Amazônia

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tais Bruna 25/10/2011

Amazônia Um Caminho Para o Sonho – M. C. Jachnkee
O livro conta a história de Camila, Rafaela, Ana Carolina e Joana, quatro amigas que viajam para o norte do Brasil em busca de diversão, história e muito conhecimento.
Acompanhadas do charmoso Daniel (o tio de Joana) elas embarcam em uma aventura encantadora capaz de nos prender na leitura do começo ao fim.

Ao longo da narrativa ficamos conhecendo vários personagens e cidades diferentes e o mais interessante é poder conhecer um pouco mais a fundo a cultura de cada uma delas.
Durante a viagem elas vão conhecendo vários pontos turísticos e várias lendas famosas da região e a autora soube balancear muito bem tudo isso.
É impossível ler o livro e não querer conhecer a Amazônia depois...

Leia mais em: http://www.leitorafashion.com.br

Amy 14/12/2011

[Parceria]
Em meio a tantos blogs encontrei o blog de Marli, visitava constantemente… acabei presenteando-a com uma resenha do blog dela aqui no Macchiato. Um dia ela abriu para parcerias e fui correndo me inscrever. Pois estava louca pra ler o livro dela. Pois me chamou bastante atenção.
Desde que conheci um amigo que morou lá fiquei encantada com as histórias sobre Manaus e Parintins.
[Diagramação]
É muito confortável. Uma letra que não enjoa nem um pouquinho. Não há ilustrações nas páginas, mas quando se lê vai criando ótimas imagens dos locais onde as meninas visitam. Ele veio com um marcador do livro e uns mimos dados pela autora o qual eu fiquei apaixonada. E não menos importante, veio com uma dedicatória fofíssima também. *-* Obrigada, Marli!
[Temática]
Me chamou bastante atenção. Por mais que as meninas estejam à passeio. A curiosidade de perguntar tudo que está ao alcance é algo que eu confesso que eu não faço quando vou viajar (o que geralmente acontece quando eu estou cansada da vida de cidade grande e me enfio numa calmaria e tranquilidade de dar inveja), principalmente a guias turísticos, pois tenho eu sério problema com eles. A mecanização de falar sobre aquele lugar me assusta (confissão da resenhista acaba por aqui). Como elas visitam várias cidades como Manaus, Parintins, Fordlândia, Belém… tudo é milimetricamente citado. Todas as referências e pontos turísticos são muito próximos. A autora diz que foi uma longa pesquisa. Mas posso dizer mesmo que não tenha ido (ainda, porque provavelmente após ler sobre, fiquei encantada em conhecer) acreditei na trama e até acho que Marli conseguiu fazer com que todos que leem. Sentem-se presentes naqueles momentos mágicos onde tudo é passível de experimentação.
[Personagens]
Não é uma trama onde um só se destaca. Porém alguns se desenvolvem bem mais do que os outros. Isso é interessante de se trabalhar porque estamos acostumados com um protagonista. E em Amazônia – Um Caminho para o Sonho os protagonistas são todos os personagens têm sua voz sobre assuntos variados.
Camila – é a minha personificação. Fiquei assustada com os trejeitos e hábitos dessa garota de Ascurra. Meio brincalhona, sarrista, dorminhoca (ou melhor totalmente dorminhoca). Adora chuva e adora cantar por aí. (quem me conhece sabe do que eu estou falando).
Rafaela – é cativante. Ao primeiro momento tudo indica que é a menos madura do livro e vai sofrendo alterações que fazem com que o leitor admire-a pela sua vontade e pela sua paixão por literatura.
Joana – não tem muitos discursos, é a que menos aparece durante o livro.
Ana Carolina – é corajosa, do meio pro fim toma uma decisão importante na vida dela. A viagem fez sua cabeça e ela se mostrou alguém que quer batalhar pelo direito não só de si, mas o do coletivo.
Daniel – é um guia turístico nato, tio de Joana e acompanha as meninas em toda sua jornada.
Momento Favorito #2
Eu poderia desenhar o livro inteiro, pois são muitas paisagens visitadas muitos pontos turísticos, muitas comidas regionais e muitas horas de barco.
Mas excepcionalmente tive uma ideia para o momento favorito dessa obra em específico (para não ir tão óbvio).
Quando as meninas e o tio ficam em Fordlândia na casa de Maria Tereza, conhecem o filho dela (Paulinho).
E esse momento na verdade foi desenhado por Paulinho para mostrar ao seu amiguinho Roberto o seu mais novo amigo, Daniel.

