O ano da leitura mágica

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tomo Literário 10/01/2015

O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch
Nina sempre tivera o hábito da leitura. Desde a infância ela e suas irmãs tiveram contato com o universo literário. De uma família de imigrantes, os livros serviam para manter os laços. Sua mãe e seu pai tinham o hábito da leitura, que fora transmitido às filhas (não como uma imposição, mas pelo exemplo). Nina revela que eles (os livros) “estavam presentes em todos os cômodos e eram lidos” pelos pais para eles mesmos ou para as filhas.

Aos 46 anos de idade a irmã de Nina faleceu em decorrência de câncer. E foi nos livros que ela buscou o conforto para sua desolação. Enquanto a irmã estava no hospital, Nina levava obras para que ela lesse e assim tornasse o período de internação e a doença mais leves, menos dolorosos.

O desafio de Nina foi ler um livro por dia, durante um ano, totalizando, portanto, 365 livros lidos. Em sua poltrona roxa restaurada e quase totalmente limpa, ela embarca nessa jornada literária.

“O Ano da Leitura Mágica”, publicado pela Editora Leya em 2011, conta em suas 232 páginas a expedição de Nina pelas páginas dos livros. A história de vida família também é contada, sem apego à cronologia. Enquanto a autora relata os momentos vividos com sua irmã, seu marido, seus filhos e seus pais, aparecem referências dos livros.

Autores, personagens, citações que inspiraram Nina durante sua incursão à leitura são mencionados. Interessante observar como a literatura foi capaz de apaziguar o coração de Nina, de fazê-la perceber o mundo real de maneira diferente. Um novo olhar.

Ainda que os livros, por vezes, transformem-se numa objeto de fuga da realidade, eles podem nos trazer a compreensão sobre o que vivemos, porque vivemos e para que vivemos. O livro é um relato pessoal da experiência de Nina. Revela sua compreensão do mundo e o afago, o alento, o conforto, que encontrou em páginas escritas por diversos autores dos mais variados gêneros.

“(...)Durante anos, os livros abriram uma janela pela qual eu podia ver como as outras pessoas lidavam com a vida, suas tristezas, alegrias, monotonias e frustrações. Eu os usaria novamente para buscar empatia, orientação, amizade e experiência. Os livros me dariam tudo isso e muito mais.”

Além da leitura dos livros, Nina publicava resenhas em seu blog. A convivência com os livros tornou-se uma rotina durante aquele ano, e sua vida pessoal foi se adaptando ao cenário. Questões que a inquietavam, lições de vida, palavras de ânimo podiam ser lidas por meio dos personagens.

“(...) Porque as palavras são testemunhas da vida: elas registram o que aconteceu e tornam tudo verdade. Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis. Mesmo a ficção retrata a verdade: boa ficção é a verdade. Histórias sobre as vidas relembradas nos levam para o passado ao mesmo tempo em que nos permitem seguirmos em frente.”

Trata-se de um livro apaixonante para os bibliófilos que, com certeza, em um ou outro momento se reconhecerão, ainda que seja pelo simples fato de gostar de livros.

site: http://www.tomoliterario.blogspot.com.br/2014/12/o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Lina Angelica 13/03/2013

