O ano da leitura mágica

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marta Skoober 17/05/2013minha estante
Olá, Dri
Estou no terceiro ou quarto capítulo e na verdade a estória não me convence e como você penso que: "o livro tem ótimas passagens".

Daniela 29/11/2014minha estante
Concordo que esperava mais também. Ela precisava ter falado mais do desafio em si, de como foi superando as dificuldades para a leitura, como escolhia os livros, quantos livros comprou, emprestou, etc. Ela fala bem superficialmente disso e foca demais na Anne-Marie, sua irmã falecida. Mesmo assim, achei inspirador e desafiador. Li alguns trechos para meus alunos e os desafiei a criarem suas próprias metas de leitura.

Manu 07/09/2015

Mágia dos livros
Comprei esse livro pelo título e não me arrependo.

Esse livro relata a vida de uma mulher que ao passar por dificuldades em sua vida decide ler um livro por dia, sem pausas e sem pulos de dias.
Com esse livro percebemos que ler não gasta nosso tempo, mas nos torna melhores e mais sábios, que com livros podemos ir a todos os lugares, sermos quem quisermos e vivermos como quisermos e que quando cansarmos daquela aventura, existe uma nova nos esperando na próxima página, no próximo livro...
Marcelo 26/12/2017minha estante
Resenha incrível..

Marcelo 26/12/2017minha estante
Estou ansiosamente esperando as suas próximas resenhas Emmanuelle.. sou seu fã..

Rav 10/01/2015

E você achando que arrasa lendo 1 livro por semana... rs
"Ah, nada como um livro que você gosta, odeia e volta a gostar! hahaha Acho que ter lido um livro que me impactou intensamente (O outro lado da vida) impediu que essa leitura fluísse num ritmo constante, mas respirei fundo e entreguei meu sábado à essa narrativa que analisando o luto, nos faz repensar a vida.
A autora é americana e filha de imigrantes europeus que presenciaram a guerra de perto. Após perder sua irmã para o câncer, durante alguns anos tenta dar conta do mundo na tentativa de evitar viver a perda. Ao perceber que essa tentativa se frustra, Nina decide iniciar um projeto de leitura em que lerá um livro por dia, para realizar a difícil viagem em busca de si mesma.
Uma ótima escolha para leitores ávidos, a obra fala sobretudo do poder da leitura para transformar as pessoas e como a utilizamos como fuga do mundo real. Esse projeto de leitura auto-biográfico revela nuances íntimas da autora e mostra as particularidades compartilhadas por todos os leitores nos mais diversos pontos do mundo. Foi a primeira leitura iniciada em 2015 e pelo visto, esse ano ainda tem muita coisa boa para oferecer. "Depois de conseguir tanta coisa,
Ainda há tanto para se receber." Tatjana Soli - The Lotus Eaters
(Citado em SANKOVITCH, 2011, p. 2015)"

Patricia 12/12/2011

Capas e títulos de livros me chamam muito a atenção, esse realmente me conquistou que mal li a orelha ou a contra-capa. Mas quando adquiro livros baseado nesses critérios assumo o risco de ter uma grande decepção, e foi este o caso.
Em um primeiro momento o livro se revelou para mim como um auto-ajuda, gênero que não gosto. Páginas além foi pior ainda, não só era um auto-ajuda como também um relato exibido da autora de "olhem como eu sou incrível: mãe de 4 filhos, cozinho para todos, lavo, passo suas roupas, limpo a casa, faço as compras, estou sempre lá para minha família no apoio emocional e para meu marido no desejo sexual e AINDA consigo ler e resenhar um livro por dia". Parabéns.
As únicas partes em que realmente consegui ter algum prazer e entrar um mínimo na narrativa sem achar a autora extremamente irritante, eram nos relatos passados, da sua infância ou de parentes.
No mais alguns pontos interessantes são comentários sobre os livros, ainda olhe lá, pois a maioria não passa de romances melosos e dramáticos.