“Enquanto o menino corria, contagiou a todos com sua alegria infantil. Daniel fez um cata-vento para si e pôs-se a acompanhar o garoto; pareciam pai e filho brincando no fim de semana.” – pag. 161
[Conclusões Finais]
É impossível não se apaixonar pela trama. Ela contém várias informações que vão do teatro de Manaus à biopirataria e uma ligeira homenagem a Chico Mendes (se existe um guerreiro no Brasil, certamente foi ele).
É um livro que contém análises bem argumentadas de assuntos do passado à modernidade.
Tive oportunidade de “conhecer” coisas das quais eu não imaginava que existiam e outras de lembrar de histórias contadas por amigos. Eu não conhecia Fordlândia e nem sabia da passagem de Henry Ford pelo Pará, nem algumas lendas da amazônia que são contadas com detalhes.
Há rumores de uma continuação. (Mal vejo a hora de que esteja pronto e que o romance realmente seefetive, pois foi tentador ver os quase e acho que me decepcionaria se fosse consumido de imediato)
Viagem
Provavelmente em breve estarei fazendo uma visita a esse amigo que citei no post em Manaus, pois estou curiosa pelo que me espera.

LINK POSTAGEM: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c-jachnkee

Marcelle 07/08/2012

Amazônia - M. C. Jachnkee
"Quantas vezes o medo interrompeu sonhos? Quantos sonhadores estavam parados porque tinham medo de arriscar, de jogar tudo por tudo? O medo era o grande destruidor das almas sonhadoras. E, no fundo, ele não passava de uma grande ilusão."

O Livro Amazônia - Um Caminho Para o Sonho, de M.C. Jachnkee, foi uma grande surpresa. Quando parei os olhos no site da autora e li sobre o livro, achei na hora que iria adorar a leitura. E, na verdade, eu me enganei um pouquinho... rs, pois eu AMEI cada detalhe desta adorável aventura!

Continue lendo aqui: http://bestherapy.blogspot.com.br/2012/01/amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c.html

Nanda Meireles 01/01/2012

O livro da Marli veio parar em minhas mãos pela minha amiga-irmã Marcinha do Blog Apaixonada Por livros. Confesso que quando li a sinopse fiquei meio insegura, sou do tipo que não consegue ler NADA se a história não me convencer. E me comprometer a ler algo assim tão inesperado, tão diferente, poderia ser complicado... Se a autora não usasse exatamente os mesmos adjetivos para compor uma trama envolvente e deliciosa!

Em Amazônia conhecemos Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel (claro!) que embarcam rumo a região Norte numa jornada repleta de descobertas. Rafaela tenta encontrar inspiração para compor seu livro, enquanto se vê dividida entre os cenários fantásticos e a atração irresistível pelo tio de sua amiga Joana, o sensual Daniel.

Cada página nos prende ao irmos conhecendo melhor os personagens e acompanhando suas mudanças.

Com muita sensibilidade, originalidade e ousadia, Marli nos apresenta um lado inexplorado de uma terra rica e infelizmente subestimada.

Com um desfecho inteligente e instigante, o término da leitura de Amazônia nos cativa no delicioso desejo por mais!

Parabéns, Marli. Foi uma honra conhecer seu trabalho ;)