Letrinhas mágicas
Um livro por dia! Leitura, um sonho para amantes dos livros, de realização improvável para os dias do século XXI. Pensei nesta possibilidade, mas é algo para médio e longo prazo, reservado a releitura e leitura de novos e antigos (velhos) livros da minha biblioteca. Muitos deles, somente, com uma página lida; outros, um capítulo, poucos abandonados. Folheá-los vez por outra é reviver o momento da compra, a motivação e a recomendação, visto que quem recomenda um livro possui ideologia de vida comprometida com o autor ou vivencia real. Poucos recomendam livro de leitura obrigatório, por melhor que possa ser...
Para mim, a leitura abre horizontes, refaz a memória de uma época, mostra-nos os valores vividos por humanos das diversas épocas dentro de um contexto histórico de cada região do Planeta. Aqui, abro parênteses, houve um momento da minha vida que só queria ler livros onde o cenário era a cidade de São de Paulo, nos anos anteriores à década de 1950. Então, caiu em minhas mãos “Amar, verbo intransitivo” de Mário de Andrade. Maravilha, enquanto passeava pelas letras, formando frases e parágrafos, páginas, eu me via como testemunha ocular nos lugares descritos pelo autor. Quando passo perto do Parque Trianon, na Paulista, a estória vem à mente, como se tivesse mesmo vivido naqueles anos...
Voltando, ao um livro por dia! Nina Sankovith realizou essa maratona, 365 livros no ano, 365 análises dos mesmos. Nina e eu temos em comum além do gosto pela leitura, nascemos em 28 de outubro. Criei um álbum no meu perfil do Facebook “28 de outubro” onde há imagens de fatos ocorridos neste dia ao longo da história, intercaladas com as minhas imagens...
‘O ano da leitura mágica!’ (Tolstoy and the purple chair. My year of magical reading). Comprei o livro em 26 de março, uma segunda-feira, naquela mesma noite iniciei a leitura, perdi o sono. Fui obrigada a fechar o livro, deitar-me a contra gosto, pois na manhã seguinte tinha hora marcada com o meu emprego... Vinte dias depois, terminei e com uma lição de casa a ser executada em um ano, mas não tão rígida, mas serão três noites da semana, com um mínimo de uma hora de leitura. Já iniciei os preparativos e regras para tal empreitada...

Nathália 12/01/2015

Livro de leitura obrigatória pra quem gosta de ler
O livro O Ano da Leitura Mágica tem uma história linda de como a personagem faz para lidar com a morte da irmã,a forma que ela encontra para conseguir passar pelo luto e manter as lembranças de sua irmã através dos livros e todo aprendizado que ela leva é com certeza um aprendizado de vida para o leitor.Ler um livro por dia durante um ano é a meta de leitura da personagem,que faz com que ela encontre respostas para o que ela está vivendo e transmite aos outros não só pelas resenhas que ela escreve mas pelas suas próprias atitudes descritas no livro com a família e os amigos.Em fim o que o livro passa para o leitor é como é importante entender o que cada história significa para nós e como vamos adicionar esse aprendizado na nossa vida.

Clóvis Marcelo 06/02/2014

Nina Sankovitch é a caçula de uma família de três irmãs. Após perder a irmã mais velha, Anne-Marie, vítima de um câncer, ela decide que precisa mudar algo em sua vida para se libertar do fardo do luto que carrega por tanto tempo. É assim que chega a ideia de focar toda a sua energia nos livros. Um livro por dia, durante um ano. Será que seria fácil?

"O único bálsamo para o sofrimento é a memória; a única salvação para a dor de perder alguém para a morte é reconhecer a vida que existiu antes disso." Pág. 74

Mas não bastava ler, Nina decidira que precisaria escrever sobre as histórias que presenciara e como elas afetavam sua vida e seu modo de pensar. Casada, com quatro filhos, mas sem trabalhar, exceto pela rotina da casa que requer grande esforço e dedicação, a personagem principal cria táticas e enxerga possíveis obstáculos antes mesmo que eles aconteçam.

As regras seriam simples: ela não poderia ler o mesmo autor duas vezes, nem reler nenhum livro que já havia lido e ainda escrever sobre absolutamente todos os livros que lesse. Porém, mesmo assim, a escolha dos títulos tinha que ser bem seletiva, afinal, não teria como ter Guerra e paz ou outro livro igualmente maior num curto intervalo de tempo.

A estratégia era a seguinte: pegar livros com pelo menos três centímetros de espessura num estilo de capa dura padrão, o que se traduz numa média de 250 a 300 páginas. Cabe destacar que Nina lia cerca de 70 páginas por hora, um número considerável para um leitor convencional. O que garantia a finalização de um livro como esse em aproximadamente quatro horas.

