O Preço De Uma Lição

Gutti Mendonça

Resenhas - O Preço de Uma Lição

VitrinedePromos 09/06/2012

“eu te amo muito muito! etc ,,, etc ,,,,
Em O preço de uma lição, conhecemos a história da vida amorosa de um garoto. Gostaria de dizer o nome dele, mas acredito que ele não tenha nome. Durante toda a leitura eu procurei descobrir, mas o engraçado é que só o nome dele não aparecia. Sei lá pode ser que eu tenha lido desatenta e não tenha conseguido achar, o que é bem possível, porque a cada burrada que eu lia do personagem, era uma bronca que eu dava no livro. E acreditem, ele cometeu muuuuuuuuitas burradas, e eu adoro interagir com livros e com a televisão. Um dia se eu ficar gagá as pessoas vão achar que estou no meu temperamento normal.

No entanto, ele não era uma pessoa ruim. O legal do livro, é que ele mostrou que muitas vezes fazemos mal às outras pessoas porque estamos muito perdidas. Nem é por querer, mas acabamos fazendo besteira. O garoto então, nossa senhora! Partia corações de várias meninas, e muitas delas o perseguiam como almas penadas. Nessa parte do livro eu comecei a achar que era muita viagem: como assim? Todas arrastam um caminhão por ele? E mais: ele era nerd, modelo, fiel e apaixonado.

Será que existe alguém assim? Mas lá pelo final do livro a gente tem a impressão de que pode ter sido baseado em fatos reais, então nem julgo se o autor resolveu ou não fazer um super-herói.

Outro aspecto, é que você se diverte muito com as primeiras namoradas do cara. A primeira era protestante, e tinha pais muito ortodoxos que proibiram o namoro. A menina se chamava Sara, mas ela era meio doida, esperava um sinal de Deus para permitir seu namoro, e antes disso não podia beijar na boca. Depois desse affair, nosso herói arruma Melissa como namorada, mas esta também enrola muito para beijá-lo na boca, dessa vez por causa da irmã que também se apaixona por ele. Acompanhar a aflição dele é divertido, porque é muito típico da adolescência os garotos estarem desesperados pelo primeiro beijo (veja o vídeo do Felipe Neto sobre o assunto). O mais engraçado, é ler estas memórias sendo mulher. Você vai se ver pensando se as mulheres não são meio loucas: ora exigindo que o rapaz seja paciente e outra que ele tenha atitude. No meio disso tudo está só um cara afim de uma menina grilada.

Depois dessa fase de namoros frustrados, ele tenta apenas curtir com as meninas sem compromisso, e Você começa a pensar que ele pegou o jeito, e mais: que tem mel no sangue. Isso porque várias meninas no acampamento se interessam por ele e a namorada do melhor amigo dele também, e aonde ele vai, tem sempre uma rastejando por ele. O cara tinha tudo para ser o maior galináceo da história, mas quando encontra Juliana, ele não quer mais saber do mundo. Todos vão contra o namoro porque ela é 5 anos mais nova e mora em outra cidade, mas ele sempre corre atrás para estar com ela, até que ele acaba cavando a própria cova ao exigir demais de Juliana.

O término foi todo por culpa dele. Eu confesso que gostei quando o namoro acabou, porque os telefonemas melosos dele com a namorada acabaram (acredite, eram várias páginas de mimimimi), mas foi bonito ver o aprendizado do rapaz. Aos poucos o caráter dele foi se fortalecendo, e ele foi percebendo que um relacionamento é troca e não exigências. Cada um dá o que tem, e da melhor forma possível.

Entretanto é claro que você torce para eles voltarem, o sentimento de ambos é louvável e comovente, mas você reza para não ter mais 10 páginas de “eu te amo muito, muito!”. Isso é tudo pessoal!

Leitura e resenha feita por Aleska Lemos do blog Diários de Bordo e colaboradora da Saleta de Leitura

Malu 25/07/2012

Poxa, amei e odiei ao mesmo tempo, aquele tipo de livro que deixa a pessoa curiosa, querendo saber o que vai acontecer depois, as vezes entediante, mas no final, foi decepcionante e lindo ao mesmo tempo, acho que parou na hora certa, mesmo querendo o tempo todo saber o que aconteceu.

Isa 16/09/2012

O Preço De Uma Lição
Eu com certeza aprendi muito com esse livro, ele conta uma história muito linda entre um casal, com um problema típico de hoje em dia, a diferença de idades, morando um longe do outro, o rapaz vive gastando dinheiro, para que sempre consiga ver ela, sinceramente, eu recomendo para quem se apaixona de verdade, ler esse livro, e ficar atento, que garotos também se apaixonam. O ruim do livro, foi que deixa a gente curiosa para saber se os dois iriam ou não ficar juntos no fim, mas quando você vê, está no final, sem resposta.

