O ano da leitura mágica

O ano da leitura mágica Nina Sankovitch

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clóvis Marcelo 06/02/2014

Nina Sankovitch é a caçula de uma família de três irmãs. Após perder a irmã mais velha, Anne-Marie, vítima de um câncer, ela decide que precisa mudar algo em sua vida para se libertar do fardo do luto que carrega por tanto tempo. É assim que chega a ideia de focar toda a sua energia nos livros. Um livro por dia, durante um ano. Será que seria fácil?

"O único bálsamo para o sofrimento é a memória; a única salvação para a dor de perder alguém para a morte é reconhecer a vida que existiu antes disso." Pág. 74

Mas não bastava ler, Nina decidira que precisaria escrever sobre as histórias que presenciara e como elas afetavam sua vida e seu modo de pensar. Casada, com quatro filhos, mas sem trabalhar, exceto pela rotina da casa que requer grande esforço e dedicação, a personagem principal cria táticas e enxerga possíveis obstáculos antes mesmo que eles aconteçam.

As regras seriam simples: ela não poderia ler o mesmo autor duas vezes, nem reler nenhum livro que já havia lido e ainda escrever sobre absolutamente todos os livros que lesse. Porém, mesmo assim, a escolha dos títulos tinha que ser bem seletiva, afinal, não teria como ter Guerra e paz ou outro livro igualmente maior num curto intervalo de tempo.

A estratégia era a seguinte: pegar livros com pelo menos três centímetros de espessura num estilo de capa dura padrão, o que se traduz numa média de 250 a 300 páginas. Cabe destacar que Nina lia cerca de 70 páginas por hora, um número considerável para um leitor convencional. O que garantia a finalização de um livro como esse em aproximadamente quatro horas.

É com essa proposta que a narrativa se segue, ao passo que a protagonista encontra refúgio na literatura, descobrimos com ela novas histórias, autores e emoções que somente um leitor pode descobrir. Descobrir o quão terapêutico pode ser o poder da leitura.

"Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser, seja o fato de sermos loucos por romance, ou por aventura, ou secretamente fascinados por crimes." Pág. 99

COMENTÁRIOS

Um livro que tinha tudo para dar certo, mas deixou um pouco a desejar. Quando nos deparamos com a premissa (pelo menos comigo foi assim), o que nos interessa é a experiência da autora durante o ano de leitura. Imaginamos como serão suas dificuldades e preocupações entre casa, filhos, leitura e escrita. Contudo, ela devaneia demais sobre histórias do passado e de sua família.

O sentimento de perda de Nina é muito forte para com a irmã, isso recai numa depressão e tristeza evidentes. Eu poderia esclarecer melhor meu ponto de vista dizendo que as narrações parecem hiperlinks seguidos de hiperlinks. Ela começa a falar da irmã, depois do pais, depois de como foi criada, até chegar ao primeiro beijo, e depois ao marido. Enfim, acho que já me fiz claro, e chega a ser cansativo.

Um livro bem biográfico escrito em prosa (sem diálogos), composto por memórias, que nos garante um bom tempo de distração e reflexão sobre questões que nem sempre paramos para pensar.

"Só uns poucos dias da experiência de resenhar livros haviam me mostrado que não havia tempo predefinido para se escrever sobre um livro. Era algo que podia levar trinta minutos ou cinco horas, dependendo do quanto o livro fora importante para mim e do quão fácil ou difícil era traduzir a importância do livro nas palavras da tela do meu computador. Pelos meus cálculos, levava em média duas horas para escrever uma resenha, se planejasse com antecedência." Pág. 49- 50 Finalmente alguém que concorda comigo!

O livro ganha por tantas citações e trechos interessantes descritos ora por Nina ora por um livro que ela esteja lendo que nos transmiti fielmente o amor que ela tem pelos livros, pelas histórias que eles transmitem e ensinam a sua vida.

DIAGRAMAÇÃO

A edição está bem trabalhada, as folhas são de um papel pólen mais grosso, não encontrei problemas na digitação os erros ortográficos. O papel é amarelado, os capítulos são curtos e a relação espaçamento/fonte está ótima. A única coisa que poderia ser melhorada mesmo é a capa. Ao final encontramos a lista completa de livros lidos por Nina durante o ano.

