Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Priscila 15/01/2023

Um bom livro
O livro é bem escrito, trás uma boa história, mas me incomodou o tanto de coisa ruim que acontece com as personagens após a invasão, achei um pouco forçado.

Michele 07/01/2015

Contrariando muitas recomendações aqui.
Livro entediante, com personagens patéticos e apáticos. E que, na minha concepção, já carregavam no sangue o gene assassino.O autor tenta de todas as formas nos prender neste suposto enredo e, confesso, não me senti presa em nenhum instante.
sol 05/04/2015minha estante
Achei q só eu não tinha gostado desse livro, talvez pq li um outro muito mais tenso antes, mas pra mim foi fraquinho mesmo

luan_dal 01/07/2021

eu esperava: vingança recebi: homicídio culposo (spoiler no final da resenha, mas eu aviso)
Eu lembro de sempre ver esse livro no Submarino, uns anos atrás, super barato, mas eu nunca tinha dado muita atenção.
Até que um tempinho atrás eu lembrei dele, li a sinopse, fiquei interessado e comprei o ebook.

E qual a minha surpresa ao ver que é um livro muito bom?!

Aqui a gente acompanha a menina garota Shelley, que, depois de sofrer muito bullying na escola por três ""amigas"" que na verdade são três branquela cópia mal feita da Regina George misturadas com a Maria Joaquina, se muda com a mãe para o Chalé Madressilva.
A vida delas tá tudo bem, tudo de boa, até que um homem aparece ali e as coisas saem do controle.

E depois disso é só o dedo no furico e gritos em adolescente language.

Na minha cabeça, esse livro é uma comédia absurda; e talvez seja por isso que eu goste dele. Porque ele É absurdo.
É como se Misery, do Stephen King, encontrasse a Xuxa Rainha dos Baixinhos dentro de uma história de autoajuda sobre superação de bullying e amor em família, com muito sangue e facadas bem dadas.

E de jeito nenhum essa mistura podia dar errado. De jeito NENHUM.
E nesse livro ele não dá errado.

Nos primeiros 10% do livro eu já esperava algo acontecer. E ao longo do livro eu fiquei notando as pistas e fiquei "Isso vai acontecer, isso vai acontecer!!! Meu deus eu vou AMAR eu vou PIRAR!!"
Mas aí chegou em 80% e tinha uma situação se desenrolando, e eu achei que não ia ter aquilo que eu queria, mas eu ainda tinha esperança.
E nos 95% eu tive certeza eu não ia ter aquilo que eu queria.

PORÉM o que eu queria aconteceu, mas somente no Festival Promessas. Ficou no ar se isso realmente aconteceria ou não, e eu gostei muito que foi assim, porque, por mais que eu amaria ter visto, acho que foi melhor não ter.

É um livro bem divertido, se você não ficar esperando coisas muito reais e verídicas, e se deixar levar pela história.

e antes de eu falar spoiler, atenção para os gatilhos: agressão psicológica e física à uma garota gorda (Shelley) e agressão física à uma mulher; homicídio, sensação de perseguição.

SPOILER DO QUE EU QUERIA QUE ACONTECESSE, MAS NÃO ACONTECEU, ENTÃO TALVEZ NÃO SEJA SPOILER
ATENÇÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!11

Eu queria tanto, mas TANTO que a Shelley matasse as meninas que fizeram bullying com ela. E fiquei vendo pistas disso o tempo inteiro: ela cita que a moça de Macbeth era a assassina, e depois de muito tempo ela volta a citar as meninas, depois que ela já tinha matado o cara e tava ficando impune.
E ela fica bem tendo assassinado, achando que era a coisa certa, etc. e aí eu pensei que teria uma conversa, ou festinha do pijama ou sei lá o que onde a Shelley ia matar essas dondoca, mas não teve.
Fiquei um pouco triste, mas o final deixa uma leve esperança.

Lucas 04/02/2015

Trama que evolui
O início é bem paradão com a narrativa da garota, mas é legal a inversão de papéis que as personagens enfrentam, assim como a associação que o autor faz à outras histórias e filmes. A citação de Shelley quanto a Shakespeare enxuga bastante o "conceito" do livro: "Shakespeare parece dizer que nós pessoas reais, não somos o que nossos caracteres determinam, somos nossas ações."
E gente, o que é o capítulo 35 pra frente (o final)?? Compensa todos os capítulos paradões anteriores.

Hellen @Sobreumlivro 05/08/2015

Acompanhe essa e outras resenha pelo ig @Sobreumlivro
"Quando um gato entra na toca dos ratos, ele não vai embora deixando-os ilesos. "

As JETS são melhores amigas desde que se conheceram, mas o que fazer quando suas três melhores amigas começam a te agredir verbal e fisicamente? Shelley não sabia o que fazer, por isso não contou a ninguém. E essa atitude a levou a uma situação extrema, com marcas no rosto e um medo incontrolável.
O que parece ser o foco dessa história, será apenas o ponto de partida para o virá a seguir.