Kel Pasianotto 04/09/2018

"Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis..."
No livro "O Ano da Leitura Mágica" a autora Nina Sankovitch escreve sobre suas experiências de vida de como ela superou a morte de sua irmã Ana- Mary , talvez a palavra não seja superar mas aceitar e continuar vivendo, encontrar um sentido que te faça a vida valer apena, pois quando se perde algo que te fazia seguir em frente você deve decidir se continua ou se fica parado.

No livro Nina conta memórias de sua vida e de seus familiares como foi a vida do pai quando era criança onde morava, um país em guerra, e também seus últimos momentos com Ana-Mary. Por causa de sua tristeza depois de sua irmã morrer de um câncer, ela começa a procurar algo para se ocupar, ela acaba tomando a decisão de viver por ela mesma e os anos de vida que Ana-Mary perdeu, mas percebe que viver intensamente fazendo parte de tudo não fazia com que ela se sentisse melhor ou as pessoas ao seu redor.

Uma coisa com que Nina tinha em comum com a sua irmã era amar os livros. Desde pequena ela e sua irmã aprenderam a gostar de livros, então Nina decidi começar um ano de leitura onde cada dia, começando pelo seu aniversario, iria ler um livro e faria uma resenha sobre ele, com essas leitura ela começava a se encontrar.

" os livros estavam me mostrando que todo mundo sofre em momentos diferentes de suas vidas. E que sim, a verdade é que havia várias pessoas que sabiam exatamente o que eu estava vivendo. Agora graças às leituras, descobria que o sofrimento são o que me conecta ao restante do mundo"

"Todos precisamos de espaço para deixar que as coisas se acomodem, um lugar para nos lembrarmos de quem somos e do que nos é importante, um intervalo que nos permita que a felicidade e a alegria da vida voltem à nossa consciência."

O legal do livro é que, nos faz sentir como se fosse um amigo, você acaba se encontrando com o autor virando amigo dele, ele te conta como aprendeu com cada livro, e que cada livro tem algo a ensinar mesmo aqueles que você acredita que não poderia ter nada a ver com você, a cada história que se lê é uma nova aprendizagem, você acaba conhecendo pessoas que nem existem ou que um dia já existirão e continuam a existir nos livros, elas mostram como puderam superar suas dificuldades e compartilham seu momentos felizes nas suas vidas, nos deixando sonhar e nos tornar as vezes essas pessoas maravilhosas que encontramos nos livros, a mesma coisa acontece com O ano da leitura mágica.

"Livros são experiências, palavras do autor mostrando o consolo do amor e a sabedoria da memória. Alegria e lágrimas, prazer e dor: tudo isso se apoderava de mim enquanto eu lia na minha poltrona roxa. Eu nunca havia passado tanto tempo sentada e mesmo assim vivendo muito."

Nina acaba conhecendo varias historias com seu projeto de leitura ela me encanta e me deixa com mais vontade de ler, eu me encontro nela pois assim como ela eu amo os livros e as suas histórias, e acredito que a cada novo livro que leio sou uma nova pessoa, não tenho o mesmo projeto que a nina de ler um livro por ano, mas me comprometo a ler quantos livros eu puder até o fim da minha vida, livros são companheiros, amigos que nunca nos deixaram sozinhos enquanto tivermos um livro embaixo do braço podemos viajar a milhares de anos ou mundos sem dar um passo no espaço físico.

"O grande propósito da grande literatura é revelar o que está escondido e iluminar o que está na escuridão."

site: https://corte-de-livros.webnode.com/l/o-ano-da-leitura-magica/

Flávia Charlene 14/09/2013

O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch
“Mas agora lendo meus livros como fuga, encontrei outra maneira de responder a essas questões. Não era um modo de fugir da dor e sim um modo de absorvê-la. Por meia das memórias”.