“[...]quando discutimos nossas leituras o que estamos discutindo, na verdade, é nossa vida, nossa opinião sobre tudo, desde a tristeza até fidelidade, passando pela responsabilidade, de dinheiro a religião, de preocupações e embriaguez, de sexo a roupas sujas e vice-versa.” Pág. 201

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/02/resenha-o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Fer Kaczynski 16/02/2014

Inspirador!
Um livro verídico, onde a autora conta suas memórias de uma maneira sensível e sentimental.

Depois de perder sua irmã para o câncer, Nina resolve ler um livro por dia durante 365 dias, como forma de terapia. Deste modo ela destaca os livros mais interessantes, desde livros mais conhecidos e lidos como Crepúsculo até os mais complexos como Ulisses de James Joyce.

Na narrativa, Nina transita entre sua história de vida e as dos livros. Não há resenhas, porém aparecem vários trechos muito interessantes que nos fazem querer conhecer tais livros - eu mesma já anotei vários e inseri na minha lista de desejados.

Leia o restante em:

site: http://www.passaporteliterario.com/2014/02/carimbo-o-ano-da-leitura-magica.html

Suiany 18/03/2014

O ano da leitura mágica, de Nina Sankovitch
Uma tarde de frio com direito a coberta e café/chá quentinhos, o barulho da chuva lá fora e do aconchego aqui dentro. Essa foi a sensação que tive ao ler O ano da leitura mágica. Não se enganem com minha descrição, li boa parte deste livro viajando em um ônibus lotado, desconfortável e quente.

Minha leitura levou dois dias pra chegar ao fim, mas meus comentários sobre esta obra continuam a explodir em minha mente. Afinal, mais difícil do que escrever sobre algo que não gostamos é descrever algo que conquistou nosso amor.

O ano da leitura mágica relata um ano na vida de Nina Sankovitch que, três anos após perder sua irmã e de lutar com todas as forças para seguir com sua vida, decide tirar um ano para si e para suas 365 próximas leituras.

A história é real e nos mostra – através da narração da própria – o que levou Nina a tomar a decisão de ler um livro por dia durante um ano. A obra trata sobre a morte e como as pessoas lidam com as perdas, mas não de maneira sombria, pelo contrário, a autora/protagonista faz uso das boas memórias e da literatura como meio de encarar sua nova realidade.

Lendo um livro por dia durante um ano, Nina aprende inúmeras lições, transforma-as em palavras resenhando-as diariamente em seu blog (http://www.readallday.org/blog/) e nos dá muito no que pensar. Através de seus relatos, um desafio de leitura que serviria para restabelecer sua paz e equilíbrio interiores, torna-se um aprendizado para milhares de leitores. Pessoas como eu, que consideram a família o maior dos alicerces, acreditam em relacionamentos duradouros e sobretudo, no amor a literatura.

O ano da leitura mágica é mais do que um livro para quem ama livros. É um grande aprendizado.

site: http://divinaleitura.wordpress.com/

Gabi 21/05/2014

O ano da leitura mágica narra a história de Nina Sankovitch que ao perder a sua irmã, Anne-Marie, vítima de um câncer, resolve ler um livro por dia durante um ano. Esta foi a maneira que a personagem encontrou para escapar da dor da perda de um ente tão querido.
Ao longo da narrativa, a autora, além de descrever de forma sucinta suas leituras, as relaciona com a sua própria vida e experiências. Cada livro lido é um aprendizado e uma maneira de lembrar-se da irmã.
Nina sempre foi uma leitora voraz e, por meio de seu blog, escreve resenhas dos livros que leu para incentivar outras pessoas a ter o prazer pela leitura. Além de compartilhar suas experiências literárias, outros leitores também estabelecem esta troca com ela, o que favorece a disseminação do conhecimento.
Enfim, a iniciativa de Nina ao estabelecer uma meta de leitura, durante 365 dias, nos mostra que para tudo há uma saída, mesmo em situações nas quais achamos que tudo está acabado. As leituras não trouxeram a sua irmã de volta, porém a personagem pôde compreender melhor seus sentimentos com relação à morte e as consequências que este fenômeno acarreta.

