está realmente viva. Mas eu não. Até mesmo estas palavras que digo agora me soam vazias, como um eco."

Foi o meu primeiro livro desse autor e já queria a um tempo começar a ler os livros dele. Me surpreendi de mais! A escrita é perfeita, a história, o desenvolvimento, tudo! No começo achei que ia ser um romance entre as duas personagens principais, mesmo sendo pelo ponto de vista do outro personagem principal. Realmente, tem um romance por parte da Sumire, mas os três personagens são tão diferentes e profundos com seus segredos e histórias, que seria impossível esse livro ser "apenas" sobre um romance e ter um final feliz.
No começo do livro é uma coisa, então acontece algo que muda completamente o desenvolvimento do livro e que inicia toda essa reflexão profunda e meio que uma "grande tristeza". E eu realmente não esperava que ia acontecer tudo aquilo que aconteceu no livro. É tudo tão profundo, triste e reflexivo.

"Não que haja muita diferença entre os dois, entre pensar e não pensar. Acho que não consigo mais distinguir entre uma coisa e outra, entre as coisas que existiram e as que não existiram."

Eu vi algumas pessoas dizendo que achou sem pé e sem cabeça ou que as coisas não fazem sentido, mas ao meu ponto de vista essa é a intenção. A intenção é mostrar que nem tudo há uma explicação, que muitas coisas fazem parte da grande reflexão da vida e da solidão e do vazio de cada um.
Acho que a minha parte favorita é quando conta o que aconteceu com a Miu. Algumas pessoas viram como "algo sobrenatural", mas acho que é uma grande metáfora, dentro e fora do livro.
É um livro diferente e também nem todo mundo vai gostar justamente por isso, mas eu achei incrível e realmente não estava esperando tudo isso. Esperava um romance profundo mas recebi uma reflexão gigantesca sobre a dor e os acontecimentos da vida.

Karina Paidosz 14/09/2022

Eu amo essa psicologia de Murakami, mesmo me deixando perdida e querendo saber mais e sabendo que ele não dirá nada mais que eu queira saber.

Seus amores platônicos, essa solitude e seus diálogos íntimos, geralmente são escape de uma leitura mais densa ou sem os paralelos caóticos que só ele cria.

O que fica desses finais interminados é que ele deixa para que cada um dê um desfecho pessoal para seus personagens.

??
Alex 15/09/2022minha estante
Muito odeiam esses finais abertos, mas eles têm seu charme.

Karina Paidosz 15/09/2022minha estante
Hahaha eu amo e odeio! Tipo, fico pilhada quando assisto um filme que não entendo, aí saio em busca do que passou despercebido. Haha e na leitura com esses finais abertos, putz, fica aqui batendo a cabeça ?

fabio.orlandini 03/10/2020

Qual o nosso papel no mundo?
Murakami sempre nos leva a profundas reflexões. O que é a felicidade? O amor? Onde se encontra o que buscamos? Através de uma narrativa simples, ele nos coloca frente a frente com nós mesmos e nos faz pensar em quem realmente somos.

Julia 17/08/2021

Confuso mas é bom
Eu fiquei totalmente confusa no final da leitura, depois de ler algumas resenhas compreendi melhor e consegui organizar minhas ideias. Vamos lá.
É uma obra bem filosófica e tem um lado espiritualista (foi o q eu entendi, claro que cada um tem sua interpretação), de fato ela te faz pensar muito, então se você não gosta de livros assim, eu não recomendo.
Eu gostei do livro, queria ter me conectado mais com ele, mas como minha vida tava muito corrida essas últimas semanas acabei não conseguindo. Foi meu primeiro livro do Murakami (e eu escolhi o mais filosófico, olha como eu sou sortuda KKJK) e eu gostei muito da escrita dele, inclusive marquei várias citações incríveis enquanto eu lia, o autor também referencia várias outras obras literárias, assim como músicas, entre outras coisas, achei isso muito legal. A obra tem um teor melancólico, pelo menos foi o que eu senti, não vou me aprofundar muito pois não quero correr o risco de dar spoilers, mas você consegue sentir o vazio das personagens enquanto ler. Eu dou maior valor a livros meio tristes então não foi algo ruim para mim KKJKK. O final fica em aberto, então, novamente, caso você não goste talvez esse livro não seja para você. No geral, acho que era isso que eu queria falar. Ah, e eu já quero ler mais livros dele.

Prós da leitura:
- A escrita é incrível
- O autor faz várias referências legais
- Você realmente sente a tristeza e o vazio das personagens (para mim o sentimento é o mais importante numa leitura)

Contras:
- Teor filosófico e espiritualista (não necessariamente ruim, mas tem gente que não gosta)
- Muitas perguntas ficam mesmo sem resposta
- Final meio que em aberto (de novo, não que isso seja ruim, mas não é todo mundo que gosta)

Livs 03/09/2020

A vastidão da solidão
Esse livro narra o encontro de três almas solitárias, tal como no filme Babel, cada segundo constrói e destrói tudo o que os personagens são. Eles se transformam em algo imaginado para só depois de acabados encontrar o vazio da existência. Passam os dias em busca da razão de viver, mas só depois que perdem essa vontade, percebem que já a tinham na mão a muito tempo.

E a história se segue nessa efemeridade misturada de uma certeza de coisas incertas, que vão se acumulando, até que a solidão seja a única coisa que reste.

Mostra que apenas o pensamento e a sensação faz com que o ser humano seja quem ele é. E sem isso, não passamos de conchas vazias.

