A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

lililu 20/10/2023

Situação crítica
Olha, sinceramente eu não gostei muito desse livro.
A personagem é completamente chata, questionando tudo e apenas vendo o lado negativo de tudo. Ela tem falas muito machistas e preconceituosas e isso me fez quase desistir do livro.
Entendo que se trata de uma pessoa com um quadro de depressão, mas é bem complicado gostar.
Fora que, é um livro com uma energia extremamente pesada, não leria novamente

anna bia 19/06/2022

Eu sou, eu sou, eu sou.
eu não tenho palavras para exprimir o que eu senti lendo esse livro e o quanto que eu amei. É aquele tipo de livro que você termina e fica dias fitando o teto e pensando na história. O tipo de livro de cabeceira ou que você leva para todos os lugares para poder sempre ler trechos do livro quando precisasse.
eu fiquei totalmente absorta na escrita poética e melancólica. É um livro sensível e profundo. É reconfortante saber que eu não sou a única que vive em um redoma de vidro. Eu sinto muito Sylvia. ?
"Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia."

capê 03/08/2023

Um sonho ruim?? eu lembrava de tudo!
Achei que foi uma leitura densa, pela carga emocional, por mais que seja um livro pequeno.

a sylvia narra a depressão da esther de uma forma tão real, que eu conseguia sentir as dores dela enquanto lia. teve muitos momentos DESESPERADORES

é um livro que você espera um momento de melhora mas só vai se aprofundando mais na tristeza kkkkk você realmente entra na redoma de vidro com a esther.

"Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim.
Um sonho ruim.
Eu lembrava de tudo."

Cris 28/03/2022

Momento errado.
Fui munido de altas expectativas para esse livro, e preciso nem dizer o resultado disso, né?
Sou fascinado por livros que desenvolvem temáticas sociais, principalmente das pesadas (a reflexão sobre diversos assuntos é absurdamente essencial, porque infelizmente ainda precisamos falar o óbvio).
Mas esse livro não me prendeu em nenhum momento, sempre fiquei na expectativa de que isso iria mudar. E foi bem decepcionante, porque realmente não me prendeu.
Completei a leitura mesmo assim porque considerei muitas coisas importantes.
Algumas partes desse livro foram fortes demais. É notório que a personagem principal acumulou diversos pensamentos no decorrer da vida e isso corroeu ela no final. Os pensamentos suicidas descritos são de apertar o coração.
Talvez em outras circunstâncias eu gostasse desse livro, por isso ainda irei relê-lo. Talvez a minha rotina não me permitiu uma experiência completa com essa obra.
Então, leiam e decidam por si, é um livro necessário. Futuramente eu darei uma nova chance e espero ter conclusões muito diferentes.

poly 09/02/2021

O livro da minha vida.
Apesar de ser um livro pequeno, demorei alguns muitos dias para terminar de ler.
Nunca me identifiquei tanto com uma protagonista, nunca senti TANTO um livro na minha vida.
Essa história é dolorosa, recheada de gatilhos e cenas fortes e sentimentos fortes & justamente por isso mexeu tanto comigo.
Um enredo tão atual e tão perfeito.
Não consigo colocar em palavras o tanto que amo tudo nessa história, mesmo as partes tristes e as partes doloridas e as partes feias, pq tudo isso faz parte de mim.

Samael 25/10/2020

Um retrato da depressão
A Redoma de Vidro, romance semiautobiográfico escrito pela Sylvia Plath, conta a história de Esther Greenwood, uma estudante prodígio que vai estagiar em uma revista de moda em Nova York. A partir daí, com todas as angústias e pressões sofridas, a protagonista vai sendo arrastada aos poucos para depressão e caindo em uma clínica psiquiátrica.

Sylvia Plath nos narra, a partir de uma escrita extremamente articulada e poética, uma história de uma mulher do seu tempo e lugar, afetada constantemente pela sociedade machista e caótica presente. Não apenas isso, ela consegue retratar com clareza e aspereza os estigmas presentes com pessoas que sofrem de depressão de clínica.

Enfim, livro extremamente bem escrito e sentimental. Recomendo pra qualquer um que queira se aprofundar na temática envolvendo saúde mental e mundo feminino dos anos 50.
Infelizmente, é uma pena que a autora se suicidou 1 mês após a publicação, deixando apenas este como seu único romance e uma pequena coleção de belos poemas.