É com essa proposta que a narrativa se segue, ao passo que a protagonista encontra refúgio na literatura, descobrimos com ela novas histórias, autores e emoções que somente um leitor pode descobrir. Descobrir o quão terapêutico pode ser o poder da leitura.

"Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser, seja o fato de sermos loucos por romance, ou por aventura, ou secretamente fascinados por crimes." Pág. 99

COMENTÁRIOS

Um livro que tinha tudo para dar certo, mas deixou um pouco a desejar. Quando nos deparamos com a premissa (pelo menos comigo foi assim), o que nos interessa é a experiência da autora durante o ano de leitura. Imaginamos como serão suas dificuldades e preocupações entre casa, filhos, leitura e escrita. Contudo, ela devaneia demais sobre histórias do passado e de sua família.

O sentimento de perda de Nina é muito forte para com a irmã, isso recai numa depressão e tristeza evidentes. Eu poderia esclarecer melhor meu ponto de vista dizendo que as narrações parecem hiperlinks seguidos de hiperlinks. Ela começa a falar da irmã, depois do pais, depois de como foi criada, até chegar ao primeiro beijo, e depois ao marido. Enfim, acho que já me fiz claro, e chega a ser cansativo.

Um livro bem biográfico escrito em prosa (sem diálogos), composto por memórias, que nos garante um bom tempo de distração e reflexão sobre questões que nem sempre paramos para pensar.

"Só uns poucos dias da experiência de resenhar livros haviam me mostrado que não havia tempo predefinido para se escrever sobre um livro. Era algo que podia levar trinta minutos ou cinco horas, dependendo do quanto o livro fora importante para mim e do quão fácil ou difícil era traduzir a importância do livro nas palavras da tela do meu computador. Pelos meus cálculos, levava em média duas horas para escrever uma resenha, se planejasse com antecedência." Pág. 49- 50 Finalmente alguém que concorda comigo!

O livro ganha por tantas citações e trechos interessantes descritos ora por Nina ora por um livro que ela esteja lendo que nos transmiti fielmente o amor que ela tem pelos livros, pelas histórias que eles transmitem e ensinam a sua vida.

DIAGRAMAÇÃO

A edição está bem trabalhada, as folhas são de um papel pólen mais grosso, não encontrei problemas na digitação os erros ortográficos. O papel é amarelado, os capítulos são curtos e a relação espaçamento/fonte está ótima. A única coisa que poderia ser melhorada mesmo é a capa. Ao final encontramos a lista completa de livros lidos por Nina durante o ano.

“[...]quando discutimos nossas leituras o que estamos discutindo, na verdade, é nossa vida, nossa opinião sobre tudo, desde a tristeza até fidelidade, passando pela responsabilidade, de dinheiro a religião, de preocupações e embriaguez, de sexo a roupas sujas e vice-versa.” Pág. 201

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/02/resenha-o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Ana Paula 30/03/2015

4 estrelas!! É um livro dedicado a quem gosta de ler!
Nina mora nos EUA com seu marido e 4 filhos, largou a carreira de advogada para se dedicar a família.

Vem de uma família de imigrantes que sofreu os impactos da 2º guerra mundial. É a mais nova de 3 irmãs.

Após a morte de sua irmã mais velha Anne-Marie para o câncer, Nina não consegue lidar com a dor e a perda, durante os primeiros anos após a o falecimento de Anne-Marie, Nina se perde em uma fuga inútil, cheia de dúvidas e sofrimento.

Até que encontra nos livros (seus companheiros da vida toda) um consolo e uma chance de continuar a viver sem Anne-Marie.
Disposta a buscar o equilíbrio, Nina traça um desafio consigo mesma, ler 1 livro por dia durante 1 ano, mas além de lê-lo ela teria que resenha-lo e postar em seu blog pessoal.

