O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Jéssica Libranumo 13/09/2023

Aos quarenta anos, o pescador decide buscar o que lhe falta. Vai encontrar no jovem Camilo, órfão de uma anã, a chance de preencher a metade vazia, e em Isaura, enjeitada por não ser virgem, a possibilidade de ser mais do que completo. Com personagens tão excêntricos quanto humanos, que carregam suas tragédias com lirismo e ingenuidade, Valter Hugo Mãe povoa o vilarejo litorâneo onde a vida é levada com singela tristeza e a esperança do amor faz surgir uma alegria pequena, mas firme, porque construída com o possível.

lunasiq 12/09/2023

Genial
Confesso que comecei esse livro por conta das indicações incessantes do @book.ster. achei que seria um bom livro, certamente, mas nao imaginava que seria um dos melhores livros que li em toda minha vida. acredito que esse livro passa por diversos assuntos extremamente importantes, mas o recado principal é sobre o amor. principalmente em como o amor pode chegar àqueles que desejam mesmo que ?tarde?. acho que vhm traz de uma forma perfeita o que o amor realmente é em sua essência de uma maneira completamente crua e bonita. foi meu primeiro livro do autor, mas certamente está longe de ser o ultimo. se for pra indicar um livro pra qualquer pessoa, definitivamente será esse.

Dyllan.Johnny 29/08/2023

Ser o que se pode é a felicidade
?tens pressa. Sim. Que era um modo de dizer que tinha medo, que se sentia a tremer e que queria muito ser tudo quanto não podia ser.?

Ótimo livro. Tive dificuldade em me conectar com a escrita do autor, mas depois que compreendi a forma como ele escreve tudo fluiu muito bem. Essa leitura me lembrou muito os livros do Saramago, talvez por os dois serem portugueses, não sei. Fiquei com vontade de ler tudo do autor!

Nati Ramos 29/08/2023

Favoritos
Valter Hugo é um mestre de brincar com as palavras! Adora a forma como ele escreve, a inteligência em descrever os sentimentos, as sensações e os pensamentos de seus personagens. Têm vezes que ele me faz sentir a textura do sentimento que ele invoca na narração. Uma delícia de ler. Aprendi a ver a vida com outros olhos com ele e a me apaixonar pelos detalhes que o dia a dia nos traz. Esse livro é um presente. Mas sugiro que ele seja lido em épocas de calmaria já que exige do leitor certo empenho em algumas passagens (palavras difíceis). Definitivamente, o Capítulo Um, "O homem que era só metade", é um dos meus contos preferidos da vida.

Luci_books 21/08/2023

Foi o meu terceiro contato com Valter Hugo Mãe, sendo o primeiro “O Paraíso São Os Outros” e o segundo “As Mais Belas Coisas do Mundo” que eu simplesmente amei e me fez encantar pela escrita do autor, obras que foram responsáveis pela grande expectativa que vim para “O Filho de Mil Homens”. Alguns capítulos deste eu gostei mais que os outros, mas em geral, é um livro que nos provoca muito, brinca com o nosso imaginário e o autor faz isso com maestria. As partes que retratam a solidão seja em estar só ou rodeados de pessoas, mas ainda sim, ser sozinho é belíssimo. Deixo aqui um dos meus trechos favoritos: “Sentia que se amava sozinho, ainda que amar-se fosse quase só odiar-se também.”

Isabella1264 18/08/2023

Um livro sobre amor
Meu primeiro livro de Valter Hugo Mãe. Gostei da construção da história, como ele vai entrelaçando as históricas em cada capítulo. Uma leitura diferente do que já tinha lido mas que com certeza me cativou. Quero ler mais livros do autor

Cassi 18/08/2023

Perseverança
Em "O filho de mil homens" encontramos uma leitura densa, mas cativante. A cada capítulo as histórias se entrelaçam nos fazendo entender as intenções do autor. Sem dúvidas é um livro para quem busca desenvolver a insistência na leitura. Recomendo com toda certeza.

