Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Ana Carla 23/08/2013

Que história gostosa, diferente, romântica... ai ai. Dá um filme perfeito.

Marcela Suzano 30/09/2013

Lindo!
Acho muito lindo quando a gente encontra um autor nacional da qualidade do Maurício Gomyde. Prova de que a literatura brasileira tem muita gente boa, com capacidade de nos fazer emocionar e vivenciar uma história tão bela quanto a desse livro.
Ainda não te disse nada conta a história de Marina, uma jovem sonhadora, etilista, que se vê envolvida com a troca de cartas com Heitor, um senhor que está num asilo em Portugal... Só essa premissa já dá a ideia do tanto de coisas interessantes que podem desenrolar.
E Maurício não decepciona. Livro lindo, cartas especiais. Uma história de tirar o fôlego.

LU Faustino 02/11/2013

A história é muito diferente e fofa. Acreditar nos sonhos e tentar busca-los é a lição que fica do livro. Marina Albertini é uma sonhadora e ao mesmo tempo tem os pés no chão para saber onde quer chegar. As conversas com as amigas são hilárias. E o Otavinho é muito fofo demais da conta, gente. Nota 10.

Felipe Miranda 10/01/2014

Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde por Oh My Dog estol com Bigods
Quando completasse vinte e um anos Marina seria coroada "Padeira Oficial da família Albertini",mas de padeira ela não tinha nada,nem pão comia,queria viver o mundo da moda. Jovem e romântica,dona de uma beleza de dar inveja,os pretendentes que chovem em sua horta,nunca atendem suas exigências,Marina queria se apaixonar de verdade. Em busca do seu sonho de ser uma famosa estilista vai para São Paulo estudar,onde trabalha numa agência dos correios para se sustentar. Em uma conversa com Dona Jane,amiga de trabalho,elas discutem que ninguém escreve cartas hoje em dia.
Não sabia o quanto estava errada.

"Ninguém mais manda carta.Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê.O pior é que escrevem tudo errado e abreviado." - Dona Jane,página 17.

Marina então conhece Julia,uma moça jovem que no mundo tão moderno como o de hoje,ainda escreve cartas,aparecendo sempre nos Correios. Descobre então que ela é uma espécie de "Anjo Carteiro",pessoas pagam para que ela escreva cartas se passando por outras pessoas,levando um pouco de alegria e afeto,mesmo que sejam falsos. Mas Julia chega a falecer e Marina fica com sua correspondência que não pôde ser entregue.Sem conter a curiosidade,abre a carta e se encanta com o que lê. Marina começa a se corresponder fingindo ser a "Milena" que Julia fingia ser,trocando cartas com Heitor. Mas acaba se envolvendo demais,e todas as palavras trocadas entre ela e Heitor despertam sentimentos nela que a deixam muito confusa.Mesmo nunca tendo o visto,nem ouvido sua voz. Marina conhece o amor do jeito que nunca imaginou,da forma mais improvável do mundo.

A base do livro é essa,não sei como fazer essa resenha sem estragar as surpresas,por isso pararei por aqui,já contei demais. Vou dizer que o livro é de uma delicadeza encantadora,uma delícia de ler.
Dei várias gargalhadas durante a leitura,os personagens são super bem construídos,a estória então nem se fala. As amigas de Marina,Thaís e Francesca,ambas com seus problemas amorosos,rendem muito "pano pra manga" no livro,muitos diálogos divertidos entre as três durante o enredo. O meu personagem preferido é o Otavinho,vizinho de Marina,que tem quinze anos de idade e me matou de rir todas as vezes que apareceu no livro dando em cima de Marina,haha. Realmente gostei muito do livro, de todos os detalhes que me encantaram, das páginas amarelinhas á capa linda de morrer. Sabe o que seria demais? se virasse filme.De verdade,eu imaginei esse filme no cinema,seria um sucesso,eu com certeza pagaria pra ver.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Livretando 16/01/2014

Resenha Ainda não te disse nada
Marina Albertini é uma jovem sonhadora, que, apesar de amar e se orgulhar do pai, não quer seguir sua profissão, ser padeira. Filha de italianos, nascida em São Pedro da Serra e moradora da grande São Paulo, Marina estuda moda e trabalha em uma agência dos correios para custear suas despesas. Seus sonhos? Se formar na faculdade e conseguir uma vaga em alguma empresa de moda no exterior, além de conseguir um verdadeiro amor. Um homem que seja romântico, que se importe com as pequenas coisas de um relacionamento, não apenas com o sexo.