Como disse a cima este livro é dedicado a todos que gostam muito de ler, pois traz várias referências importantes da literatura internacional.
Nina percorre por cada livro sugando de suas páginas tudo o que ele tem a dizer, a ensinar...
Usa cada dica, cada história como fonte de uma discussão interior para amenizar sua dor e encontrar as respostas sobre os fatos que não consegue compreender.

O desafio foi uma buscar por autoconhecimento, mas acima de tudo foi uma redenção para Nina.

Dose Literária 20/02/2013

Por que Nina leu 365 livros no periodo de um ano?
Em resumo, Nina leu um livro por dia durante 365 dias, sempre resenhando cada um deles em seu blog, até que ano passado ela lançou um livro chamado Tolstoy and the Purple Chair contando como havia sido a experiência. Eu queria muito comprá-lo, mas sempre estava caro demais. Eis que certo dia uma amiga me mostra um blog x e lá eu descubro que o livro foi lançado aqui no Brasil pela Leya com o nome O Ano da Leitura Mágica. Obviamente, comprei e li em poucos dias.

Por que Nina leu 365 livros no periodo de um ano? Após o falecimento de sua irmã ela se sentia muito mal e não sabia como lidar com isso. Ela, que sempre foi leitora assídua, resolveu ler um livro por dia, como uma forma de terapia.
(Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/05/o-ano-da-leitura-magica.html)

Jules_Lis 09/09/2015

Reflexão
Eu demorei a terminar esse livro. Não por ser chato, mas pela quantidade de pensamentos e reflexões que foram surgindo ao longo de minha leitura.
A história não ficcional é um relato da autora, Nina Sankovitch, que decide ler um livro por dia e resenhá-los após a morte de sua irmã. Ao longo do livro Nina vai contando sua reflexões, dificuldades que enfrentou para conseguir ler todos os livros e ao mesmo tempo lidar com filhos, marido, família, amigos, etc.
Além de criar um interesse em ler a maioria dos livros que a autora cita ao longo da obra, as reflexões formuladas por ela influenciaram minhas próprias reflexões e pensamentos sobre a vida.
Foi um livro muito bem escrito e agradável de ler.

Marcos de Padua 11/11/2015

Este livro vai conta a experiência de Nina em compulsar um livro por dia, todos os dias, durante um ano.
De 28 Outubro de 2008 a 28 de Outubro de 2009, ela tomou esta decisão por conta da tristeza que a consumia após a morte de sua irmã mais velha Anne Marie.
Entre os livros lidos por ela encontra-se alguns autores brasileiros como José Saramago, Antonio Lobo Antunes e Alberto Moravia.

Samy Yamamoto 10/01/2016

Tolstoy and the Purple Chair: My Year of Magical Reading
Nina Sankovitch filha do meio, adora sua irmã Anne Marie desde que ela a salvara de um acidente. Mas sua irmã veio a falecer de câncer aos 46 anos em mais ou menos 6 meses.
O livro foi feito da experiência de superação pós traumática sofrido com a morte de Anne Marie, Nina se proprôs a ler um livro por dia que tivesse de espessura no máximo 3cm, páginas até 300, não repetir o autor, nem ler livros já abandonados. Ela dividiria as tarefas de casa, os cuidados com a família com a leitura diária, e após cada leitura realizaria uma resenha, no que resultou no sue blog, ela levava umas 2 horas para resenhar e em 1 hora lia 70 páginas.
Os livros eram sugestões de amigos que ficaram sabendo do seu desafio bem como de pessoas por email e facebook, filhos e parentes. A biblioteca a ajudou muito também.
No decorrer das páginas ela relata sua vida baseada nos livros que lera e também a saudade por Anne Marie, cada livro uma lição nova que ela resenhava.
No final do seu desafio ela teve seu blog publicado pelo new york times, bem como esse livro lançado contando sua experiência no decorrer, como era cansativo mais nunca desistiu.
Um livro para se apaixonar e rir, Nina adora livros policiais apesar de eu não ter visto muitos comentários sobre livros policiais lidos por ela nesta jornada, ela era advogada até abandonar tudo para cuidar dos filhos, atualmente resenha livros para uma coluna de jornal, ela é filha de estrangeiros apaixonados por livros, e esse amor pela leitura foi ensinado passado a seus filhos.

