Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Vanessa Sueroz 13/07/2012

Ainda não te disse nada
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, o livro começa e termina justamente por causa desse pensamento de Mariana.

Mariana é de uma familia Italiana, porém mora em São Paulo e sonha em ser uma estilista famosa e uma moça muito romantica, que sonha em encontrar o principe encantado montado em um cavalo branco, porém ainda não conseguiu esse feito e trabalha em uma agência dos Correios, ela vê as pessoas diáriamente mandando encomendas de um lado para o outro, mas dificilmente vê alguém mandando cartas escritas a mão, até que um dia uma carta assim vai para uma caixa postal que o dono não aparece há muito tempo e Mariana resolve ajudar e ir entregar a carta pessoalmente ao dono, mas acaba por ficar com a carta em sua mão, mudando totalmente a sua vida.

Duas personagens que aparecem bastante do livro são as melhores amigas de Mariana Francesca – divorciada e tem uma filhinha – e Thaís – que é escritora.

Resenha completa em: http://blog.vanessasueroz.com.br/ainda-nao-te-disse-nada/

House of Chick 04/05/2012

“Ainda não te disse nada” conta a história de Marina, uma jovem muito bonita que sonha em ir para cidade grande. Filha de um italiano padeiro ela não deseja seguir com os negócios da família. Quando surge uma oportunidade Marina vai para São Paulo em busca dos seus sonhos: achar um amor para sua vida e seguir uma carreira de moda, já que ela quer se tornar uma estilista renomada.
Precisando de um emprego para pagar as suas despesas em sua nova cidade, Marina realiza um concurso público para trabalhar nas agências dos Correios. Ela não esperava ir trabalhar nos correios, já que isso nunca fora parte dos seus planos, mas acaba sendo lá que a nossa protagonista vai trabalhar.
Em seu trabalho ela fica pensando que ninguém manda mais cartas de amor, a maior parte das pessoas enviam pacotes. Quando ela repara em uma garota ruiva que vai repetidas vezes ao correio enviar cartas, ela fica interessada em saber sobre a história da menina, já que não é muito comum as pessoas escreverem cartas nos dias de hoje.
Mas assim que ela tem oportunidade de conhecer a tal ruiva, ela fica sabendo que o seu nome é Julia e que ela trabalha mandando cartas como se fosse outras pessoas. No início, ela acha que aquilo tudo é errado, já que Julia está enganando pessoas, mas depois de um tempo analisando a situação ela entende que ela pode estar ajudando alguns idosos solitários e transformando seus dias e suas vidas para melhor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/01/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Kelly SB 13/06/2012

APAIXONANTE!
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Eis mais uma perfeição de Maurício Gomyde! É o seu segundo livro e a diferença do primeiro é gritante! Ok, eu amei O Mundo de Vidro! ele possui uma história linda e envolvente, mas nada que se compare a Ainda Não Te Disse Nada, que além de possuir essas duas características indispensáveis em um bom livro, ainda é surpreendentemente apaixonante!

Marina Albertini, de família italiana, mora em São Paulo. Estuda moda e sonha em ser uma estilista de sucesso. Trabalha em uma agência dos Correios, envia e recebe encomendas de todos os lugares do mundo e pensava que ninguém mais, com a correria da vida, parasse para escrever cartas, até que um dia, por acaso? Destino? Eu acredito mais que por "aproveitamento de situação" rs uma veio parar em suas mãos e ela entrou em uma história que jamais pensou que pudesse viver. Não vou detalhar muito pra não estragar a surpresa maravilhosa que esse livro revela.

Marina tem duas amigas, Francesca e Thaís, que estão sempre ao seu lado. Francesca é divorciada e tem uma filha, Ciça. Thaís é escritora, namora Antônio há um certo tempo e também estuda moda. As três são da mesma turma na faculdade.

A história gira basicamente em torno de Marina, que é do tipo romântica ao extremo que sonha em encontrar o seu príncipe encantado. Porém, tem sempre um pé atrás nos relacionamentos, acredita que existe alguma coisa de errado com ela e que nunca vai encontrar seu verdadeiro amor, alguém que te complete e que seja o homem dos sonhos de qualquer uma.