Maria.Printes 15/02/2020

Sylvia Plath - A Redoma de Vidro
Demorei muito para começar a leitura e finalmente resolvi ler este ano.
Bem, às primeiras 40 páginas me causaram certo tédio, mas dei continuidade.
E cheguei a me questionar se estava lendo o mesmo livro?
A proporção muda drasticamente, prende o leitor de forma surpreendente.
O Livro vai ficando amargo, só lendo para compreender o que digo.
Não é perfeito, mas vale ler sim.

mille is reading 21/09/2023

Um soco no estômago, eu diria.
Nós mulheres meio Esther Greenwood que percorrem um árduo e longo caminho para alcançar objetivos, mas ao atingi-los, não sentem mais prazer neles. Aí, começam a priorizar hobbies e sentem-se mais inclinadas a fazer qualquer coisa, exceto aquilo que envolve esses objetivos.

O livro é bem feminino e isso fez com que eu me sentisse bem, mas do meio pro fim ficou bem depressivo. Alguns relatos com relação a tentativas de suicídio, tratamento de choque e lobotomia me deixaram um tanto quanto chocada, então é um livro bem cru. Não tem como não se identificar, de certa forma, com a protagonista, a sua solidão, sobre achar que sabe o que quer pro futuro etc. Existem alguns pensamentos sobre moral humana e o papel da mulher na sociedade no decorrer do livro.

Foi uma leitura interessante e eu diria que me identifiquei mais do que gostaria. Só devo alertar a todos que se forem ler, procure fazer isso quando estiver com a saúde mental estável.

Flávia Pasqualin 07/04/2020

Existem livros que possuem uma atmosfera pesada e A Redoma de Vidro não poderia ser diferente. Com referências autobiograficas Sylvia conta sobre os dilemas enfrentados por Esther, uma estudante com um desempenho acadêmico exemplar, mas que ao ter que decidir sobre que rumo seguir em sua vida ela se sente pressionada. A partir das cobranças que vão surgindo é possível mergulhar de cabeça nas suas emoções e é aí que a coisa fica indigesta. Por se tratar da depressão, uma doença tão destrutiva, é palpável sentir o seu universo sufocante e melancólico, onde nada mais parece ter sentido ou valor. É uma boa leitura, carregada de sentimentos, mas se você não estiver em um momento zen eu não aconselho a leitura. Por se tratar de uma temática tão pesada acredito que ela possa ativar gatilhos, portanto é bom ter cautela na hora da escolha.

Vitoria 28/12/2022

?Quanto pior você ficava, mais longe eles te escondiam?
A redoma de vidro por Sylvia Plath é um livro pesado e profundo. Conta com descrições muito precisas e pessoais de uma mulher com depressão e a forma que ela lida com a condição. Além de ser um enredo cheio de metáforas e sinestesia.

Eu gostei da obra contemporânea, através da leitura desenvolvi uma grande empatia por indivíduos com estas condições.
Em geral, é uma obra complexa e melancólica. Não recomendo para pessoas sensíveis a temas como automutilação, tentativas de suicídio e depressão.

?Não teria feito a menor diferença se ela tivesse me dado uma passagem para a Europa ou um cruzeiro ao redor do mundo, porque onde quer que eu estivesse - fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc -, estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio que ar viciado.?
William.Almeida 28/12/2022minha estante
Adorei a resenha! Parabéns!!

Vitoria 30/12/2022minha estante
Obrigada!!

Sil 29/04/2020

Perturbador
O jeito que a autora descreve a loucura comprova que a mesma a provou na carne.
Cleuzita 03/05/2020minha estante
Também achei perturbador, ainda mais sabendo do suicídio dela pouco depois da publicação desse livro. Depressão é coisa séria.

Indria 16/11/2020

Um sonho ruim

Vitor Dantas 15/01/2022

Foi interessante acompanhar a história de Esther e de seu adoecimento, nos detalhes que a mesma vai nos entregando ao longo da primeira metade do livro. Além disso, possui um recorte importante, por tratar-se de uma experiência vivida por mulher nos anos 50, o que acaba apresentando situações bem específicas do que as mulheres socialmente estavam sujeitas na época (e por vezes hoje ainda, infelizmente). Entretanto, fiquei com um sentimento de que algo não foi melhor detalhado ao logo do livro, acredito que isso teria me aproximado mais da personagem.

m.dalri 18/11/2023

I wanna get him back
I wanna make him really jealous, wanna make him feel bad
Oh, I wanna get him back
Velaris2 18/11/2023minha estante
Olivia Rodrigo na veia