o livro é magnífico, conta a história de uma família da Bielo-Rússia, quem depois da guerra vem para os Estados unidos e constitui família, que está passando por uma grande e turbulenta dor, a filha mais velha Anne-Marie, do casal morreu de câncer. Um casal que em sua juventude enfrentou os conflitos da segunda grande guerra, perdeu familiares, o pai perde três irmãos, a mãe passou por muitas dificuldades, na qual sempre que se lembram passam pelos mesmos sentimentos outrora vividos, e pela mesma pergunta, porque eu tenho que continuar a viver se eles se foram, por que eu ainda estou aqui? Intrigante a vida, não?
Quando Anne-Marie morre a família se desfalece junto, principalmente Nina a irmã caçula, que se pergunta, porque e como viver se ela se foi? Ela sofre, por sua heroína de infância, sua amiga de conhecimento, parceira dos livros e seu modelo de ser humano, que é injustiçada pelas circunstâncias da vida.
Este não é livro do relato da dor, mas de um grande momento de uma vida, de uma passagem por uma barreira, da saída de um impasse, onde todos nós um dia iremos enfrentar. Nina passa por um desafio que ela mesma lhe impôs para superar e relembrar sua irmã. Ler um livro por dia durante um ano.

site: http://flaviacharlene.wordpress.com/

Carla Sarmento 03/03/2022

"Leitura no presente, memórias no passado e sabedoria no futuro"
Após perder sua irmã, Nina sofre muito e não sabe o que fazer para sair da tristeza que se instalou na sua vida. Como os livros sempre foram seus companheiros ao longo da vida, ela resolve embarcar num grande projeto: ler um livro por dia durante um ano e fazer resenha no final de cada um. No livro ela conta a razão dessa ideia e como vai realizar. Não apresenta as resenhas no livro e sim, num blog. O livro serve para relatar como foi a sua aventura, além de contar sobre muitos detalhes da sua vida familiar. Aos poucos ela vai inserindo reflexões das leituras que fez. Achei um pouco parecido com “Julie & Julia” quando, para sair da sua vidinha monótona e sem emoção, Julie resolve fazer todas as receitas do livro da Julia Child durante um ano.
Bom, mas voltando ao “ano da leitura mágica”, a autora deixa claro que a leitura vai ser capaz de levá-la para dentro de si e, de uma certa maneira, sair renovada para uma nova vida. Não deixa de ser uma fuga. Ela acredita que as novas possibilidades da vida e os momentos futuros a serem descobertos poderão destruir a imensa dor que ela sente. Gosto quando ela escreve: “jamais sentirei novamente a alegria de segurar meu filho recém-nascido nos braços – isso é passado para mim – mas os prazeres de um livro, ou de um quadro, ou de um passeio no parque estão todos no meu passado e, com certeza, se repetirão no futuro”.
Não foi o melhor livro que li e achei um pouco cansativo. Mas algumas partes me trouxeram boas reflexões e me fizeram ficar contente.

Pêpe 29/11/2023

Maravilhoso
Esse livro nos conta a experiência de Nina, em ler um livro por dia, durante um ano.
Após a morte de sua irmã mais velha, Nina decidiu fazer isso como homenagem e como forma de terapia, ler um livro por dia, foi um desafio.
Nina nos trás seu relato, mesmo tendo que cuidar dos quatro filhos, de casa da família, ela prometeu a si mesma que faria isso.
Nina vai relatando os livros que lê e vai contando a luta da irmã com o câncer, é bem desafiador para ela.
Sua família ama livros, ela cresceu com livros pela casa toda, e no final temos uma relação de todos os livros que leu.
Você seria capaz de um desafio desse?
É um livro que te faz questionar, muitas coisas em nossa vidas através da leitura.
Eu gostei

Adriana 29/06/2016

"O Ano da Leitura Mágica"
Ao lermos a resenha fica a impressão de que o livro terá uma boa dose de emoção.
Porém, a história é cansativa ao apenas fazer citações sobre os livros lidos e sua resenha de cada um. Fica claro que ele será igual do começo ao fim, o que não instiga a leitura para saber o que vai acontecer no final.
Confesso que não tive muito ânimo para terminar a leitura desse livro mas como podemos aprender com tudo ele me mostrou como os livros podem nos proporcionar conforto e nos ensinar.