Tamara 26/07/2014

O ano da leitura mágica
Uma viagem sem sair de casa. Um dia de sol mesmo que lá fora esteja chovendo, uma praça arborizada mesmo que esteja em uma praia, um sorriso mesmo que a expressão de seu rosto mostre diferente. Esse é o mundo dos livros, que nos causa sensações maravilhosas e fascinantes. Nos deixa mergulhar profundamente e sentir os mesmos sentimentos dos personagens, nos transporta para um lugar aleatório, nos faz conhecer países e cidades sem sair de casa.
E É esse mundo que Nina Sankovitch nos apresenta em seu livro "O ano da leitura mágica". Aparentemente o nome parece indicar uma história infantil ou sem graça, mas a medida que se passa através de suas páginas é perceptível que o palpite está longe do que é a realidade.
Nina, a filha mais nova de três irmãs, filhas de um casal de imigrantes vindos para os Estados Unidos quando muito novos, cresceram em meio a livros e acostumadas com o hábito de ler desde pequenas. E em uma das fases mais difícil de suas vidas, com a irmã mais velha, Anne-Marie, sofrendo por um câncer que vai lhe destruindo a cada dia as irmãs continuam trocando experiências de leituras e sempre compartilhando-as. Quando Anne-Marie é levada pelo câncer, Nina se joga de cabeça em atividades, tentando proteger todos e fazer tudo o que sua irmã faria por eles, tentando amenizar suas dores. É quando ela percebe que esses esforços não estão adiantando para frear sua dor e tem uma ideia que a fará sentir-se mais próxima de sua irmã. Ler mais. Ela decide impor a si mesma o desafio de ler um livro por dia durante um ano.
A personagem narra o livro em primeira pessoa, o que dificulta saber os pensamentos dos outros personagens em relação a esse desafio que ela dá a si mesma. Outro ponto negativo é o de que em certas situações é possível sentir a narração como um trem desgovernado que passa muito rápido, não detalhando muito os fatos.
Exceto os pontos negativos já citados, é uma maravilhosa leitura. "O ano da leitura mágica" reforça para aqueles que tem o hábito de ler, a importância dos livros e mostra que de cada um é possível tirar algo de importante, ou pelo menos estão ali para nos servir de distração. Transmite que ler não é uma inutilidade, como considerado por algumas pessoas. Além de que a leitura possibilita relembrar o passado através de cenas lidas, encontrar no fundo da mente cenas do nosso cotidiano a muito perdidas.

site: http://redescobrindopalavras.wordpress.com/

Sobrinho 15/04/2013

Por que ler o ano da leitura mágica?
Em singelas palavras, porque a autora nos convida a conhecer sua família, de leitores e suas memórias, passeando por trezentos e sessenta e cinco leituras, um livro por dia como proposta para esquecer um drama pessoal que foi a perda da sua irmã.

Lina Angelica 13/03/2013

Letrinhas mágicas
Um livro por dia! Leitura, um sonho para amantes dos livros, de realização improvável para os dias do século XXI. Pensei nesta possibilidade, mas é algo para médio e longo prazo, reservado a releitura e leitura de novos e antigos (velhos) livros da minha biblioteca. Muitos deles, somente, com uma página lida; outros, um capítulo, poucos abandonados. Folheá-los vez por outra é reviver o momento da compra, a motivação e a recomendação, visto que quem recomenda um livro possui ideologia de vida comprometida com o autor ou vivencia real. Poucos recomendam livro de leitura obrigatório, por melhor que possa ser...
Para mim, a leitura abre horizontes, refaz a memória de uma época, mostra-nos os valores vividos por humanos das diversas épocas dentro de um contexto histórico de cada região do Planeta. Aqui, abro parênteses, houve um momento da minha vida que só queria ler livros onde o cenário era a cidade de São de Paulo, nos anos anteriores à década de 1950. Então, caiu em minhas mãos “Amar, verbo intransitivo” de Mário de Andrade. Maravilha, enquanto passeava pelas letras, formando frases e parágrafos, páginas, eu me via como testemunha ocular nos lugares descritos pelo autor. Quando passo perto do Parque Trianon, na Paulista, a estória vem à mente, como se tivesse mesmo vivido naqueles anos...
Voltando, ao um livro por dia! Nina Sankovith realizou essa maratona, 365 livros no ano, 365 análises dos mesmos. Nina e eu temos em comum além do gosto pela leitura, nascemos em 28 de outubro. Criei um álbum no meu perfil do Facebook “28 de outubro” onde há imagens de fatos ocorridos neste dia ao longo da história, intercaladas com as minhas imagens...
‘O ano da leitura mágica!’ (Tolstoy and the purple chair. My year of magical reading). Comprei o livro em 26 de março, uma segunda-feira, naquela mesma noite iniciei a leitura, perdi o sono. Fui obrigada a fechar o livro, deitar-me a contra gosto, pois na manhã seguinte tinha hora marcada com o meu emprego... Vinte dias depois, terminei e com uma lição de casa a ser executada em um ano, mas não tão rígida, mas serão três noites da semana, com um mínimo de uma hora de leitura. Já iniciei os preparativos e regras para tal empreitada...