Eu gostei muito desse livro, ele me inspirou a ler mais, a viajar nas palavras, a imaginar com a leitura, a esquecer os problemas e saber aproveitar a magia transmitida pelos livros.

samuelcarneiroh 21/03/2016

Para amantes da leitura
Este é um livro pra quem é completamente apaixonado(a) por ler livros. A personagem Nina acaba perdendo a sua irmã Anne Marie por causa de um câncer, e à partir daí começa um desafio: Ler livros durante 365 dias! E a cada livro por dia que Nina leu, ela fez uma resenha e postou em seus blog. O livro tem algumas dicas, como por exemplo, você levar a sua leitura como um trabalho remunerado, tendo horários e metas a cumprir.

Camille Moraes 13/04/2016

Um livro por dia, um ano transformador
Após a morte repentina e dolorosa de sua irmã mais velha, Nina se vê sem rumo. Dividida entre a tristeza e sensação de injustiça pela morte da irmã e o desejo de se afastar desse sofrimento lotando sua agenda de atividades, Nina percebe que desde a morte de Anne-Marie, ela criou um abismo entre duas Ninas e não consegue voltar a ser a pessoa de sempre e aceitar a perda da irmã para assim poder viver em paz consigo mesma e com o mundo.
Os livros sempre fizeram parte da vida da família de Nina e ela sempre teve uma relação muito estreita com eles, da mesma forma que sua irmã tinha. E é nos livros que Nina encontra uma maneira de enfrentar de fato a morte da irmã e tentar se recuperar de tudo. Ela se desafia, então, a ler um livro por dia durante um ano, como forma de terapia. Um livro por dia, gente! A proposta dela é ler e postar resenhas de todos os livros em seu site
(http://www.readallday.org/). Mesmo para um leitor ávido, este é um grande desafio, né? E por isso, com o apoio do marido e filhos, ela consegue encarar o projeto como um trabalho e ter boa parte do seu dia dedicado a ele.
Ao longo da incrível jornada de Nina, seu ano da leitura mágica, ela encontra autores e livros dos quais nunca tinha ouvido falar, e com eles também encontra as respostas que ela vinha procurando, o reencontro consigo mesma e com a própria Anne-Marie. Todos os personagens que Nina encontra em seu caminho, vão a ajudando a curar suas feridas e encontrar o conforto e aceitação que ela buscava.
Eu amei a escrita da Nina (Ah! A história é real, gente! A Nina autora do livro fez isso mesmo!), que é delicada e real. O livro é uma delícia de ler. A forma que ela relata seus encontros ao longo desse ano, o amor que ela tem pelos livros, as sensações que os livros despertaram nela e o prazer em compartilhá-los com as pessoas são maravilhosos de se ler. Eu, como leitora não pude não me identificar com ela. Ela conseguiu expressar lindamente o poder que os livros têm. Foi um prazer acompanha-la nessa trajetória e aprendi muito junto com ela (sem falar na enorme lista de recomendações que anotei aqui! Hahah). Virou favorito!