Francesca e Thaís, suas fiéis amigas, e seu irmão Tiziano, formam a parte humorística da obra, o que não pode faltar na narrativa do Gomyde. Seu Patrício é o dono do café dentro da livraria onde ela passa a maior parte do seu tempo livre, se inspirando nos modelos das grandes revistas de moda. Ele é uma pessoa muito agradável e amável, que Marina adora conversar. Assim como Dona Jane, sua companheira de trabalho.

Em mais um dia rotineiro de trabalho, Marina conversa com Dona Jane sobre a perda do hábito de se escrever cartas nos dias de hoje. As pessoas, sempre tão atarefadas e certadas de tecnologia, preferem enviar suas correspondências via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação, que consiga respostas mais rápidas. O que Dona Jane considera algo sem emoção, afinal, todas as letras são iguais, não é a mesma coisa de se pegar em um papel e imaginar: "nossa, esse papel já esteve nas mãos dela(e)... hm, e essa letra..." Até que, neste dia, algo incomum acontece: uma jovem, Júlia, vai à agência dos correios onde elas trabalham para postar uma carta. Aquilo chamou a atenção das duas, afinal, era sobre isso que se falava naquela manhã. Tudo bem, o dia passa e mais nada de diferente acontece. Mas em uma de suas idas à livraria, Marina vê a jovem novamente, escrevendo uma carta. Então ela decide abordar a garota, que acaba contando o que faz. Julia mantém um negócio chamado "O Anjo Carteiro", onde, mediante contrato, ela se corresponde com pessoas se passando por outra, geralmente algum amor do passado.

Mas por obra do destino, uma dessas cartas vai parar nas mãos de Marina, que não resiste e a lê. As palavras contidas ali a arrebataram, palavras tocantes e apaixonadas. Então Marina, sabendo do esquema "d'O Anjo Carteiro", fica se questionando se deve ou não responder a carta de Heitor, escrita de forma tão apaixonada. Afinal, esta foi responsável por trazer de volta um pouco de alegria a Heitor, através das "palavras de sua amada", Milena.

Será que Marina deveria seguir em frente com aquilo e responder a carta? Não traria sofrimento a Heitor? Afinal, essa mentira não duraria para sempre. Marina sabia que não era Milena quem realmente escrevia as cartas.

Mais uma vez, Maurício Gomyde arrebentou em sua narrativa. Pôs tudo na medida certa. As cenas de humor, que são comuns nos livros do autor, também não deixaram a desejar, ri muito, na maioria delas. Sem dúvidas, uma obra que merece ser lida por todos. Um romance singelo, onde não se espera nada além de palavras de carinho. Mas que vai muito além...

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/03/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Ana Paula Carva 12/02/2014

Perfeito!

Silvana Gomez 22/03/2014

Um dos livros mais fofos e originais que já li. Só posso dizer isso. A história da Marina e sua busca pelo amor por meio das cartas que ela troca com o Heitor é muito linda. As surpresas finais são de tirar o fôlego.
Pode ler sem medo.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/04/2014

Romance nacional muito bom
Marina Albertini é a personagem principal do livro, uma jovem de 25 anos que saiu do interior e foi para São Paulo estudar moda. Seu grande sonho era ser estilista. Tinha um blog onde falava sobre o assunto. Na faculdade, tinha duas melhores amigas: Thaís e Francesca. Para conseguir se manter na cidade grande, trabalhava numa agência dos Correios.
"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."
Ela e Dona Jane, sua colega de trabalho que já estava quase se aposentando, observavam nessa agência que quase ninguém mais mandava cartas, eram apenas encomendas e encomendas.
E é justamente uma carta que vai mudar a vida de Marina. Ela decide responder uma carta que não era para ela, mas que só ela poderia responder, e a partir daí se inicia uma série de correspondências que faz com que Marina repense muitas coisas.
"Começou a se sentir vazia, sozinha.
Namorava um homem lindo, era também linda e desejada por muita gente, estudava o que queria, tinha emprego, amigos, era querida. E sentia-se infeliz. Cada vez mais parecia com a Nina. Linda e solitária, enfiada num mundo pequeno, prensada de todos os lados por uma parede invisível. A autossuficiência cobrava sua fatura em forma de solidão. Opção própria. Não era culpa de mais ninguém."
Seria possível apaixonar-se por alguém apenas por suas palavras? Um amor improvável, incomum.
"...mas o destino faz das suas e, em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação." (página 222)