Samy Yamamoto 10/01/2016

Tolstoy and the Purple Chair: My Year of Magical Reading
Nina Sankovitch filha do meio, adora sua irmã Anne Marie desde que ela a salvara de um acidente. Mas sua irmã veio a falecer de câncer aos 46 anos em mais ou menos 6 meses.
O livro foi feito da experiência de superação pós traumática sofrido com a morte de Anne Marie, Nina se proprôs a ler um livro por dia que tivesse de espessura no máximo 3cm, páginas até 300, não repetir o autor, nem ler livros já abandonados. Ela dividiria as tarefas de casa, os cuidados com a família com a leitura diária, e após cada leitura realizaria uma resenha, no que resultou no sue blog, ela levava umas 2 horas para resenhar e em 1 hora lia 70 páginas.
Os livros eram sugestões de amigos que ficaram sabendo do seu desafio bem como de pessoas por email e facebook, filhos e parentes. A biblioteca a ajudou muito também.
No decorrer das páginas ela relata sua vida baseada nos livros que lera e também a saudade por Anne Marie, cada livro uma lição nova que ela resenhava.
No final do seu desafio ela teve seu blog publicado pelo new york times, bem como esse livro lançado contando sua experiência no decorrer, como era cansativo mais nunca desistiu.
Um livro para se apaixonar e rir, Nina adora livros policiais apesar de eu não ter visto muitos comentários sobre livros policiais lidos por ela nesta jornada, ela era advogada até abandonar tudo para cuidar dos filhos, atualmente resenha livros para uma coluna de jornal, ela é filha de estrangeiros apaixonados por livros, e esse amor pela leitura foi ensinado passado a seus filhos.

Eu gostei muito desse livro, ele me inspirou a ler mais, a viajar nas palavras, a imaginar com a leitura, a esquecer os problemas e saber aproveitar a magia transmitida pelos livros.

Vaiabook 23/03/2024

Vaiabook leu O ano da leitura mágica
"O Ano da Leitura Mágica" é um relato pessoal de Nina Sankovitch sobre sua experiência de ler um livro por dia durante um ano. Ela compartilha como a leitura impactou sua vida e oferece recomendações de livros, destacando o poder transformador da leitura.

kalebe 25/06/2012

O ano da leitura mágica ou Como os livros podem te ajudar a superar a dor
Para ler o texto completo, visite o blog Espanador : http://www.espanadores.blogspot.com.br/2012/06/o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Existem várias formas de superar a perda de um ente querido. Cada um reage de uma forma e é muito complicado afirmar que existe um jeito certo ou mesmo seguir algum conselho.

Ainda que eu nunca tenha pensado nos livros como uma forma de superar uma perda, a história de Nina, no livro de hoje, O Ano da Leitura Mágica, mostrou como ela conseguiu superar a morte da irmã, com um proposta inusitada e complicada: durante 1 ano ela leria um livro por dia.

O livro é todo narrado pela própria Nina Sankovitch que conta como sua irmã caçula, Anne-Marie, morreu de câncer aos 46 anos. Tudo foi muito rápido (um pouco mais de 6 meses) e deixou todos chocados com a doença, a rapidez e a injustiça da doença (por que ela?). E no começo, a forma de Nina superar foi ser um porto seguro e auxiliar a todos na sua família, sua irmã, seus 4 filhos e qualquer um que precisasse de apoio. Mas acontece que isso não estava ajudando a própria Nina, que depois de três anos ainda sente muito a falta de Anne-Marie e não consegue entender como ela ainda pode pensar tanto nela.

