Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

darkblueonfire 16/02/2022

Indescritível
Ratos consegue ser um dos melhores livros que já li, engloba o medo e a fragilidade junto à um punhado de coragem e força incomum vindo da protagonista, você sente em cada palavra a inocência e o desânimo do início do livro se tornarem uma coisa completamente nova ao decorrer das páginas, uma experiência totalmente transformadora, todos deviam ler Ratos ao menos uma vez na vida.

Karinabparaujo 14/04/2020

Detestei
É por isso que não termino um livro do qual chego até a metade sem ânimo... Por que é pura perda de tempo!!
História que não desenrola... sem grandes emoções

Lúh 12/08/2020

Que livro foi esse!!!
Não conseguia larga essa historia.
Maravilhoso só isso.

Raphael.Campos 01/08/2020

Leitura maravilhosa, gostei mais do começo e do final, o meio ficou meio monótono.

Joyce Adrielle 30/06/2013

Terminei de ler esse livro hoje. Apesar de não ter me identificado com a história, é um livro diferenciado dos que eu costumo ler. O livro conta a história de Shelley e sua mãe. Sofrendo bullying no colegio causado pelas pessoas que diziam-se suas melhores amigas, e com a separação de seus pais, Shelley se ver como um rato. Bom gente, o livro é bem legal. Uma leitura que leva a você a pensar em vários finais possíveis, você imagina que tomará um rumo e terá outro. O autor nos surpreende a cada capitulo.

Gostou da resenha? Tem algo mais a acrescentar? Quer Xingar o redator? Faça parte do nosso Grupo no Skoob: Intelectuais de Plantão, um grupo que cada vez cresce mais. Aguardamos você lá!

Aura 21/02/2021

Moral
Ok, sim eu torci para que elas se dessem bem no final mesmo sabendo que era errado.
Gostei muito do ritmo de leitura e da metáfora por trás do comportamento submisso das personagens.
Eu esperava alguma resolução melhor no final quanto ao bullying sofrido por Shelley, mas tudo bem, gostei mesmo assim.
Só achei que perdeu o gás após a morte do ladrão e de toda a solução que elas encontraram quanto as provas, ficamos numa zona de calmaria por muito tempo, por isso não dou mais estrelas, mesmo assim foi uma leitura satisfatória e gostei de ler e ter ficado nessa dúvida entre certo e errado, não dúvida, mas uma reflexão moral haha.

Rudiely 30/04/2022

Objetivo alcançado!
Esse livro conta a história de Shelley, uma garota prestes a completar 16 anos, mas que não amadureceu ainda e vive como se fosse mais nova ainda.
Com poucas amizades e após eventos que a traumatizara em sua família nuclear, ela começa a ser alvo de bullying por suas próprias "amigas". Após o bullying exceder todos os limites possíveis, Shelley começa a estudar em casa.
Ela e a mãe tem personalidades parecidas, parecem serem incapazes de enfrentar seus problemas cara a cara, e na madrugada do aniversário de Shelley algo terrível acontece e começa a transformação das personagens.
O livro voa, e se o leitor começar em uma manhã, com certeza conseguirá terminar no fim do dia. A escrita é gostosa! Narrado por Shelley com seu jeito irônico, e sempre com piadas a respeito de fatos tensos.
Após os traumas, as personagens passam de "ratos" a "gatos" e aqui se explica a transformação das personagens. Que depois do que viveram, mudaram totalmente. Não há mais medos!
A mãe de Shelley, Elizabeth é muito inteligente e sabe agir sobre pressão, têm ótimas ideias para cada situação.
O livro com sua escrita, nos faz pensar que tudo que ocorreu não deveria ser questionado. Que não temos um problema. Parece que foi a saída e deveria ter sido assim, sem remorso e sem culpas.
Ao final do livro você torce para que alguns personagens se saiam impunes de tudo, sempre justificando que não ocorreu nada demais. É meio inquietante!

O ponto negativo que posso citar são os spoilers de alguns livros famosos.
Quanto a solução da problemática, não é um problema, era o objetivo do autor. Resolver tudo com as justificativas nos traumas e colocar como crescimento o lado destemido e selvagem das personagens, mesmo que cometessem crimes para alcançar tal crescimento.

Adriano 31/12/2014

Protagonista Irritante demais.
Sabe aquele livro que você ler a sinopse e pensa "Opa, vai ser ótimo" e depois quando você começa a ler acaba te irritando? Sim, Ratos se encaixa muito bem nesse resumo.