Lua 21/04/2012

Amazônia - Um caminho para o (meu) sonho
A história conta a trajetória de quatro amigas e tio de uma delas pela bela Amazônia. Eles resolveram passar umas férias bem diferentes, passeando e conhecendo um pouco mais desse lugar tão sublime e sofrido que é a Amazônia. Nossos personagens são: Rafaela: aspirante a escritora. Ana Carolina: Calma e centrada. Camila: Alegre e extrovertida. Joana: Diria que é quase a mãe do grupo.(rs... refiro-me a sua mania de muitas vezes reclamar demais). E por fim o tio de Joana: Daniel: Inteligente e Carismático.
Durante o tempo que eles passam lá, conhecem lugares e históricos e histórias maravilhosas e triste ao mesmo tempo. Fazendo-as aprender um pouco mais sobre o lugar em que estavam e aprendendo a quebrar preconceitos e construir opiniões muito mais sólidas baseadas em um belo aprendizado.
A primeira cidade em que eles passam é: Manaus. Uma cidade grande, encravada no meio da floresta, e por morarem em uma cidade do interior, algumas das meninas se impressionam com o tamanho dela. Esperando encontrar indígenas e um lugar rústico, eles encontram pessoas tais como eles, que trabalham e tentam subir na vida tais como qualquer pessoas.
Ao fazer um turismo guiado por Daniel, elas conhecem os lugares mais lindos e históricos da bela Manaus, entre eles o próprio Teatro Amazonas, luxuoso e grande simbolo da pompa e riqueza do ciclo da borracha. E é lá que percebemos o quanto a nossa Rafaela sonha com um tal príncipe encantado....
A viagem não para por aí não... Passam pelo encontro das águas e viajam até Parintins e conhecem a família do amigo virtual de Camila(Maurício). Adorei as conversas que eles tiveram durante os poucos dias em que passaram lá. Além de conhecer mais um pouco sobre a "rivalidade" saudável dos moradores que se dividem entre: Os touros Caprichoso e Garantido!
A viajem continua rumo a Santarém, e de lá até a Fordlândia, onde passamos uma boa parte da história... fiquei impressionada com riqueza de informações! Lá encontraram pessoas boas que os levaram a conhecer um pouco daquele sonho frustrado do grande Gênio: Henry Ford. Maria Tereza, Dª Mamulina e o padre foram algumas dessas pessoas que apesar de serem apenas coadjuvantes deixaram um pouquinho de sua marca no livro. Não podemos esquecer também esquecer de Belém do Pará com sua culinária(assunto que me deixou com água na boca o livro todo!) e do famoso Teatro da Paz (que tenho muita vontade de conhecer), tão detalhado durante a leitura.
Depois dessa leitura que simplesmente amei, posso afirmar: é possível aprender e se divertir! Amazônia - Um caminho para o sonho é uma aula de história completa cheia de nuances de sentimento, princípios, sonhos e ideais. Aprendi muito com as palavras da Ana Carolina, e a mudança na personalidade de Rafaela me fez ver que muitas vezes existem rosas que só precisam de um pouco mais de água e carinho para desabrochar. Um livro que mistura história, mistério e romance (foi a unica coisa que senti falta). Além de ser maravilhoso. Indico a todos os que amem o seu país e que dão valor aos sonhos. Parabéns a Marli Carmem pela bela história, a pesquisa completa e a ótima escrita que nos proporciona uma leitura tão prazerosa e cheia de conteúdo!

Kéziah Raiol 22/01/2012

Enquanto você sonha e luta por seus sonhos, muitos estão, neste exato momento, enchendo a cara numa esquina qualquer. São jovens que poderiam ser tudo, mas só pensam em ser o que seus amigos querem que sejam. - Página 41

Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel. Cinco pessoas em busca de respostas, em busca de um novo motivo para viver, em busca de seus sonhos, saindo da rotina de sua pequena cidade, para conhecer tudo que a Amazônia pode oferecer.

Rafaela: Tímida, sonhadora e medrosa. Acha que ninguém a ama, e que não é capaz de nada. Será que seus pensamentos vão ser diferentes após a grande aventura pela Amazônia?

Camila: Brincalhona, palhaça e sincera. Tem o dom de alegrar qualquer um ao seu redor, transformando a vida em uma enorme brincadeira de criança.

Ana Carolina: Sábia, conselheira e verdadeira. Aquela que sempre tem a resposta certa e sabe usa-la no momento certo. Em especial foi a Amazônia em busca de melhoras, não só para sua vida, mas para a vida do seu próximo.

Joana: Responsável, meiga e carinhosa. É a mãezona do grupo, sempre cuidando de todas, principalmente de Camila, que tem um probleminha sério com a preguiça.