Miah.Kan-Po 31/05/2017

Muito mais do que eu esperava :-)
Muito mais do que eu esperava :-)

Comecei a ler O Ano da Leitura Mágica com um pé atrás devido às inúmeras críticas negativas sobre o livro, porém fiquei surpresa e encantada com a leitura. Na verdade, o livro é uma autobiografia de Nina Sankovitch, que ao perder a irmã para o câncer traça um plano de ler um livro por dia durante um ano... Parece loucura, né? Mas, não é algo impossível quando você tem o hábito de ler e disciplina sua rotina e ama o que está fazendo. Ela buscou e conseguiu nos livros uma fuga, não da vida, mas para dentro da vida. E ao compartilhar suas experiências com o leitor, esse prazer triplicou, pois um livro compartilhado é uma fuga na companhia de outrem, por isso essa leitura foi uma fonte de prazer e conhecimento.
?Os livros amam todos que os abrem, eles lhe dão segurança e amizade e não pedem nada em troca; eles nunca se vão, nunca, nem quando você os trata mal." Assim afirma a velha Tia Elinor em 'Coração de Tinta', de Cornelia Funke.
O principal motivo por eu ter gostado muito do livro é a forma como a autora fala dos livros, dos autores... Ela demostra uma paixão pela Literatura que conseguiu me tocar intensamente. Como disse André Maurois - 'A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.' Poderia resumir essa experiência de leitura somente com essa frase.
Ao contrário do que dizem algumas críticas, o livro não é nada chato e sim muito interessante... A narrativa leve, fluída. Personagens fáceis de ganhar empatia. Ótimas recomendações de livros, frases e citações que falam ao coração do leitor (pelo menos falou ao meu rsrs).
Não existe leitura mais interessante do que um livro que fala de livros. Os benefícios são triplicados.
Cada leitor tem sua maneira de interpretar o livro, o que reflete a diferença de gostos em relação aos livros. Essa é a magia da Literatura. Como a própria Nina falou: - 'Há tantos livros esperando para serem lidos, tanta felicidade para ser descoberta, tanta maravilha para ser revelada.'
Ler é bom demais!

Daniel Rocha 02/04/2012

Podia ter falado mais sobre os livros que leu
A história relata a epopeia literária que Nina Sankovitch empreendeu para sanar a dor de perder a irmã mais velha: ler um livro por dia durante um ano. A viagem de cura através dos livros, e o compromisso e a disciplina de manter a média diária, mesmo com filhos, marido e afazeres domésticos, são o maior atributo de “O Ano da Leitura Mágica”. Infelizmente, Nina pouco fala dos livros que leu (e dos autores, em sua esmagadora maioria, desconhecidos do grande público), e o livro acaba sendo, na maior parte, mais um diário doméstico e suas lamentações em relação a ausência da irmã Anne-Marie, assim como a história pregressa delas. No fim, há a lista completa dos livros lidos durante o ano, e fica aquele gostinho de poder ter escrito mais sobre eles.

De qualquer forma, o compromisso de Nina de ler os livros e fazer uma resenha sobre cada um deles rendeu bons frutos, afinal, levantei cedo e vim fazer minha primeira resenha para o Skoob. Assim como no ano de Sankovitch, os livros mantêm seu poder, estendido a todos os que reservam um tempo e se dedicam a lê-los.

Guila 17/05/2012

Ganhei o livro de uma amiga com quem compartilho a paixão pelos livros. Quando me deu, achou que a autora era parecida com a gente. Teve razão em alguns aspectos. A história da autora é interessnate e sua motivação para o títiulo do livro é curiosa. Mas o que mais me agradou foram a inúmeras dicas de muitos livros. Muito melhor do que qualquer lista de livraria. Vale a pena conehcer.
cheledrum 03/08/2012minha estante
Achei a mesma coisa. A história em si é interessante mas em alguns momentos eu cansei um pouco (nada que dê vontade de largar o livro) mas adorei as dicas de livros, achei incrivel pois só li um livro que ela leu, kkkk.