Quando eu disse que a diferença entre os dois livros do autor é gritante eu me referi à estrutura geral da obra (não adianta, pode parecer loucura, mas eu sempre comparo um livro com o outro). Maurício escreveu de forma simples mas tão bem escrita, que nos permite entrar no mundo secreto de Marina e sentir cada emoção das cartas que ela recebeu ou escreveu, como se estas tivessem sido escritas a nós ou por nós mesmos...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com/2012/06/na-cabeceira-003-ainda-nao-te-disse.html
Marina 15/06/2012minha estante
Eu também penso que ninguém mais escreve cartas hoje em dia. E olha só, a personagem tem meu nome rsrs'

Kelly SB 15/06/2012minha estante
Menina, por falar em ninguém mais escrever cartas, eu to participando de um clube onde a gente troca cartas! Recebi a primeira hoje com vários marcadores, amei!

Marina hahhaha a personagem tbm é gente boa! sorte sua rs

Julia G 25/09/2012

Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde
"- Ih, desse jeito você nunca vai saber qual é o prazer de escrever... Fechar o envelope... Selar...
Marina acompanhou, de boca aberta, o ritmo das palavras da Dona Jane.
- ... Postar... Esperar a resposta por dias... Receber... Saborear a letra da pessoa... Imaginar o momento em que ela escreveu cada linha - Dona Jane olhou para cima, fechou os olhos, sorriu e continuou, lenta: - Não vai saber como é bom sentir a presença da pessoa ali... Naquele papel [...]" (p. 18)

Existem algumas histórias com o poder de sugar o leitor para além daquilo que está escrito; as palavras já não são mais vistas como palavras. O que se vê são imagens, são sorrisos, e até sentimentos. E foi exatamente assim que se desenvolveu Ainda não te disse nada, de Mauricio Gomyde.

Com o sonho de buscar seu futuro no mundo da moda, como estilista, Marina deixa a família e a pequena cidade onde creceu para tentar o mundo em São Paulo. Na escola de moda onde estava matriculada, fez algumas amigas para a vida toda: Francine e Thaís. Assim como também Dona Jane, sua colega de trabalho na agência dos Correios.

Sua rotina não poderia ter outro nome, principalmente porque, todos os dias, seus horários e atividades se repetiam. Até que, por um encontro brevíssimo com Julia - uma cliente da agência onde trabalhava -, tudo mudou. Ela, que pensava que ninguém mais mandava cartas hoje em dia, se vê com uma em mãos, e precisa decidir se assume a incumbência de responder, para não deixar que aquelas belas palavras de Heitor tenham sido registradas em vão. E escrever uma carta de resposta poderia ser muito mais importante para Marina do que ela poderia supor.

Com uma narrativa e linguagem simples, Mauricio Gomyde consegue encantar. A proposta do texto também preza pela ausência de complexidade, mas é este aspecto que torna a leitura tão prazerosa. Nas belas frases inseridas nas páginas do livro, pode-se tirar tantas lições quanto se desejar. Mas a principal delas, é sobre a força dos sonhos, especialmente quando se tem os pés no chão.

Os sonhos que Marina não são poucos nem fáceis. Mesmo assim, ela sabe que não pode perder o foco e simplesmente devanear. Ela luta por eles de maneira racional, trabalhada, metódica. E sabe-se que é essa a diferença entre quem apenas sonha e quem busca e consegue realizar.

Apesar de algumas passagens com os personagens secundários estarem ali apenas para mostrar os que se faziam presentes na vida de Marina, sem uma relevância real para a história, eu gostei muito da maioria deles. Os irmãos da protagonista eram especialmente interessantes, ainda mais quando tinham personalidades tão diferentes, como opostos que se complementavam. Francine e Thaís davam um ar de graça à trama, e apesar de não ter criado um vínculo mais aprofundados com as personagens, gostei muito delas.