Daniel: Sedutor, Carismático e inteligente. É o mais velho do grupo (Tio de Joana), sendo sempre o mais cuidadoso com todas, em especial com Rafaela, que desde que a vira sentiu algo diferente e arrebatador. Que fim terá esse sentimento confuso?

Você já parou para pensar em todos os segredos contidos na Amazônia? Com certeza não.
A Amazônia é um lugar cheio de mistérios, histórias e lendas. Incontestáveis patrimônios históricos, e inúmeras riquezas.
Em Amazônia, um caminho para o sonho você embarca em um voo com destino ao paraíso, onde você encontrará no fundo da sua imaginação, lugares lindos, cenários quentes e deslumbrantes, você descobrira o verdadeiro valor da amizade, e do amor ao próximo, você se apaixonara por um povo acolhedor, amoroso, cheiro de riquezas e uma cultura extremamente rica.

O livro quebra uma antiga história: Na Amazônia, não temos jacarés de estimação, temos assim como vocês cachorros, gatos, coelhos (No máximo um macaco, rs). Somos um povo civilizado que assim como vocês sonham, prezam pelo conforto, sentem, tem medos, com um único diferencial, temos como quintal a rica e esplendorosa Amazônia.

Tudo que você sabe, ou acha que sabe sobre a história da Amazônia, terá um novo e maravilhoso sentido após a leitura, nele você conhecerá a Amazônia dos índios, dos mulatos, dos cafuzos, dos mamelucos e dos caboclos, e descobri também uma Amazônia de sonhos, desejos e vontades.

Isso lembrou-me o seguinte trecho do livro:

''Hoje eu vou viajar para Amazônia com os amigos.
Ah, se vou!
Lá eu vou!
Terro do sol, dos Barões; da luta incansável de Ajuricaba.
Terra de um verde da cor do ouro.
Oh, Amazônia, meu tesouro!
Cobiça de empresários que queriam sua borracha.
Cobiça dos que querem sua biodiversidade, sua liberdade,.
Terra de índio, do caboclo, do mulato, do cafuzo e do mameluco.
Terra de quem sabe amar, de quem tem sabedoria para preservar.
Terra do índio, do caboclo, do mulato, do cafuzo e do mameluco.
Terra minha, terra sua.
Terra para quem sabe amar a terra.''

- Camila

Um história envolvente e prazerosa, onde o leitor mergulhará no vasto mundo Amazônico, conhecerá culturas e lugares diferentes, se apaixonará e se identificará com os personagens.
Você aprenderá muito com esse livro, considero Marli como uma grande professora, pois ela consegue explicar todo contexto histórico da forma mais simples, deixando-nos com um gostinho de quero mais. E com uma saudade enorme das aventuras que ali viveram, e de grandes personagens. Um pergunta paira no ar, após você ler o livro: Até onde você chegaria para realizar seu sonho?

Kéziah Raiol 28/01/2012minha estante
Parabéns pelo livro Marli, adorei lê-lo.

Amanda Carneiro 06/11/2012

www.primeiro-livro.com
Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e seu tio viajam nas férias para a Amazônia Brasileira, não como turistas, mas sim como viajantes. Manaus, Belém, Parintins, Santarém e Fordlândia são os lugares que vão para conhecer um pouco mais da cultura local. Rafaela está em busca de seu sonho: escrever um livro, o que não é nada fácil, mas que com a ajuda do professor de história Daniel (o tio de Joana) consegue tornar-se realidade. Um romance e um sonho são iniciados nas mais belas terras brasileiras.

Não há como negar: “Amazônia – Um Caminho para o Sonho” é uma verdadeira aula de história. Acho que devemos conhecer o país em que moramos e esse foi um dos livros mais bacanas que pude ler. Ele não só passa conhecimento, mas também uma mensagem pra lá de especial: acreditar no sonho e correr atrás dele. Achei super legal a maneira que a autora escreve, tudo flui com leveza e quando terminei o livro percebi que aprendi milhares de coisas novas!

É uma obra bem diferente do que estou acostumada a ler. O romance não é o foco central e os personagens, nos seus erros e acertos, ficam tão reais... Tão próximos do leitor. A única coisa que me irritou foram os errinhos que encontrei no livro, acho que a editora devia ter feito uma revisão melhor. =/

“Cada um é responsável por sua vida e suas atitudes os que desafiam seu limite vão além. Nenhuma força é capaz de conter um ser humano que quer voar além dos limites do céu.”