dferreirafg 17/08/2023

"O filho de mil homens" é uma leitura surpreendente. Muito já ouvi falar sobre Valter Hugo Mãe, mas provar de sua genialidade foi uma experiência que me atravessou por completo. O início-meio do livro é cheio de absurdos que te deixam com o estômago revirado, não é possível enquadrar esse livro como uma leitura leve e tranquila. O autor muito nos passa desses absurdos, mas muito nos fala sobre pertencimento, escolhas, formação, construção e bondade. E força. Força essa que dá pra sentir pulsar nas veias dos personagens. Tudo foi amarrado e interligado, de forma que todos que aparecem no livro não foram colocados ali por acaso. Ainda não tive a oportunidade de ler outras obras, mas digo que essa foi intensa e me deixa reflexiva sobre vários aspectos da vida. Muito boa mesmo, recomendo demais!

Mateus 17/08/2023

Te cuido em um canto sagrado
Peguei esse livro pra ler a 6 meses atrás, o tempo talvez tenha feito ele ser mais saboroso e cuidadoso. Porém terminei ele em duas semanas quando o momento dele chegou.

Tem muita coisa bonita dentro dele, posso citar algumas, porém a forma que a história se constrói, se amarra, mostrando ternura e afetividade é a coisa mais bonita que consigo citar

Me atravessa pensar que de alguma forma somos filhos e filhas e mil homens e mil mulheres, o livro ensina a estar no mundo, permitir ser cuidado, cuidar e viver.

Pra fechar tudo uma citação que eu conheci antes de ler o livro, que fez todo sentido quando terminei.

"Nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito, porque é o único modo de também tu, um dia, te sentires o dobro do que és."

Fabiana 16/08/2023

É muito amor
O livro trás a histórias de personagens que se cruzam e ensinam uns aos outros a importância do respeito a diversidade, do amor para com a família que temos e que criamos. Um livro emocionante, cheio de ensinamentos sobre aceitação de si próprio e do outro.

Milena.Campos 09/08/2023

O livro não me prendeu em nenhum momento, acredito que não seja o meu tipo de leitura ou até mesmo não foi o momento certo para a leitura.

Julia 09/08/2023

?Pensava que quando se sonha tão grande a realidade aprende?
O primeiro capítulo desse livro é a coisa mais linda que eu já li na minha vida inteira e duvido que exista por aí outro começo tão tocante.
Essa obra foi feita para fortalecer a esperança ? muitas vezes adormecida ? no amor e nas relações.

Sarah 07/08/2023

Cada página é uma reflexão, um deleite. Os personagens vão se entrelaçando, sutilmente, formando uma trama de muita ternura, apesar de todas as dores. Lindo, lindo, lindo.

Marcos 01/08/2023

Cristóstomo é um homem de 40 anos, pescador e que vive em uma profunda decepção por não possuir um amor, além do fruto desse amor, um filho.

Mas tudo muda quando ele conhece Camilo, um garoto que ficou órfão e agora precisa de uma tutela para sua sobrevivência.

Em outra ponta da história, a anã que vivia infeliz por não conseguir achar um homem ou engravidar, era motivo de chacota e burburinho entre os aldeões de onde morava.

Por fim, Maria e Isaura, mãe e filha, que enfrentam uma situação difícil entre o casamento e a perda da inocência da moça, se encontram diante de uma situação em que precisam lidar antes de espalhar por toda comunidade onde moram.

Os três casos se entrelaçam por meio de uma proza lítica em que cada personagem se completa por sua folga, resultando na obra mais conhecida nacionalmente.

O filho de mil homens nada mais é que o resultado do seu pai, e de seu avô, e do pai de seu avô e assim por diante... Até resultar em você!

Por isso, esse livro obteve suas ??? em minha estante, não que ele tenha sido ruim, mas acho que criei muita expectativa sobre o livro mas me decepcionei principalmente na questão da compressão do contexto, que exigiu de mim muita atenção aos detalhes da história.