É impossível deixar de gostar do livro, e eu fiquei suspirando com o final. Ainda que eu soubesse, antes de ler, o que realmente iria acontecer no final por dedução, nada tirou seu brilho. Acho que apenas fiquei querendo mais, aquele epílogo não foi o suficiente para mim. Para os que gostam de um livro leve e um romance fofo é mais do que indicado.

pordiegofranca 09/06/2012

Ainda não te disse nada
Realmente o título do livro já é uma surpresa. Surpreendente também é a emoção que o autor desperta num livro com palavras e um modo simples e divertido de ser escrito.

Cartas de amor tornou uma raridade nos dias atuais e é sobre isso que Maurício Gomyde aborda em seu livro.
A história de uma bela moça do interior que saiu de sua cidade para tentar a vida em São Paulo. Sonhando em ser uma estilista famosa, Marina corre atrás de seu sonho todos os dias com garra. Em seu trabalho num correio conhece uma garota que vai mudar a sua vida. E é aí que aparece a idéia de que "ainda não te disse nada".

É um livro divertido, romântico e bem fácil de ler. São palavras simples e que conseguem emocionar fácil o leitor. Não perca tempo e procure esse livro. Com certeza vão amar.

Moonlight Books 15/11/2012

Ainda não te disse nada, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Este é o segundo livro do escritor e músico Maurício Gomyde e também o segundo que li, posso dizer que é um daqueles livros que você termina de ler e fica com um sorriso bobo nos lábios.

Vamos conhecer Marina, uma jovem que sonha em ser uma famosa estilista de moda e mesmo tendo como tradição de família a administração de uma padaria, não teme deixar seu lar e este negócio para trás e vir morar sozinha em São Paulo para realizar seus sonhos. Ela trabalha como atendente do correios, passa suas tardes em um café lendo revistas de moda, estuda durante a noite e ainda reserva um tempo para se divertir ao lado das amigas Francesca e Thais. Nossa! Quase esqueço, Marina também é blogueira, não um blog de livros como este, mas um de moda.

Vocês podem perceber que a vida dela é bem agitada e durante esta correria, uma carta de amor chega as mãos de Marina, devido a impossibilidade de ser entregue ao seu destinatário a jovem fica com esta carta e acaba lendo a mesma, não imaginando o quanto sua vida mudaria a partir daquele momento.
Uma carta de dois amantes, que infelizmente não poderá ser respondida, porém seu conteúdo, belo e romântico encanta Marina e com pena de deixar aquele amor morrer, ela resolve responder a carta.

Assim Marina passa a ser Milena, a amada de Heitor, um homem solitário, que vive em um asilo em Portugal e encontra nestas cartas a alegria de seus últimos dias. Marina que sempre sonhou em encontrar um grande amor, percebe em certo momento, que Milena não existe mais, que cada palavra escrita vem de si, a mulher apaixonada que agora escreve é ela mesma. As cartas trocadas são pura poesia, delicadas e singelas, são acompanhadas com pétalas de rosas e muita emoção. Eu ficava na expectativa, junto com Marina, para ler as próximas.

"Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida..."

Logo tudo muda e Marina precisa decidir o que fará com este amor.

Ainda não te disse nada é um livro com uma bela história de amor e com personagens extremamente humanos, dá até vontade de convidar todos eles para tomar um chocolate quente na sua casa.

A protagonista é vibrante, sonhadora, romântica e muito batalhadora, ela transmite sua energia ao leitor, nos deixando super animados.
Marina é cercada de pessoas incríveis, suas amigas por exemplo são super alto astral, querem que ela namore um professor gatão de qualquer maneira; suas tentativas de convencer a jovem são hilárias, bem como todas as conversas entre elas. Temos também o Sr. Patrício, um velhinho camarada que sempre tem a palavra certa na hora certa e a Dona Jane fiel amiga de trabalho. Não posso esquecer Otavinho, o vizinho paquerador, cheio de frases de efeito, que vão dos pensamentos de Bob Marley, passando por Bob Dylan e terminando com Bob Esponja.