Yue Lim 24/09/2012

Realmente, o preço de uma lição!
Bem, só posso definir o que senti ao ler a última página deste livro como frustração. Quando comecei a lê-lo eu tinha algumas expectativas, que sequer foram supridas. O livro inteiro, ao meu ver, é uma grande balela! Pelo amor do Pai! Como um garoto pode ser tão boboca assim: tem o relacionamento perfeito e faz de tudo para que haja brigas, ciuminhos bobos e picuinhas?! Não dá pra entender...

O enredo, de um modo geral, é fraco. Quando eu pensei que os autores iam conseguir sair da mesmice, eis que nada acontece. Sério, eu só terminei de ler este livro porque não sou do tipo que abandona um projeto de leitura. Mas, devo confessar que foi dureza.

Julia Dantas 25/09/2012

Lindo livro
Esse livro é muito lindo!!Ele conta toda a vida de um menino, desde a infância ate a fase adulta!Conta dos seus "amores", de suas viagens, de suas decepções amorosas de, de seu trabalho... É emocionante!E no final de tudo, esse livro foi escrito para o seu grande amor: a Juliana!É realmente muito lindo, leiam!bjo;*

Erik 31/10/2012

Novela das 6
Bom,eu precisava voltar a ler...quem me conhece sabe que nao compro o primeiro livro que vejo..mais a curiosidade venceu quando decidi comprar esse livro..me arrependi um pouco
Esse livro conta a historia de um garoto "ele", o livro se passa em primeira pessoa e conta passagens de sua vida.Todo o blábláblá do começo do livro acaba e a verdadeira história principal começa: o cara popular que nunca tinha se apaixonado descobre o amor quando conhece uma garota chamada Juliana.Além de ter que lidar com a barra de um namoro a distância, ele sofre para provar que pode amar de verdade, deixando claro para os leitores a mensagem que os autores querem transmitir: os meninos são, sim, capazes de amar.
Tambem tem um detalhe importante..Juliana tem 15 anos,enquanto "ele" tem 20 anos fazendo com que o livro aborde também esse tema que é polêmico até hoje,diferença de idades.
Porém depois de tanto tempo de namoro as coisas começam a ficar complicadas para "ele".
Sua mãe está se divorciando, e terá que mudar de cidade, além disso seu namoro começa a balançar, Juliana se cansa das crises de ciúmes e carência "dele" e por ai vai.
Gostei um pouco do livro, embora tenha a sensação de que esta faltando alguma coisa, não sei...
Encontrei alguns erros de gramática, isso não atrapalhou a leitura,mas eles existem..rs
Acho que os meninas vão se identificar com o livro, ou não, afinal eu não consigo entender a cabeça das mulheres nem com manual de instrução, provavelmente porque o manual está errado.rsrs
Brincadeira.

Iny 27/01/2013

Esse livro conta a história de um garoto. Um garoto cheio de incertezas amorosas e namoros complicados. Ele entendia o que era amor, mais não colocava em prática até conhecer Juliana. Ao decorrer do livro, lemos sobre suas incertezas, suas amizades novas e as antigas tão distantes. É um livro que fala muito da situação jovem, você se lembra de um amigo, de uma história que ouviu ou até de algo que já aconteceu com você. Não dormir até terminar de ler.

Surpreendi-me muito com o ‘O Preço de uma lição’, apesar de ter achando às vezes meloso ou infantil demais, mais havia um bom tempo que eu queria ler algo condizente com o que vivo. Entre frases bonitas e pensamentos puros, existe uma história simples e imensamente complicada ao mesmo tempo. Me senti algumas vezes, dona da história mais sem querer mudar nada, passava os olhos nas páginas apressadamente para saber logo o que iria acontecer. Fora que este livro traz principalmente para nós meninas um enorme ensinamento: “Meninos são, sim, capazes de amar”. Amar, sofrer, chorar por alguém. Com isso você sente carinho pelo personagem (e em algumas páginas, raiva também).

O Preço de uma lição nos faz abrir os olhos sobre o que chamamos de relacionamento e amizade hoje em dia. É um dos livros que não vou esquecer por muito tempo! Ainda cobrarei dos autores a continuação, pois não foi somente uma leitura para mim. Foi uma experiência.

Glaucia 25/02/2013

O Preço De Uma Lição - Federico Devito, Rogério Mendonça
Nele somos apresentados a Bruno, à principio um garoto muito esperto para sua idade, que consegue se meter em muitas enrascadas e sair delas com muita habilidade.

Ele narra sua vida, desde os tempos da escola até a fase adulta, nos contando sobre os vários amores que teve ao longo desse caminho, dos erros cometidos neles, mas também dos acertos. É possível dar muitas gargalhadas com algumas partes do livro, como também se emocionar em outras. Também vamos conhecer seus amigos, e muitas das confusões que ele já aprontou com eles.

O livro não é ruim, mas conforme você vai lendo, em certos momentos torna-se uma leitura cansativa, porque tudo se resume à vida amorosa do personagem, por isso tende a ser um pouco repetitivo.