Adorei cada pedacinho do livro e grifei tantas frases bonitas que se fosse para escrevê-las aqui, escreveria quase que o livro todo. Finalmente agradeço à Marli por ter me dado a oportunidade de ler um livro tão bom. Todos deveriam ler também! :}

Janaina.Granado 02/02/2012

Amazônia - Um Caminho para o Sonho
Amazônia - Um caminho para o sonho conta a viagem de Daniel e sua sobrinha Joana e suas amigas Rafaela, Ana Carolina e Camila. Eles são de Santa Catarina da cidade de Ascurra, e fazem a viagem para conhecer a Amazônia.

Rafaela tem o sonho de escrever um livro e busca nessa viagem a inspiração necessária. Logo no começo da história a gente fica conhecendo um pouco mais desse imenso estado que faz parte de nosso querido Brasil, o porque de Manaus se chamar Manaus, ficamos conhecendo mais sobre a "biopirataria", uma prática comum na Amazônia, coisa que não deveria acontecer jamais.

Entre fatos tristes, eles visitam pontos turísticos, teatro, biblioteca, foi uma viagem maravilhosa, conhecer lendas, outros costumes. Eu gostaria de ter essa oportunidade um dia, de conhecer outro estado, outras cidades, pensar que no nosso país, existem tantas culturas, diferentes sabores, o brasileiro antes de visitar outros países deveria explorar mais o Brasil, existem tantas coisas belas por aqui, não estou dizendo que nos outros países não existam coisas belas também, mas nós como brasileiros deveríamos dar o exemplo.

Depois de conhecer Manaus, eles seguem para Parintins (terra do boi-bumbá), eles fazem essa viagem de barco junto com Seu Raimundo, um homem simples, cheio de amor pela floresta Amazônica.

Nessa viagem eles presenciam o encontro das águas entre Rio Negro e Rio Solimões, deve ser um espetáculo maravilhoso presenciar esse fenômeno.
Chegando em Parintins, eles ficam conhecendo a história dos boi-bumbás, conhecem o bumbódromo, local onde é realizada essa festa folclórica.

Na medida em que avançava a leitura me surpreendia mais com as histórias da Amazonas, estado esse que eu conhecia tão pouco. Marli foi excepcional em seu estudo para a conclusão desse livro, não foi uma leitura qualquer de ficção, foi de ensinamento sobre a cultura do Amazonas.

Marli eu te sugiro que você escreva outros livros sobre outros estados do Brasil, eu adoraria conhecer um pouco mais de cada pedacinho do nosso país.

A leitura foi leve, gostosa, encantadora, romântica, me deu vontade de conhecer mais o Brasil, e sair do "mundo" em que eu vivo e desfrutar de muitas histórias que existem nesse imenso Brasil.

Os personagens:

Ana Carolina uma menina que apesar de ter perdido os pais e a irmã em um acidente, se mostra firme, forte e meiga, aprendeu com as dificuldades da vida. E teve momentos no livro em que essa mocinha me deixou com o coração apertado.

Rafaela criada sem pai, me identifiquei muito com ela. Parece que não, mas no fundo ela é uma menina forte, só precisa ser mais segura sobre suas decisões, não se deixar levar pela tristeza, pessoas vão e vem, amigos se forem verdadeiros estarão para sempre conosco, mesmo que em pensamento.

Camila é a brincalhona da turma, tudo para ela é farra, parece que não leva nada a sério. Mas é uma garota trabalhadora, esperta, inteligente.

Joana sobrinha de Daniel (o único homem da viagem), não consegui captar muito da personalidade de Joana, me pareceu uma menina mais séria que as outras, tipo a conselheira da turma.

Daniel o "tio" encantador, inteligente, foi praticamente o guia turístico das meninas.

Adorei saber mais sobre a cidade Fordlândia, eu não sabia nada sobre a cidade, gostei de Maria Tereza, uma moça batalhadora que lutava para sustentar o filho sozinha.