A narrativa é leve e flui super bem, tem uma linguagem muito atual e real, permite ao leitor se ver naquela situação. O universo feminino foi muito bem retratado, acho que o Maurício andou ouvindo muitas conversas de garotas.
O que mais admiro em sua escrita, é a mistura de música ao enredo, não apenas como uma trilha sonora, mas como parte da história, você não lê apenas, você escuta o livro, canta e dança com os personagens.
O título do livro é parte de uma canção que confronta Marina no decorrer na história, a letra desta desafia a moça a encarar a verdade.

O livro ainda resgata o prazer de ler e escrever cartas e mostra a triste situação dos idosos esquecidos em asilos por seus familiares. Também nos questiona sobre o ato de mentir, em certos momentos podemos considerar a mentira de Marina errada, mas levando em conta a alegria que dá ao solitário Heitor, pensamos se realmente seus atos não são justificáveis. É uma situação difícil de julgar, no meu caso ainda sou a favor da verdade absoluta, por melhor que tenha sido a intenção.

Este é um livro que me fez suspirar, rir, chorar e acreditar na força dos sonhos e de um grande amor. Com certeza um dos melhores que li, recomendo.

"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."

MariFer_1212 11/09/2012

Quando uma amiga me indicou a leitura deste livro (e inclusive me emprestou este livro), eu admito que não esperei grande coisa do livro. Confesso, sou meio preconceituosa com autores brasileiros, é uma coisa inexplicável, mas os livros de autores brasileiros nunca conseguem prender a minha atenção como os estrangeiros conseguem.

Mas qual não foi a minha surpresa, ao pegar “Ainda não te disse nada” e simplesmente não conseguir parar de ler? Fui tragada de tal forma para dentro da história que parar de ler o livro era quase um martírio. Eu simplesmente devorei cada página e quando cheguei ao final, estava tão emocionada, que por pouco não chorei.

Marina Albertini é uma pessoa comum, trabalha nos Correios e faz faculdade de moda a noite. E tem um grande sonho: Ser uma estilista famosa. Para realizar seu sonho, ela deixa a família em uma cidade do interior de São Paulo, onde o sonho de sua família era ela assumir o comando da padaria de seu pai, e se muda para a capital. Lá, juntamente com suas grandes amigas Thais e Francesca, ela vive uma vida de sonhos, trabalho, paqueras e amizade, como qualquer outra mulher com seus 25 anos.

Um belo dia, toda a vida de Marina segue um novo rumo. Ela sempre vê uma bela ruiva indo aos correios enviar cartas, coisa que mais ninguém fazia nos dias de hoje. E qual não foi a surpresa dela ao dar de cara com a mesma ruiva na livraria onde ela fazia seus esboços e descobrir que na verdade, ela era contratada para escrever cartas de amor para pessoas que não conhecia, a pedido de algum familiar ou pessoa próxima. E qual não foi a surpresa dela ao tentar encontrar a dona de uma carta esquecida numa caixa postal dos Correios e descobrir que a mesma havia morrido e se tratava de ninguém menos que Julia, a ruiva que trabalhava com o Anjo Carteiro.

Curiosa para saber o que havia sido escrito na carta, que nunca teria uma resposta, Marina decide abri-la e se depara com uma grande declaração de amor de alguém que vive em Portugal. Ela tenta seguir em frente com a sua vida, mas não consegue. A carta mexe com ela de uma forma inexplicável. E ela se sente na obrigação de dar uma resposta ao remetente, Heitor.

Logo, Marina se vê em algo mágico. Ela envia cartas para Heitor, tentando descobrir informações sobre sua amada. E não só descobre que o nome dela era Milena, como também várias coisas que ela gostava. E mesmo namorando Luca, ela simplesmente se apaixona pelas palavras escritas nas cartas, ela simplesmente não consegue colocar um ponto final em toda aquela história.

Uma história altamente emocionante e cativante. Eu simplesmente ia me apaixonando pelas palavras junto com Marina. Em alguns momentos, eu não queria que o livro acabasse. E confesso, não sei dizer em qual parte do livro, mas acredito que desde o início, eu senti o que aconteceria no final. E não me enganei. E mesmo com esta “previsibilidade” do final, devo dizer que o livro simplesmente me encantou.