Lili 21/05/2009

O que mais me chamou a atenção foi o tema _ Os amores platônicos. O livro conta a história de um professor primário que é apaixonado por sua amiga Sumire que, por sua vez, se apaixonou por Miu, onde esta última nunca se apaixonou por ninguém... Além de tudo existe um mistério. Neste estranho triângulo, numa viagem à Grécia, Sumire desaparece. Miu, assustada, chama o professor K. para ajudar nas investigações e é a partir daí que tudo começa a se desvendar...

É um livro para ler e reler muitas vezes. Acredito que em cada leitura o leitor irá se deparar com outras respostas...
Apesar de ser um livro triste, pois afinal o tema revela o amor não correspondido e logo a solidão. Achei o livro lírico, com trechos inesquecíveis, numa narrativa intrigante e totalmente original que vale muito a pena ser apreciado. Recomendo!

Mari 12/07/2021

Eu estava preparada pra odiar a Sumirê , porém no decorrer da história passei a vê-la com os olhos do narrador. Não sei se dá pra usar realismo mágico com qualquer autor que não seja latino americano, mas se fosse cedida essa licença seria com o Murakami, já que as passagens quase fantásticas do livro são sublimes.

Raquel.Euphrasio 05/03/2023

Eu me envolvi completamente com a narrativa, com os personagens e principalmente com as palavras do autor que nem liguei muito para o mistério envolvido.
B.norte 05/03/2023minha estante
Foi o primeiro livro que li de Murakami, desde então não parei mais. ?

Lê.S.Sousa 30/09/2020

O livro não é de todo ruim, tem passagens belas, mas outras totalmente desnecessárias. A premissa do livro é enganadora, seduz com a chamada de Sumire, que se apaixona por uma mulher mais velha, mas no final o livro é uma história do narrador com a citada personagem. Uma narrativa decepcionante porque foge à premissa divulgada, tratando da paixão de Sumire quase que como uma loucura doentia, que no fim precisou de uma cura masculina. Tudo bem bem que nem todas as histórias são de amor, como 500 dias com ela já disse, mas uma bela história de amor fora dos padrões aqui foi desperdiçada.
newton16 01/01/2021minha estante
O livro não se limita a uma estória de Sumire com sua chefe. É muito mais abrangente. Na verdade narra a estória de um triângulo amoroso e toda a carga psicológica, emotiva e existencial que isto envolve. Leia de novo, talvez ainda não estivesse preparada para um Murakami.

caroline 14/07/2020

Esses toques de surrealismo no enredo do murakami realmente fazem toda a diferença para as histórias que ele conta. Adorei o desenvolvimento da Miu e da Sumire, ambas descobrindo e perdendo partes de si mesmas ao longo do livro e, ainda sim, sendo encantadoras as suas próprias maneiras. O narrador também passa por algumas transformações, mas senti que o protagonismo estava nas duas. De início eu não tinha certeza do rumo que o livro tomaria, mas fiquei surpresa com o que ele preparou. Não é uma das melhores obras, mas tem seu próprio charme e a própria maneira de cativar o leitor

Leninha 16/04/2022

Meu querido Murakami?
Obrigada por mais uma vez me abençoar com uma experiência de leitura que poucos autores conseguem. Com ambientação, personagens e enredos que me envolvem até que eu não esteja imersa, mas me afogando na narrativa. Uma ótima opção para quem sabe apreciar uma boa obra e um ótimo começo para os livros de Murakami. Para aqueles que não gostaram, sinto muito por vocês, quando tiverem bom senso, por favor tentem novamente.

Isabela 22/01/2021

Minha querida Sputnik, romance do autor japonês Haruki Murakami e publicado em 1999, é um livro de leitura rápida, porém intensa, que destaca principalmente a solidão das pessoas e as fragilidades dos relacionamentos.
O livro é narrado por K, um professor de história do ensino fundamental que sempre se sentiu solitário até conhecer sua única e melhor amiga Sumire, uma leitora voraz e aspirante a escritora, durante a faculdade. Logo percebemos que K ama profundamente Sumire nutrindo por ela um intenso desejo sexual, porém Sumire se apaixona por Miu, uma mulher elegante, 17 anos mais velha e casada que guarda um segredo de todos. Seguindo um caminho diverso dos seus antigos sonhos, Sumire passa a trabalhar para Miu e a segue para uma viagem pela Europa onde um acontecimento estranho e misterioso muda sua trajetória e traz ainda mais a luz para a solidão dos personagens.
Essa foi a primeira obra do autor que li e gostei muito da história. Murakami tem uma escrita firme, narrativa interessante e os personagens do livro são muito bem construídos e filosóficos. Vale a pena a leitura.
Adriano.Santos 24/01/2021minha estante
Alguns leitores costumam odiar como a obra se encerra, essa leitura parece ignorar a trajetória dos personagens. Também foi meu primeiro dele, tenho quase todos pra ler.

Isabela 24/01/2021minha estante
Eu fiquei intrigada com o final, mas gostei, me deixou bastante pensativa, não só o final, mas o livro todo. Eu quero ler mais obras dele agora.

Carol 21/05/2022

Achei que o livro oscila muito entre momentos interessantíssimos e outros super enfadonhos, mas, no geral, gostei.

meiri 20/04/2020

a diferença entre um signo e um símbolo
quando comecei minha querida sputnik eu não fazia ideia do que encontrar, nem mesmo os capítulos iniciais me deram qualquer pista. ainda bem. meu espanto com o desenvolvimento da narrativa só melhorou minha experiência de leitura.
com personagens selvagemente bem construídos, a prosa onírica e melancólica de murakami nos leva a refletir sobre a solidão humana, o desejo, o 'pensar' e o 'não-pensar', e, bem... satélites e gatos.

no mais: um ótimo livro sobre setealém.