Problemas? Oba!

Problemas? Oba! Roberto Shinyashiki

Resenhas - Problemas? Oba!

1 | 2 | 3 | 4

Luciana 04/08/2012

Problemas?OBA!
Roberto, nos fala em seu livro algo que sabemos mas decidimos não prestar atenção. Se sai melhor aquele que consegue resolver problemas da forma mais eficiente possível. Ele nos conta histórias reais de sucesso com a resolução de problemas. Não é um tipo de livro que um CEO iria ler, mas a sua leitura é tão simples e fácil que vale a pena dar um lida.
Mariana Ribeiro 23/03/2013minha estante
"Não é um tipo de livro que um CEO iria ler, mas a sua leitura é tão simples e fácil que vale a pena dar um lida." Concordo com vc Luciana!
Vi algumas críticas, me coloquei no lugar de quem as fez, dentro da visão e gosto deles, devem ter razão, mas essa sua frase diz muito, talvez um CEO/CIO não vá ler, tem livros do Roberto até mais interessantes e mais estruturados para esse público, porém é um livro simples, fácil e pequeno, não custa ler.
Dependendo do momento da carreira do profissonal ou até mesmo do momento que a empresa onde trabalhamos está passando ele cai como uma luva.

Serafim 06/04/2012

Chovendo no molhado
Só li esse livro porque ganhei, e perdi meu tempo com ele.
Um pouco se deve a minha antipatia por livros de auto-ajuda, outro tanto pelo próprio livro que não é capaz de motivar sua continuidade.
É uma série de 'ditados-chinês-clichê' que está no livro inteiro, como aqueles e-mails chatos que a gente recebe e a unica estrela que ele merece é por não terminar com "se não enviar para xx pessoas...."

Roberto tenta colocar uma historinha no meio, mas não cativa. Fala do inicio ao fim da mesma coisa, é um assunto de uma página que o autor faz questão de 'amassar no pilão' e fazer um livro.

É um dos poucos livros que abandonei em minha vida.. e olha que já li muitos livros chatos que nem me lembro o nome mas terminei de ler, já esse.....

Problemas? Oba!
Recomenda o livro?? Nem pro pior inimigo!!
Reck 03/11/2016minha estante
Cara, tu escreveu o que eu não consegui sobre esse livro. Ele é incrivelmente ruim, eu fiquei estressado enquanto o lia, mas fui forte (ou burro) e fui até o fim.

Kyssiêh 15/01/2012

Esperava mais do Livro
Ainda estou lendo o livro, passei de 3/4 da leitura, mas já posso afirmar que esperava mais. Até agora mostrou-se um livro repetitivo e demasiadamente monótono de se ler. Uma pena, pois para quem já leu duas vezes o Monge e o Executivo, ler Problemas, Oba! chega a ser frustrante. Mas valeu a intenção de Roberto.

Lodir 11/12/2011

Roberto Shinyashiki, palestrante brasileiro, é conhecido por livros de sucesso que estão numa linha tênue entre auto-ajuda e negócios. Algumas obras suas são simplesmente auto-ajuda, abordando o caminho para se chegar à felicidade, o sucesso, etc. Outras, como é o caso de “Problemas? Oba!” (atualmente na lista dos mais vendidos), são mais voltadas ao mundo corporativo. Faz todo o sentido, já que boa parte de suas palestras são em empresas ou destinadas a executivos.

“Problemas? Oba!” é um livro curto e de rápida degustação que deveria se tornar leitura obrigatória em toda empresa, ou pelo menos nas grandes, onde geralmente há uma preocupação com o atendimento ao cliente e a produtividade dos funcionários. Deveria ser indicado por gerentes, diretores e presidentes, assim como por professores universitários. O livro é uma lição importante sobre o surgimento e a resolução de problemas, que, pensando bem, é a base de qualquer empresa. Como o próprio autor aponta, a maioria dos produtos e serviços nada mais são que algo criado para resolver algum problema do cliente. Parece óbvio, é claro, mas muitas vezes esse conceito é tão simples que acaba esquecido.

Quem nunca tentou resolver um problema pelo call center de uma empresa, mais conhecido como 0800, e ficou vários minutos sendo transferido de um atendente ao outro enquanto ouvia uma musiquinha irritante e ultrapassada? Essa é outra importante questão abordada por Roberto. A maioria dos funcionários, principalmente nas grandes empresas, tende a não se empenhar para resolver problemas, geralmente alegando que não há solução ou que ela não está em suas mãos. Passam a batata quente para outra pessoa e fogem assim que o problema apresenta os primeiros sinais. Esta é uma cultura intrínseca que envenena toda empresa e sua relação com os clientes, afastando-os e prejudicando as vendas, e consequentemente o faturamento.

Para os funcionários, então, Roberto dá um conselho básico: torne-se o resolver de problemas da sua empresa. Para ele, um novo problema é uma oportunidade para o profissional crescer, mostrar competência, utilidade e até mesmo receber uma promoção ou aumento de salário. Se você passar a procurar pelos problemas que precisam ser resolvidos – não só os seus, mas também os dos outros – acabará sendo reconhecido como um exemplo e colherá os frutos depois. Para ajudar a exemplificar o poder desse tipo de profissional, o autor aponta diversas conversas que teve com um amigo próximo, que custou a entender esse conceito, e que acabou se saindo bem após aplicá-lo em seu trabalho.

Claro, com as regras e tudo mais, o livro algumas vezes penca para o lado do auto-ajuda. Mas, como leitor eclético, não há nenhum ponto negativo para se encontrar nessa questão. Pelo contrário: os ótimos ensinamentos de “Problemas? Oba!” podem ser aplicados não só no seu trabalho, mas também em todos os aspectos da vida, de uma forma geral. Roberto utiliza uma linguagem leve e acessível até mesmo para quem não está familiarizado com a literatura do mundo corporativo, assim como também usa metáforas para facilitar o entendimento. Em outras palavras, esse é um excelente livro que pode – e deve – ser lido por todos e que seguramente fará diferença após a leitura, desde que o leitor se esforce para aplicar seus conceitos.

MAIS RESENHA DO LODIR:
www.LODIRNEGRINI.com
Serafim 02/04/2012minha estante
Por favor, vc tem algum interesse profissional por esse livro. Uma resenha deste tamanho e tantos elogios, só pode vir de alguem que ganha alguma coisa com ele.

1 | 2 | 3 | 4