Marli obrigada por ter me proporcionado o prazer dessa leitura, gostei demais, você está de parabéns. Obrigada também pela confiança em nossa parceria, estou ansiosa pelo próximo volume, e também por outros livros, outras histórias. Você tem tudo para fazer muito sucesso, sabe agregar, conhecimento, ficção, romance tudo na medida certa.

Helana O'hara 15/01/2012

Amazônia.
Devo dizer a você caro leitor que estou sendo abençoada com mais um excelente livro de nossos autores nacionais. Marli C. Jachnkee nos leva a uma viajem divina pela Amazônia, mostrando um lugar muito diferente daquilo que imaginamos várias vezes.
Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e tendo como guia Daniel, tio de Joana, são os protagonistas dessa história na Amazônia. Eles saem de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina para aventurar-se em um lugar totalmente diferente de suas realidades.
No meio da viagem deles entre personagens que eles vão conhecendo ao longo dela você tem uma verdadeira aula de História do Brasil, coisas que você estudou e pode até não se lembrar. Detalhes até que seu professor não mencionou.

Amazônia mistura um pouco de ficção e realidade. Ficção na viagem do grupo, mergulhando de cabeça em uma aventura na Amazônia. Uma sutil paquera entre Rafaela e Daniel, os sonhos de cada um deles. E realidade, a biopirataria existe, Fordlândia é muito mais que uma cidade fantasma, existe sim muita gente que vive precariamente. E sim temos que cuidar de nossas Florestas.

Marli usou toda a viagem do grupo de um jeito fantástico para contar um pouco da história que existe por aquelas Terras. Suas lendas, um pouco rico em cultura e pra mim o que me chamou mais atenção aquelas cidades pequenas ou grandes são museus a céu aberto – mostrando que não precisamos correr para fora do Brasil para visitar belos lugares e ter belas lendas.

O livro todo me prendeu muito, porém, o que me chamou maior atenção foi a parte de Fordlândia, é muito difícil acreditar que existe um lugar meio abandonado em nosso País, em certo ponto revoltante.
A leitura é muito gostosa – principalmente se você é um amante de histórias. Torci muito pelo romance de Rafaela e Daniel – eu me vi nessa moça, parecia que era eu que estava na pela dela, sou exatamente como a Rafa, cheia de medos e inseguranças.

Outra coisa que me chamou atenção no livro e que a autora enfatizou muito foi a questão das amizades verdadeiras. Amizades puras e verdadeiras são como família e se você cuidar são para sempre.

“Tudo que acontece em nossas vidas traz consigo uma lição. Devemos aprendê-la para o que aconteceu não tenha sido em vão”
Pág 175

Me impressionei com o livro, desejo de todo meu coração que Marli C. Jachnkee escreva outras tantas obras maravilhosas quanto esta.

Paty 24/02/2012

Confesso que esse livro me surpreendeu. Primeiro não se trata de uma dessas histórias que estamos acostumadas a ler, não é um livro de fantasia, ou drama, nem um suspense. É um livro que conta um pouco da história de uma parte do nosso Brasil, mas de uma forma diferente.
Eu li o livro em um dia e nas pausas que tive que fazer senti falta dos personagens, que são simples mas cheios de carisma. Eu me senti na Amazônia, e aprendi muito mais sobre essa região do que nas aulas que tive na escola( confesso que sempre detestei história rsrsr).

Uma idéia geral do livro:

Nossos personagens Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e Daniel escolhem como roteiro de férias algumas cidades da Amazônia. Mas esse grupo de amigos não são apenas simples turistas, são viajantes em busca de mais conhecimentos sobre a história de uma parte tão importante do país: Amazônia.
Daniel, tio de Joana, é professor de história, e é ele que vai sugerindo ao grupo os pontos importantes das cidades visitada e explicando e esclarecendo as questões levantadas.
O livro tem uma história muito bacana e atraente que desperta nossa curiosidade, esclarece fatos históricos e apresenta lendas que são conhecidas apenas por moradores da região, tudo isso e mais um pouco sem se tornar maçante como as aulas de história da escola( se todo livro fosse como Amazônia
estudar história seria muito mais prazeroso,rsrsrs).
Mas o livro não é somente lendas e fatos históricos, também tem um romance bem leve e ingênuo, assim como o respeito e cuidado que o povo da região tem com a natureza e sua preservação, fala também dos valores da amizade.
A personagem que mais me chamou a atenção foi Rafaela que a princípio é uma personagem insegura e indecisa em suas escolhas, porém no desenvolvimento da trama ela cresce e amadurece com as experiências vividas na Amazônia.