Aline Salmon 07/11/2014

Mais que um livro...um brinde à leitura
Ler um livro por dia durante um ano? Nina conseguiu muito mais do que isso. Os livros fizeram seu coração ficar fortalecido e cicatrizado, fizeram ela ver as belezas da vida novamente e a ajudaram a se reerguer depois da morte da irmã. E sim, os livros tem esse poder... Eles são nossos refúgios, nosso jardim secreto, nossa fuga e ao mesmo tempo nosso santuário, pois somos capazes de nos transformar e renascer através deles. Esse livro só me fez apreciar mais ainda a leitura. Grande brinde!
Lu Oliveira 22/11/2014minha estante
Concordo Aline! Não poderíamos ter encontrado um livro mais motivador ao nosso projeto. Ele nos fez refletir e compreender como nós mesmos nos sentimos em relação as nossas leituras e nos levou a descobrir novos livros e uma maneira bela de enfrentar nossos problemas e encarar a vida! Perfeito!

CooltureNews 21/06/2012

Postado no www.CooltureNews.com.br
Lembro de ter feito um post para o Coolture News assim que este livro foi lançado, afinal como todo bom leitor, estava ávido para saber mais sobre essa experiência vivida por Nina, algo que eu sei que nunca iria conseguir fazer. Lembro também de ter lido a frase que o The New York Times utilizou para descrever o livro, a qual se encontra na capa do mesmo, entretanto como todo bom romancista estava esperando uma leitura mais romantizada sobre o motivo que levou a autora a enfrentar esse desafio.

O ano da leitura mágica retrata a experiência da autora ao tentar (e conseguir) ler 1 livro por dia durante um ano inteiro, livros que tenham aproximadamente entre 2 ou 3 centimetros de largura, ou seja, livros relativamente grandes. Os livros sempre fizeram parte da vida de Nina, o que nos leva a logo de cara se identificar com ela. Após a morte prematura, mas premeditada de sua irmã que lutava contra um cancêr, Nina busca nos livros uma fonte de conforto e superação para sua perda, entretanto essa não foi sua primeira opção.

Vou dizer que acreditava mesmo que a autora traria uma versão romantizada de sua vida e principalmente de passagens que remetessem a sua irmã, não foi o caso, foi melhor. Nina utilizou os livros lidos para fazer comentários relacionando-os entre si e entre passagens de sua vida, seja sobre o passado de seus pais que presenciaram a guerra, ou atraves de seus casos amorosos, ou seja, foi uma verdadeira viagem ao seu passado, e quem não faz essas relações ao ler? Quem não lembra de fatos de sua vida ao ler uma passagem de determinado livro? Quem não consegue encontrar significado e respostas para suas dúvidas quando as mesmas são expressas pelos personagens? Tenho que concordar com a frase estampada na capa do livro, esta obra realmente é "Uma celebração à leitura", ou melhor, uma celebração à nós, leitores.

Durante a leitura tive a impressão de estar lendo várias resenhas de livros ao mesmo tempo, com elas se relacionando entre si através de seus aspectos em comum. A leitura é simplesmente deliciosa, e o melhor fica nas ultimas páginas, uma relação dos livros lidos por Nina, muitos dos quais entraram em minha lista de próximas aquisições e outros só não o fizeram por não terem sido lançados no Brasil. Definitivamente é um livro que deve ser lido por todos que assim eu (e você, que eu sei) são apaixonados por livros.

Laís 21/05/2016

A ideia é fascinante: um livro de uma leitora sobre o amor aos livros e como eles podem ser importantes na vida de uma pessoa. Concordo que podem.
A execução, no entanto, é cansativa. Muitas descrições que querem ser profundas, mas não são. Parece um recorte dos melhores trechos das obras, como se ela estivesse lendo atentamente na espera de trechos bonitos para USAR como tábua de salvação. Não senti profundidade, não senti questionamentos. Os livros, de vez em quando, trazem conforto, mas trazem também confronto. Parece que ela só selecionou a parte boa e fez um colcha de retalhos para se cobrir e proteger da vida.
A narrativa é ruim... A maioria do livro é um grande "no livro tal o personagem fala isso, e pude compreendê-lo porque isso aconteceu comigo". É superficial e se tirássemos os trechos de outros livros citados não sobraria muito pra ler. Enfim, não consegui engolir a proposta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5