Gostei muito do livro, foi uma das minhas melhores leituras do ano. É um romance divertido, nos faz pensar sobre tornar melhor a vida de outras pessoas, sobre realizar sonhos... sobre nossa própria vida. Achei incrível como o autor conseguiu criar personagens tão bem construídos, mesmo os que tem menos destaque na história são super ricos em detalhes. É tanta coisa em 236 páginas!

"Sempre ouviu que cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa. Para melhor ou pior. A passagem de Julia por sua vida havia sido rápida e transformadora, mas só agora percebia aquilo." (página 71)

Quando eu abria "Ainda não te disse nada" era como se o mundo ao meu redor não existisse mais, era só aquela história que importava. Foi uma leitura que me prendeu. E quando eu achava que já tinha descoberto o que ainda não tinha sido dito, aconteceram reviravoltas e o final me surpreendeu e encantou.

O livro tem folhas amareladas, o tamanho das margens e das letras é bom. Gostei da capa, tem a ver com a história.
Eu já acompanhava o autor pelas redes sociais, depois de ler "Ainda não te disse nada", me tornei fã dele.

"Ainda não te disse nada" é um livro apaixonante, divertido, encantador, super bem escrito e que eu recomendo.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/04/resenhalivro-ainda-nao-te-disse-nada.html
Jéssica Maria 23/03/2016minha estante
Amei sua resenha! Fez eu querer ler o livro! :)

Isadora 08/02/2016

Decepcionou
Odeio quando acontece de eu estar lendo um livro e, de repente... acontece algo que me desanima total e completamente. Larguei o livro sem dó nem piedade. Não recomendo.

Marina Nina 24/04/2019

Eu AMO esta história. E o Maurício (meu autor nacional favoritíssimo) vai relançar o livro este ano. Já estou ansiosa, porque imagino que ele vá trazer atualizações.
A história é linda, diferente e cheia de frases tocantes.
Já quero.

Silvana Gomez 22/08/2019

Perfeito
Este livro é simplesmente perfeito! Eu tinha lido a versão original, lançada há alguns anos, e amei. A capa do livro novo ficou de tirar o fôlego e eu vi que tem novas cenas e personagens. Como melhorar o que já estava perfeito????

Ludy @emalgumlugarnoslivros 15/11/2019

Romântico do início ao fim
Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde
220 páginas/Qualis Editora

"Todo o romantismo que sempre procurei, encontrei nas palavras de alguém que escrevia com alma."

A romântica Marina Albertini deixou a pacata São Pedro da Serra para viver em São Paulo. Seu sonho é viver da moda.
Apesar do romantismo, ela nunca viveu uma história de amor - e desacredita do poder das cartas.
Quando se vê com uma carta em mãos, sem a possibilidade de entregar ao destinatário, a curiosidade fala mais alto.
Ao abrir, Marina será atingida pela força das palavras de Heitor.
Um romance improvável, mas carregado de paixão.

Infelizmente, não sou da época em que escrever cartas era um hábito, mas sempre sou tocada por histórias que trazem esse tema - com esse livro não foi diferente.
Marina é uma personagem doce, otimista, romântica e cheia de sonhos. Foi fácil ser cativada por ela.
Uma jovem moderna, mas que se vê motivada ao conhecer o Anjo Carteiro - já eu tive um breve receio até entender o sentido desse anjo. Um lindo gesto de bondade e cuidado.
Impossível não ser envolvida pela história; quando a troca de cartas se inicia, tudo fica mais encantador e apaixonante.
Fiquei fascinada com as palavras, mas também aflita. Tudo poderia dar errado, e o medo que os corações fossem despedaçados era grande.