Uma linda viagem pela Amazônia nos leva a conhecer um pouco mais da sua história, da sua cultura, presente e passado de uma forma muito agradável e gostosa. Leitura totalmente recomendada.

"...tudo o que pensamos com frequênciae acreditamos ser realidade torna-se real."pg22

" A floresta pra nós é sagrada."pg27

" Se a pessoa não quer ajudar a proteger a Amazônia, pelo menos não a destrua!"pg133

"Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui.
Quem aprende isso consegue ser mais feliz."

Nica 19/02/2012

Uma viagem incrível ao topo do nosso país
"(...) tudo o que pensamos com frequência e acreditamos ser realidade torna-se real. Os sonhos se realizam por mais impossíveis que possam parecer! Bastava acreditar e entregar-se ao momento."

Como falar de um livro mágico e envolvente? Como passar para vocês o que senti ao ler esse livro? Como deixar de dizer que aprendi muito sobre a minha História, sobre a História do meu País? Como não dizer que esse livro foi, de certa maneira, "um tapa na cara" no que diz respeito a busca e a realização de nossos sonhos? Amazônia - Um Caminho Para o Sonho é um livro surpreendente! Estou mesmerizada ainda...
A autora Marli Jachnkee consegue nos fazer viajar, literalmente, a Amazônia e suas belezas, nos faz conhecer mais sobre o nossa própria história e mais, nos faz refletir sobre os acontecimentos desde a descoberta do Brasil até os dias de hoje, tratando de temas importantíssimos como Biodiversidade, Sustentabilidade e Biopirataria.

"A floresta para nós é sagrada. (...) Ela oferece tudo o que nós precisamos para sobreviver, não há motivo para tirar mais dela."

O livro conta a história de quatro amigas e o tio de uma delas (Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel) que embarcam em uma viagem histórica a Amazônia, uma viagem de descobertas pessoais e culturais. Mas aqueles que pensam que o livro é um romance, eu devo discordar! O livro tem sim pitadas de romance, entre Rafaela (que acaba se tornando a personagem principal) e Daniel (o tio bonitão e inteligente de Joana), mas está longe de ser um romance mamão com açúcar. Nossas personagens vão em busca de descobrir seus lugares nesse mundo, de desvendarem qual o propósito de cada um nessa vida e quais os caminhos que essas escolhas e descobertas podem levá-los!

"Ela aprendera, na pele, que errar é humano, reconhecer o erro e tentar ser melhor, também!"

Coadjuvante aos conflitos e emoções vividas por essas maravilhosas personagens, encontramos a linda Amazônia, onde encontramos a maior Floresta Nacional ainda existente (ou melhor, resistente). Rafaela e seus amigos nos levam a uma incrível viagem de descoberta dessa nossa riqueza natural, nos faz conhecer mais sobre alguns lugares históricos e turísticos, como a festa de Parintins, a Fordlândia, a discrepante civilização da cidade grande Manaus e, por fim, Belém, palco de uma das grandes revoltas nortistas, a Cabanagem.

"O Bumbódromo tem o formato da cabeça de um boi estilizada - explicou o parintinense. Azul para um lado, vermelho para outro. Caprichoso e Garantido."

Amazônia - Um Caminho Para o Sonho é um livro maravilhoso, que deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas! Não só pela aula de História que nos é ministrada indiretamente - o que deve ter dado um "trabalho" a nossa querida autora bem como uma alegria extasiante ao pesquisar e descobrir sua própria história -, mas pelas lições de vida que podemos encontrar nele. Eu mais do que recomendo!

Parabéns Marli! Seu livro é MARAVILHOSO! Uma viagem incrível a nossa História!

"Tudo que acontece em nossas vidas traz consigo uma lição. Devemos aprendê-la para que o que aconteceu não tenha sido em vão."