Shelley é uma jovem de 15 anos, que deixou a escola e foi morar longe da cidade, por medo. Ela é um rato. Não se permite contradizer, rebater, coagir. Mas quando um visitante inesperado adentra em seu território, deixando-a encurralada, ela não sabe do que é capaz de fazer.

" Eu a observava subir e descer as escadas da casa e nossa escada portátil, com sua chave de fenda nas mãos, e consegui não dizer o que eu estava pensando: Ainda não foi inventada uma trava capaz de nos proteger de nossos medos."

Ratos, do autor Gordon Reece é um Thriller perturbador, que nós leva a um mundo onde a vítima se torna o agressor. A força da escrita do autor é tão angustiante e tranquila, em determinados pontos que é impossível não compadecer aos personagens, ora ratos, ora gatos.

Nesse thriller de opostos, nos deparamos com uma leitura agil, sombria e eletrizante. Ratos não é uma estória sobre bullyng, e sim, o que o medo é capaz de fazer com as pessoas

Rê Lima 11/08/2022

Achei o livro todo interessante e muito rápido de ler. E essa ideia de que somos indefesas e vítimas das circunstâncias cai por terra quando precisamos reagir!

Divaldo 16/08/2022

Na vida você é um gato ou um rato?
'Quando um gato entra na toca dos ratos,ele não vai embora deixando-os ilesos. Shelley sabia como aquilo ia terminar. Ele mataria as duas'.

Shelley e a sua mãe,Elisabeth,foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso,mas não sabem de que forma reagir -são como ratos,estão sempre entocadas e coagidas. Mas o rumo dessa história tem reviravoltas depois que um homem entra em seu chalé muito distante da cidade. Seria para mata-lás? ou só roubar?

É uma história muito boa, com suspense do início ao fim. É um livro pouco conhecido, um thriller que tem muitas reviravoltas e algumas sacadas bem inteligentes.

Bruna.Gomes 20/01/2016

Ratos
Não gostei da personagem principal e não consegui desenvolver uma gota de simpatia por ela. A história começa bem fraca, narrando o divórcio dos pais e o bullying que as "melhores amigas" praticavam com ela na escola. Depois elas se mudam e o livro cai na inércia narrando a nova vida dela e da mãe no chalé. Depois a história toma um rumo interessante, confesso que até surpreendente para uma narrativa tão entediante. Enfim, dei duas estrelas porque gostei da história em si e da definição de "ratos", e não gostei da personagem e da narrativa do livro.

Leonardo.Medeiros 14/05/2016

Desastroso, estúpido e moralmente condenável.
Um dos piores livros que já li. Há diversos defeitos: em primeiro lugar, a escrita é péssima. Mesmo sendo do ponto de vista de uma adolescente, o autor parece escrever como uma criança: de forma tosca e desajeitada.
Pra piorar, é simplesmente impossível se identificar com a protagonista: uma guriazinha mimada, chata, covarde e burra (as atitudes que ela toma ao longo do livro são inexplicáveis).
Há ainda diversos momentos "encheção de linguiça", com claro objetivo de inflar o número de páginas (já que não há história para contar). Sonhos, alucinações e divagações da estúpida protagonista são recorrentes e nada acrescentam à trama ou à construção das personagens.
Além disso, o livro é repleto de clichês, é possível adiantar TUDO que irá acontecer na trama páginas antes.
E, por fim, é um livro moralmente condenável. Simplesmente terrível, passem longe.
Felipe Zamoran 08/09/2017minha estante
Chocado que tem quem não goste de Ratos ?

Alessandra.Lemes 24/01/2023

Ratos e gatos
Ninguém sabe do que é capaz até o fazer. Essa frase define muito bem o espírito do livro. Chega uma hora q a raiva transborda. É muito interessante acompanhar a evolução das personagens. E não consegui parar de ler até terminar. Fiquei presa as páginas. Um livro muito bom.

cnovais 25/04/2021

Foi uma leitura ridícula. Personagens chatos, rasos, os acontecimentos/sentimentos/situações ficam se repetindo praticamente o livro todo, soluções super convenientes, conclusões óbvias... Que raiva.

Mari 21/03/2021

Ganhei o livro de um amigo, ele logo me disse que apenas no final que a história ficava interessante, pensei ser um exagero da parte dele, mas ele está a certo... Só no final q a história fica legal e mesmo assim nada muito interessante

A personagem principal é CHATISSIMA e não consegui ter nenhum apego a ela, a trama é enrolada e na maioria das vezes não me animava em continuar, oq salva, é q o autor em alguns (poucos) momentos conseguia instigar uma curiosidade, onde aquilo tudo ia dar, como tudo terminaria....mas até chegar no final é chão viu, nem parece q foram só 240 pags