A história conta história de Shelley e sua mãe (Que eu esqueci o nome, ou ela não tem já que a Shelley só chamava ela de mãe). Shelley sofria bullying de suas ex-amigas na escola, e sua mãe se divorciou. Elas, para se livrar de todos os seus problemas, se mudaram para um Chalé num lugar deserto. Tudo parecia ir tão bem, quando no dia do aniversário de Sherlley, um estranho invade o Chalé e faz as duas de reféns.

O que mais me deixou irritado no livro foi a protagonista, Shelley. Ela é daquele tipo de pessoas chatas que ficam falando toda hora "Mãe, o que fazemos?", "Mãe, ta pensando em que?", "Mãe, vamos fazer o que?", "Vamos ser presas mãe, o que faremos?" e etc. Isso me deixou com uma dor de cabeça de tanto ódio contra essa protagonista.

Outros fatores me deixaram irritados, tipo: Enche muita linguiça em certas partes. Mas tirando isso, a história e boa.

O livro é pequeno, 238 páginas. Mas demorei mais de 3 mesês para ler, já que a história não me cativou
ritita 11/03/2015minha estante
Ufa! Até que enfim alguém teve a mesma visão que eu deste livro. Quer falar sobre bullying, mas fala superficialmente, não aprofunda o assunto. Quer falar de solidão - superficialmente - Assassinato? Bobagem! Como a própria Shelley diz, totalmente surreal!

Michele 07/01/2015

Contrariando muitas recomendações aqui.
Livro entediante, com personagens patéticos e apáticos. E que, na minha concepção, já carregavam no sangue o gene assassino.O autor tenta de todas as formas nos prender neste suposto enredo e, confesso, não me senti presa em nenhum instante.
sol 05/04/2015minha estante
Achei q só eu não tinha gostado desse livro, talvez pq li um outro muito mais tenso antes, mas pra mim foi fraquinho mesmo

Mi Sgarbi 15/01/2021

A melhor leitura desse ano até agora. Me surpreendeu bastante. Livro envolvente!

Lucas 04/02/2015

Trama que evolui
O início é bem paradão com a narrativa da garota, mas é legal a inversão de papéis que as personagens enfrentam, assim como a associação que o autor faz à outras histórias e filmes. A citação de Shelley quanto a Shakespeare enxuga bastante o "conceito" do livro: "Shakespeare parece dizer que nós pessoas reais, não somos o que nossos caracteres determinam, somos nossas ações."
E gente, o que é o capítulo 35 pra frente (o final)?? Compensa todos os capítulos paradões anteriores.

JV 02/09/2020

Esperava uma história com outro foco, apesar de não ser ruim, não surpreende.

Leonardo.Medeiros 14/05/2016

Desastroso, estúpido e moralmente condenável.
Um dos piores livros que já li. Há diversos defeitos: em primeiro lugar, a escrita é péssima. Mesmo sendo do ponto de vista de uma adolescente, o autor parece escrever como uma criança: de forma tosca e desajeitada.
Pra piorar, é simplesmente impossível se identificar com a protagonista: uma guriazinha mimada, chata, covarde e burra (as atitudes que ela toma ao longo do livro são inexplicáveis).
Há ainda diversos momentos "encheção de linguiça", com claro objetivo de inflar o número de páginas (já que não há história para contar). Sonhos, alucinações e divagações da estúpida protagonista são recorrentes e nada acrescentam à trama ou à construção das personagens.
Além disso, o livro é repleto de clichês, é possível adiantar TUDO que irá acontecer na trama páginas antes.
E, por fim, é um livro moralmente condenável. Simplesmente terrível, passem longe.
Felipe Zamoran 08/09/2017minha estante
Chocado que tem quem não goste de Ratos ?

Divaldo 16/08/2022

Na vida você é um gato ou um rato?
'Quando um gato entra na toca dos ratos,ele não vai embora deixando-os ilesos. Shelley sabia como aquilo ia terminar. Ele mataria as duas'.

Shelley e a sua mãe,Elisabeth,foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso,mas não sabem de que forma reagir -são como ratos,estão sempre entocadas e coagidas. Mas o rumo dessa história tem reviravoltas depois que um homem entra em seu chalé muito distante da cidade. Seria para mata-lás? ou só roubar?

É uma história muito boa, com suspense do início ao fim. É um livro pouco conhecido, um thriller que tem muitas reviravoltas e algumas sacadas bem inteligentes.