Vicky_v 23/04/2012

Resenha para o blog A Lua na Minha Janela
E assim chegamos ao final de mais um book tour. Amazônia fechou o ciclo de livros que passaram pelo book tour Amazônia: Um Caminho Para o Sonho - do banner acima e não poderia ter fechado de melhor maneira. Confesso que estou demorando mais para fazer resenhas - ler, e todo o resto - por estar com um volume grande de coisas da faculdade para fazer, mas vamos em frente.
Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois hoje é tudo o que se possui. Quem aprende isso consegue ser mais feliz.
O livro da Marli foge daquela mesmice que encontramos em muitos - muitos mesmo - livros atualmente e conta a história de uma parte do nosso país que - pelo menos para mim pois fora o que aprendi nas aulas de geografia, o que vi nas questões de atualidade e o que leio no jornal, não sei muito sobre - não é muito conhecida da grande maioria. E o melhor, de uma forma que te prende até a última página.
A história nos apresenta Camila, a bem humorada, Joana,a esperta, Rafaela, a escritora (Eba! rs), Ana Carolina, a centrada, e Daniel, o professor de história, que estão aproveitando as férias para conhecer algumas cidades da Amazônia e conhecer mais sobre essa região do país tão encantadora e pouco explorada - no sentido de se preocupar em conhecer mais. Um dos pontos forte no livro são as lendas que Marli nos conta, a maioria eu nem imaginava que existia, os fatos históricos que ninguém me contou na escola e o suave romance de Rafaela e Daniel que permeia a narrativa de forma envolvente. Além, é claro, de te encantar com o senso de responsabilidade pela preservação da floresta e o respeito que os moradores da região tem com a natureza.
É um livro que merece ser lido não apenas pela facilidade da leitura, mas principalmente por nos mostrar um lugar tão bonito - você sente que está viajando com os personagens e vivenciando suas aventuras -, pessoas tão iguais e ao meso tempo tão diferentes das que estamos acostumados e por valorizar uma coisa que é muito nossa e poucos se interessam.
Obrigada Marli por me dar a oportunidade de ler seu livro, o ano mal começou e já tenho ótimas leituras para contar. E você que está passando por aqui agora, não deixe de ler. :)

Eloo 21/02/2012

Amazônia, um caminho para o Sonho
Para começar, eu diria que esse livro foi a melhor aula de História que eu já tive, em quatro dias eu aprendi mais do que eu aprendi em um mês, ou ate mais, na escola.

O livro fala sobre quatro garotas, Camila, que fica encarregada de dar humor ao livro em suas brincadeiras, Ana Carolina, que é como se fosse uma pensadora, sempre dizendo coisas lindas, Rafaela, que tem como sonho ser escritora, e Joana, que é muito esperta. Ah, e claro, tem o Daniel, tio de Joana, que é professor de História, e nessa aventura, o guia turístico das meninas.
Os cinco passaram por Manaus, Parintins, Santarém, Fordlândia, e finalizando em Belém. Em cada cidade que eles passam, vão aprendendo mais sobre a historia dela, e ao final dessa aventura, voltam “renovados”, olhando o Brasil com outros olhos, inclusive, aquela parte do Brasil.

O personagem que mais gostei, foi da Camila, achei ela muito legal, sempre alegra, disposta a fazer brincadeiras de todos e tudo. Mas, me identifiquei mais com Rafaela, com o jeito tímido dela, como os pequenos medos a abalavam tanto... Se o nome fosse Eloysa eu diria que esse personagem foi criado para mim, rsrsr.

Como disse ali em cima, esse livro foi uma verdadeira aula de História, aprendi muito sobre as cidades que as meninas passaram, e, fiquei imaginando os monumentos, os teatros e tudo mais citado. Deu para ver que a autora estudou muito, pesquisou muito, porque a forma que ela descreveu, foi incrível, você fechava os olhos e podia ver a Amazônia.
A estória é ótima, mas, para mim, faltou romance, nisso, o livro deixou muito a desejar... E também as folhas brancas, parece que a leitura não rende, você demora o dobro de tempo para ler, mas, isso é da Editora, cada uma tem uma “técnica” para publicações. rsrs

Vale lembrar que recomendo muito esse livro!! :D

1 | 2 | 3 | 4 | 5