Maíra Souza 07/12/2012

Ainda não te Disse Nada - Maurício Gomyde
Vou começar pela linda capa. Depois de várias olhadas é que reparei o rosto de uma mulher entre os muitos envelopes de cartas. O que me fez pensar em Marina, quando escrevia, fazia por inteiro, como se cada palavra saísse de uma parte de seu corpo. Uma ótima idéia para capa.
Confesso que nos primeiros capítulos achei bem simples, sem muita empolgação. Mas a partir de certo ponto, não conseguia parar de ler. Tanto que fiquei na pilha para lê-lo por completo o mais rápido possível.
A forma simples de escrita, fácil de entender, trechos de músicas.. Me encantou.
Depois de certo ponto fui tentando imaginar um pouco o final do livro, não sei dizer se é bom. Mas acabou seguindo bem o roteiro que imaginei.
As amigas de Marina são as melhores! Divertidas, sem papas na língua e verdadeiras. Me fez refletir sobre a carência de amizade que se tem hoje em dia. Carência de amizade sincera! Não conheço muitas pessoas com amizades do tipo. Mas sei que isso faz toda a diferença na vida da gente.
É uma boa história e tem "seus jeitinho" para ser diferenciada de outras histórias.
Os escritores brasileiros precisam ser mais divulgados e suas histórias devoradas tanto quanto histórias de escritores estrangeiros. Aconselho que leiam, indico totalmente!
Espero que gostem!

Ana Carla 23/08/2013

Que história gostosa, diferente, romântica... ai ai. Dá um filme perfeito.

LU Faustino 02/11/2013

A história é muito diferente e fofa. Acreditar nos sonhos e tentar busca-los é a lição que fica do livro. Marina Albertini é uma sonhadora e ao mesmo tempo tem os pés no chão para saber onde quer chegar. As conversas com as amigas são hilárias. E o Otavinho é muito fofo demais da conta, gente. Nota 10.

Felipe Miranda 10/01/2014

Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde por Oh My Dog estol com Bigods
Quando completasse vinte e um anos Marina seria coroada "Padeira Oficial da família Albertini",mas de padeira ela não tinha nada,nem pão comia,queria viver o mundo da moda. Jovem e romântica,dona de uma beleza de dar inveja,os pretendentes que chovem em sua horta,nunca atendem suas exigências,Marina queria se apaixonar de verdade. Em busca do seu sonho de ser uma famosa estilista vai para São Paulo estudar,onde trabalha numa agência dos correios para se sustentar. Em uma conversa com Dona Jane,amiga de trabalho,elas discutem que ninguém escreve cartas hoje em dia.
Não sabia o quanto estava errada.

"Ninguém mais manda carta.Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê.O pior é que escrevem tudo errado e abreviado." - Dona Jane,página 17.

Marina então conhece Julia,uma moça jovem que no mundo tão moderno como o de hoje,ainda escreve cartas,aparecendo sempre nos Correios. Descobre então que ela é uma espécie de "Anjo Carteiro",pessoas pagam para que ela escreva cartas se passando por outras pessoas,levando um pouco de alegria e afeto,mesmo que sejam falsos. Mas Julia chega a falecer e Marina fica com sua correspondência que não pôde ser entregue.Sem conter a curiosidade,abre a carta e se encanta com o que lê. Marina começa a se corresponder fingindo ser a "Milena" que Julia fingia ser,trocando cartas com Heitor. Mas acaba se envolvendo demais,e todas as palavras trocadas entre ela e Heitor despertam sentimentos nela que a deixam muito confusa.Mesmo nunca tendo o visto,nem ouvido sua voz. Marina conhece o amor do jeito que nunca imaginou,da forma mais improvável do mundo.