É o meu primeiro contato com a escrita do Mauricio, e não poderia estar mais encantada.
A escrita dele é fácil, repleta de paixão e leveza.
Os capítulos curtos tornaram a leitura fluida e rápida - tanto que terminei em 24h.
Amei a construção das personagens, são carismáticas e reais.
Mauricio aborda os relacionamentos. Os que não deram certo, mas resistiram ao tempo; os que estão iniciando sem uma fagulha de amor; e até os amores que se encontraram nas palavras.
Muito sutilmente, ele também fala sobre relações em que há a ausência do respeito.
E o que dizer do plot? Não sei nem o que dizer, apenas sentir.

Ainda não te disse nada é um romance inspirador.
Exalta o poder das palavras, palavras verdadeiras e tocantes.
É sobre a essência do amor, do respeito, dos sonhos e do crescimento interior.
Leitura perfeita para os românticos incuráveis.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Duda 10/12/2019

A escrita é bem dinâmica, os capítulos são curtos e as amigas da Marina são bastante engraçadas... achei uma mistura de vários estilos. Tem uma linguagem clara e coloquial (que ás vezes eu não curtia tanto) mas também um ar poético somado a momentos de descontração. A história é bem legal, estava esperando algo um pouco diferente, mas mesmo assim gostei.

Cris 22/12/2019

Apaixonante
"Universos quase paralelos, que se encontravam apenas em indiferentes trocas de olhares. Quanta oportunidade perdida, quanta história não contada, quanto aprendizado desperdiçado! Qual a melhor hora para começar a realizar aquilo que um dia seria tarde demais?" Pág. 33

Marina é uma jovem estudante de moda que mora em São Paulo. Aos 22 anos, ela administra um perfil de moda no instagram e faz muito sucesso com as fotos que posta.

Marina é sonhadora e batalhadora. Ela deixou sua tradicional família italiana no interior de São Paulo pra realizar seus sonhos na Capital. Ela divide seu tempo entre os estudos e o trabalho como atendente em uma agência dos Correios, e com isso, ela não tem tempo e nem interesse em se dedicar à sua vida amorosa.

Um dia, uma carta vai parar nas mãos de Marina. Heitor enviou a carta de Portugal para sua amada no Brasil, e Marina se sentiu encantada com a escrita e por um impulso resolve responder à carta.

A história segue com Marina cada vez mais envolvida pela troca de cartas: ela começa a se corresponder com este estranho, e começa a compartilhar sua vida com ele, e mesmo à distância, parece que os dois se entendem, e têm muito em comum.

Sabe aquela história que tem um toque de romances antigos? O autor soube trazer todo este sentimento e nostalgia para esta história. Acredito que por causa da questão da correspondência por cartas, quando atualmente tudo está tão imediato por causa da internet, me trouxe um sentimento nostálgico gostoso e também um toque sonhador.

Além de tudo, o autor sempre coloca em seus livros referências externas, seja de músicas ou filmes, e isso enriquece muito a história, ao mesmo tempo que nos traz curiosidade também.

Eu gostei muito da Marina, é aquela protagonista cheia de sonhos, que não se intimida pela opinião dos outros e que apesar de não ter tudo o que deseja, sabe que algo de bom está esperando por ela em algum momento da vida. Ela passa pelas decepções de cabeça erguida, mas tem um bom coração e é muito querida por todos.

A história tem diálogos divertidos e personagens que me fizeram rir, mas apesar disso, o que prevalece é a narrativa encantadora do Mauricio, que nos faz virar as páginas sem perceber, desejando que tudo acabe bem e que todo o mal entendido seja desfeito.

O único ponto que não gostei muito foi da parte final, que eu achei meio corrido, pro tamanho da confusão que tinha sido criada, mas eu adorei o livro, adoro a escrita do autor e quero ler tudo o que ele escrever.

"Talvez este teu sonho não tenha 'ainda' virado realidade. Mas quem dirá que não pode vir a se realizar? A vida é uma roleta: esperamos o dia em que ela vai parar no número em que apostamos. Na imensa maioria das vezes, ela não para. Mas quando para, não há sentimento mais gostoso." Pág. 142