Em relação ao design: estão de parabéns desde a capa até as páginas amareladas. A revisão ortográfica também foi ótima, o que torna quase rara a presença de erros.

A leitura está recomendada, e cabe a você tirar suas próprias conclusões!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Suellen C 05/03/2013

O Preço De Uma Lição - por Federico Devito, Rogério Mendonça
O livro é narrado por um jovem, que começa falando de como ele, Paulinho, Claudia e Manuela, que se conheceram em uma grande encrenca na escola de quando ainda eram muito jovens, mas que mesmo depois de muito tempo se tornam melhores amigos, o "Quarteto 21".

Ele conta várias histórias de suas exs e até que chega um dia que conhece uma garota e realmente se apaixona. Juliana. Ele com 20 e ela 15 anos. Um namoro a distância que ele realmente faz de tudo pra dar certo. E acaba dando! (Mas seria péssimo um livro que, resumidamente, conta a história de um cara canalha com as mulheres, que de um dia pro outro muda por um amor e viveram felizes para sempre né?!) Então, tudo ia sempre as mil maravilhas, não discutiam e nem brigavam por nada, mas depois de um tempo ele começou a cobrar mais de Juliana, mais atenção, carinho e até o ciúmes da garota e como eles estavam passando por um momento chato de provas, vestibulares e até outros motivos de estresse na casa de Juliana foi ai que começaram as brigas e o começo de um fim.

Será que pra reconquistar o grande amor vale de tudo novamente? Será que Juliana ainda o ama?

"Paulinho queria que eu começasse a escrever de quando ainda era criança, quando o conheci. Cedi à sua vontade e comecei a escrever um livro. Este livro!" - Página: 314

Ele aprendeu da pior forma que deveria ter pensado muito bem antes de magoar alguém, magoar os sentimentos de alguém que amava e que também o amava muito.

Mas enfim, pra começo de conversa, o livro conta a história de um garoto (não tem nome mesmo, o livro inteiro não aparece o nome dele, desesperador, mas ok...) que pela grande descrição, era muito bonito, conseguiu sempre o que queria e sempre amado por todos, o que acaba sendo até impressionante porque não teve UMA garota se quer que não se apaixonou por ele.

Apesar de ser muito descritivo (até demais eu diria), como em uma parte que são 7 páginas de uma briga pelo telefone com uma ex e uma outra de 13 páginas só de conversa com a namorada (que naquele momento também era ex) pela internet, o livro é bem fácil de ler, muito diálogo e tudo mais.

A capa é linda, a leitura muito fácil e uma coisa que eu amei no livro são os inúmeros quotes lindos que a gente acaba até parando a leitura pra refletir a cada um que aparece, e olha que são muitos mesmo!!

no blog - http://meninoironia.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-preco-de-uma-licao-federico.html

Sr. Pereira 07/04/2013

O que é um relacionamento mesmo?
A ideia de um pegador se redimindo é interessante, mas o grande pecado do livro é a confusão mental do personagem: é uma opinião talvez muito pessoal, mas as indecisões sobre o romance com a menina e o vai e vem deles reflete a falta de maturidade mais dele do que dela...senti que, por ele ter vivido sua 'liberdade', ainda não sabe valorizar uma garota. O problema parece simples, mas não é: ele não sabe o que é o amor verdadeiro | Ele reflete a nossa sociedade, na qual o amor não é mais aquele sentimento profundo e duradouro | O livro pode nos ajudar a entender a complexidade/dificuldade de estabelecer relações amorosas com outras pessoas, mas não espere algo organizado...as decisões dos personagens e a intromissão (ainda que amigável) dos amigos do personagem (cujo nome não sabemos) confundem bastante antes de uma decisão final sair

Maria Clara 16/04/2013

Gutti Mendonça e Federico Devito não são escritores conhecidos (embora Federico tenha se tornado famoso entre as adolescentes graças à participação no blog Vida de Garoto, da revista Capricho). Na verdade, o romance "O Preço de uma lição" é o livro de estreia da dupla, e conta uma história de amor sob o ponto de vista masculino.

O livro mostra toda a vida amorosa do narrador, um universitário que fala com o leitor como se fosse algum amigo dos tempos de escola. Cada garota que já passou pela vida dele é apresentada com riqueza de detalhes sobre o relacionamento que viveram. A sucessão de casos e namoros do protagonista pode se tornar monótona, e as informações sobre seus estudos e sua vida profissional, que poderiam dar um respiro à trama, acabam ficando deslocados, algumas vezes. O final da história, de certo modo, justifica a explicação detalhada da adolescência e juventude do narrador, e pode ser considerado o ponto alto do livro.

"O Preço de uma lição" é uma história que poderia facilmente acontecer na vida do leitor. Quem gosta de tramas mais realistas, mas que não deixam de ser românticas, poderá ter bons momentos durante a leitura.

Resenha publicada no blog resgatedeideias.blogspot.com