A base do livro é essa,não sei como fazer essa resenha sem estragar as surpresas,por isso pararei por aqui,já contei demais. Vou dizer que o livro é de uma delicadeza encantadora,uma delícia de ler.
Dei várias gargalhadas durante a leitura,os personagens são super bem construídos,a estória então nem se fala. As amigas de Marina,Thaís e Francesca,ambas com seus problemas amorosos,rendem muito "pano pra manga" no livro,muitos diálogos divertidos entre as três durante o enredo. O meu personagem preferido é o Otavinho,vizinho de Marina,que tem quinze anos de idade e me matou de rir todas as vezes que apareceu no livro dando em cima de Marina,haha. Realmente gostei muito do livro, de todos os detalhes que me encantaram, das páginas amarelinhas á capa linda de morrer. Sabe o que seria demais? se virasse filme.De verdade,eu imaginei esse filme no cinema,seria um sucesso,eu com certeza pagaria pra ver.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Livretando 16/01/2014

Resenha Ainda não te disse nada
Marina Albertini é uma jovem sonhadora, que, apesar de amar e se orgulhar do pai, não quer seguir sua profissão, ser padeira. Filha de italianos, nascida em São Pedro da Serra e moradora da grande São Paulo, Marina estuda moda e trabalha em uma agência dos correios para custear suas despesas. Seus sonhos? Se formar na faculdade e conseguir uma vaga em alguma empresa de moda no exterior, além de conseguir um verdadeiro amor. Um homem que seja romântico, que se importe com as pequenas coisas de um relacionamento, não apenas com o sexo.

Francesca e Thaís, suas fiéis amigas, e seu irmão Tiziano, formam a parte humorística da obra, o que não pode faltar na narrativa do Gomyde. Seu Patrício é o dono do café dentro da livraria onde ela passa a maior parte do seu tempo livre, se inspirando nos modelos das grandes revistas de moda. Ele é uma pessoa muito agradável e amável, que Marina adora conversar. Assim como Dona Jane, sua companheira de trabalho.

Em mais um dia rotineiro de trabalho, Marina conversa com Dona Jane sobre a perda do hábito de se escrever cartas nos dias de hoje. As pessoas, sempre tão atarefadas e certadas de tecnologia, preferem enviar suas correspondências via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação, que consiga respostas mais rápidas. O que Dona Jane considera algo sem emoção, afinal, todas as letras são iguais, não é a mesma coisa de se pegar em um papel e imaginar: "nossa, esse papel já esteve nas mãos dela(e)... hm, e essa letra..." Até que, neste dia, algo incomum acontece: uma jovem, Júlia, vai à agência dos correios onde elas trabalham para postar uma carta. Aquilo chamou a atenção das duas, afinal, era sobre isso que se falava naquela manhã. Tudo bem, o dia passa e mais nada de diferente acontece. Mas em uma de suas idas à livraria, Marina vê a jovem novamente, escrevendo uma carta. Então ela decide abordar a garota, que acaba contando o que faz. Julia mantém um negócio chamado "O Anjo Carteiro", onde, mediante contrato, ela se corresponde com pessoas se passando por outra, geralmente algum amor do passado.

Mas por obra do destino, uma dessas cartas vai parar nas mãos de Marina, que não resiste e a lê. As palavras contidas ali a arrebataram, palavras tocantes e apaixonadas. Então Marina, sabendo do esquema "d'O Anjo Carteiro", fica se questionando se deve ou não responder a carta de Heitor, escrita de forma tão apaixonada. Afinal, esta foi responsável por trazer de volta um pouco de alegria a Heitor, através das "palavras de sua amada", Milena.

Será que Marina deveria seguir em frente com aquilo e responder a carta? Não traria sofrimento a Heitor? Afinal, essa mentira não duraria para sempre. Marina sabia que não era Milena quem realmente escrevia as cartas.

Mais uma vez, Maurício Gomyde arrebentou em sua narrativa. Pôs tudo na medida certa. As cenas de humor, que são comuns nos livros do autor, também não deixaram a desejar, ri muito, na maioria delas. Sem dúvidas, uma obra que merece ser lida por todos. Um romance singelo, onde não se espera nada além de palavras de carinho. Mas que vai muito além...

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/03/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Ana Paula Carva 12/02/2014

Perfeito!