site: https://www.instagram.com/liecurti/

Manu 02/01/2013

02/01/2013

Este livro nas primeiras páginas já me fez chorar litros porque me identifiquei com a personagem que perdeu um ente querido e é esse basicamente o tema do livro, para enfrentar o luto pelo falecimento de sua irmã, a personagem resolve criar um terapia alternativa que consiste em ler um livro por dia durante um ano.
A leitura foi escolhida por ser um elo entre ela e a irmã.
O livro fala sobre morte, amor, leitura (amor aos livros), e assim ela nos deixa entrar em sua vida e compartilhar de momentos importantes de sua vida.
Começa com um tom de sofrimento e ao longo do ano de leitura, ela percebe que os livros eram um remédio que ajudaria a amenizar a dor da perda.
Ela define esse período como um "sanatório de livros" e "foi uma fuga para as brisas medicinais nas colinas de livros".
Por curiosidade fui verificar quais livros lemos em comum, foi meio decepcionante somente cinco livros em comum são eles: A arte de correr na chuva (lindo), As memórias do livro, Assassinato no Expresso do Ocidente, Crepúsculo e Marley e Eu.
Gostei muito do livro e deixo um trecho que a autora pontua no livro: "Você já ficou arrasado ao terminar um livro? Algum escritor já continuou sussurando em seu ouvido muito depois de você ter virado a última página? Sim, sim" Elizabeth Maguire - The open door.
Fique a vontade para experimentar a sensação de gostar ou não do livro!!!

Pat 21/05/2016

Inspirador
O Ano da Leitura Mágica conta a história real de Nina que após a perda da sua irmã resolve criar o projeto de ler um livro por dia por um ano afim de se reconectar consigo mesma e conviver com o luto.

Quando comecei a leitura confesso que esperava que a Nina contasse mais dos livros que lia, então foi uma grande surpresa perceber que na verdade eles são só o fundo da história. O modo que a autora intercala fatos do presente e passado com as histórias dos personagens que lia foi diferente e muito bem vindo.

É interessante ver o amadurecimento da Nina em aceitar o luto com o progresso do ano da leitura mágica. Eu tendo passado por algo semelhante ao da Nina me identifiquei muito com algumas reflexões e lições aprendidas, além de agora ver com outros olhos certas situações.

Resumindo, uma ótima leitura que com certeza te faz pensar e de quebra te dá ótimas dicas literárias.

"As pessoas compartilham os livros que amam. Elas querem espalhar para os amigos e familiares a sensação boa que sentiram ao ler o livro ou as ideias que encontraram nas páginas deles. Ao compartilhar um livro amado, um leitor está tentando compartilhar o mesmo entusiasmo, prazer, medo e ansiedade que experimentou ao ler. E por que mais o fariam? Compartilhar o amor pelos livros ou por um livro específico é uma boa coisa. Mas é também uma manobra arriscada para ambos os lados. Quem dá o livro não está exatamente expondo a alma para uma rápida olhada, mas quando o entrega com o comentário de que é um de seus preferidos, está muito próximo de expô-la. Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser, seja o fato de sermos loucos por romance, ou por aventura, ou secretamente fascinados por crimes."

Aline Marques 15/06/2016

Muito mais do que palavras
'O Ano da Leitura Mágica' é um registro bibliográfico da autora em sua jornada de volta à vida após a morte de sua irmã (e inspiração). Para superar o luto, Nina se mune com seu amor pela leitura, comprometendo-se a ler um livro por dia durante um ano.
"Mas mesmo com toda a minha ignorância, havia momentos na experiência humana que fui obrigada a sentir e a entender. Isso foi feito graças ao poder da leitura. Como os livros fazem essa mágica? [...]"
O progresso terapêutico alcançado pela protagonista, leva o leitor a refletir sobre quanto os livros são indispensáveis e o seu poder transformador. Enquanto ela se redescobre, sua lista de desejados aumentará, bem como o desejo de (se permitir) explorar títulos desconhecidos indicados por conhecidos e estranhos.

Apesar da linguagem eloquente e das muitas voltas que caracterizam os pensamentos da autora, o livro não deixa de ser um alento para os amantes das palavras escritas.

site: www.instagram.com/ousejalivros

Manu 02/01/2013

Sensível e emocionante...
A leitura foi escolhida por ser um elo entre ela e a irmã.
Fique a vontade para experimentar a sensação de gostar ou não do livro!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5