Nathália 12/01/2015

Livro de leitura obrigatória pra quem gosta de ler
O livro O Ano da Leitura Mágica tem uma história linda de como a personagem faz para lidar com a morte da irmã,a forma que ela encontra para conseguir passar pelo luto e manter as lembranças de sua irmã através dos livros e todo aprendizado que ela leva é com certeza um aprendizado de vida para o leitor.Ler um livro por dia durante um ano é a meta de leitura da personagem,que faz com que ela encontre respostas para o que ela está vivendo e transmite aos outros não só pelas resenhas que ela escreve mas pelas suas próprias atitudes descritas no livro com a família e os amigos.Em fim o que o livro passa para o leitor é como é importante entender o que cada história significa para nós e como vamos adicionar esse aprendizado na nossa vida.

Chang Tsai 13/03/2015

Missão dada é missão cumprida
Cada um tem as suas motivações para a leitura. Seja por lazer, por obrigação ou mesmo como uma odisseia que a autora se propôs, de ler um livro por dia durante um ano, a leitura sempre vai nos proporcionar um prazer que só os que são leitores compulsivos entenderiam. Os ratos de biblioteca com certeza vão se identificar com a história de Nina Sankovitch que se lançou neste projeto depois da morte de sua irmã. Entre 2006 a 2008, em meio a um processo de readaptação quando voltei para a minha cidade depois de 10 anos morando na capital, me lancei em algo parecido, lendo compulsivamente para uma fuga com bem citou Sankovitch. Uma fuga para dentro da vida. Uma média de mais de 140 livros por ano neste período. Recomendo aos que leem compulsivamente, seja qual o motivo for e que buscam prazer nas páginas de um livro.

Ana Paula 30/03/2015

4 estrelas!! É um livro dedicado a quem gosta de ler!
Nina mora nos EUA com seu marido e 4 filhos, largou a carreira de advogada para se dedicar a família.

Vem de uma família de imigrantes que sofreu os impactos da 2º guerra mundial. É a mais nova de 3 irmãs.

Após a morte de sua irmã mais velha Anne-Marie para o câncer, Nina não consegue lidar com a dor e a perda, durante os primeiros anos após a o falecimento de Anne-Marie, Nina se perde em uma fuga inútil, cheia de dúvidas e sofrimento.

Até que encontra nos livros (seus companheiros da vida toda) um consolo e uma chance de continuar a viver sem Anne-Marie.
Disposta a buscar o equilíbrio, Nina traça um desafio consigo mesma, ler 1 livro por dia durante 1 ano, mas além de lê-lo ela teria que resenha-lo e postar em seu blog pessoal.

Como disse a cima este livro é dedicado a todos que gostam muito de ler, pois traz várias referências importantes da literatura internacional.
Nina percorre por cada livro sugando de suas páginas tudo o que ele tem a dizer, a ensinar...
Usa cada dica, cada história como fonte de uma discussão interior para amenizar sua dor e encontrar as respostas sobre os fatos que não consegue compreender.

O desafio foi uma buscar por autoconhecimento, mas acima de tudo foi uma redenção para Nina.

Christiane 29/12/2013

Um sanatório de livros
É a segunda vez que leio o livro. Trata-se de um livro onde os livros se transformam em terapia.
Nina após a morte de sua irmã empreende uma fuga ocupando-se de tudo e todos numa não aceitação da morte. Três anos assim e ela se dá conta que não pode continuar, precisa parar.
Ela inicia o que chamou de o ano da leitura mágica, ou seja, ler um livro por dia durante um ano e resenhá-lo. É um percurso solitário, mas as resenhas eram uma forma de troca com os outros a respeito do que leu.
Foi a forma que encontrou para poder fazer o luto da irmã, mas foi muito mais rico que isto, pois foi uma viagem, um percurso de crescimento, compreensão, desenvolvimento pessoal.
Ela chamou de Sanatório de livros. A palavra sanatório vem de sanar, curar, acabar com algo ruim.

Pessoalmente acho complicado absorver um livro por dia, preciso de mais tempo para saboreá-lo, digerir, pensar, criticar, aprender, apesar de que há livros que leio em poucas horas. Mas ela conseguiu.

Livros são companheiros, ler é um bálsamo, uma fuga, uma viagem, um encontro consigo e com o outro, é aprender, conhecer, compreender, mas é também um lazer, um entretenimento, dependendo do que buscamos em suas páginas. Livros tem vida própria, são vagabundos, andam por aí, voltam, somem, e caem em nossas mãos exatamente quando precisamos deles. Quando entro em uma livraria sem nenhum título em mente, mas precisando de algo, eu costumo andar pelos corredores, e de repente, um livro me atrai, e com certeza é o que eu preciso. É maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5